Curiosidades
maio 24, 2014 postado por Li Kuvasz


Como faço para levar meu cachorro a uma exposição de beleza?

Exposição de beleza são eventos apenas para criadores?

Provavelmente você já tenha ouvido falar em exposição de cães, muita gente me pergunta se exposição de beleza para cães podem participar apenas criadores de cachorros e canis, ou se proprietários também podem participar com seus cães?

Sim, na verdade qualquer pessoa pode levar o seu cão a uma exposição de beleza. Ele precisa estar vacinado (provavelmente será necessário levar a carteira de vacina para apresentar no momento da inscrição do evento) limpinho, cheiroso, escovado e sem tártaro, ter algumas aulas de comandos básicos de obediência, para que não aconteçam acidentes no ambiente da exposição.

Regras para que seu cachorro se apresente um uma exposição de beleza:

Como faço para levar meu cachorro em uma exposição de beleza?

Como faço para levar meu cachorro em uma exposição de beleza?

 

  • Somente podem ser apresentados cães de raça pura;
  • Os cães devem ter registro FCI ou entidades filiadas com contrato FCI;
  • A idade mínima é 4 meses com todas as vacinas em dia;
  • É necessário o pagamento da taxa de inscrição;
  • Não podem ser apresentados cães soltos;
  • É vedado o uso de enforcador de espinhos ou garras;
  • Cães com medalhas ou adereço são proibidos;
  • O cão precisa estar apto a andar do lado esquerdo do dono e ficar na posição stay (parado);
  • O cão deve deixar ser tocado pelo juiz para verificação de dentição, estrutura e testículos no caso dos machos;
  • O cão precisa ser sociável para que não ocorram brigas ou provocações entre os participantes;
  • O cão pode ser apresentado pelo proprietário ou pode ser contratado um handler, profissional especializado em apresentação de cães para exposição.

 

 

Como funciona uma exposição de beleza para cães?

Como faço para levar meu cachorro em uma exposição de beleza?

Como faço para levar meu cachorro em uma exposição de beleza?

Se você pensa em participar com seu cão de uma exposição de beleza, o ideal é que antes de ir com seu pet ao ambiente de exposição, você vá primeiro fazer uma visita a uma exposição canina sem a companhia do seu peludo. Observe como é o funcionamento da competição, a duração do evento pode ser bastante estressante para um animal que não esteja acostumado com tudo aquilo.

Para participar de uma exposição de cães, seu cachorrinho precisa gostar de pessoas, não pode ficar assustado com barulho, multidão de pessoas e movimentos, precisa também acima de tudo ter uma postura muito positiva com relação a outros cães. Uma  grande exposição de cães aqui no Brasil, pode chegar a concentrar em um único dia mais de 500 cães. Normalmente estes eventos são fracionados em 2 ou mais dias, fazendo com que o número total de inscritos possa superar a 1000 animais. Existem eventos de menor proporção, principalmente os que acontecem em cidades do interior, estas exposições costumam ter menos cachorros inscritos. Exposições de cães podem ser muito mais populares em alguns outros lugares do mundo, como por exemplo a famosa mostra anual de cães do Westminster Kennel Club, que concentra um número superior a 2500 exemplares de todas a raças inscritos.

Para que você e seu cachorro possam ter a estrutura mínima necessária, a fim de relaxarem um pouco entre uma pista e outra é muito importante ter um pequeno acampamento. Normalmente estes acampamentos ficam distantes das pré pistas, que é onde as exposições dos cães acontecem e são demarcados por divisores com cordas. Para conseguir um espaço como estes é necessário muitas vezes reservar com antecedência na secretaria do evento, durante a inscrição do cachorro. De qualquer maneira, as regras podem variar de evento para evento, portanto você precisa informar-se com a organização antes do dia da exposição de beleza. As divisões deste espaço ficam ao encargo do expositor, que deve levar consigo todo o material para mobiliar seu acampamento.

Como faço para levar meu cachorro em uma exposição de beleza?

Como faço para levar meu cachorro em uma exposição de beleza?

É importante chegar ao local do evento pelo menos uma hora antes do início dos julgamentos. Para seu conforto, procure levar uma mesinha com cadeiras. Para o conforto de seu cachorrinho leve um cercado para cães que seja bem adequado ao tamanho dele, para que ele possa dormir durante o evento, espreguiçar-se e principalmente sentir-se seguro. Se seu cão vencer, ou pegar segundo lugar em alguma pista, ele irá participar da disputa dos grupos e normalmente estas competições ficam para o final do evento. Leve toalhas grandes ou um ou mais lençois para fechar a visão do cercado, assim seu cachorro conseguirá relaxar e dormir um pouco até a hora em que ele tenha que apresentar-se novamente. Isso poderá demorar bastante! Normalmente as exposições contam com infraestrutura para alimentação, no entanto muitas pessoas também levam consigo lanches e bebidas. Pode ser uma boa oportunidade para reunir a família e amigos.

Outro acessório básico de um acampamento é o ventilador para seu pet. Em geral todos os lugares onde ocorrem os eventos tem energia elétrica, pois muitas raças de cães necessitam fazer o grooming antes de se apresentar em pista. Ah, não deixe de perguntar se a energia do local é 110 ou 220 e leve também uma extensão grande. Se seu cão for de alguma raça que necessite preparação para se apresentar em pista, sugiro que você converse com um handler, pois sem a preparação correta para a pelagem fica impossível conquistar a pontuação desejada. Exposições de beleza são muito rigorosas com relação a preparação da pelagem e a educação do concorrente, qualquer deslize resultará em perda de pontuação, mesmo que o exemplar seja em um conceito leigo, mais bonito do que os outros concorrentes. Portanto é imprescindível estar bem preparado e bem treinado.

Como faço para levar meu cachorro em uma exposição de beleza?

Como faço para levar meu cachorro em uma exposição de beleza?

Se seu cachorrinho tem uma pelagem clara, por exemplo, também é extremamente importante que ela esteja impecável e sem manchas, todo detalhe conta em uma exposição de beleza canina. Antes de aventurar-se em um evento como estes é muito importante que você compreenda como ele funciona, o que o juiz espera dos animais, quem são os handlers (grandes estrelas coadjuvantes dos cachorros neste cenário), por que eles são importantes, como deve ser feita a apresentação e a preparação de cada raça individualmente para este momento.

Muitos cachorros simplesmente adoram participar de exposições de beleza, no entanto para outros cães não é uma coisa exatamente agradável. É um ambiente em que cada um está concentrado em sua própria participação, envolvido com cada detalhe como a pelagem, a sincronia entre apresentador e cachorro, no caso de criadores, as preocupações são bastante profissionais e matemáticas. Muitos criadores levam mais de um cachorro, as vezes 10 ou até mais. Imagine a cabeça desta pessoa no momento da exposição. As vezes os animais são de diversas raças diferentes e as pistas podem estar acontecendo de forma simultânea. Quem já conviveu entre criadores, handlers, juízes e proprietários em uma exposição de beleza sabe exatamente que é muito complicado manter o foco. São pessoas indo e vindo com seus cachorros, auto falantes anunciando as pistas que acontecem ao mesmo tempo, pessoas e cães aguardando o julgamento na pré pista, enquanto proprietários, handlers e criadores saem do julgamento com seus animais, já começam a ser julgados outros cães em uma nova classe e assim segue a exposição, em uma dinâmica agitada.

Como faço para levar meu cachorro em uma exposição de beleza?

Como faço para levar meu cachorro em uma exposição de beleza?

Se você pretende participar de um evento como estes, é realmente importante apresentar a exposição para seu peludo de uma forma positiva, com um espaço de descanso, com água fresca, comida, precisa tentar transformar a exposição de beleza em um passeio que envolve a companhia mútua de vocês, caso contrário, a exposição de beleza para cães, pode se tornar um pesadelo para um cachorro que caia de paraquedas neste circuito frenético do Dog Show.

Qual é o objetivo de uma exposição de beleza para cachorros?

Como faço para levar meu cachorro em uma exposição de beleza?

Como faço para levar meu cachorro em uma exposição de beleza?

O objetivo de uma exposição de beleza para cães é qualificar, classificar e selecionar exemplares que tenham potencial para aprimorar a criação de cães. Valorizando os cães que esteticamente estejam de acordo com o padrão estabelecido para cada raça.

Como é feito os julgamento do cachorro em uma exposição de beleza?

Geralmente há três exposições em que três juízes diferentes irão avaliar as raças. As raças são apresentadas em uma pista e avaliadas pelo juiz responsável. Uma mostra de cães, pode ter entre duas e quatro exposições diferentes acontecendo simultaneamente.

Os cães são julgados por raça, primeiramente as fêmeas e depois os machos de cada classe, que são divisões para a participação dos cães. As classes são definidas por idade, para cães jovens:

Como faço para levar meu cachorro em uma exposição de beleza?

Como faço para levar meu cachorro em uma exposição de beleza?

  • De 4 à 6 meses – Classe Inicial
  • De 6 e 1 dia à 9 meses – Classe Filhote
  • De 9 e 1 dia à 15 meses – Classe Jovem

 

Acima de 15 meses conforme os títulos conquistados:

Como faço para levar meu cachorro em uma exposição de beleza?

Como faço para levar meu cachorro em uma exposição de beleza?

  • Classe Aberta – cães que ainda não obtiveram título de CAMPEÃO
  • Classe Campeonato – cães com título de CAMPEÃO, concorrem para fechar o título de GRANDE CAMPEÃO.
  • Classe Grande Campeonato – cães que já possuem o título de GRANDE CAMPEÃO.

 

Em todas as classes são selecionados a melhor fêmea e o melhor macho e depois os dois disputam qual será o melhor da classe.

Como faço para levar meu cachorro em uma exposição de beleza?

Como faço para levar meu cachorro em uma exposição de beleza?

  • O vencedor da classe inicial disputará posteriormente o Grupo Inicial;
  • O vencedor da classe filhote disputará posteriormente o Grupo de Filhote;
  • O vencedor da classe jovem disputará posteriormente o Grupo Jovem.

 

Ainda, o vencedor da classe Jovem disputará com os vencedores das demais classes (aberta, campeonato, grande campeonato), a condição de melhor da raça.

Como faço para levar meu cachorro em uma exposição de beleza?

Como faço para levar meu cachorro em uma exposição de beleza?

O melhor da raça disputará posteriormente com os demais melhores de outras raças pertencentes ao mesmo grupo, a condição de vencedor do grupo. Existem 11 divisões de grupos:

 

 

Os vencedores de raça, agora vão disputar os melhores dos grupos sendo que um a um entram novamente em pista os vencedores das raças pertencentes ao primeiro grupo. Entre esses cães, são eleitos os quatro melhores do grupo 1. Em seguida entram os vencedores do grupo 2 e, com o mesmo procedimento, são selecionados os quatro melhores do grupo 2 e assim por diante até o grupo 11.

Como faço para levar meu cachorro em uma exposição de beleza?

Como faço para levar meu cachorro em uma exposição de beleza?

Julgamento Final da Exposição

Os vencedores de grupo, disputarão agora o título de Melhor da Exposição sendo que um a um entram novamente em pista os vencedores dos grupos. Desses cães são selecionados os cinco Melhores da Exposição começando pelo Melhor da Exposição (Best-in-Show). Após entrar o reserva do vencedor o Árbitro o examina e, em seguida, seleciona o Segundo Melhor da Exposição. Com o mesmo procedimento é selecionado o terceiro colocado e assim por diante.

As exposições podem ser Nacionais, Panamericanas e Internacionais. Os melhores de cada raça, macho e fêmea podem ainda receber CACPAB (Exposições Panamericanas) e CACIB (Exposição Internacional).

O que se julga em um cão de exposição?

Como faço para levar meu cachorro em uma exposição de beleza?

Como faço para levar meu cachorro em uma exposição de beleza?

As características específicas de cada raça são descritas por um texto que recebe a denominação de Padrão da Raça.

Os padrões oficiais das raças são elaborados pelas sociedades de criadores. Numa Exposição, o árbitro julga os exemplares segundo um roteiro de quesitos, de acordo com esses padrões de raça.

Exame Preliminar:

  • Faltas desqualificantes
  • Caráter e temperamento
  • Aparência geral
  • Cabeça
  • Linha superior
  • Linha inferior
  • Membros anteriores
  • Membros posteriores
  • Cauda
  • Apresentação

Exposição de beleza para cães – Considerações finais

Muitas vezes as exposições de beleza, também chamadas de mostras caninas ou ainda Dog Show, contam com eventos paralelos com por exemplo as competições de agility e exposições organizadas pelos clubes especializados de cada raça. São conhecidas como exposições especializadas, onde concorrem apenas cães de uma determinada raça.

Importante: Certifique-se que seu cachorro está bem de saúde antes de sair de casa para uma mostra de cães e não hesite em desistir deste passeio se tudo não estiver perfeitamente bem. Não esqueça de utilizar pipetas de fipronil para evitar carrapatos e pulgas, estes ambientes concentram uma grande quantidade de animais, que podem inclusive estar com pulgas ou carrapatos. É muito importante que ele esteja muito bem disposto e tranquilo. Nunca é demais repetir que a vacinação de seu cachorro deve estar em dia. Não esqueça que seu peludo é o centro das atenções deste dia e precisa ser tratado com muito carinho. A exposição é uma brincadeira para o cachorro, por isso nunca mostre decepção caso ele não conquiste uma colocação. Nunca esqueça de elogiar seu cachorro a cada movimento, ele está lá por você, para fazer companhia a você e o ideal é que este seja um momento de interatividade positiva com seu pet e sua família.

A exposição de beleza para cães, entre os criadores, tem a função de saber como anda o seu plantel, para proprietários a satisfação de ter o seu amigão com títulos, e para quem vai assistir, serve para conhecer a variedade de raças existentes e suas características específicas.

Saiba + Sobre exposição de beleza

The Westminster Kennel Club – Site de um dos maiores clubes de cães do mundo – texto em Inglês

Saiba + sobre seu cachorro

Raças de Cachorros

Raças de cachorros pequenos

Raças de cachorros médios

Raças de cachorros grandes

Tudo sobre comportamento canino

Comportamento dos cães

Proibição do corte de cauda em cachorros

As 10 raças mais caras de cachorro

Tudo sobre adestramento canino

Linguagem Corporal Canina – Parte 1 – Rosto e Olhos

Linguagem corporal canina – Parte 2 – Boca

Orelhas e Pelagem – Linguagem corporal canina – Parte 3

A cauda – Linguagem corporal canina – Parte 4

Postura corporal – Linguagem corporal canina – Parte 5

Linguagem Corporal Canina – Parte 6 – O Cachorro

Comprar filhotes irmãos de ninhada ou de idades semelhantes

Como comprar um cachorro de raça? 

Você está preparado para ter um cachorro?

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

Sou apaixonada por cachorro, não consigo imaginar minha vida sem eles. É muito bom poder falar sobre nossos amigos peludos aqui, crio Kuvasz e Norfolk Terrier, e será muito prazeroso dividir aqui nossas experiências.

Ver artigos de Li Kuvasz