Adestramento
abril 22, 2014 postado por Blog do Cachorro


Cachorros e bebês – Você tem um cachorro e um bebê em casa?

Cachorros e bebês – Saiba quais cuidados tomar com animais de estimação em casas com bebês

Uma das preocupações que surgem aos casais que têm cachorros e bebês em casa é o comportamento do animal diante da chegada de um bebê à família. Acostumados a terem toda a atenção dos seus donos, os cachorros podem reagir mal ao fato de terem que dividir o amor dos seus melhores amigos com um pequeno intruso que acaba de “invadir” o seu espaço.

Cachorros e bebês – Cuidados com cachorros em casas com bebês

Pesquisas apontam que ter animais em casa é sempre muito recomendado e faz bem, tanto para a família quanto para o bebê.  Uma das grandes vantagens de ter um animalzinho junto com seu filho é a diminuição da incidência de alergias em crianças que convivem com animais desde muito cedo. Crianças que crescem com animais tem melhoria na sua coordenação motora e também desenvolvem melhor sua interatividade social. Mas além dos óbvios cuidados com a limpeza de seu pet, você precisa ficar sempre atento principalmente no começo, para que não aconteçam acidentes.

Cuidados com cachorros e bebês

Cuidados com cachorros em casas com bebês

Cachorros e bebês – Como conseguir um bom convívio entre eles

Algumas medidas simples como reservar um tempo para brincar com bichinho e limitar o seu espaço de circulação no ambiente podem garantir o bom convívio entre cachorros e bebês.

Mesmo com toda a atenção que um bebê exige, tente não ignorar o seu cachorro. O ideal é reservar pelo menos alguns minutos do dia para brincadeiras e carinhos para seu peludo. Desse modo, ele se sentirá amado, diminuindo os riscos de desenvolver algum desvio de comportamento para chamar a atenção – no site Comportamento animal em foco dá para tirar várias dúvidas sobre os principais sinais de que seu bichinho está precisando de atenção.

Cachorros e bebês – O que mais você pode fazer se o cachorro ainda parecer enciumado

Se ainda assim ele demonstrar algum sintoma de estresse, pode ser a hora de pedir ajuda a um veterinário. Algumas terapias alternativas à base de ervas e óleos podem ajudar o animal. Nessas horas, pode ser interessante fazer um plano de saúde para o seu pet, garantindo facilidades de pagamento durante o tratamento – aqui no site, tem um artigo sobre planos de saúde para cachorros.  É  uma opção boa, descobri ano passado e isso e me ajudou muito a gastar menos e levar a minha pulguenta ao veterinário sempre, porque eu sou um tanto hipocondríaca.

Você também pode recorrer a um especialista em comportamento animal, alguns comportamentalistas como o Ricardo Tamborini, autor aqui no blog, tem um trabalho muito bacana e diferenciado, que avaliam a circunstância, através do convívio do animal com sua família, encontrando soluções personalizadas para cada situação.

Outra forma de zelar pela segurança de ambos é restringir os espaços de circulação do animalzinho dentro de casa. Até que o pet se acostume com o bebê, é importante que os dois mantenham contato somente quando estiverem sob a supervisão de um adulto. Os pais amantes de gatos devem equipar o berço e o carrinho do bebê com redes de proteção para impedir que os gatinhos mais curiosos tenham fácil acesso a esses espaços.

Cachorros e bebês – A importância da interatividade

Cachorros e bebês - A importância da interatividade

Cachorros e bebês – A importância da interatividade

É importante ressaltar que a interação entre cachorros e bebês deve ser estimulada para que o pet não se sinta isolado e fora da rotina da família. No caso dos cachorros, uma caminhada diária ajuda muito o animal a gastar energia e também pode ser um momento de conexão entre você e seu cachorro – lembrando que já publicamos aqui no Blog do Cachorro um texto explicando a importância do exercício para os cachorros.

Com o passar do tempo, a criança também deve ser educada para se proteger e ajudar a cuidar do animal. Crianças que crescem em um ambiente com animais de estimação aprendem a ter responsabilidade com o próximo e a cuidar com carinho e amor dos bichinhos. Seu melhor amigo deverá ser também um grande amigo para o seu filho.

Artigo enviado por: Larissa Landucci

Saiba + Sobre planos de saúde para pet

Planos de saúde

Saiba + Sobre cuidados com seu cão aqui no Blog do Cachorro

Cachorro e gravidez, pode?

Dicas de convivência entre crianças e cachorros

Tudo Sobre Comportamento Canino

Porte do cachorro – De que tamanho meu cachorro vai ficar?

Coleira – Como passear de coleira com o seu cachorro

Ensinado o cachorro o comando ‘fica’ – Comados básicos – Parte 5

Por que cachorros comem terra?

Por que cachorros comem grama?

Calor – Cuidados com os cachorros no verão

Cachorro pode comer chocolate?

Pão – Cachorro pode comer pão?

Necessidades no lugar certo – Como ensinar meu cachorro?

Buscar e devolver a bolinha – Ensine o seu peludo!

Ensinando o cachorro a sentar – Comandos básicos – Parte 1

Guia de Raças

Meu cachorro está gordo ou magro?

Porque ter um cachorro – Por que amamos cachorros?

 

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro