Alimentação
agosto 15, 2014 postado por Blog do Cachorro


Como o kefir pode ajudar seu cão?

Como o kefir salvou a vida de um cão

Lendo sobre kefir de leite na alimentação canina na internet, me deparei com a história um cachorro que mora nos Estado Unidos que me impressionou bastante. O artigo contava o caso de Christian, um cão que sofria de um quadro gastro intestinal muito severo. Christian estava evacuando sangue, e vomitando o tempo todo. Os proprietários o levaram ao veterinário fizeram exames, mas não conseguiram fechar o quadro. Christian foi medicado com três medicamentos diferentes, que ajudaram parcialmente, mas o cão tinha que receber uma dieta rigorosa a base de frango e arroz. Se desviasse desta dieta, tanto a diarreia com sangue quanto o vomito voltariam. Durante sete meses Christian viveu sob esta tortura, sem que os veterinários pudessem compreender o que estava acontecendo com ele. Até que um certo dia, a proprietária de Christian conheceu o kefir de leite e começou a oferecer diariamente vitaminas com kefir para sua família. Em um dado momento, ela pensou, se o kefir é tão bom para minha família será que ele também não poderia ser benéfico para meu cachorro?

Kefir de leite na alimentação dos cachorros

Kefir de leite na alimentação dos cachorros

Imediatamente, ela misturou um pouco de kefir na comida de Christian e suspendeu a medicação. Após três dias sem medicação e oferecendo kefir de leite todos os dias, o sangue nas fezes  e a dor de estômago sumiram. Desde então Christian toma todos os dias uma xícara de kefir e pode comer qualquer coisa. Hoje, Christian é um cãozinho normal e muito feliz, e sempre que vê sua dona fazendo as vitaminas de Kefir de leite, fica andando atrás dela implorando para ganhar mais kefir de leite. Christian foi salvo pelo kefir de leite em apenas três dias, após meses de uma vida cheia de dor e desespero de seus donos.

O kefir pode ser utilizado na alimentação de cães com infeções fúngicas

Hoje a leitora Elisangela Veiga Dos Santos, fez um comentário no artigo sobre tratamentos caseiros para fungos em cachorros, perguntado sobre qual seria o iogurte indicado para tratar infecções fúngicas. Neste artigo, indico que você pode utilizar iogurtes funcionais na alimentação de seu peludo, com o intuito de melhorar a imunidade de seu cão. Prometi escrever em breve um artigo sobre o kefir de leite. Muitos sites nos quais os autores são entusiastas de uma alimentação natural para nossos cães, sugerem que você introduza o iogurte e até mesmo o kefir na alimentação de seu cão a fim de complementar a alimentação de animais que são alimentados com ração industrializada.

Eu já utilizei kefir na alimentação de meus cães e realmente, os resultados são formidáveis. Já li a respeito de muitos cães com problemas gástricos que estabilizaram após o hábito regular de tomar kefir de leite diariamente.

Como o kefir atua no corpo do cachorro?

Kefir de leite na alimentação dos cachorros

Kefir de leite na alimentação dos cachorros

As principais funções do cólon são a absorção de água e sais minerais, e a formação e a eliminação de fezes. O cólon contém cerca de sessenta variedades de microflora, ou bactérias, para auxiliar a digestão, promover a produção de nutrientes vitais, para manter o equilíbrio do pH, e para prevenir o crescimento de bactérias nocivas.

Estas bactérias fornecem funções importantes, tais como a síntese de ácido fólico e valiosos nutrientes dos alimentos, incluindo vitaminas ‘K’ e porções do complexo ‘B’. Bacillus coli e acidophillus compreendem a maioria de bactérias saudáveis ​​no cólon, juntamente com muitos outros tipos contrastantes de bactérias em menor número.

O processo de digestão, a partir da ingestão de alimentos até a eliminação, normalmente leva entre 12 a 24 horas, assumindo que o cólon esteja totalmente funcional. Movimentos intestinais irregulares ou pouco frequentes podem permitir que os resíduos tóxicos, a partir dos subprodutos de alimentos não digeridos, permaneçam no cólon.

Por isso o organismo precisa dessas bactérias boas para ajudá-lo a realizar seu trabalho.

Mas afinal o que é kefir?

O kefir é um alimento rico em probiótico que pode ser comparado a um iogurte. Em Portugal o kefir também é conhecido como flor do iogurte.

O kefir também é um alimento fresco e acaba saindo muito barato, pois é cultivado por você. Além disso, é uma das melhores fontes de probióticos de alta qualidade, pois contêm mais cepas de bactérias e mais probióticos do que a maioria dos iogurtes funcionais disponíveis no mercado. O kefir normalmente contém 5 bilhões de bactérias benéficas.

O kefir é um alimento lácteo e cremoso, que é obtido a partir do leite de vaca ou cabra, também pode ser obtido através de cultura em outros tipos de leite como ovelhas, leite de coco, arroz ou soja. O Kefir é uma das mais antigas formas de leite fermentado. Embora seja semelhante ao iogurte, o kefir oferece ainda mais benefícios para a saúde do que um iogurte tradicional.

Como surgiu o Kefir?

O uso de Kefir remonta cerca de 2000 anos. Ele foi desenvolvido por pastores nas montanhas do Cáucaso. Os pastores carregavam leite fresco em bolsas de couro. Em um dado momento, o leite fermentou em grãos, o que resultou em uma bebida efervescente. Os grãos foram considerados preciosos. Após a descoberta, o povo da montanha aprendeu como fazer a cultura do kefir, misturando os grãos de kefir com leite fresco e cru. Eles deixavam o leite em sacos de couro de cabra para fermentar e assim adquiriram os grãos.

Quais são os ingredientes ativos do Kefir

Resultado de leite fermentado, formam-se pequenos grãos que se parecem com pequenas floretes de couve-flor. Os grãos de kefir são constituídos por caseína e colônias gelatinosas de bactérias benéficas, é um alimento predominantemente lácteo fermentado pelas leveduras Torula kefir e Saccharomyces kefir conjuntamente com as bactérias Lactobacillus caucasium e Streptococcus lactis. Além disso, os núcleos incluem algumas leveduras. Kefir é o único produto a base de leite fermentado que tem mais de três tipos de mico-organismos benéficos, e normalmente uma média de cerca de 10 espécies de bactérias.

Quais são os benefícios de oferecer do Kefir ao meu cachorro?

Kefir de leite na alimentação dos cachorros

Kefir de leite na alimentação dos cachorros

Como já falamos anteriormente, normalmente, uma colher de sopa de kefir contém 5 bilhões de bactérias benéficas. Sendo assim, uma fonte rica e concentrada de bactérias benéficas ao organismo. Os probióticos encontrados no kefir contribuem para a saúde de uma forma variada e ampla.

 

  • Contém tyrptophan, e aminoácidos essenciais;
  • O kefir, contém uma quantidade substancial de vitaminas do complexo B, cálcio, vitamina A, vitamina D, magnésio, fósforo;
  • Ajuda a evitar doenças;
  • É de fácil digestão;
  • É excelente para estimular o sistema imune;
  • Funciona como um antibiótico natural e possui propriedades anti-fúngicas;
  • Promove ações anti-cancerígenas e anti-tumorais no organismo;
  • Promove o aceleramento de cicatrizações de feridas;
  • Promove a redução dos efeitos da intolerância a lactose;
  • Promove efeito antioxidante;
  • Tem propriedades antimicrobianas;
  • Promove a diminuição do colesterol sérico;
  • Auxilia no tratamento de síndromes de imunodeficiência;
  •  Incrementa o valor biológico das proteínas do leite;
  •  Restabelece e equilibra a microbiota intestinal e pode ser utilizado também em cães que apresentam diarreia;

O que não devo fazer ao introduzir Kefir na alimentação de meu cachorro?

Açúcar e adoçantes artificiais não são bons para cães, portanto ofereça ao seu peludo apenas o kefir natural, eles adoram e só irá trazer benefícios ao seu peludo. Apesar de gostarem muito do sabor do kefir, não ofereça este alimento em excesso. Para cães pequenininhos, uma colher de sopa, talvez já seja a dose suficiente para que ele desfrute dos benefícios deste alimento. Já cães maiores, podem se beneficiar das maravilhas do kefir, tomando até uma xícara por dia.

Como devo introduzir Kefir na dieta de meu cachorro?

Kefir de leite na alimentação dos cachorros

Kefir de leite na alimentação dos cachorros

Como acontece com qualquer novo alimento que você deseja introduzir na dieta de seu cachorro, inicie lentamente a administração deste alimento. O probiótico de kefir é altamente concentrado e é importante que você inicie a administração com bastante cautela para que o seu organismo se ajuste a ele. Durante os primeiros dias, fracione a dosagem indicada para o tamanho de seu cachorro pela metade. Isso irá evitar problemas gastrointestinais enquanto o corpo de seu cão se ajusta ao aumento da quantidade de probiótico. Sugiro que você aumente a dosagem diária, até chegar na quantidade ideal recomendada, em dois ou três dias, mas se desejar pode fazer esta adição de maneira ainda mais gradativa. Se seu cachorro tiver uma reação negativa ao kefir, suspenda imediatamente. Todos os meus cães que se alimentaram com kefir, diariamente nunca tiveram uma reação negativa ( e aqui cabe um parênteses para explicar que devo ter oferecido para algo entre 18 e 22 cães simultaneamente).

A capacidade de imuno-modulação, que resulta através da ingestão oral de kefir, já foi descrita em alguns estudos. O consumo de kefir não apenas afeta de maneira positiva a digestão mas também influencia no metabolismo e na função imune.

Por isso a adição de kefir na dieta de cães saudáveis é amplamente recomendada, mas principalmente em casos de cachorros que apresentam estômago sensível, intolerância a lactose, infecção por fungos, distúrbios digestivos, intestino preso, inflamação intestinal, gastrite, e outros problemas alérgicos, podem se beneficiar amplamente ao alimentarem-se com kefir de leite. Também é muito interessante utilizar kefir como preventivo de tumores em animais mais velhinhos. E se você quiser apenas mimar seu cão e ainda assim, melhorar seu sistema imunológico, não deixe de oferecer kefir para seu cão todos os dias, certamente ele irá adorar.

Como faço para conseguir kefir para meu cachorro?

Busque na internet “Doadores de kefir de leite”, em sua região. O kefir não é um alimento comercializado tradicionalmente e por ter uma grande procura, são doados de mão em mão em pequenas quantidades, da mesma forma que é feito a milhares de anos.

Saiba + Sobre Kefir

O que é?

Saiba + Tudo sobre cachorros

Como aumentar a imunidade do meu cachorro?

Fungos em cachorro – Tratamentos caseiros

Gastroenterite canina – Causas, sintomas e tratamento

Otite canina – sintomas, causas, diagnóstico, tratamento

Sarna demodécica – sarna negra (demodecicose)

Dermatite por lambedura, sintomas, diagnóstico e tratamento

Cogumelos – Cães podem comer cogumelos?

Rinite canina – O que você precisa saber?

Dicas caseiras para tratar seu cachorro

Meu cachorro não quer comer

Queda de pelo e coceira em cachorros é normal?

Vermífugo – Quando dar vermífugo para meu cachorro?

Os perigos da ração industrializada para cachorros

Os perigos da suplementação alimentar para cachorros

Quantas vezes devo alimentar meu cachorro?

Receitas para cachorro doente

Tumor de mama em cadelas – Câncer em cadelas

Comidas que cachorro não pode comer

Estamos vacinando em excesso nossos cães?

Receita de comida caseira para cachorro

Cachorro pode comer chocolate?

Idade cachorro x Idade humana – Calcule a idade do seu cachorro

Devo dar cálcio para o meu cachorro?

Cachorros podem comer pasta de amendoim?

Primeiros Socorros para cachorro – Basi-cão

Cachorro pode comer feijão cozido?

A Medicina Veterinária nos dias de hoje

Cortar as unhas – Como e quando cortar as unhas dos cachorros

Cachorros são capazes de amar?

Balancear uma dieta a base de ração industrializada

Meu cachorro pode dormir na cama comigo?

Como cuidar de uma cadela no cio

O cachorro sente as mesmas coisas que você

Prisão de ventre – Constipação intestinal em cachorro

Cachorros podem comer arroz?

Cachorros podem beber leite?

Estômago sensível – Seu cão tem problema de estômago?

Meu cachorro lambe tudo, isso é normal?

Cachorros podem comer morangos?

Cachorros podem comer ração para gatos?

Porque os cachorros cavam?

Pseudociese ou gravidez psicológica

 

 



Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro