Adestramento
fevereiro 5, 2014 postado por Blog do Cachorro


Comprar filhotes irmãos de ninhada ou de idades semelhantes

Comprar filhotes irmãos ou de idades semelhantes – É realmente muito grande o número de pessoas que quando pensa em adquirir um filhote de cachorro e faz uma visita a um canil, acaba optando por comprar dois filhotes irmãos de uma mesma ninhada de cachorros. Sejam eles do mesmo sexo ou de sexos diferentes.

Também existe um número bem considerável de pessoas que decidem adquirir dois filhotes de ninhadas diferentes e até raças de cães diferentes, no entanto, devido a intenção de adquirirem cães que sejam companheiros e cresçam juntos acabam comprando cães de idades similares. Pois bem é sobre isso que vamos falar neste artigo. Comprar filhotes de cachorros irmãos ou de idades similares. Que futuramente se tornarão cães adultos de idades similares.

Vamos pensar um pouco. Você por acaso já observou crianças com idades similares? E crianças com idades similares que vivem sobre o mesmo teto? Pois bem, talvez se você já tenha presenciado crianças que tem idades relativamente iguais crescendo juntas já tenha conseguido compreender parcialmente o ponto onde quero chegar.

Comprar filhotes irmãos ou de idades semelhantes

Comprar filhotes irmãos ou de idades semelhantes

Comprar filhotes irmãos de ninhada ou de idades semelhantes – Antigamente, bem antigamente mesmo, na época de nossos tataravós era mais comum um proprietário de canil desaconselhando este tipo de interação, comprar filhotes irmãos não era uma opção. Mas hoje em dia aparentemente este conceito foge à grande maioria dos novos criadores. Superficialmente a ideia de comprar filhotes irmãos de ninhada parece ser altamente recomendável.

Com a vida agitada que temos hoje em dia, adquirir dois filhotes de cães parece uma ótima forma de driblar a possível falta de atenção com os novos peludos da casa não é verdade? Afinal eles podem estimular um ao outro, fazer companhia, brincar e a solidão realmente não seria um problema para estes pequenos, eles também poderiam imitar as boas características um do outro e serão capazes de fazer tudo juntos. Beneficiando -se, assim, de tudo que a proximidade e companheirismo pode oferecer, além é claro do conforto e alegria incalculáveis de ter a companhia um do outro.

Certamente a companhia de dois cães acaba com a possibilidade de que algum deles possa adquirir SAS (síndrome da ansiedade de separação) por exemplo. Eu realmente acho que ninguém deva ter apenas um peludo. Sou filha única e achei péssimo! Companhia é tudo na vida, mas apesar de tudo isso parecer fantástico, infelizmente, a realidade muitas vezes está longe de ser esse ideal, você realmente em muitos casos poderá estar adquirindo o pior dos pesadelos ao comprar filhotes irmãos de ninhada ou de idades semelhantes.

Comprar filhotes irmãos de ninhada ou de idades semelhantes

Comprar filhotes irmãos de ninhada ou de idades semelhantes

Pense comigo, filhotes que crescem juntos, assim como nossas crianças, quando são pequenininhos vão conviver muito bem, mas, muitas vezes, na medida em que eles crescem, dependendo do temperamento de cada filhote, eles começam a sentir ciúmes, começam a disputar carinho e atenção.

Muitas vezes, um dos cães será dominante e outro tímido. Na realidade o dominante também pode ter seus momentos de retração e timidez e eles acabam estabelecendo uma hierarquia de comando, e se, a personalidade de cada um dos indivíduos não for perfeitamente contrastante, certamente lhe causará um sofrimento considerável.

Infelizmente, a dominância é uma atitude plenamente normal entre os animais e fatalmente um dos filhotes em algum momento será encorajado pela fraqueza do outro cão de idade similar.

Você vai perceber observando uma ninhada, que eles costumam latir e avançar em seus irmãos, ainda que bem novinhos quando iniciam o processo de socialização, e este tipo de interação social simula atitudes que o cão em idade adolescente irá utilizar para definir sua posição dentro de seu ambiente social.

Quando cães atacam e perseguem os outros cães, normalmente este tipo de comportamento está interligado com algum tipo de medo, eles ficam tão absorvidos com objeto que lhe provocou este “medo” que esta insegurança induz a atitudes agressivas que irão ameaçar à aliança mútua entre os dois cachorros.

Como falei anteriormente, é como com crianças, mas como se trata de cães tem uma potência física desfiadora para nós, quanto maior for o cachorro, mais difícil de controlar este tipo de problema. Cães são puro instinto e infelizmente nós não conseguimos muito pensar como cães e geralmente estragamos tudo na melhor das intenções.

Uma coisa que pode acontecer com facilidade, é que quando todo mundo sai de casa, ou mesmo quando o proprietário ainda está presente e alguém chega em casa, pequenas coisas muito simples, se não forem monitoradas com um longo pensamento prévio, podem soar por exemplo, como invasão de território. Muitas vezes, simples sons podem fazer com que jovens cães inseguros, interpretem situações de tal forma que acabem indo um contra o outro e brigando de forma muito agressiva.

Normalmente é apenas um dos cães que começa este comportamento, então o outro se junta a ele e imita. Em alguns casos os cães podem colaborar entre si e não um contra o outro e assim, você terá dois cães histéricos gritando no portão, por exemplo. Este é o melhor de todos os cenários, pode acreditar! Ao menos estão colaborando um com o outro.

Neste caso, sua dupla de cães de idades semelhantes poderá se unir, mas no entanto, vir a temer todos os outros cães e pessoas desconhecidas, além de qualquer situação em que eles estejam separados um do outro. Neste caso estes cachorros estarão agindo em aliança.

Comprar filhotes irmãos de ninhada ou de idades semelhantes

Comprar filhotes irmãos de ninhada ou de idades semelhantes

O estresse faz com que muitas vezes em um dado momento de suas vidas, alguns cães que até um dado momento aparentavam aliança, voltem-se um contra o outro e isso resulte em agressão que irá culminar em luta, em alguns casos, causando ferimentos graves ou mesmo a morte, infelizmente muito comum e muito familiar a milhares de proprietários de cães, e sem dúvida o pior problema que alguém poderia ter em seu quintal, é a “rivalidade entre irmãos”. Outro dado intrigante é que as piores lutas deste tipo são normalmente entre cadelas, que podem lutar até a morte.

Embora tudo que estamos falando aqui não seja um regra pré determinada e é claro que muitos cachorros com idades semelhantes conseguem se adaptar e conviver de forma harmoniosa e cooperativa, geralmente quando você junta dois ou mais cães com muitas características semelhantes, ou seja, idade, tamanho, sexo , temperamento e raça, é incrivelmente comum que em algum momento de suas vidas, normalmente na adolescência, aconteça algum tipo de conflito. Tantas características parecidas, fazem com que fique difícil para eles decidirem quem é o alfa ou dominante, portanto brigas ocorrem por causa das semelhanças entre eles.

Muitas vezes, podemos inadvertidamente provocar o conflito, os proprietários podem perturbar o equilíbrio hierárquico, por exemplo, indo correndo para proteger o suposto subordinado ao vê-lo ser ” intimidado ” ou ” escolhendo primeiro “, concedendo-lhe mais regalias, tais como ser acariciado primeiro que o outro cão, pode ser uma atitude que um dos cães sinta-se encorajado o suficiente para desafiar o seu “irmão”. Precisamos entender que os cães têm o seu próprio conjunto de regras sociais, ao passo que nós, humanos, enxergamos nossos cachorros como filhos e infelizmente eles não são crianças e não tem o discernimento nem meramente próximo ao nosso.

Comprar filhotes irmãos de ninhada ou de idades semelhantes

Comprar filhotes irmãos de ninhada ou de idades semelhantes

Comprar filhotes irmãos de ninhada ou de idades semelhantes:

Com cachorros irmãos ou de idades semelhantes –  O que acontece na natureza?

Filhotes de lobos selvagens interagem desde a mais tenra idade até a adolescência e também outros membros da matilha interagem com os filhotes constantemente. Isso é a verdade dos lobos, cães selvagens, coiotes, chacais, e a maioria dos outros mamíferos silvestres.

Embora estes irmãozinhos estejam crescendo juntos eles aprendem a inibir sua mordida, para interagir, conhecer e cumprimentar uns aos outros. Existe entre eles toda uma linguagem corporal extremamente importante que eles aprendem com seus irmãos e com os outros membros de sua matilha durante todo o crescimento.

Eles principalmente aprendem sobre cooperação com seus irmãos e não com os animais adultos. Durante o crescimento eles também aprendem com os adultos as regras relativas à hierarquia, posto, posição e interação social.

É por isso que é tão vitalmente importante que os jovens filhotes de cachorro que vivem inseridos na nossa sociedade façam aulas de socialização tão jovens quanto possível.

Infelizmente, o cão doméstico não tem a opção de aprender com os outros animais, portanto, pode ocorrer muita confusão para um cachorro que está desenvolvendo todos os seus instintos.

Cães sofrem quando separados de quem eles amam, mesmo que por pequenos períodos de tempo, a relação que eles tem com os seus proprietários também pode causar problemas emocionais e eles começam a desencadear problemas de personalidade.

Para quem já adquiriu cães irmãos ou de idade similar, tenha em mente que são mais difíceis de treinar, e irão requerer de você pulsos ainda mais firmes. Também tenha em mente que provavelmente eles irão começar a lutar quando chegar ao início da puberdade. Eles raramente atingem a plena maturidade mental, por isso devem ser mais estimulados do que cães normais e irão necessitar de um acompanhamento de um comportamentalista animal desde muito jovens, para que você não passe por grandes problemas durante o crescimento deles.

Existem relatos de proprietários de cães irmãos ou com idades similares, sobre algumas curiosidades físicas que podem ocorrer com irmãos de ninhada que são criados juntos, como por exemplo filhotes de pastores alemães irmãos ou irmãs de ninhada que ao final do desenvolvimento, suas orelhas não ficaram totalmente eretas como com adultos normais. Agora imagine, que para que um animal chegue a ter um sintoma que evidencie um efeito físico, o que pode acontecer psicologicamente a dois cães com idades semelhantes que não sejam criados por proprietários completamente cientes e empenhados em minimizar possíveis causas e efeitos deste tipo de relacionamento.

Com relação a crianças humanas, estudos sobre irmãos gêmeos levaram escolas a separem estes indivíduos em classes diferentes, para que eles possam aprender sem a interação constante com seu irmão gêmeo. Os pais são aconselhados por psicólogos que a partir de uma idade jovem estimulem as crianças separadamente e brinquem com elas separadamente, ajudando-os a se tornarem adultos mais autônomos. Portanto você não acha, que no caso de comprar filhotes irmãos de ninhada, ou com idades semelhantes, a educação focada nessa realidade, não é igualmente crucial para o resultado que teremos na formação da personalidade do cão adulto?

Todas as mudanças de comportamento entre irmãos que crescem juntos tendem a se intensificar a partir das 16 semanas de vida, podemos comparar a um interruptor de luz que está sendo desligado, é quando a personalidade de cada um começa a se intensificar e eles começam a distanciar-se de seus irmãos.

Nesta faze o filhote pode começar a dormir sozinho e também mostrar agressividade, ameaçando ou evitando contato prolongado. O filhote está crescendo e é inerente a sua genética estabelecer sua posição hierárquica na família.

Em muitos casos filhotes irmãos que passaram a confiar totalmente um no outro, de uma forma repentina ou até mesmo devido a frustrações por parte dos proprietários que podem desempenhar um papel subjacente, começam a apresentar um animosidade entre eles. Podem demorar alguns meses para que a situação torne-se ainda mais caótica e acabe resultando em agressão. Certamente a tendência piora a medida em que se aproximam tanto a maturidade física quanto social. Lutas e disputas podem ser cada vez mais frequentes e culminar com um momento em que eles não consigam mais ver um ao outro.

Normalmente, neste momento estes cachorros acabam sendo separados para sempre na última possibilidade que os donos vislumbram de lhes salvar as vidas. Triste não é mesmo?

Comprar filhotes irmãos de ninhada ou de idades semelhantes

Comprar filhotes irmãos de ninhada ou de idades semelhantes

Comprar filhotes irmãos de ninhada ou de idades semelhantes:

Mas e a castração?  Seria uma solução para cães de idades semelhantes que começam a brigar?

Não, infelizmente depois que dois cães começam a brigar a castração não fará a menor diferença para o comportamento de ambos. Principalmente em se tratando de machos que tenham que conviver juntos. No caso de machos que conviverão juntos uma possibilidade para solucionar possíveis futuros problemas de comportamento entre eles é optar pela castração do indivíduo mais submisso e mesmo assim, a castração pode ser uma medida apenas preventiva e associada a adestramento, para que cães de idades semelhantes convivam entre si. Também é fundamental que esta castração seja prematura, ou seja antes dos 6 meses de idade.

Alguns estudiosos sobre comportamento animal indicam que em caso de cães machos você deverá evitar castrar ambos os cães, pois isso pode neutralizar alguns instintos de socialização importantes. Ao castrar ambos, você estará reprimindo a possibilidade de que haja uma hierarquia entre eles, se as lutas por domínio e posição hierárquica forem neutralizadas em ambos, você terá dois cães novamente muito semelhantes e esta falta de diferenças os deixará novamente no mesmo nível que estavam antes castração.

Procure aconselhamento profissional de um comportamentalista animal e considere castrar o exemplar menos dominante permitindo assim que exista uma diferença entre seus cães.

Com fêmeas a situação é ainda mais complexa. A castração pode aumentar o nível de agressão ao invés de diminuí-la. Ao retirar hormônios como estrogênio e progesterona o nível de agressão pode potencializar-se ao ponto que elas cheguem a lutar até a morte.

Se você já está tendo problemas entre cachorros de idades semelhantes e precisa acabar com uma briga, uma boa opção é esguichar os cachorros com água ou fazer barulhos desagradáveis para eles, na intenção de quebrar o círculo de agressividade e distraí-los. A calma de sua parte é a atitude mais importante neste momento.

Nunca tente entrar entre os cães para interromper uma briga. Não grite, isso intensificará a agressividade, não tome partido, não fale seus nomes, não agarre os cachorros pelo pescoço ou coleira nem fique entre eles. Agarrar cães enquanto eles estão lutando pode resultar em “agressão redirecionada “, onde um cão morde você, porque ele acha que você faz parte do conflito.

Às vezes, o problema pode ser evitado previamente, se rotineiramente você parar de proteger o cachorro submisso. Isso funciona se o proprietário tiver jogo de cintura e uma boa cabeça, para raciocinar como um cachorro e apoiar a hierarquia, ou seja, o cão superior.

Em primeiro lugar, tente determinar quem é o mais dominante, reforce esta posição através da alimentação. Ofereça a ele a comida antes. Comprimente ele primeiro, brinque com ele primeiro, permita que o cachorro dominante assuma sua posição de dominar. Acredite, cães gostam de ser liderados, não será nada ruim para o outro cão a posição de submisso. Pelo contrário, é uma posição muito mais confortável para ele, gera menos aborrecimento não ter que se preocupar com os problemas. Geralmente proprietários mais experientes, que conseguem analisar a hierarquia de seus cães e trabalhar com isso ao seu favor, sempre tem ótimos resultados. O problema com essa abordagem é que muitas vezes é difícil dizer quem deve ser o cão alfa, também é difícil para proprietários de primeira viajem compreender a hierarquia entre cães. Por isso busque a ajuda de um comportamentalista animal se você não se sentir seguro sobre o comportamento de seus cachorros.

Comprar filhotes irmãos de ninhada ou de idades semelhantes

Comprar filhotes irmãos de ninhada ou de idades semelhantes

Comprar filhotes irmãos de ninhada ou de idades semelhantes   Duas escolhas possíveis

A meu ver, você tem duas escolhas, uma é ter, outra não ter irmãos da mesma ninhada ou dois jovens filhotes de idades semelhantes de diferentes raças.

Eu acredito que a primeira solução é a mais viável, não tê-los, desista desta ideia! Aguarde um ano ou um pouco mais e, quando seu cachorro estiver quase adulto compre um outro filhote. O filhote será adotado pelo mais velho com um grande instinto protetor. Busque um segundo filhote o mais submisso possível e considere sempre cães de sexos opostos. Fim do problema.

Se você decidir escolher esta alternativa, terá em sua casa grandes amigos e membros da família muito cooperativos para fazerem companhia um ao outro e que irão conviver em grande harmonia.

Sua segunda opção é criar dois cães de forma individual, com duas identidades e personalidades distintas, sem a total dependência um do outro, que normalmente acontece nessas situações. Para fazer isso você terá que trabalhar arduamente, sugiro a ajuda de um comportamentalista animal desde o primeiro momento, porque todas as coisas que fizerem juntos deverão ser muito bem analisadas pois brigas e conflitos são a grande tendência, principalmente em se tratando de indivíduos de mesmo sexo.

Comprar filhotes irmãos de ninhada ou de idades semelhantes

Coisas que você pode fazer para evitar conflitos entre cães de mesma idade:

Tudo deve agora ser feito de forma independente para permitir que os irmãos tenham alguma chance de tornar-se cães com personalidades individuais e conseguirem coexistir sem conflitos:

  • Passeios diários separadamente.
  • Alimentação em lugares separados.
  • Treinamento separado e regulares.
  • Brincadeiras separadas.
  • Não permita que um veja você ou qualquer membro de sua casa interagindo com o outro.

 

Literalmente tudo que você faça deve ser separado. Isso inclui aulas de adestramento. O ideal é que você procure um adestrador especializado nas dificuldades inerentes de criar dois filhotes juntos. Leve-os para as aulas em horários separados e esteja disponível durante a formação de personalidade de seus filhotes de uma forma plena. Assim quando os cães estiverem soltos no quintal por exemplo, poderão brincar juntos, mas apenas com rigorosos horários designados e por um período de tempo curto.

Estas regras não serão para a vida toda, como os filhotes irão depois de um período de cerca de 12 a 14 meses formar suas próprias personalidades e temperamentos, nessa idade, eles se tornaram confiantes em suas próprias habilidades individuais. Assim eles não criarão como na maioria dos casos uma interdependência total entre si e poderão futuramente ser treinados e até mesmo alimentados juntos.

Ao separar os irmãos nesta fase crucial de suas vidas, você quebra um ciclo de interdependência, gerando assim dois indivíduos mais complexos e mais seguros, evitando agressividade e medos, pois eles certamente serão mais seguros de sua posição.

Vale dizer que não é apenas entre irmãos que observamos este tipo de esses problemas. Dois jovens filhotes de diferentes ninhadas ou mesmo raças diferentes, provavelmente terão problemas semelhantes. Eu sempre recomendo que você tenha uma diferença mínima de 14 meses de idade entre dois cachorros. Isso permite que você se concentre toda sua atenção em um filhote de cada vez. E quando adquirir um novo filhote além de poder usufruir de toda experiência gratificante de um novo bebê em casa, o jovem membro da família irá aprender e assimilar as boas características do cão mais velho e experiente. Que já tem todo o controle da situação.

Fico triste com criadores que vendem irmãos, principalmente se forem do mesmo sexo, sem orientar os futuros proprietários por tudo que eles provavelmente irão passar. Geralmente cães de sexos opostos são tranquilos de administrar, contudo necessita-se castrar se forem irmãos. Mas cães de mesmo sexo via de regra são sempre um grande problema, principalmente para proprietários de primeira viajem. Na verdade, um grande desafio, que durará entre 10 a 15 anos e seus proprietários irão sofrer para o resto de suas vidas se não forem conscientizados desde o primeiro momento sobre o tamanho do desfio.

Saiba + Sobre Comprar filhotes irmãos de ninhada ou de idades semelhantes

Teus cães tem um sério caso de rivalidade entre irmãos? Texto em inglês

Ricardo Tamborini Comportamentalista Animal

Saiba + Sobre comprar filhotes de cães aqui no Blog do Cachorro

Irmãos de ninhada – Cães reconhecem que são irmãos?

Porque ter um cachorro – Por que amamos cachorros?

Cachorro macho ou fêmea? Como escolher um cachorro?

A importância da brincadeira para a vida de um filhote de cachorro

Primeira noite do filhote – Chegando em casa

O que comprar para meu filhote?

Como comprar um cachorro de raça?

Você está preparado para ter um cachorro?

Filhotes – Tudo sobre filhotes de cachorros

Porte do cachorro – De que tamanho meu cachorro vai ficar?

Vermífugo – Quando dar vermífugo para meu cachorro?

Vacina para cachorro – Esquema de vacinas para cachorros filhotes

História e Evolução das Raças Caninas

Linguagem Corporal Canina – Parte 6 – O Cachorro

Coleira – Como passear de coleira com o seu cachorro

Cachorro grande pode viver em apartamento?

Cachorrinhos minúsculos – TeaCup o que é?

Dicas de convivência entre crianças e cachorros

Educação do Filhote – Como ensinar regras e limites

Cachorros de raça pura

Pedigree – Você sabe o que é pedigree?

Como evitar o choro do filhote de cachorro?

Quantas vezes devo alimentar meu cachorro?

Como escolher um cachorro?

Teste – Minha família está pronta para ter um cão?

Meu filho quer um cachorro e agora?

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro