Higiene
janeiro 12, 2013 postado por Blog do Cachorro

Como limpar xixi de cachorro?

Você sabe como limpar xixi de cachorro e remover o mau cheiro do local? Se o seu peludo costuma fazer uma inundação de xixi por todos os cantos da sua casa, esse artigo é um bom lugar para você se informar sobre o que pode ser feito a esse respeito. Vamos falar um pouco sobre como limpar a sujeira de caninos em casa, em especial quando isso acontece exatamente onde não podia.

Aprenda como limpar xixi de cachorro.

Como limpar xixi de cachorro - São muitos os motivos que podem levar um cachorro a fazer xixi em lugares inadequados. Fazer xixi no tapete é muito comum para filhotinhos de cachorro, pois ainda não aprenderam a fazer suas necessidades no lugar permitido. Também pode acontecer com machos que gostam de marcar seu território após um passeio, uma visita, ou até mesmo para chamar sua atenção. Por isso é muito importante você saber como limpar xixi de cachorro, para ajudar no adestramento de seu cão.

Observe que existem algumas regras para aprender como limpar xixi de cachorro, pois nem todos os produtos que utilizamos os quais prometem eliminar o cheiro de xixi do tapete ou do estofado, de fato cumprem seu propósito. Na verdade, alguns produtos potencializam o odor da urina e podem fazer com que seu cachorro sinta ainda mais o cheiro de xixi no tapete, e assim ele irá recorrer no “erro” pois seu faro fará com que ele acredite ser o certo a se fazer. Por isso é muito importante aprender como limpar xixi de cachorro e assim, retirar todo o cheiro de urina do ambiente, para que seu cachorro não se habitue a fazer suas necessidades neste local.

Quando seu cão fizer xixi fora do lugar, é importante saber como limpar xixi de cachorro!

Manter a higiene do ambiente é essencial para educar o filhote desde cedo, para que ele não adquira hábitos que serão difíceis de modificar futuramente. Observe que desde filhotes, os cachorros associam fazer xixi a odores específicos e consequentemente eles irão retornar a este lugar para fazer suas necessidades. Caso estes cheiros sejam impossíveis de se eliminar, você poderá ter surpresas com xixi fora do lugar de tempos em tempos. Por isso, você precisa aprender como limpar xixi de cachorro.

Saber limpar o xixi e o cocô completamente é fundamental para que seu cachorro não fique demarcando lugares indesejados por toda sua casa. Normalmente os cães escolhem lugares mais periféricos para fazer suas necessidades, lugares onde não existe grande movimento, afinal eles também tem suas referências de limpeza, no entanto elas geralmente não são muito equivalentes as nossas e os cachorros acabam sujando justamente aquele cantinho da casa que é mais importante para você.

Imagine que os cães são famosos por seu super olfato, incrivelmente superiores ao nosso, portanto esta limpeza de xixi do tapete, carpete, chão ou do estofado tem que ser realmente bem feitinha, pois as vezes pode parecer limpinho para você mas para ele definitivamente você não realizou seu trabalho da forma devida.

Mas não esqueça, por mais irritante que seja ter que limpar xixi de cachorro, ele certamente não fez por mal e você não deve esfregar o focinho dele no xixi ou cocô, nem brigar com ele aos gritos. ele pode até fazer uma carinha que parece ter entendido a bronca, mas de fato só percebeu que você ficou irritado. Broncas em filhotes podem desencadear traumas, muito difíceis de reverter. Explique para ele que está errado falando “cachorro feio” e prenda o cachorro no local onde fazer suas necessidade seja permitido. Deixe ele lá por algum tempo, observando constantemente. Somente após ele ter feito suas necessidades no lugar adequado, parabenize o cachorro. Assim ele começará a aprender através de reforço positivo. Sempre elogie seu cachorro quando ele acertar o lugar onde poderá fazer xixi. Garanto que funciona perfeitamente.

Aprenda como limpar xixi de cachorro - Como limpar o xixi do cachorro

Como limpar xixi de cachorro

Que tal aprender como limpar xixi de cachorro, eliminando as manchas de urina e depois ensinar seu amiguinho de quatro patas a fazer xixi no lugar que você aprova?

Há algumas questões importantes de se observar quando o problema é que nosso cão acaba fazendo cocô ou xixi no lugar errado. O maior problema, é claro, são os resíduos que acabam sobrando no local, que muitas vezes é difícil de limpar. A maior questão nesses casos é o odor de difícil remoção, que acabam por colaborar que o seu cãozinho recorra no erro outras vezes. Também é importante considerar os outros inevitáveis fatores que acabam ocorrendo, como por exemplo as manchas, o chão escorregadio e as bactérias que acabam se concentrando no local.

Esse erro do cãozinho de fazer cocô ou xixi no lugar errado, como você já deve suspeitar, pode ocorrer por inúmeras e diferentes razões. Os motivos podem variar desde a idade do cão, como por exemplo se ele for um filhotinho em fase de aprendizado e ainda não consegue controlar a bexiga e o intestino como os cães adultos, ou ainda outros problemas que também podem causar esse tipo de erro. Cães senis ou doentes também podem acabar recorrendo em erros como esses, e neste caso uma visita ao veterinário pode ser recomendada. Mas além da idade outros problemas podem estar também relacionados como cão fazendo cocô e xixi em momentos ou lugares inapropriados. Por exemplo, cachorros de difícil socialização, assustados, traumatizados ou ainda muito sozinhos podem apresentar esse tipo de comportamento.

No entanto, independente do problema específico que esteja causando esse comportamento indesejável, vai ser necessário limpar a sujeira que o seu amigão está fazendo, não só para cuidar daquele belo tapete ou do piso de madeira que você tanto gosta, mas principalmente para evitar que o seu peludo recorra no erro por causa dos resíduos e do mau cheiro que a sujeira pode deixar no local.

Veja aqui como limpar xixi de cachorro e aprenda algumas dicas para eliminar o cheiro de urina, que é o primeiro passo para que seu amiguinho canino não recorra no erro.

Como Limpar Xixi de Cachorro

Como Limpar Xixi de Cachorro

Para aprender como limpar xixi de cachorro do chão, a dica mais importante é que você nunca use amoníaco para limpar xixi de cachorro, porque em vez neutralizar o cheiro da urina, intensifica e também leva o cachorro a recorrer no erro, pois o cheiro de amônia para o cachorro é o mesmo que o da urina, tornando tudo uma grande confusão na cabecinha do seu peludo. E o motivo é bastante fácil de entender: a amônia do produto de limpeza também está presente na urina canina, e portanto os cheiros acabam se confundindo. Algumas empresas de produtos pet oferecem alternativas naturais e não tóxicas para a remoção de urina. Esses produtos podem ser encontrados em pet-shops.

Por outro lado, existem maneiras de limpar xixi de cachorro com os produtos que temos em casa. O mais importante é limpar o xixi na hora, pois fica bem fácil de remover. Quanto mais tempo você esperar, maior será a proliferação de bactérias e o odor vai ficar mais forte e de difícil remoção, além é claro, de que esse odor forte vai fazer com que seu peludo recorra no erro, sempre no mesmo local.

Primeiramente seque o local utilizando toalhas, panos, papel-toalha ou até mesmo jornal. Essa é uma dica importante, pois quanto mais urina for possível absorver do local antes de limpar, melhor vai ser o resultado final. Procure pressionar as tolhas ou panos no local o máximo possível para aumentar o poder de absorção da urina e utilize quantas toalhas ou papel quanto se fizer necessário. Quando os panos tiverem absorvido o máximo de urina possível, é a hora de começar a limpeza do local.

A melhor maneira para começar a limpeza é utilizar um pouco de vinagre dissolvido em água, que, além de neutralizar o odor da urina, deixará o local livre dos ácaros. Uma dica, para limpar o chão e deixar um  perfume gostoso pela casa, é você adicionar algumas gotas de óleo de eucalipto a três litros de água, um pouco de álcool e uma tampinha de detergente líquido. Outra ótima opção para pisos frios é a água sanitária, elimina o cheiro completamente, mas alguns animais podem ser alérgicos, portanto deve ser eliminada totalmente do chão. Se o piso for de mármore em vez de vinagre, use duas de colheres de sopa de fermento, o que neutraliza os odores e desinfeta é o vinagre mesmo, mas é provável que danifique o piso. Também não é bom usar água sanitária no caso do piso ser de mármore. Se o cachorro for um filhotinho, uma limpeza mais simples com um paninho ou esponja e depois uma limpadinha com essa solução já vai ser suficiente. O xixizinho de filhote tem um odor bem menos forte e por isso é mais fácil de remover. Caso o local sujo de urina seja uma almofada ou um colchão, não deixe de retirá-los do sofá ou da cama para começar a limpeza, e recoloque-os no lugar somente depois de seco.

Como Limpar Xixi de Cachorro

Como Limpar Xixi de Cachorro

Caso seu cachorro faça xixi no tapete ou carpete, poderá secar a mancha com uma toalha embebida em vinagre branco puro mesmo, colocando um pano debaixo do tapete para proteger o chão. O vinagre vai neutralizar o xixi evitando não só a mancha, mas também absorvendo os odores. Evite esfregar a mancha, porque você pode distorcer as fibras do tapete (Veja mais abaixo quais são as melhores maneiras de remover manchas de urina de tapetes e carpetes)

Para a remoção dos resíduos de urina e fezes de superfícies lisas, como piso de madeira é mais fácil. O primeiro passo é limpar bem o chão com panos ou toalhas a fim de absorver toda a urina, sempre com muito cuidado para não estragar o piso, em especial no caso de carpetes de madeira ou similares encerados. Para limpar, basta uma solução de água e detergente e um pano limpo. Em seguida, seque bem. Uma dica é utilizar  um produto com inibidor de enzimas especial para madeiras, que pode ser borrifado no local depois de seco.

Quando você limpar a urina do seu peludo com toalhas velhas, o ideal é deixá-las separadas do restante da roupa da casa, para que possam ser utilizadas novamente se necessário. Uma dica importante para lavar essas toalhas para que possam ser reutilizadas é lavá-las em separado, acrescentando vinagre ao sabão na hora de lavá-las. o vinagre não serve somente para remover o odor da urina, mas também é bactericida e acaba sendo um produto auxiliar na limpeza desses tecidos.

Como limpar xixi de cachorro – manchas em carpetes e tapetes

Uma boa maneira de tirar as manchas de xixi dos tapetes e carpetes é utilizar uma solução de vinagre (pode ser vinagre de vinho branco ou de maçã) com água quente, sendo uma parte de vinagre para 3 de água. Espalhe com cuidado essa solução no local da mancha de urina e, em seguida, polvilhe bicarbonato de sódio no local até cobrir toda  mancha. O bicarbonato de sódio vai absorver todo o líquido e ainda ajuda a desinfetar o local. Nunca utilize talco, farinha ou amido de milho, que até podem servir para tirar outras manchas, mas não as de urina.

Lembre-se de nunca usar limpeza a vapor para remover a urina do tapete, porque o calor irá transferir a urina para as fibras do tapete. Uma outra alternativa para limpar xixi de cachorro é usar o vinagre para remover as manchas de urina no tapete ou carpete, e depois lavar com água fria, seque e enxague com um anti-séptico.

Parece meio trabalhoso, certo? E é mesmo, em muitos casos, principalmente no caso da urina de animais adultos a limpeza tem que ser caprichada mesmo, caso contrário há sempre a possibilidade de acabarmos por perder um bom tapete, já que nossos amigos peludos tem um olfato notável, e podem perceber qualquer resíduo de urina em locais como esses. Os tapetes e carpetes são muito mais difíceis mesmo no que diz respeito a remoção de sujeira, ainda mais no caso de resíduos líquidos que acabam persistindo no local, permitindo que nossos amigões de quatro patas percebam o cheiro desses resíduos.

 

Saiba + Sobre como limpar xixi de cachorro

Como limpar a urina do animal de estimação de um tapete de forma natural (texto em inglês)

Como tirar do carpete o xixi de cachorro (texto em inglês)

Como remover o cheiro e manchas de urina de cachorro ( texto em espanhol)

Como remover manchas e odor de xixi de animais de estimação em casa? 7 truques ( texto em espanhol)

 

Saiba + Sobre como limpar xixi de cachorro

Como ensinar os cachorros a fazer as necessidade no lugar certo?

Como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo?

 

Saiba + Como cuidar melhor de seu cachorro

Cachorros para apartamento – 10 Raças de cachorros para apartamento

Banho – De quanto em quanto tempo devo dar banho no meu cachorro?

Calor – Cuidados com os cachorros no verão

Adoção e posse responsável

Cachorro grande pode viver em Apartamento?

Comandos Básicos de Obediência Parte I – Guia Prático

A incrível inteligência canina – A genialidade dos cachorros

 



Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro