Alimentação
novembro 4, 2016 postado por Blog do Cachorro


Como prevenir o câncer em cães

4 fatores que aumentam as chances do seu cachorro desenvolver câncer

Fique atento aos principais fatores que podem causar o câncer em cachorros; conheça 12 alimentos que podem ajudar você a prevenir o câncer em cães!

Câncer em cães

Câncer em cães – 4 fatores que aumentam as chances do seu cachorro desenvolver câncer


O câncer é uma doença que assusta mundialmente e também vem afetando a cada dia mais os cães. Entre os principais motivos responsáveis pelo diagnóstico são os hábitos alimentares dos bichos, quando seguem uma rotina nutricional oferecida pelo dono.

O tumor mais comum em cachorros é o tumor de mama e em seguida o transmissível. O transmissível existe uma boa porcentagem de cura podendo chegar até 90%. O vírus é contagioso e passado de cachorro para cachorro por meio do contato sexual. A seguir vamos falar um pouco sobre como prevenir câncer em cães.

Conheça alguns fatores que podem favorecer o surgimento dos tumores em cães, e aprenda algumas formas simples de prevenir o câncer em cães, são elas:

Fique atento aos principais fatores que podem causar a câncer em cachorros

Alguns fatores que podem favorecer o surgimento dos tumores em cães

    • Longevidade e velhice
      Hoje os cães vivem mais, portanto as chances de serem acometidos pelo câncer são maiores. Quanto mais o animal viver, consequentemente aumenta a possibilidade de alteração no DNA e mutações.
    • Substâncias tóxicas e anticoncepcionais
      O contato próximo com alguns venenos e substâncias tóxicas é bastante prejudicial para o cão. Evite aplicar no corpinho de seu animal de estimação, herbicidas ou qualquer tipo de substância tóxica para matar insetos e pragas. O consumo de anticoncepcionais para evitar o cio da cadela é responsável pela maioria dos cânceres de mama. Esse método era mais aplicado antigamente, mas hoje a castração é o mais saudável para o bicho.
    • Excesso de ração
      Não dê excesso de ração. Até a década de 80 os animais se alimentavam de sobras de comida, o que já se sabe hoje em dia que não é a forma apropriada de se alimentar um cachorro. Muitos dos ingredientes proibidos para cachorro estão contidos na preparação da comida feita para o ser humano e podem fazer mal para os cães. Antigamente, muitas pessoas estavam acostumadas a preparar uma dieta própria para seus cães em casa, e esta informação era passada de geração para geração. No entanto, novos proprietários de cães, acabavam prejudicando bastante a saúde de seus cachorros, devido a falta de informação. A alimentação natural para os cães era preparada utilizando produtos como fubá, miúdos bovinos, cortes de aves, entre outros e nesta época a qualidade de vida dos cachorros era diferente.
      Hoje há diversas rações industrializadas ou naturais disponíveis no mercado, ricas em nutrientes e vitaminas essenciais para o cachorro. Muitas dietas também são preparadas com a preocupação de oferecer uma grande quantidade de proteínas, porém tudo em excesso pode fazer mal. Por isso, para prevenir o câncer em cães é importante que você  tenha cuidados redobrados ao alimentar seu cachorro. Estipule horários para alimentar o peludo, dê preferência a alimentá-lo ao menos duas vezes ao dia. Dose sempre o alimento de acordo com as instruções do fornecedor de ração, contidas no verso da embalagem. Se você alimenta seu cachorro com ração preparada especificamente para ele, aqui no Blog do Cachorro você encontrará uma tabela com as orientações de consumo ideais de acordo com peso, altura e atividade física de seu cão. É importante nunca exagerar nas ofertas de petiscos, evitando a obesidade, doença que é porta de entrada para o câncer e problemas cardíacos, também entre os cães.
    • Excesso de exposição ao Sol
      Não abuse da exposição solar
      . Quem disse que só os humanos podem ser acometidos pelo câncer de pele? Os animais também correm riscos quando expostos à temperatura elevada, e evitar o Sol também é uma forma de prevenir o câncer em cães, principalmente os cães com pele rosada, o braquicefálicos e cachorros com pelos brancos. Evite passear em horários que o sol está muito quente e no verão não descarte o uso do filtro solar para cães.

 

Conheça alguns alimentos que podem ajudar você a prevenir o câncer em seu cachorro

Alguns alimentos (consumidos com moderação) ajudam a prevenir o câncer em cachorros:

Como prevenir o câncer em cães através da alimentação

Como prevenir o câncer em cães através da alimentação

    • 1 Maçã
      Pesquisa aponta que em testes com cães a maçã mostrou um excelente resultado no bloqueio do angiogênese, mecanismo responsável pela reprodução de novos vasos sanguíneos. A fruta faz muito bem para o animal, ofereça e veja se ele gosta.
    • 2 Banana
      A banana é um alimento rico em antioxidantes, além de ajudar na prevenção do câncer em cachorros, atua no combate as doenças cardíacas, que também podem afetar o animal.
    • 3 Abóbora
      Fonte de fibra, betacaroteno e vitamina A, a abóbora é um alimento bastante nutritivo para os animais. Você pode oferecer cozida, misturada com a ração ou em pedacinhos crus, eles costumam gostar bastante.
    • 4 Batata doce
      Rico em fibra, magnésio e betacaroteno a batata doce pode ser ofertada ao bicho sem medo, além de ser benéfica para a saúde das gengivas do pet.
    • 5 Cenoura
      A cenoura é também fonte de betacaroteno, vitamina A e inúmeros nutrientes saudáveis para o cão. Por ter uma consistência mais firme ajuda na limpeza dos dentes e a maioria dos cachorros costumam adorar. Ofereça crua e veja o que o seu bichinho vai achar do petisco.
    • 6 Mirtilo
      A fruta é detentora das células cancerígenas com o auxílio do antioxidante chamado ácido elágico. Rica em antocianinas diminui a reprodução das células e age no combate a formação do tumor.
      Aposte nos alimentos de coloração alaranjada e vermelha
    • 7 Cúrcuma
      Também conhecido como açafrão da terra, o alimento é excelente na prevenção do câncer em animais, graças a presença da curcumina, pois age contra a formação dos tumores.
    • 8 Gengibre
      Age não só no combate ao câncer entre os humanos, como também atua na prevenção dos tumores entre os bichinhos (cães e gatos) com o auxílio do gingerol.
    • 9 Cereja
      Como a maioria dos alimentos de coloração avermelhada a cereja atua na formação dos tumores nos cachorros. É considerada um alimento antiangiogênico, assim como a maçã.
    • 10 Cominho
      Quem diria que o tempero seria saudável para os cães? Estudos avaliaram que o óleo da semente do cominho ajudou na prevenção do crescimento das células cancerígenas.
    • 11 Pimentão vermelho
      Fonte de xantofilas, o alimento é potente em propriedades anticancerígenas, além de contribuir no fortalecimento da imunidade do animal.
    • 12 Alecrim
      A planta é um remédio natural no tratamento do câncer, úlceras e problemas gástricos, benefícios associados a presença do ácido rosmarínico.

     

Como prevenir o câncer em cães – Considerações finais

Ao notar qualquer manchinha, nódulo ou alteração na pele do seu peludo visite imediatamente um médico veterinário. É possível prevenir câncer em cães, no entanto, caso seu cachorro manifeste esta doença, o tratamento também poderá ser realizado com sucesso. O câncer muitas vezes é uma doença silenciosa e quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de reverter. Portanto, fique sempre de olho, a única forma de prevenir o câncer em cães é através de com hábitos saudáveis e um acompanhamento constante. Através de um exame simples você poderá ver se está tudo bem com seu mascote.

Veja neste artigo: Aprenda detectar sinas de doença no seu cão fazendo anamnese.

by – Juliana Rodrigues

Este artigo, assim como todos os outros artigos do Blog do Cachorro foi escrito exclusivamente para o Blog do Cachorro e foi enviado pelo Planet Dog Resort, hotel e creche para cães. Se você gostou e se você valoriza uma internet com conteúdo original, curta, compartilhe e comente!

Saiba mais sobre tumores cachorros aqui no Blog do Cachorro

Saiba mais sobre alimentação natural para cachorros aqui no Blog do Cachorro

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro