Comportamento
junho 16, 2014 postado por Ricardo Tamborini


Como os cachorros enxergam?

Dicas Por Ricardo Tamborini – Como é a visão dos cachorros?

Você já se perguntou como o cachorro enxerga as coisas? Como será que nossos cães vêem o mundo?

As primeiras questões que surgem ao abordarmos a visão dos cães, são:

 

  • Como meu cachorro enxerga?
  • Como é a visão dos cães comparada com a nossa?
Como é a visão dos cachorros? Como os cãs enxergam?

Como é a visão dos cachorros? Como os cãs enxergam?

Bom pessoal, como todos sabem sou adestrador e vivo o mundo dos cães em minha rotina diária. Também costumo falar para os proprietários sobre a importância de compreender que seu cachorro é seu cachorro e não um ser humano, e esta é uma questão interessante para abordarmos, pois a forma como ele vê o mundo, responde muitas questões relacionadas ao comportamento. Vamos tentar fazer um quadro comparativo para que você consiga compreender um pouco mais sobre como seu cachorro enxerga o mundo. Tentei resumir aqui a diferença entre nossa forma de enxergar para que em termos simples, todos nós possamos compreender nossos cães de uma maneira melhor.

Basicamente, podemos afirmar que a constituição de nossos olhos é muito semelhante. Tanto nós quanto nossos amigos de quatro patas evoluímos de forma diferente, seja em relação ao ambiente em que tivemos que nos adaptar,  ou no estilo de vida que levamos. De forma geral, podemos afirmar que o ser humano é uma espécie que adaptou-se a uma vida diurna. Mas e os cães? Os cães tem hábitos principalmente noturnos, não é verdade? Afinal eles evoluíram do lobo. Então, baseado nesta primeira análise, já podemos afirmar que o ser humano desenvolveu uma capacidade mais aguçada para visualizar o dia. Mas então, os cães enxergam melhor a noite do que de dia?

Os cachorros conseguem enxergar melhor de noite?

Como é a visão dos cachorros? Como os cãs enxergam?

Como é a visão dos cachorros?

Na verdade, a resposta para essa pergunta não é simples assim. Para conseguir explicar melhor isso, vamos falar um pouco sobre a fisiologia dos olhos. Dentro dos nossos olhos possuímos células que tem a capacidade de reconhecer as cores, o nome destas células são cones. Temos também um outro tipo de células que são responsáveis por reconhecermos a luminosidade e percebermos os movimentos, estas células se chamam bastonetes (os bastonetes, são células foto-receptoras da retina que são capazes de funcionar com níveis de luminosidade baixos. Basicamente, são as células responsáveis pela visão noturna).

Os cães possuem na constituição fisiológica de seus olhos, muito mais bastonetes, e nós, temos muitos mais cones. Podemos concluir então, que nós enxergamos muito melhor as cores do que nossos cães. Se você pensar bem, isso faz sentido, já que nossos cães evoluíram em um ambiente noturno, onde não havia a necessidade de distinguir as cores. No entanto, havia uma grande necessidade de se focar nos movimentos, pois eles viviam em um território que poderia ser hostil. Os lobos, em seu habitat natural, necessitavam permanecer atentos pois a qualquer momento poderiam ter que se defender de predadores. Apesar da distância genética que existe entre os nossos cães domésticos e o lobo selvagem, eles ainda carregam em sua anatomia, as mesmas características de seus ancestrais.

Por outro lado, todos os cães podem ser considerados de certa forma míopes, ou seja, cachorros tem dificuldade de enxergar a distância. Algumas raças de cães, devido a estrutura dos olhos e da órbita ocular, podem possuir um grau menor de miopia. Cães mais velhinhos, também podem ter a sua condição de visão mais desgastada. Portanto, pelo que pudemos observar até aqui, esta característica canina de possuir uma visão naturalmente míope, pode ser a resposta para alguns cães que acabam atacando seus próprios donos à noite, quando o animal enxerga menos ainda, e às vezes, pela direção do vento, pois pode não sentir o cheiro dos seus donos.

Imagine que você está treinando seu cão em um ambiente noturno. Caso haja pouca iluminação e dependendo da distância em que você estiver de seu cachorro, é muito comum que ele não consiga enxergar você. Por esse motivo é muito importante treinar seu cão utilizando gestos e associar um comando verbal. Também por isso, é importante que você tenha consciência da diferença que existe entre a visão humana e a forma que o cachorro enxerga o mundo. Quando um proprietário está treinando seu cão é muito importante compreender que o que pode parecer desobediência, muitas vezes é apenas uma confusão por parte do cão devido a questão da visão.

Isso significa que os cachorros enxergam pior do que nós?

Na verdade não podemos afirmar categoricamente que os cães enxergam pior que nós, é importante compreender que os cachorros apenas enxergam o mundo de uma forma diferente.

Cães enxergam em preto e branco?

Como é a visão dos cachorros? Como os cãs enxergam?

Como é a visão dos cachorros?

Sempre me perguntam se os cães enxergam em preto e branco, e a resposta curta para isso é não. O tema visão canina também sempre acende a questão do daltonismo. O rumor de um cão ser daltônico é falso, o daltonismo implicaria em uma deficiência na percepção visual dos cães e isso não é uma realidade. Estudos sugerem que nossos cachorros possuem e utilizam a visão em cores, porém de maneira diferente dos humanos. Os cães possuem receptores específicos para a visão colorida, porém este número de receptores é muito inferior ao dos humanos, atingindo apenas aproximadamente 10% da capacidade humana de visualizar as cores.

Como os cachorros veem as cores?

O modo como os cães veem as cores é algo ainda difícil de interpretar. Pesquisas realizadas sobre este tema, comprovaram que os cães possuem apenas dois tipos de células para diferenciar as cores, enquanto os humanos possuem três.
Em linhas gerais, podemos afirmar que a gama de cores que os cães conseguem enxergar é bem menor que a nossa, mas precisamos levar em conta que eles realmente conseguem enxergar um mundo em cores. Sem nos aprofundarmos muito neste assunto, podemos falar de forma simplificada que os cães podem, basicamente, distinguir duas gamas de cores, algo ente o azul, e o magenta e amarelo, e podem distinguir uma grande variedade de tons de cinza.

Eles não conseguem enxergar o vermelho, o laranja ou o verde. Outro equívoco é de que um cão pode ver sangue e reagir agressivamente a isso. Quando acontece algo que leve um cão a reagir sob circunstâncias em que sangue esteja envolvido, certamente tem a ver com o cheiro e a dinâmica dos acontecimentos que circundam a situação, e nada tem a ver com a cor do próprio sangue.

Como é a visão noturna dos cachorros?

Como já falamos anteriormente os cães possuem na constituição anatômica de seus olhos, um maior número de células que são responsáveis por aprimorar a visão noturna, e também aguçam a capacidade de visualizar movimentos, aumentando a performance visual em ambientes distintos. Esta habilidade capacita os cães a visualizar objetos no escuro de uma forma muito mais nítida do que para nós. Os cachorros tem a capacidade de enxergar em ambientes com pouca luminosidade, devido a existência de pigmentos no fundo dos olhos que refletem e amplificam a luz até 130 vezes mais que nos olhos das pessoas. Os cães também possuem pupilas maiores que facilitam a entrada de luz e suas retinas, são rica em células (bastonetes) responsáveis pela captação de luminosidade.

É verdade que cachorros têm mais sensibilidade para perceber movimento?

Como é a visão dos cachorros? Como os cãs enxergam?

Como é a visão dos cachorros?

Sim, os receptores dos olhos dos cães são incrivelmente ajustados para detectar movimentos, principalmente movimentos em locais com pouca luminosidade. Alguns cachorros são capazes de identificar um objeto em movimento a 900 metros de distância, no entanto, no caso de objetos estáticos, a capacidade de reconhecimento nas mesmas condições de luz, caem para aproximadamente 500 metros. Isso demonstra que os cães estão mais adaptados para reconhecer objetos em movimento e preferencialmente em certas velocidades, isso também acaba explicando por que é muito comum que cães ignorem objetos parados e por outro lado fiquem muito entusiasmados em brincar ou “caçar” objetos que estejam em movimento.

É verdade que cachorros possuem uma visão periférica melhor do a nossa?

Sim, a capacidade que os cães possuem para enxergar perifericamente é superior a dos humanos. Esta capacidade permite que os cachorros consigam enxergar objetos que não estejam em seu foco principal com certa facilidade, principalmente quando estão em movimento.

Outra coisa interessante a respeito das habilidades da visão canina é que eles conseguem enxergar algo em torno de 240º a 250º ao seu redor sem precisar movimentar seus olhos. Nosso campo de visão é de apenas de 180º.  Portanto, mesmo que você esteja em pé na diagonal por trás de seu cão, as chances de que ele te veja são grandes.

Apesar de nossos cães serem capazes de ver as coisas de uma forma tão diferente, a visão não é o sentido primário dos cachorros. Os nossos pets utilizam a visão, mas não se guiam por ela tanto quanto nós o fazemos. Nossos cães utilizam como sentido primário o olfato.

Os cães gostam de assistir TV?

Como é a visão dos cachorros? Como os cãs enxergam?

Como é a visão dos cachorros?

Muitos de meus clientes sempre comentam comigo que costumam deixar seus cães assistindo TV quando saem de casa, para que desta forma não se sintam sozinhos. Na verdade, para seu cachorro, assistir televisão deve ser algo parecido com um velho filme dos anos 20, transmitido em um aparelho de péssima qualidade, mesmo que sua televisão tenha uma imagem full HD.  Isso acontece, pois as imagens são transmitidas em uma faixa de 60 Hz. Os cachorros enxergam estas imagens piscando e mais lentas. Por isso se seu cachorro gosta de assistir TV, provavelmente é por causa dos sons. A audição é o segundo sentido mais importante para nossos cães. Nos EUA existe um canal de TV a cabo em que toda a programação é feita de acordo com a capacidade visual dos cães. Provavelmente assistir a programação deste canal, que também é em outra faixa de Hz, seja bastante interessante para os cachorros.

Como é a visão do cachorro? Considerações finais

Para resumir, os cães são muito mais adaptados para a visão noturna. Apesar de não conseguirem enxergar detalhes como nós, eles podem ver o movimento muito bem e muito melhor do que nós à noite. Eles não são daltônicos, conseguem enxergar cores de forma um pouco mais limitada. Cães respondem muito melhor ao adestramento com gestos e comandos de voz, principalmente se estiverem distantes de você ou em condições precárias de iluminação. Os cães conseguem enxergar muito menos distante do que nós humanos, no entanto possuem uma visão periférica mais angulada do que a nossa. Brinquedos em movimento são muito mais atraentes para os cães, devido a capacidade que eles possuem de ver objetos que estejam em movimento. Cachorros não conseguem assistir as imagens de uma TV comum, no entanto podem ficar intrigados com a programação devido aos sons, talvez para seu cachorro um rádio tenha mais ou menos o mesmo efeito de uma TV.

Como os cachorros enxergam?

Como os cachorros enxergam?

Agora que você sabe um pouco mais sobre as diferenças entre a forma de enxergar o mundo dos cães e a forma que nós vemos as coisas, lembre-se de tudo que é possível ser feito para solucionar pequenos problemas comportamentais, graças a estas novas informações. Não esqueça que seu cachorro é o seu melhor amigo e conhecê-lo melhor é sempre muito importante para que vocês possam se comunicar de uma maneira mais agradável.

 

Ricardo Tamborini – Adestrador e Especialista em Comportamento Canino

E não esqueça de curtir a nossa Fan Page, visite meu web site:

www.ricardotamborini.com.br

Saiba + Sobre Comportamento Canino

Ensine ao seu cachorro o comando rola

Seu cachorro come fezes? Saiba como evitar!

Ensine o comando ‘morto’ ou ‘bang’ ao seu cão

Ensinado o cachorro o comando fica 

Ensinado o cachorro o comando deita

Ensinado o cachorro o comando dá a pata 

Ensinando o cachorro a sentar 

Como passear de coleira com o seu cachorro

O que o seu cachorro não deve mastigar

Como controlar um cão com ciúmes?

Ensinando o cachorro não subir no sofá

Faça seu cachorro parar de pular

Saiba + Sobre Ricardo Tamborini

Fan Page: Ricardo Tamborini especialista em comportamento canino

Fan Page: Ricardo Tamborini Adestrador

 

 

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

Ricardo Tamborini - Adestrador e Especialista em Comportamento Canino

Ver artigos de Ricardo Tamborini