Fotografia
fevereiro 3, 2014 postado por Blog do Cachorro


Configurando a câmera fotográfica – Fotos de Cachorros – Parte III

Bastidores da Fotografia – Por Marcelo Fevereiro

Configurando a câmera para uma imagem perfeita – Aprenda a fotografar seu cachorro

Olá Pessoal!

Configurando a câmera fotográfica – Todo mundo que tem um cachorro e uma câmera fotográfica, com certeza já tentou tirar uma foto do seu cachorro em movimento, seja correndo atrás de você, seja correndo atrás de uma bolinha, tentamos sempre registrar o movimento dele, pois as expressões de nossos cachorros ao se movimentarem são muito legais, podem ser engraçadas ou as vezes impactantes.

Se você tem uma câmera compacta que não possui controles manuais, ou mesmo que tenha uma câmera um pouco mais avançada mas não sabe lidar com os controles manuais dela, é provável que ao tentar fazer a fotografia do seu cachorro em movimento, você tenha feito fotos borradas e sem nitidez. Tudo isso pode ficar bem diferente se você acabar configurando adequadamente a câmera fotográfica.

Existe todo um aspecto técnico para que isso aconteça, mas não quero encher a cabeça de vocês com um monte de informações que não vão ajudar em nada (a menos que você queira virar um fotógrafo, é claro), mas em poucas palavras, esse borrado e a falta de nitidez acontecem pelo fato de que seu animal se move mais rápido do que a sua câmera registra a cena, logo, você não registra uma imagem estática, e sim uma imagem em movimento, que sobrepõe a imagem estática e borra toda a sua foto, o que é ruim e estraga essa foto.

Configurando a câmera fotográfica – As câmeras semi-profissionais e as profissionais possuem controles manuais que permitem que você configure a câmera para que a imagem fique estática, mas se você não possui uma câmera dessas ou não sabe como configurar a sua, não se preocupe, as compactas e até os celulares possuem um recurso interessante para que você consiga fotografar seu cachorro em movimento.

Procure na sua câmera o modo “esportes”, esse nome pode variar em função da marca da sua câmera, mas o nome do recurso sempre vai remeter a alguma atividade com movimento.

Ao selecionar essa função na sua câmera ou celular, a sua câmera fará os ajustes necessários para que você consiga captar imagens estáticas, mesmo que a cena esteja acontecendo em movimento, é claro que mesmo assim, se o seu animal estiver correndo muito rápido, pode acontecer de que a sua foto ainda saia borrada, mas se isso acontecer, tente novamente.

Para que você possa ter uma boa fotografia, é provável que você tenha que registrar a cena diversas vezes, por isso não desista se a foto não ficar boa de primeira.

Uma última dica para essa foto, tente fazê-la em um ambiente claro, se tentar fazer em um ambiente escuro dificilmente sua foto sairá boa, ainda com todos os recursos disponíveis, nossa câmera possui limitações.

Não se esqueçam das dicas das outras semanas (Se você perdeu algum artigo da série “Aprenda a fotografar seu cachorro”  clique aqui e veja desde o primeiro artigo). Na hora de fazerem suas fotos, a foto que escolhi para este artigo, contém os elementos dos artigos anteriores como podem identificar abaixo:

Configurando a câmera fotográfica – Um detalhe faz toda a diferença

Configurando a câmera fotográfica - Aprenda a fotografar seu cachorro

Configurando a câmera fotográfica – Aprenda a fotografar seu cachorro

  • A fotografia foi feita na altura dos olhos do cachorro (eu estava literalmente deitado no meio da rua para ficar cara a cara com ele, não tenha medo do ridículo!);
  • No meu enquadramento, procurei excluir coisas que apareciam e estragariam a foto (atrás do cachorro tinha uma casa, com um carro velho na frente, que não agregariam nada a foto que tiraria, por isso utilizei o zoom da lente que estava usando para encher a minha imagem apenas com o cachorro), e por fim;
  • Fiz as configurações na minha câmera (profissional) para ter o efeito similar a configuração “esportes” das câmeras compactas.

 

Configurando a câmera fotográfica – Aprenda a fotografar seu cachorro

É isso aí, agora é colocar em prática essas dicas (e as anteriores) e passar a ter fotos diferentes da maioria que se encontra por aí, com as dicas dessas últimas três semanas, vocês já podem conseguir lindas recordações dos seus cães, sempre!

Curta a Fan Page de Marcelo Fevereiro no Facebook

Veja + Sobre Fotos de Cachorros aqui no Blog do Cachorro

O silêncio do cachorro no carro

Cachorra Maddie “on things”

Chuvisco e a Cinomose – Uma história de superação

Fotos de cachorros – Aprenda a fotografar seu cachorro – Parte I

Composição – Fotos de Cachorros – Parte II

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro