Adestramento
dezembro 31, 2014 postado por Blog do Cachorro


Como fazer um cachorro feliz respeitando sua natureza

Como fazer com que um cão seja feliz conhecendo as quatro características psicológicas básicas que impulsionam o comportamento inato dos cachorros.

É importante que um cachorro possa ter atividades que visem satisfazer suas necessidades psíquicas para que possam se manter saudáveis. Veja logo abaixo quatro pontos importantes  que são a chave para que qualquer cachorro seja realmente feliz.

Como fazer um cachorro feliz respeitando sua natureza?

Como fazer um cachorro feliz respeitando sua natureza

Como fazer um cachorro feliz respeitando sua natureza

Muitas pessoas pensam que os animais só precisam de um canil e uma panelinha com água e outra com comida para serem felizes. Mas o bem-estar físico e satisfação das necessidades do corpo por si só não são suficientes para garantir a felicidade dos nossos amigos de quatro patas.

Os cachorros não são muito diferentes de crianças pequenas e são capazes de expressar interesses, tendências e personalidades.

Em outras palavras, devemos também garantir-lhes o bem-estar mental. Já é algo comprovado por pesquisadores que todos os seres vivos têm um sistema nervoso complexo, possuem emoções, sentimentos e necessidades que fazem parte da complexidade de cada indivíduo. Também é algo comprovado por cientistas que até os animais, de fato, tem uma inteligência muito viva e que, como o nós, precisam ser constantemente estimulados e recompensados através de relações positivas com os outros e com o meio ambiente.

Podemos dizer de forma simplificada que o princípio da felicidade é algo que vem de dentro, ou seja, a partir das necessidades psicológicas internas. No entanto, a única forma de atingir este estágio é descobrindo o caminho necessário para satisfazer estas necessidades inerentes de cada indivíduo. É assim com as pessoas e também é assim com os os animais.

Cada animal tem diferentes mecanismos mentais e tendências psicológicas e, portanto, é levado a se interessar por diferentes objetos ou implementar comportamentos específicos que variam de espécie para espécie.

Conhecer as características psicológicas e mecanismos mentais específicos que orientam as ações dos nossos animais é, portanto, essencial para assegurar-lhe também o bem-estar mental, que certamente irá determinar a diferença entre felicidade e infelicidade de seu pet.

Você deve estar se perguntando portanto, afinal, quais são as quatro características psicológicas que impulsionam o comportamento básico dos cachorros. Vejamos abaixo quais são:

Tendência colaborativa

  • Tendência colaborativa, é o desejo de fazer algo em conjunto com os membros de sua família, você pode ter plena convicção de que um cachorro está feliz quando sente que pode ajudar e participar de suas ocupações.

Interesse social

  • Interatividade social é caracterizada pelo desejo de conhecer outras pessoas e fazer parte de um núcleo social que pode englobar tanto a convivência com outros animais de sua mesma espécie, quanto animais de espécies diferentes e também a convivência com pessoas de fora de sua família.

Personalidade investigativa

  • O que motiva a necessidade básica que os cães têm de fazer longas caminhadas, derivou-se de seus ancestrais diretos, os lobos. A milhares de anos, os lobos necessitavam fazer longas caminhadas migratórias para garantir a preservação da espécie e também para caçar. Para os cães, este comportamento continua fazendo parte de sua natureza. É uma motivação psíquica que se manifesta pela necessidade de fazer longas caminhadas e explorar novos ambientes, seguindo as trilhas odoríferas, observando a mudança de cenários, objetos e sons.

Tendência competitiva

  • A propensão competitivo dos cachorros, é a característica psicológica que lhe impulsionam vivenciar cada atividade, cada brincadeira como se fosse uma disputa.
Como fazer um cachorro feliz respeitando sua natureza

Como fazer um cachorro feliz respeitando sua natureza

 

Uma vez que você consiga compreender estes aspectos particulares da psicologia canina não será nada difícil fazer um cachorro feliz.

Certamente você pode e deve se preocupar com muitos outros aspectos como alimentação, higiene e saúde, para que seu cachorro esteja sempre confortável e saudável. O que estamos falando aqui é apenas uma forma simples de compreender o que motiva psicologicamente seu amigo de quatro patas.

Para fazer um cachorro feliz respeitando sua natureza, basta compreender suas necessidades primitivas e se comprometer, através de atividades que sejam capazes de satisfazer suas necessidades psíquicas a fim de satisfazê-las. E caso eventualmente não seja possível encontrar uma alternativa viável de satisfazer suas necessidades, tentar supri-las através de brincadeiras o que, mais do que qualquer outra coisa, pode ser capaz de reproduzir, metaforicamente falando, alguns comportamentos que os cachorros demonstram na natureza.

Veja alguns exemplos de como fazer um cachorro feliz respeitando sua natureza

Não chame a atenção de seu cachorro caso perceba que ele está fazendo alguma coisa que para ele seja coerente e esteja relacionada com a sua e sua segurança. Cães protegem àqueles que amam e ele se sente importante protegendo você e sua família. Tente desviar a atenção de seu cachorro de outra maneira, mas evite corrigir este comportamento.

Já falamos muito sobre as caminhadas aqui no Blog do Cachorro, elas são realmente a chave para um cachorro equilibrado. Procure reservar ao menos alguns dias da semana para fazer caminhadas mais longas. Saídas para fazer as necessidades são importantes, mas seu cachorro realmente necessita de longas caminhadas para satisfazer suas necessidades relativas à sua espécie. Procure visitar um amigo, marcar um encontro no parque com alguém que também tenha um animal. Você estará satisfazendo mais de uma necessidade de seu cachorro envolvendo ele em uma atividade como esta.

Brinque com seu cachorro, faça ele se sentir desafiado na brincadeira, tente concorrer com ele para provocar maior interesse para que ele tente ganhar de você. Cães ficam felizes e a grande maioria de suas brincadeiras envolve competição.

Saiba + Como fazer um cachorro feliz

Por que passear de coleira com meu cachorro?

5 maneiras de demonstrar amor ao seu cão

Calor – Cuidados com os cachorros no verão

De quanto em quanto tempo devo dar banho no meu cachorro?

Meu cachorro pode dormir na cama comigo?

Adestramento de cães – Adestre você mesmo seu pet

10 Maneiras de manter seu cachorro sem carrapatos

Casinha de cachorro com paletes de madeira

10 Receitas para cachorro

Como seu cachorro pensa?

Apresentando o segundo cachorro ao seu pet

Porque cachorros choramingam

Por que cachorros comem terra?

Cachorros sentem ciúmes?

Comprar filhotes irmãos de ninhada ou de idades semelhantes

Cachorros são capazes de amar?

A incrível inteligência canina

Cachorros leem pensamentos?

Como os cachorros enxergam?

O cachorro sente as mesmas coisas que você

Como os cães sabem que estamos falando com eles?

Por que cachorros comem grama?

Superproteção do Cão – Por que não?

Hipertermia em cães

Sol para cachorro prós e contras

Saiba + Sobre os cachorros

Cachorros

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro