Cuidados
junho 9, 2015 postado por Blog do Cachorro


Como limpar a orelha do seu cachorro

Confira um passo a passo dicas importantes para limpar a orelha do cachorro. Limpar as orelhas dos cães pode ser mais fácil do que você imagina. Veja como limpar as orelhas dos cachorros de maneira fácil e segura.

Por que limpar as orelhas de um cachorro?

As orelhas de cães devem ser limpas regularmente para não correr o risco de desenvolver doenças como a otite.

A saúde de seu cachorro depende de uma higiene adequada e é importante manter uma limpeza regular não só no ambiente em que ele vive, mas também do próprio animal. As orelhas dos cães, em particular, necessitam de uma limpeza cuidadosa e constante.

Como limpar a orelha do seu cachorro

Como limpar a orelha do seu cachorro

 

Como limpar a orelha do seu cachorro – Como as orelhas dos cachorros são órgãos delicados e extremamente sensíveis para eles, é de nosso interesse como proprietários, nos certificarmos de que nossos amigos peludos estejam sempre em perfeita saúde. O acúmulo de sujeira e cera nos ouvidos e principalmente o acúmulo de cera no conduto auditivo facilitam o aparecimento de coceira e odores desagradáveis, incomodando tanto a nós quanto aos nossos peludos. O acúmulo de cera nos ouvidos, reduz a capacidade dos cães de perceber o som, mas especialmente os predispõe ao risco de desenvolver infecções. As infecções do ouvido são particularmente dolorosas para os cachorros, por esta razão, é essencial que cada proprietário aprenda a fazer a limpeza dos ouvidos de seu cachorro.

Alguns cães são propensos a desenvolver infecções no ouvidos, em parte, devido a própria anatomia do conduto auditivo dos cães, o que pode resultar em problemas adjacentes se não você limpar as orelhas regularmente. Este requisito é particularmente importante para determinadas raças de cães. Para algumas raças, é essencial limpar os ouvidos regularmente, se você não quiser ter problemas contínuos, cada vez mais difíceis de resolver. Cães com orelhas caídas e pesadas, como por exemplo, o Basset Hound ou o Cocker Spaniel, possuem maior dificuldade de ventilar o canal auditivo e é esta ventilação mais difícil, que os predispõe ao desenvolvimento de infecções, devido à criação de um microambiente quente e úmido.

Existem também, várias doenças, tais como a dermatite atópica e algumas atividades, tais como:

    • banho frequentes em Pet Shops que não se preocupam devidamente com a saúde dos ouvidos dos cachorros;
    • cães que por algum motivo, seja ele trabalho, exercício ou lazer, acabam entrando na água e este tipo de atividade, por várias razões, promove a produção e acumulo de cerume dentro do ouvido do cão, aumentando significativamente o risco de desenvolver otite ceruminolítica.

Independente das predisposições individuais, para todos os cães é necessário fazer a limpeza das orelhas com a maior frequência possível.

Como limpar a orelha do seu cachorro

Como limpar a orelha do seu cachorro

Como limpar a orelha do seu cachorro

Como limpar a orelha do seu cachorro – A limpeza das orelhas do cachorro é uma prática que também pode ser realizada pelo veterinário, mas você necessitaria levar seu pet com uma regularidade significativa ao veterinário e não apenas em exames de rotina, a fim de promover uma limpeza adequada aos ouvidos de seu cachorro. É fundamental limpar os ouvidos com regularidade e não apenas quando existem problemas específicos, como quando o cão tem dor ou apresenta sintomas que acabem nos chamando a atenção para um problema. Quanto mais jovem for o cachorro quando você iniciar a limpeza dos ouvidos, mais simples será para limpar a orelha de seu cão com regularidade.

O procedimento necessário para limpar a orelha de seu cachorro não é difícil. O mais importante é aprender como limpar a orelha do cachorro, para que o processo de limpeza dos ouvidos, não seja irritante para seu animal de estimação. A principal preocupação que você terá ao limpar as orelhas do seu cão é, de fato, a dificuldade que a maioria dos cachorros têm de cooperar durante o processo de limpeza de suas orelhas.

Veja a seguir como limpar os ouvidos de seu cachorro da forma mais eficaz e “indolor” possível.

Como limpar a orelha do seu cachorro – Em primeiro lugar é importante certificar-se de que seu cachorro não apresenta nenhum problema de ouvido. Veja se seu cachorro apresenta algum dos sintomas a seguir:

    • Seu cachorro balança a cabeça de uma forma atípica?
    • As orelhas de seu cachorro estão exalando um cheiro forte?
    • Seu cachorro apresenta feridas nos ouvidos?
    • As orelhas de seu cachorro estão apresentando algum tipo de secreção com pus?

Caso alguma das opções acima se encaixa no quadro de seu cachorro, é importante levá-lo ao veterinário o mais rápido possível, antes mesmo de limpar as orelhas, pois ele pode estar sofrendo de alguma condição mais importante e apenas o veterinário poderá diagnosticar o problema e indicar o que é necessário ser feito.

Se você já se certificou de que seu cachorro não sofre de nenhum problema mais importante em suas orelhas, que necessite uma visita ao veterinário, você poderá limpar os ouvidos de seu peludo e para isso algumas medidas devem ser tomadas.

Passo a passo para limpar a orelha do cachorro

Como limpar a orelha do seu cachorro

Como limpar a orelha do seu cachorro

  • Se é a primeira vez que você limpa a orelha de um cachorro, é importante que você chame um amigo ou membro da família que possa ajudá-lo. Desta forma, será possível segurar o cão. Para limpar a orelha do cachorro você precisa fazer com que ele deite em seu colo e é importante segurá-lo com um braço em volta do pescoço e um na parte de trás, para poder limpar os ouvidos com segurança e mais facilidade. Os cães tendem a tentar fugir nas primeiras vezes que limpam os ouvidos, em parte, por ser uma atividade desconhecida para eles, em parte, por ser uma atividade que promove uma certa aflição. Depois limpar a orelha se torna uma atividade rotineira para o cachorro, e pode ser que você consiga limpar os ouvidos de seu peludo com segurança sem a ajuda de outra pessoa, no entanto, não é prudente realizar a primeira limpeza da orelha de um cachorro sozinho.
  • Antes de pegar seu cachorro para a limpeza dos ouvidos, saia para uma caminhada, ou faça uma atividade recreativa com ele. Evite que ele veja você separando os materiais para fazer a limpeza das orelhas. Cães são muito sensíveis e irão perceber as mudanças na rotina e em suas atitudes, isso poderá deixá-lo ansioso. Pegue seu peludo no colo ou se for um cachorrão, sente-se com ele em um local familiar e aconchegante, faça carinho e converse com ele. Somente quando seu cachorro estiver relaxado e seguro, chame seu ajudante, que deverá se aproximar com tranquilidade, trazendo os materiais para limpeza. Somente dê início ao processo quando seu cachorro estiver confortável com a situação. Lembre-se, a primeira limpeza de orelhas de seu cachorro deve transcorrer em um ambiente relaxante e acolhedor, para que esta experiência possa ser uma lembrança positiva para ele. Somente desta forma ele será receptivo para que você possa limpar as orelhas de seu cachorro regularmente.

Material necessário para limpar a orelha do cachorro

    • cotonete (apenas para cães muito pequenos);
    • pinça para limpeza de ouvidos de cães (para cachorros de médio e grande porte);
    • algodão;
    • lenços umedecidos para higienização dos ouvidos (opcional);
    • ceruminolítico.


Limpando o ouvido do cachorro

    • Enrole o algodão na pinça própria para limpeza de ouvidos, procure utilizar uma camada bem espessa de algodão, tomando cuidado para o metal da pinça não ficar exposto. Verifique se o algodão está bem preso na pinça e coloque algumas gotinhas de ceruminolítico no algodão. Alguns cães permitem que você coloque o a solução diretamente no conduto auditivo, mas isso não é muito agradável para a maioria dos cachorros , principalmente se for a primeira vez que você está limpando os ouvidos dele. Se você for o felizardo proprietário de um cachorro que permite que você coloque umas gotinhas em seu ouvido, é interessante deixar o líquido agir durante uns poucos minutos antes de continuar o processo de limpeza do ouvido do cão. Se for a primeira limpeza de ouvidos de seu cão, não faça experiências que podem ser desagradáveis, embeba o algodão com o líquido e lilpe a orelha com cautela, mas firmemente, utilizando movimentos circulares, mas tendo cuidado para não machucar o ouvido de seu cão por alguma imprudência sua, ou em caso de ele se assustar. O ouvido dos cães tem formato de L, a parte que deve ser limpa é apenas a parte visível, não force a pinça ou o cotonete na região interna ouvido, retire apenas a sujeira alojada onde você consegue ver. Devido a formação anatômica dos ouvidos dos cachorros é improvável que você machuque o ouvido ao ponto de perfurar o tímpano, no entanto, não é impossível que isso aconteça. Por isso, não recomento o uso de hastes flexíveis em cães que não estejam completamente familiarizados com o processo de limpeza dos ouvidos. Se seu cachorro começar a debater-se, pare o procedimento e reinicie outro dia. Converse com ele, seja carinhoso e permita que seu cão restabeleça a confiança em você.
    • Depois de limpar a orelha, é comum que seu cachorro deseje sacudir as orelhas, isso é natural, permita que ele faça isso.
    • Se for necessário utilizar um segundo algodão, evite umedecer exageradamente e lembre-se que você precisa ser firme e delicado ao mesmo tempo. Movimentos leves demais podem ser aflitivos.
    • Uma massagem na base do ouvido também pode ser de grande ajuda, tanto por provocar um certo prazer ao cão, quanto para auxiliar o ceruminulítico a dissolver a cera do ouvido de seu pet.
    • Antes de reiniciar a limpeza na outra orelha, parabenize seu cachorro conversando com ele e demonstre com palavras e entonação de voz que ele está fazendo algo positivo. Cães adoram fazer algo que agrade seu dono, principalmente se receberem reforço positivo, que pode ser oferecido através de palavras, carinhos e petiscos.


 Limpando a parte externa da orelha do cachorro

    • Limpar a parte externa da orelha de seu cachorro é fundamental para preservar a limpeza realizada na parte interna da orelha dele. Você pode utilizar lenços umedecidos para higienização dos ouvidos, ou poderá utilizar chumaços de algodão embebidos na solução ceruminolítica. Limpar a região externa dos ouvidos de seu cachorro é bem mais fácil, basta proceder a limpeza, segurando a orelha de seu peludo, tomando cuidado para ser firme, sem machucar. Proceda limpando a orelha, até que você observe a pele rosada e limpa. Se por algum motivo, a aparência da orelha for vermelha, é importante passar com seu pet em uma consulta, para o veterinário avaliar se existe um quadro alérgico associado. Se a coceira persistir e houver a necessidade de limpar a orelha quase que diariamente, também é necessário investigar, pois pode ter algum problema subjacente.
    • Para a limpeza externa você pode utilizar também algumas gotas de óleo de amêndoa, uma solução de vinagre com água, ou um outro produto veterinário específico.
    • Existem muitas marcas de ceruminolíticos para cães que contém substâncias para derreter a cera, acidificantes otológicos para baixar o pH e desinfetantes em concentrações não ototóxicos. Peça o conselho de seu veterinário para indicar o ceruminolítico mais adequado para limpeza de orelha de seu cachorro.


Dicas para limpar a orelha do seu cachorro

Como limpar a orelha do seu cachorro

Como limpar a orelha do seu cachorro

  1. Comece a ensinar o filhote desde cedo:
    Quanto mais novinho for o cachorro, mais simples será de manipulá-lo, fazendo com que a limpeza de ouvidos seja uma situação natural em sua rotina diária
  2. Nunca force seu cão a limpara a orelha:
    Como já falamos mais acima, é possível que seu pet não esteja disposto a colaborar com o processo de limpeza de ouvidos, logo na primeira tentativa. Por isso é importante criar um clima favorável para que a experiência de limpar a orelha seja algo prazeroso para ele.
  3. Tenha um ajudante para limpar os ouvidos de seu cão:
    Limpar a orelha do cachorro com ajuda é sempre mais fácil e mais seguro.
  4. Utilize sempre os produtos corretos para limpar os ouvidos de seu cachorro:
    O cotonete é uma das piores opções para limpar a orelha dos cães, dê preferência para a pinça para limpeza de ouvidos, que é como o veterinário limpa o ouvido do seu cachorro. Além de promover maior segurança na hora da limpeza, é mais apropriada para o tamanho e formato do ouvido dos cães. Caso não tenha uma pinça disponível, utilize o algodão em volta do dedo. Evite limpar o ouvido do cão com água ou com algodão seco (neste segundo caso, principalmente se o cachorro estiver com bastante acúmulo de cera nos ouvidos). Estes procedimentos podem ocasionar problemas adicionais como inflamação e irritabilidade.
  5. Nunca deixe entrar líquido dentro do conduto auditivo:
    Se você umedecer demais o algodão, pode acabar entrando líquido no ouvido do cachorro e isso pode resultar em um efeito contrário ao desejado.
  6. Jamais puna seu cão:
    Se o cachorro não estiver colaborando com a limpeza de orelhas, reinicie o processo indicado neste artigo passo a passo, em um outro momento. Os cães não compreendem o motivo pelo qual estão sendo punidos, além do efeito para futuras limpezas de orelha serem devastadores. Cães aprendem através de reforço positivo, portanto, só serão cooperativos se você obedecer seu tempo de aprender as coisas. Limpar as orelhas não é diferente de uma aula de adestramento, seu cachorro precisa aprender, que limpar a orelha é algo prazeroso e não oferece nenhum tipo de perigo para ele.

Veja + Como limpar o ouvido do seu cão?

Saiba + Sobre cuidados com seu cachorro aqui no Blog do Cachorro

Gengivite em cães, mal hálito

Como escolher a escova certa para o meu cachorro

Tosa – Tosar ou não tosar o meu cachorro?

Cinomose, sintomas, diagnóstico e tratamento

10 dicas para economizar com seu cachorro

Como criar um cachorro de modo sustentável

Como limpar xixi de cachorro?

Intoxicação por produtos químicos de uso doméstico

Por que passear de coleira com meu cachorro?

Casinha de cachorro com paletes de madeira

Meu cachorro não quer comer

Coprofagia – Seu cachorro come cocô? Saiba como evitar!

Meu cachorro pode dormir na cama comigo?

18 lições de vida que aprendemos com os cachorros

Por que cachorros comem grama?

Brucelose Canina

Quando posso sair com o filhote na rua?

Bicheira – Saiba como prevenir e tratar a bicheira

Cuidados e Saúde do Cachorro

Doença do Carrapato – Erliquiose e Babesiose

Podemos pegar doenças dos cachorros?

Biscoito canino 10 receitas de biscoitos para cães

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro