Fotografia
janeiro 26, 2014 postado por Blog do Cachorro


Composição – Fotos de Cachorros – Parte II

Bastidores da Fotografia – Por Marcelo Fevereiro

Composição – Aprenda a fotografar seu cachorro

Olá pessoal! Recapitulando um pouco o artigo da semana passada, a gente aprendeu que uma fotografia boa dos nossos cachorros, sempre deve ser tirada da altura dos olhos dele, nunca de cima para baixo, pois cachorros são pequenos e nossas câmeras enxergam tudo em 2D (ao contrário dos nossos olhos que vêm em 3D) e dessa forma, uma fotografia tirada de cima para baixo fará com que nosso amigão (ou amigona) fique achatada e fundida à superfície em que ele estiver (quer rever esse artigo? Clique aqui e veja os artigos que escrevi até agora).

Pois bem, nessa semana quero falar da composição das nossas fotos. A composição de uma fotografia, compreende tudo o que vai aparecer nessa fotografia, ou seja, se estamos falando de cachorros, a composição compreenderá o cachorro e tudo mais que aparecerá na foto (chão, parede, mato, carro, enfim, tudo o que estiver próximo do cão fotografado).

É normal que em nossas fotos, tenhamos o hábito de adicionar o maior conteúdo possível, gostamos de ver nossos modelos aparecendo com o pôr do sol às costas, com aquela árvore muito bonita ao seu lado, mas acontece que muitas vezes esses conteúdos na fotografia, fará com que sua imagem fique feia, as vezes um mero detalhe pode estragar uma boa foto. Por isso devemos analisar a composição da imagem para chegarmos a uma imagem perfeita.

Pense comigo nessa cena que vou montar agora, você tem um cachorro que é bastante obediente, e que fica muito bonito quando está sentado no chão com aquela cara de “pidão”, então, você que adoraria ter um belo registro dele, o leva até o parque mais bonito da sua cidade, um parque onde por exemplo existe um lago maravilhoso (como o parque do Ibirapuera em São Paulo por exemplo), e conclui que quer uma fotografia do seu cachorro sentado com o lago às suas costas. Pronto, com a cena na cabeça, sai você e seu cachorro caminhando pelo parque, você vê o lago e define o lugar para a fotografia, você se posiciona, coloca seu cachorro sentado à frente do lago (que por sinal deve estar lindo) e clica. Ao chegar em casa, quando você for avaliar a foto no computador onde a imagem fica maior (nunca avaliem suas fotos pelo visor da sua câmera, ele sempre irá te enganar!), você observa sua foto com seu cachorro sentado no primeiro plano, o lago às suas costas, e percebe que no canto da sua foto existia uma lixeira (que está posicionada entre seu cachorro e o lago), que poluiu a sua imagem, a imagem dessa lixeira não “conversa” com os outros elementos da foto, e além de tudo pode chamar a atenção de quem olhar a foto, sendo que quem deveria chamar a atenção em primeiro lugar é o cachorro, e em segundo lugar o lago, pois bem, uma imagem, perfeitamente elaborada na sua cabeça se transformou numa imagem ruim.

Deu para compreender agora, a importância da composição da imagem para conseguir fotografar seu cachorro?

Composição - Fotos de cachorros – Aprenda a fotografar seu cachorro

Composição – Fotos de cachorros – Aprenda a fotografar seu cachorro

Usei esse exemplo, para mostrar que nem sempre devemos incluir o maior número de informações em nossas fotos, quanto mais informações existirem, maior a chance de que alguma dessas informações não esteja, bonita estragando a nossa foto.

Sendo assim, antes de tirar uma fotografia, pense no que é mais importante e dê total atenção a isso, se é o cachorro, foque apenas nele, use o zoom da máquina para que o cachorro apareça na maior parte da fotografia, assim você conseguirá fazer belas fotos onde o mais importante dessa fotografia apareça, que de fato é o seu cachorro. Se for incluir mais informações, tome cuidado para não poluir sua foto demais

Vamos treinar composição da imagem???

Para ver a primeira parte deste artigo clique aqui

Curta a Fan Page de Marcelo Fevereiro no Facebook

Veja + Sobre Fotos de Cachorros aqui no Blog do Cachorro

O silêncio do cachorro no carro

Cachorra Maddie “on things”

Chuvisco e a Cinomose – Uma história de superação

Fotos de cachorros – Aprenda a fotografar seu cachorro – Parte I

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro