Comportamento
abril 7, 2013 postado por Li Kuvasz


Como evitar briga de cachorros?

Não existe nenhuma fórmula mágica para evitar briga de cachorros, se existisse, eu também queria!

Como evitar briga de cachorros? – Quando você tem 2 ou mais cachorros em sua casa, pode ser que em algum momento, você venha a presenciar brigas, entre machos é mais comum, mas as brigas entre fêmeas também podem acontecer, já entre sexos opostos é muito difícil. Quando acontecem? Com cachorros da mesma idade – pode acontecer dos 6 aos 9 meses quando se atinge a maturidade sexual ou dos 18 aos 24 meses, nesta fase atingem a maturidade social.

Como evitar briga de cachorros? – Geralmente cachorros que sempre foram amigos, criados juntos, pareciam inseparáveis, num determinado dia, para você, aparentemente sem motivo algum, começam a brigar. Na verdade o motivo é a luta pela liderança, quando são da mesma idade a briga é para liderar, enquanto um deles não se submeter, haverá brigas.

Como evitar briga de cachorros?

Como evitar briga de cachorros?

Como evitar briga de cachorros? – Em cachorros com idades diferentes, a briga ocorre quando o mais novo percebe que o líder, na maioria das vezes o mais velho, esta ficando para trás, alguns dos sinais que nos ajudam a perceber é que o cão líder, sempre tomará a dianteira, passará pelas portas primeiro, beberá água primeiro, ficará mais perto da poltrona do dono, andará sempre ereto, etc.

Como manter o convívio pacificamente? Como evitar briga de cachorros?

Como evitar briga de cachorros? – Em primeiro lugar, mostre que o líder é você, não dando espaço para que eles exerçam a liderança.

Respeite a hierarquia formada entre eles, procure sempre privilegiar o cão que está na posição mais alta da hierarquia. Ofereça primeiramente a ele os petiscos, os brinquedos e a comida, e só depois aos demais. Geralmente, o cão líder é o mais facilmente identificável. Repare que normalmente as brigas acontecem na sua presença, pois geralmente são provocadas por ciúmes, então evite provocar ciúmes.

Como evitar briga de cachorros? – Não faça muito alarde para pequenos conflitos.

Alimente cada cachorro separadamente, se não tiver jeito, permaneça com os cachorros enquanto comem para evitar que o mais dominante se apodere da ração do submisso. Retire as vasilhas assim que terminarem de comer. Não dê petiscos, brinquedos e objetos que os façam brigar, somente se estiverem separados. A castração também minimiza os problemas.

Como evitar briga de cachorros? – Ensine os principais comandos básicos de obediência, como senta, deita, vemfica, ajudará a controlá-los melhor.

Não deixe-os juntos confinados em lugar pequeno com brinquedos e comida.

Mas se a briga acontecer mostre que você é o líder, e eles tem que acatar as suas ordens, mas para evitar que se machuquem, caso não consiga impedir, é importante ter a mão extintor, bombinhas, água ou algo que faça-os separar, não tente usar as próprias mãos, pois no tumulto, um eles pode mordê-lo no meio da confusão.

Aqui no blog do Cachorro, você encontra um artigo super completo sobre conflitos comuns entre cães de idades semelhantes. Certamente esta será uma leitura muito interessante para pessoas que estão tentando evitar briga de cachorros. Leia o artigo clicando aqui.

Saiba + Sobre como evitar brigas de cachorros

Ricardo Tamborini especialista em comportamento canino

Saiba + Sobre raças de cães

Conheça raças ideais para companhia

Saiba + Tudo sobre cachorros

Comprar filhotes irmãos de ninhada ou de idades semelhantes

Síndrome da Ansiedade de Separação (SAS) em cães

Por que cachorros comem grama?

Conjuntivite em cães – Saiba como tratar seu cachorro

Conheça as raça de cães mais populares

Tudo sobre cuidados e saúde dos cachorros

Por que os cachorros comem terra?

Eca… Meu cachorro comeu cocô

Gastroenterite canina – Causas, sintomas e tratamento

Cachorro pode comer chocolate?

Pão – Cachorro pode comer pão?

Estômago sensível – Seu cão tem problema de estômago?

Dicas caseiras para tratar seu cachorro

Cachorro não pode comer – Alimentos que fazem mal para os cachorros

Cachorros cavam – Mas porque os cachorros cavam?

Quantas vezes devo alimentar meu cachorro?

Meu cachorro dá trabalho para comer

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

Sou apaixonada por cachorro, não consigo imaginar minha vida sem eles. É muito bom poder falar sobre nossos amigos peludos aqui, crio Kuvasz e Norfolk Terrier, e será muito prazeroso dividir aqui nossas experiências.

Ver artigos de Li Kuvasz