Filhote
março 19, 2015 postado por Blog do Cachorro


Como escolher a escova certa para o meu cachorro

A escolha da escova ou pente é o primeiro passo para manter a pelagem do seu cachorro bonita e saudável. Seja uma escovação básica feita em casa, ou um trabalho feito por profissionais em pet-shops, a escolha do material adequado é muito importante para se obter um resultado melhor no tratamento da pelagem dos cães, e pode fazer toda a diferença no resultado final.

Escovas para pelos de cachorro – Como escolher a escova certa para o meu cachorro?

Você sabe como escolher o tipo certo de escova para cachorros? Aprenda como escolher a escova certa para certa tipo de cachorro.

A diferença entre os pentes e escovas para cães existentes no mercado é grande, e o uso do tipo incorreto, pode prejudicar o resultado esperado e até machucar o cachorro desnecessariamente, afinal há diversos tipos de pelagem que requerem o uso de um material específico.

Como escolher a escova certa para cachorros

Como escolher a escova certa para o seu cachorro

Como escolher a escova certa para cachorros – Tipos de escovas e pentes para cada tipo de pelagem

Apesar de haver diversos tipos de pentes e escovas disponíveis nas lojas especializadas, de diferentes formas e tamanhos, podemos listar os quatro tipos mais importantes, que são aqueles mais utilizados para a maioria das situações.

Como escolher a escova certa

Escova de cerdas

Escova de cerdas – As escovas de cerdas podem ser utilizadas em qualquer tipo de pelagem, e podem variar de acordo com o comprimento e espaçamento entre as cerdas. Como regra geral para este tipo de escova, quanto mais longa for a pelagem, mais longas e espaçadas as cerdas devem ser. Este é o tipo de escova mais indicado para cachorros de pelagem mais curta e são muito úteis para remover os pelos soltos que ficam sobre a pelagem do animal.

Escova de pinos

Escova de pinos

Escova de pinos – Há alguns tipos diferentes de escovas de pinos. Algumas possuem os pinos metálicos, outras de nylon, e podem apresentar ou não uma ponta de borracha. Estas escovas são bem parecidas com as escovas de cabelo normais que usamos diariamente e são a escolha preferida entre os proprietários de cães com pelagem média ou longa. Como os pinos, em geral, bem espaçados entre si, este tipo de escova é a escolha certa para cães com pelagem de difícil escovação, como por exemplo os animais que apresentam uma pelagem lanosa ou encordoada. Outros tipos de escova podem se mostrar ineficientes para escovar cães com pelagens mais difíceis, de comprimento médio ou longo, enquanto as escovas de pinos dão conta do recado.

Rasqueadeiras

Rasqueadeiras

Rasqueadeiras – Este tipo de escova é utilizado para remoção de pelos soltos sobre a pelagem do animal, mas devem ser utilizadas com cautela. Em geral, as rasqueadeiras possuem “cerdas” metálicas, finas, com pouco espaço entre si, sem acabamento nas pontas. Este tipo de escova deve ser utilizada somente nos animais de pele mais resistente, e mesmo assim, com cuidado para não machucar. Animais de pele fina ou sensível não toleram o uso da rasqueadeira pois pode ser muito doloroso.

Como escolher a escova certa - pentes

Pente

Pentes – Os pentes de metal, borracha ou madeira são bastante úteis para massagear a pele do cão e para ajudar na remoção dos pelos mortos, especialmente nas raças de pelagem mais curta.

 

Veja abaixo os principais tipos de escovas e a forma adequada de utilização para os diferentes tipos de de pelagem.

Como escolher a escova certa – Tipos de escovas para cães e recomendação de uso

TIPO DE PELAGEM ESCOVAS RECOMENDADAS

Pelo curto e macio

(Labrador, dálmata, basset hound, etc.)

  • Escova de cerdas, preferencialmente de comprimento mais curto, e cerdas menos espaçadas entre si

Pelo curto e duro

(Terriers e raças de pelo duro)

  • Escova de cerdas duras, com cerdas menos espaçadas entre si
  • Raqueadeira

Pelo médio a longo

(Setter, Golden, Lhasa, etc.)

  • Escova de cerdas longas e macias, mais espaçadas entre si
  • Escova de pinos e uma rasqueadeira para remoção dos pelos mortos

Pelo duro com subpelo

(Collie, chow-chow, spitz, etc.)

  • Escova de cerdas longas e firmes, bem espaças entre si
  • Escova e pinos e uma rasquedadeira para remoção dos pelos mortos

Pelos finos e delicados

(Yorkshire, maltês, etc.)

  • Escova de pinos para escovação
  • Rasqueadeira macia para remoção dos pelos mortos

 

Como escolher a escova certa – Dicas de uma boa escovação para todos os tipos de pelagem

Para que seu cachorro fique sempre bonito e mantenha o mesmo visual que tinha depois do banho, a escovação é sem dúvida um grande aliado. no entanto utilizar a escova adequada para a pelagem de seu cachorro faz toda a diferença para que você consiga tornar a escovação algo natural em sua rotina.
Não é apenas o cachorro que se beneficia da escovação regular. Eliminado os pelos mortos com regularidade, você terá uma casa muito mais aconchegante para toda sua família.

Ao contrário do que muita gente imagina, não adianta ir no pet shop e comprar uma escova baratinha, ou a mais resistente. Cada escova foi desenvolvida para um tipo de pelagem específica e por isso você precisa se familiarizar para qual tipo de pelagem cada uma delas é indicada.

Quando utilizamos a escova errada para escovar dos pelos de nossos cachorros, a escovação torna-se desagradável, não só para seu pet, mas também para você.

Qual é a escova ideal para pentear o seu pet? – Aprenda a escolher a escova certa para seu pet

Ao adquirir uma escova para seu cachorro, é importante focar na pelagem e não na raça ou tamanho de seu peludo, quando for comprar uma escova para seu cachorro. Cachorros de pelagem curta, tendem a ter uma manutenção de pelagem mais fácil. Mesmo assim a remoção de pelos e sujeira também é muito importante para promover conforto ao cão. A grande vantagem da pelagem curta é que ela dificilmente cria nós e a necessidade de intensificar a escovação é sazonal, geralmente duas vezes ao ano quando ocorre a troca de pelos. Em linhas gerais é seguro afirmar que a grande maioria dos cães fazem uma muda de pelos no outono e outra na primavera e por este motivo os pelos acabam caindo com maior intensidade nestes períodos do ano.

Cães de pelagem mais longa, precisam de escovações regulares, aqui em casa escovo meus peludos diariamente, principalmente para não formar nós. A grande vantagem da escovação diária é que não toma muito tempo e garante uma aparência sempre bonita para animais de pelagem longa, além de aumentar a vida útil da escova e ser um momento especial na rotina diária dele. Sempre comento aqui no Blog do Cachorro que cães adoram saber o que vai acontecer a seguir, por isso recomento que procure escovar seu cachorro sempre no mesmo horário se possível. Quando você escova seu cachorro diariamente pode escovar a pelagem sempre no sentido dos pelos, pois não irão formar nós. Caso você esteja iniciando a escovação de um cão que tenha muitos nós, considere dar um bom banho nele e utilizar creme para facilitar na hora de desembaraçar. Deixe o creme agir por alguns minutos e retire completamente. Na hora de secar, inicie a escovação delicadamente e não tente retirar tudo de uma só vez, para não estressar o cachorro.

Seja gentil ao escovar seu peludo com qualquer tipo de escova, e procure ter um cuidado ainda maior caso seja a primeira vez que você escova o seu cachorro ou filhote. O cuidado deve ser redobrado nos nós ou partes emaranhadas pois pode ser doloroso para o cachorro se for feito de maneira brusca. Lembre-se que a escovação deve ser uma experiência agradável para o cão, equivalente ao carinho oferecido no dia a dia. Se a escovação se tornar um processo doloroso, o seu cachorro vai procurar evitá-lo ao máximo, o que pode tornar o procedimento ainda mais difícil.

O mais indicado é que você possa ganhar a confiança do seu cachorro a cada escovação, que deve ser oferecida regularmente, de preferência todo dia. Lembre-se que quanto mais prazerosa for a escovação, mais o seu cão vai esperar pelo momento de ser escovado novamente.

Saiba + Como escolher a escova certa para seu cachorro

Escolhendo a escova certa para seu cachorrotexto em inglês

Saiba + Sobre escovação e pelagem aqui no Blog do Cachorro

 

De quanto em quanto tempo devo dar banho no meu cachorro?

De quanto em quanto tempo devo dar banho no meu cachorro?

Banho em excesso faz mal aos cães? Banhos – Dicas de frequência de banhos para cachorros Banho, certamente esta é uma das dúvidas mais frequentes dos donos de cachorros de primeira…

Tipos de tosa – Principais tipos de tosa para cães

Tipos de tosa – Principais tipos de tosa para cães

Tipos de Tosa – No artigo anterior, “Tosar ou não tosar meu cachorro” falei um pouco a respeito de tosa e qual os motivos importantes para tosar nossos cães, se…

Tosa – Tosar ou não tosar o meu cachorro?

Tosa – Tosar ou não tosar o meu cachorro?

Tosa de cachorros – O que é tosa? Por que tosar meu cachorro? Tosa de cachorros é o ato de aparar, tosquiar, cortar rente os pelos de nossos animais, no caso os…

Gengivite em cães, mal hálito

Gengivite em cães, mal hálito

O que é doença periodontal em cães, ou doença periodontal canina? A origem da palavra Periodontal vem de duas palavras gregas que significam ao redor do dente. A doença periodontal…

Envolvendo crianças nos cuidados com o cachorro

SAÚDE

Envolvendo crianças nos cuidados com o cachorro

Crianças que convivem com cães são mais sociáveis Você já deve saber que crianças que convivem com cães são mais sociáveis, se desenvolvem melhor emocionalmente, fisicamente, aprendem o respeito, a…

Veja + Tudo sobre cachorros

Como faço para levar meu cachorro a uma exposição de beleza?

Calor – Cuidados com os cachorros no verão

Cuidados e Saúde

Como cuidar de um cachorro idoso

Cuidados e Saúde do Cachorro

Cuidados com a cadela gestante

Cuidados com o cachorro no inverno

10 dicas para economizar com seu cachorro

Roupas para cachorros

Conjuntivite em cães – Saiba como tratar seu cachorro

Pneumonia em cães

Comportamento compulsivo em cães

Cachorros e bebês – Você tem um cachorro e um bebê em casa?

Primeiros Socorros para cachorro – Basi-cão

Epilepsia e convulsão em cães

Herpes Canina

Hipertermia em cães

Intoxicação por veneno de rato em cães

 

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro