Adestramento
junho 21, 2014 postado por Blog do Cachorro


Como seu cachorro pensa?

Como seu cachorro pensa? – O mundo através dos olhos de seu cão

Muitos de nós, proprietários apaixonados de cães, em algum momento de nossas vidas nos questionamos sobre como funciona o mundo através dos olhos de nossos grandes amigos. Como podemos traçar um linha psicológica para compreender como se dá o mundo através das emoções, dos interesses, da linguagem corporal e por que não dos sonhos de nossos amados companheiros?

Nosso cachorro está sempre tão conectado a nós, muitas vezes dormem ao nosso lado, e nitidamente podemos observar que sonham, mas com o que será que seu cachorro sonha? Será que ele sonha com você? Como seu cachorro pensa?

Será que quando seu cão rouba um saco de pães ou um delicioso bife que você estava preparando para o jantar e faz aquela carinha de tadinho, ele realmente consegue sentir culpa? Por que ele sabe fazer as carinhas mais oportunas nas horas certas? Será que seu cachorro gosta de assistir tv?

Como seu cachorro pensa? O mundo através dos olhos de seu cão

Como seu cachorro pensa? O mundo através dos olhos de seu cão

Após décadas de pesquisas, neurocientistas começaram a responder a essas perguntas, para que nós possamos começar a compreender parcialmente nossos companheiros caninos e até mesmo interpretar seus latidos, e a linguagem corporal como um todo. Analisando cada detalhe de suas expressões corporais, pesquisadores do comportamento canino, vem investigando o comportamento dos cachorros a algumas décadas, a fim de explorar as motivações psicológicas dos cães que convivem conosco, em contraponto com o que a ciência fala sobre suas atitudes, pensamentos e sonhos.

Como seu cachorro pensa? – Será que os cães vivenciam as mesmas emoções que nós?

Já se sabe que os cães têm as mesmas estruturas cerebrais que os humanos e elas são responsáveis por produzir as emoções tanto para nós quanto para os cães. Eles também têm os mesmos hormônios e sofrem as mesmas alterações químicas que os seres humanos ao vivenciar alguns estados emocionais. Cães também possuem o hormônio da oxitocina, que em nós, é o hormônio responsável por sentirmos amor e expressarmos carinho. Desta forma, parece razoável sugerir que os cães também têm emoções semelhantes às nossas. No entanto, é importante compreender que a mente de um cachorro é mais ou menos equivalente ao de um ser humano ente 2 ou 4 anos de idade. Uma criança dessa idade expressa  emoções claramente, mas ainda não consegue compreender todas as emoções possíveis, já que é necessário desenvolver sua capacidade neurológica ainda mais, para conseguir compreender a fundo diversas outras emoções que experimentamos conforme vamos crescendo.

Como seu cachorro pensa? O mundo através dos olhos de seu cão

Como seu cachorro pensa? O mundo através dos olhos de seu cão

Cães crescem e desenvolvem-se muito mais rapidamente do que nós. Os cachorros, atingem sua plenitude emocional, em média em torno de 4 a 6 meses de idade. Podemos comparar este ciclo emocional ao de uma criança humana bem jovem. Portanto, seu cachorro tem as emoções básicas: amor, satisfação, medo, nojo, alegria, raiva, susto e também angústia. Seu cachorro não sente, e não irá desenvolver a capacidade de sentir emoções mais complexas, como a culpa, orgulho, desprezo e vergonha. Estes sentimentos não fazem parte do universo de sentimentos de uma jovem criança e também não farão parte da vida de um cachorro adulto. Talvez esta característica infantil dos cães, responda parcialmente o instinto protetor que eles despertam em nós.

Como seu cachorro pensa quando faz alguma coisa errada?

Você pode estar pensando que o seu cachorro costuma demonstrar um evidente sentimento de culpa. Um dia você chega em casa, e já percebe um comportamento mais desconfortável de seu cachorro, ele não faz tanta festa, te olha de baixo para cima com olhos de criança que aprontou e você, em seguida, já muito certo de que algo de diferente aconteceu, encontra o rolo de papel higiênico todo destruído espalhado pelo chão da casa. Você já sabia, pelo comportamento de seu cachorro, que ele havia aprontado alguma coisa naquele dia. Não é verdade? Pela forma como compreendemos as coisas, é natural concluir que as reações de nossos cães demonstram um sentimento de culpa evidente sobre a sua traquinagem. No entanto, o que compreendemos como culpa, para seu cachorrinho é simplesmente a emoção mais básica de medo. Seu cãozinho aprendeu que quando você aparecer e ver que ele destruiu o rolo de papel higiênico, ou roeu os móveis, ou matou bem morto a almofada do sofá sala, coisas ruins podem acabar acontecendo com ele. Por isso a reação que você está vendo é o medo que seu cachorro sente de ser punido. Um coisa é certa, ele nunca vai se sentir culpado. Ele também nunca sentir vergonha, nunca vai conseguir compreender exatamente que aquela criatura que ele vê no espelho é ele mesmo, nunca vai questionar se você está vestindo ele com uma roupinha bacana ou se a roupinha é pouco estilosa para ele, enfim, as moções de seu cão são bastante básicas, no entanto muito verdadeiras.

Como seu cachorro pensa? – Será que seu cachorro gosta de assistir TV?

Como seu cachorro pensa? O mundo através dos olhos de seu cão

Como seu cachorro pensa? O mundo através dos olhos de seu cão

A maioria dos cães demonstram pouco interesse  em assistir  televisão e isso ocorre, devido a sua forma de enxergar. Para resumir de forma simples, o que tanto nós quanto nossos cães enxergamos ao assistirmos os movimentos da tela da TV são apenas padrões de mudança de luzes. Segundo o livro Os Cães Sonham do autor Stanley Coren, nós conseguimos enxergar imagens a 55 ciclos por segundo, (Tecnicamente, o número de ciclos por segundo é chamado de hertz, abreviado para Hz.) Já os cães conseguem ver taxas de cintilação de até 75 Hz, ou seja, os cachorros conseguem ver as taxas de cintilação aproximadamente 50% mais rápido do nós podemos enxergar a fim de conseguir distinguir imagens. Por isso, é certo concluir que cães tem uma melhor percepção de movimento devido a velocidade que eles conseguem observar a cintilação. Por isso que a grande maioria dos cachorros demonstra pouco interesse em ver tv, mesmo quando o programa que está passando é com outros cachorros. A imagem que estamos acostumados a assistir em nossas tvs é atualizada e redesenhada 60 vezes por segundo. Essa taxa é superior à nossa capacidade de percepção, que como já comentamos mais acima é de 55 Hz, por isso, para nossa percepção a imagem parece ser contínua, ou seja,  as imagens continuadas fundem-se naturalmente. Já, para os cães que tem a capacidade de perceber as cintilações a 75 Hz, é possível que a tela da tv seja algo piscando e sem sentido, com imagens menos reais e consequentemente menos interessantes.

Atualmente, devido as mudanças tecnológicas, alguns cães começaram a despertar um interesse maior na tela da Tv, isso começa a acontecer, pois as telas digitais de alta resolução são muito mais rápidas, diminuindo a cintilação para os cães, quando eles estão vendo programações que tenham como foco imagens da natureza. No entanto não é toda programação que  tem capacidade de atrair o interesse de seu cachorro. Dificilmente um cão irá compreender ou se interessar por um desenho animado. Nos EUA, um foi criado a Dog TV, um canal a cabo que transmite uma programação completamente voltada para os cachorros, e em uma frequência de 75 Hz, certamente esta programação é bem mais interessante para os cachorros.

Como seu cachorro pensa? – Será que os cachorros sonham?

Sim, nossos cães também sonham, vamos nos aprofundar mais a respeito deste tema futuramente aqui no Blog do Cachorro, pesquisadores presumem que nossos cães sonhem com o que viveram ao longo de seu dia, basicamente sonham com sua rotina, portanto é bem possível que você esteja presente nos sonhos de seu grande amigo.

Saiba + Sobre Como seu cachorro pensa

O que os cachorros pensam? Texto em Inglês 

Saiba + Sobre Como seu cachorro pensa

Como os cachorros enxergam?

Cachorros tem as mesmas emoções que crianças

Envolvendo crianças nos cuidados com o cachorro

Por que cachorro uiva?

Meu cachorro pode dormir na cama comigo?

Qual a hora ideal de tirar um filhote da ninhada?

Filhotes enxergam e ouvem ao nascer?

Minha família está pronta para adotar um cachorro?

A incrível inteligência canina

Cachorros leem pensamentos?

Porque os cachorros cavam?

Beijinhos – Cachorros entendem o que são beijinhos?

Olfato do cachorro – aprenda a estimular o faro

Rolar – Ensine ao seu cachorro o comando rola

Como limpar xixi de cachorro?

Como surgiram os cachorros?

Como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo

Cachorros entendem o que são beijinhos?

Brinquedos para cachorro – faça você mesmo

Coprofagia – Seu cachorro come fezes? Saiba como evitar!

Ensine o comando ‘morto’ ou ‘bang’ ao seu cão

Ensinado o cachorro o comando fica – Comados básicos – Parte 5

Ensinado o cachorro o comando vem – Comados básicos – Parte 4

Ensinado o cachorro o comando deita – Comados básicos – Parte 3

Ensinado o cachorro o comando dá a pata – Comados básicos – Parte 2

Ensinando o cachorro a sentar – Comandos básicos – Parte 1

10 Coisas que você não sabia sobre o seu cachorro

10 coisas que os cachorros detestam

Roer – O que o seu cachorro não deve mastigar

Cachorro ciumento – como controlar um cão com ciúmes?

É possível ensinar novos truques a um cachorro velhinho?

Ensinando o cachorro não subir no sofá

Cachorro não pode comer – Alimentos que fazem mal para os cachorros

Faça seu cachorro parar de pular

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro