Comportamento
abril 19, 2013 postado por Blog do Cachorro


Comportamento Canino

Embora haja diferenças significativas que distinguem cães de lobos, análises contemporâneas sobre o comportamento canino tem sido influenciadas pelas pesquisas a respeito de lobos selvagens.

A unidade social dos cães é a matilha, para estudar o comportamento canino, pesquisas foram realizadas a partir da observação de matilhas de lobos que são criados em cativeiro, a matilha tem sido tradicionalmente observada como um grupo harmonioso composto de indivíduos que ganham uma classificação hierárquica linear, e dentro do qual existe uma intensa lealdade.

Acredita-se que os cachorros acabaram se deixando domesticar e se tornaram bem sucedidos no contato com a sociedade humana devido a sua natureza social. De acordo com esta crença tradicional, os cachorros ampliaram seus instintos sociais para incluir os seres humanos, ou seja, tornaram-se parte da matilha de seu proprietário.

Comportamento Canino

Comportamento Canino

No entanto, grande parte desta visão tradicional é baseada em estudos de matilhas de lobos cinzentos que são formadas de animais independentes que vivem em cativeiro, e, portanto, não se aplicam a matilhas selvagens de lobos, matilhas de cães selvagens, ou cães incorporados em uma família humana. Pesquisa em matilhas selvagens indicam que os lobos formam um grupo familiar, que inclui um casal reprodutor e seus descendentes. Nestes núcleos familiares, os lobos interagem por hierarquia de dominação e submissão. Resumidamente, os machos e as fêmeas alfa, são responsáveis pela procriação, segurança e manutenção das matilhas. Enquanto os outros animais buscam adaptar-se e auxiliam o grupo para estabelecer uma unidade social harmônica.

Embora a maioria das pesquisas até o momento indiquem que os cachorros domesticados também agem em conformidade com uma hierarquia em torno de uma estrutura denominada Alfa-Omega-Beta, os cães domésticos, como os seus parentes selvagens ‘os lobos’, também interagem de formas complexas e hierárquicas. Traços de personalidade em cães têm sido estudados entre diferentes raças de cachorros, no intuito de compreender melhor o comportamento canino e cinco traços estreitos foram identificados entre eles. Estes traços foram descritos como: curiosidade, coragem, tendência para caçar, sociabilidade e agressividade. Também é significativo o número de cachorros que possuem o comportamento de timidez e impulsividade.

Compreendendo melhor o comportamento canino podemos agir de forma mais equilibrada com os nossos amigos de quatro patas. Independente de quão antiga é a convivência entre nós e os cachorros, muitas pessoas ainda não sabem como se relacionar corretamente com seus peludos.

Na sessão Comportamento, você encontrará várias matéria referentes ao comportamento social de nossos amigos, os cachorros. Sabendo melhor como os cães compreendem o mundo podemos agir de uma maneira mais querente ao nos relacionarmos com eles.

 Para saber mais sobre cachorros clique aqui!



Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro