Adestramento
fevereiro 19, 2015 postado por Blog do Cachorro


Como fazer amizade com um cachorro desconhecido

Os cães são muito diferentes entre si, não apenas fisicamente mas também em relação ao temperamento. E para que você possa iniciar uma amizade com um cão estranho é necessário conhecer algumas regras básicas de comunicação para evitar erros que podem ser perigosos.

Se você ainda é novato na criação de cães e está tentando fazer amizade com um cachorro estranho, procure iniciar este contato com cautela, afinal os cães podem apresentar um temperamento bem diferente um do outro, e em casos assim, todo cuidado é pouco. Mesmo que o cão não seja agressivo, é sempre recomendável que você se aproxime pela primeira vez com cautela, e procurando obedecer algumas regras básicas que podem fazer toda a diferença.

Como fazer amizade com um cachorro desconhecido

Como fazer amizade com um cachorro desconhecido

Essas regras de convivência podem ajudar muito nos primeiros contatos, além de garantirem que você construa um relacionamento duradouro, sem medo e nem desconfiança. O ser humano é um ser bastante sociável, e sempre que queremos demonstrar afetividade, costumamos fazê-lo através de olhares e contato físico, como beijos e abraços. Esses gestos nem sempre são percebidos pelos cães da mesma forma, e podem até mesmo ser interpretados como agressivos. Até mesmo acariciar a cabeça de um cão que você não conhece, pode passar a ideia errada. Para que possamos nos aproximar é preciso que saibamos as regras mais importantes sobre como fazer amizade com um cachorro desconhecido para evitarmos possíveis erros e interpretações equivocadas.

Como fazer amizade com um cachorro desconhecido

Como fazer amizade com um cachorro desconhecido

Como fazer amizade com um cachorro desconhecido

Podemos listar de maneira resumida, 5 dicas básicas que podem ajudar a  não cometer esses erros. Assim, você vai estra pronto para iniciar uma bela e duradoura amizade.

  1.  Como fazer amizade com um cachorro desconhecido – Não encare.

    Essa é provavelmente uma das mais importantes regras ao tentar contato com um cão pela primeira vez. A nossa regra de boa educação “olhe para a pessoa quando estiver falando com ela” não funciona da mesma maneira com os cães. Entre eles, este é um gesto de desafio, portanto é importante evitar o contato visual prolongado ao tentar as primeiras aproximações. Uma boa ideia para diminuir a tensão, é direcionar o seu olhar para longe. Parar de prestar atenção no cão e direcionar o seu olhar para longe, pode ajudar a dispersar a tensão que possa haver entre vocês. Quando ele estiver mais relaxado, deixo-se cheirar as costas da sua mão.

  2. Como fazer amizade com um cachorro desconhecido – Não bata na cabeça dele.

    Apesar de ser uma das primeiras coisas que pensamos para demonstrar carinho, esse é considerado um gesto agressivo por muitos cães. Uma boa afagada atrás das orelhas ou no peito será muito mais eficaz em casos como este.

  3. Como fazer amizade com um cachorro desconhecido – Nunca abrace um cão
    desconhecido.

    Enquanto o ser humano demonstra carinho e afeição quando abraça outra pessoa, na linguagem canina um abraço pode significar algo como “eu sou superior a você”, o que vai soar como um gesto bem ameaçador. Por isso, nunca abrace um cão desconhecido, ou prepare-se para ser retribuído com um rosnado ou até mesmo uma mordida.

  4. Como fazer amizade com um cachorro desconhecido – Aproxime-se lateralmente.

    Um estranho caminhando em direção a frente do cão pode parecer ameaçador, ou no mínimo deixá-lo desconfortável e apreensivo. Os cães com melhor socialização estão acostumados a esse tipo de investida, mas se você não conhece o animal em questão, o melhor mesmo é ter um pouco de tato e se aproximar aos poucos, de lado.

  5. Como fazer amizade com um cachorro desconhecido – Mantenha-se na mesma altura.

    Os cães tendem a identificar como ameaça as pessoas estranhas, especialmente se elas se colocam acima deles. Uma das dicas mais importantes para se aproximar de um cão pela primeira vez, é agachar levemente, permanecendo na mesma altura do cachorro. Na linguagem canina, isso é um gesto bastante amistoso, e demonstra que você não está tentando dominá-lo.

 

Saiba + Sobre como fazer amizade com um cachorro desconhecido

Como seu cachorro pensa?

Como seu cachorro pensa?

Como seu cachorro pensa? – O mundo através dos olhos de seu cão Muitos de nós, proprietários apaixonados de cães, em algum momento de nossas vidas nos questionamos sobre como…

Comportamento compulsivo em cães

Comportamento compulsivo em cães

Comportamento compulsivo em cães – Pode ser derivado de fatores psicológicos, ambientais, alérgenos, parasitários, etc. A palavra compulsivo, descreve um desejo involuntário de fazer alguma coisa. Quando um cão apresenta…

Seu cachorro te respeita?

Seu cachorro te respeita?

COMO SABER SE SEU CACHORRO TE RESPEITA? APRENDA COMO FAZER SEU CACHORRO RESPEITAR VOCÊ Muita gente me pergunta sobre problemas de comportamento com seus cachorros. É natural que as pessoas que…

Aprenda detectar sinas de doença no seu cão fazendo anamnese

Aprenda detectar sinas de doença no seu cão fazendo anamnese

Veja como detectar sinas de doença no seu cachorro e aprenda também como se faz anamnese em cães Você sabe identificar quando o seu cachorro não esta bem de saúde?…

Cachorros diferentes, necessidades diferentes

Cachorros diferentes, necessidades diferentes

Quando pensamos em adquirir um novo mascote para levar para casa, muitas vezes deixamos passar despercebidas algumas das questões mais importantes para evitar problemas futuros. Os cães são muito diferentes…

Saiba + Tudo sobre cachorros

Medo e agressividade em cães

Como jogar cabo-de-guerra com seu cachorro

Comportamento Canino

Meu cachorro lambe tudo, isso é normal?

Adestramento de cães – Adestre você mesmo seu pet

Por que cachorro uiva?

Por que passear de coleira com meu cachorro?

Identificando sinais de ansiedade em cães

Cachorro macho ou fêmea? Como escolher um filhote?

Superproteção do Cão – Por que não?

Postura corporal – Linguagem corporal canina – Parte 5

Linguagem Corporal Canina – Parte 6 – O Cachorro

O cachorro sente as mesmas coisas que você

Por que cachorros comem grama?

Por que cachorros comem terra?

Saiba + Sobre Cachorros

Cachorros

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro