Cuidados
junho 21, 2015 postado por Blog do Cachorro


Como dar banho no cachorro

Aprenda a dar banho no seu cachorro

Seu cachorro precisa de um banho? Sua pelagem está suja? Siga este guia para aprender a como dar banho em seu cachorro e conseguir um resultado de Pet Shop, deixando o cachorro tranquilo, limpinho e feliz.

Quando um cachorro toma banho em um bom Pet Shop, a pelagem fica de fato especial, não é verdade? Será que existe algum segredo para deixar a pelagem de seu cachorro soltinha, cheirosa com um tom brilhante?

Como dar banho no cachorro

Como dar banho no cachorro

No entanto, muitas vezes levamos nossos cachorros tomar banho em locais especializados e ou, o resultado não é tão bom quanto o esperado, ou nossos peludos voltam com problemas de comportamento, assustados, ou até mesmo com algum probleminha de saúde, devido a falta de cuidado com o material utilizado no banho de seu cãozinho. Por isso dar banho em casa é sempre uma decisão mais garantida.

Veja também:

Tomar banho, pode ser uma experiência traumatizante para muitos cachorros, por isso você nunca deve dar banho em um cachorro por impulso. É importante ter preocupação com pequenos detalhes.

    • preste atenção em como está o clima;
    • verifique o estado da pelagem;
    • tenha controle total sobre o cachorro;
    • fique de olho na segurança;
    • na hora do banho, tenha todos os materiais necessários e adequados para o bem estar de seu cão.

O banho no cachorro pode ser diferente, dependendo da estação do ano

Como dar banho no cachorro no frio?

Como dar banho no cachorro no frio

Como dar banho no cachorro no frio

      • O clima está frio? Se estiver frio, o banho precisa ser quentinho e em um local fechado, também será importante secar seu cachorro bem direitinho para que seu pet não fique doente. não é apenas no clima muito frio que o banho precisa ser dentro de casa. Em temperaturas mais amenas o banho dentro de casa também é o mais indicado.

    Como dar banho no cachorro no calor?

    Como dar banho no cachorro no calor?

    Como dar banho no cachorro no calor

    • O clima está quente? Se estiver calor, então seu peludo irá desfrutar com muita alegria de um delicioso banho de mangueira sem nenhum problema para a saúde dele. Mas fique atento, a temperatura deve estar de fato quente! Se seu cachorro não ficar seco corretamente, ele pode desenvolver doenças e pode inclusive desenvolver pneumonia. Se você optar por banho de mangueira em um dia de verão e seu cachorro não ficar seco até o anoitecer, seque-o com secador.

Como dar banho em um cachorro que tem nós no pelo

Como dar banho em um cachorro que tem nós no pelo

Como dar banho em um cachorro que tem nós no pelo – Desembolador de pelos

Existem algumas questões importantes para pensar antes de dar banho em seu cachorro, como por exemplo, o estado da pelagem.

Seu cachorro está com muitos nós? Então é importante escová-lo antes. Se a quantidade de nós for muito grande, talvez seja melhor escová-lo durante uma semana, um pouco por dia, antes de se aventurar em um banho. A escovação pode irritar seu cão, por isso dividi-la em etapas, pode ser uma estratégia para promover maior conforto ao seu cão.

Outra ferramenta extremamente útil para um cachorro com muitos nós no pelo é o desembolador, que deverá ser utilizado com cautela, pois é uma ferramenta que pode machucar tanto quem está utilizando, quanto o cachorro. O desembolador, permite que você consiga dar banho no seu cachorro que apresenta nós em quantidade significativa, sem precisar cortar a pelagem para removê-los. é uma ferramenta indispensável em qualquer banho e tosa. Neste caso, o condicionador também será de grande ajuda.

Como é o temperamento de seu cão?

Ele é calminho? Ou é agitado? Se você tem em casa um cachorro ressabiado, talvez você deva ficar alguns dias adestrando seu cão antes de se aventurar em um banho que possa ter um efeito desastroso. Considere passar algum tempo do dia com ele, fazendo atividades sempre recompensadas com reforço positivo, até que ele adquira confiança em você, para que só depois, o banho seja uma atividade reconfortante e tranquila.

Para muita gente pode parecer bobagem tudo que estou falando, mas com um pouco de conhecimento e preparação, você pode fazer o banho de seu cão ser uma boa experiência para ele e para você. Sempre comento aqui, um pouco sobre minha experiência com cães. Já tive Pet Shop e eu mesma ajudava nos banhos em dias de grande movimento no banho e tosa. É muito complicado você dar banho em um cão assustado, principalmente se ele nunca tomou banho. Precisa de um certo conhecimento sobre comportamento canino, a fim de não transformar o banho em uma experiência desagradável para seu cachorro.

Quando meus filhotes eram bem novinhos, costumava dar banho, entrando com eles no chuveiro, conversando e fazendo carinho, hoje meus cães não tem nenhum problema para tomar banho, pelo contrário, é sempre uma atividade divertida para eles.

Um local seguro para o banho

Outro item de grande importância e que não deve ser negligenciado por você, é o local onde irá dar banho em seu cachorro. Principalmente se for o primeiro banho de seu peludo. O ideal é que você tenha uma banheira onde possa colocá-lo em uma água morna, de modo que a água possa cobrir até a altura dos cotovelos de seu cachorro. Se o cão for pequenininho, banheiras para crianças, pias ou até mesmo bacias podem ser uma solução. Também é importante que o local seja fechado, pois caso seu cachorro tente pular da “banheira”, não conseguirá ir muito longe, impedindo que se machuque. Também é importante checar a altura da “banheira”, se ela está firme e outros pequenos detalhes que garantem a segurança em caso de pequenos contratempos. Banhos em locais fechados, permitem que você não utilize acessórios como coleira e enforcador. Isso promove maior conforto e segurança ao animal, fazendo que as chances do banho ser mais bem sucedido sejam maiores. Se você tiver em casa um box fechado e quiser dar banho de chuveiro em seu cão, esta também pode ser uma opção segura para dar banho em seu cachorro.

* Materiais necessários para o banho de seu cachorro

Materiais necessários para dar banho no cachorro

Materiais necessários para dar banho no cachorro

    • Shampoo – Os materiais apropriados irão garantir o resultado final do banho de seu cachorro. O shampoo para cachorros tem o ph ajustado para os cães, o pH da pele dos cachorros é muito próximo de neutro. Por isso é muito importante não utilizar em seu cão o mesmo shampoo que você usa. Nós temos um pH mais ácido e nosso shampoo pode causar irritação na pele e alergias para nosso cachorro. Portanto é importante utilizar em seu cachorro um shampoo para cães, de preferência neutro e com menos perfume possível, ou um shampoo para bebês. Cachorros tem um olfato muito aguçado e não é incomum após o banho rolarem na terra tentando se livrar do cheiro forte, por isso busque por produtos com pouco perfume ou com perfume suave.
    • Toalha – É fundamental secar o cachorro o melhor possível com uma toalha, o mais absorvente possível, principalmente na região do focinho e orelhas, onde eles não conseguem secar sozinhos e também não gostam muito de secador nesta região. Quando você seca seu cachorro com toalha depois do banho, está promovendo um grande conforto para ele, cães não gostam de ficar molhados. Se deixar para secar tudo com secador, estará prolongando o tempo de secagem. Por isso a toalha é um aliado fundamental para seu cachorro ficar feliz quando toma banho. Se a pelagem for curtinha, muitas vezes o resultado fica quase bom só com a toalha e se o clima estiver quente, o banho pode até ser finalizado neste ponto.
    • Algodão – Outro item que não pode faltar no banho de seu cão são as bolinhas de algodão, para evitar que entre água nos ouvidos, prevenindo que seu cachorro desenvolva uma otite.

      Escova/luva de plástico para dar banho no cachorro

      Escova/luva de plástico para dar banho no cachorro

    • Escova/luva de plástico – A escova/luva de plástico é um acessório que auxilia bastante na remoção de sujeira e além disso, ajuda tirar parte dos pelos mortos, fazendo uma massagem no cachorro. Particularmente acho um acessório muito útil para dar banho em meus cachorros, já que eles têm pelagem longa e a utilização da luva, retira os pelos soltos diminuindo o tempo de secagem.
    • Desembolador – Como já comentei anteriormente, desembolador é um acessório mágico para qualquer banhista de banho e tosa, e sem dúvida, oferece um resultado milagroso para pets que estão com a pelagem completamente emaranhada. Deve ser utilizado antes do banho, a fim de retirar a maior quantidade possível de nós. Também pode ser utilizado novamente na hora que o cachorro estiver terminando de secar, no caso do cachorro estar com muitos nós. A única ressalva com relação a utilização do desembolador, é o fato de ser um acessório altamente perigoso de ser manipulado por pessoas inexperientes, podendo provocar cortes profundos em quem está manipulado. Apesar de ser mais seguro para o cachorro do que para a pessoa que o está manipulando, não impossível machucar o cão, caso a pessoa que estiver utilizando o desembolador pela primeira vez não for bastante cautelosa.
    • Secador – O secador é uma ferramenta indispensável para dias com clima mais ameno e clima frio. Cachorros como os meus, que tem pelagem bastante longa, em clima menos quente, podem demorar até 3 dias para secar por completo. Por isso é fundamental secar seu cachorro. Os Pet Shops utilizam um tipo de secador que chama soprador, eu tenho um destes e realmente facilita a vida. O soprador também é um dos segredos dos banhos profissionais para cães, pois abre a pelagem do cachorro devido a força do vento e deixa o pelo realmente bonito. O soprador não tem ar muito quente e tem um vento bem potente. Se você utiliza um secador manual caseiro, evite utilizar temperaturas altas, pois além de queimar a pelagem, queimam a pele do cachorro, fazendo com que ele não goste muito de secadores. De qualquer maneira, o segredo para conferir um efeito especial ao banho é secar completamente seu cão com uma temperatura não muito quente.
    • Escova – A escova é importante em dois momentos do banho em cães. Antes de começar o banho, você deve escovar bem o cachorro, a fim de retirar todos os pelos soltos. A escovação deve ser feita no sentido contrário do pelo, para abrir o melhor possível a pelagem, facilitando a limpeza na hora do banho. Você só precisará utilizar a escova novamente na hora de finalizar a secagem de seu cão.
    • Condicionador – O Condicionador não é de fato um item de suma importância para o banho de um cachorro. Se seu cachorro não tem muitos nós, se a pelagem não for muito longa, o condicionador pode ser dispensado.

        • Os prós de utilizar condicionador no banho do cachorro:

        • Deixa a pelagem mais sedosa;
        • facilita a remoção de nós;
        • deixa o pelo mais bonito por mais tempo.

        • Os contras de utilizar condicionador no banho do cachorro:

        • Prolonga o tempo do banho, deixando o cachorro mais desconfortável;
        • pode ser difícil de remover e se não remover completamente pode resultar em alergias de pele;
        • muitos condicionadores tem cheiro forte e podem ser os responsáveis pelos cães rolarem na grama para tentar se livrar do cheiro.

Banho no Cachorro – Lista de Materiais Necessários

 

Passo a passo, como dar banho no cachorro em casa

Passo a passo, como dar banho no cachorro em casa

Passo a passo, como dar banho no cachorro em casa

Como você pode conferir no artigo  “De quanto em quanto tempo devo dar banho no meu cachorro?” A quantidade de banhos necessários para cada cachorro irá variar de acordo com diversos fatores, que incluem a raça do cão, o tamanho, o tipo de pelagem, e as atividades que ele tem em sua rotina diária. Os cães que vivem ao ar livre podem precisar de banhos mais frequentes, enquanto que os cães que vivem dentro de casa podem necessitar de banhos menos regulares. Dar banho em casa em seu cachorro é muito simples e pode ser uma atividade que irá aumentar a ligação que já existe entre seu cachorro e sua família. Seguindo o tutorial que preparamos para você, o banho em seu cachorro será uma atividade tranquila e sem sustos.

A seguir, aprenda a dar banho em um cachorro adulto e também em um cachorro filhote, em um cachorro peludo e também em um cachorro de pelos curtos e em cães braquicefálicos. Bom banho!

Como dar banho em seu cachorro sem sustos

Como dar banho no cachorro filhote

Como dar banho no cachorro filhote

 

Dicas para antes do banho de seu cachorro – Como dar banho no cachorro filhote

  1. Evite dar banho em seu cão com muita frequência. cães não são como pessoas e por isso não necessitam tomar banho com regularidade, ao menos que tenham alguma recomendação médica devido a algum problema na pele, ou então, apenas quando estão sujos e cheirando mal. A recomendação para a grande maioria dos cachorros é tomar banho apenas uma vez por mês. Desta maneira você terá um cachorro limpo saudável e perfumado sempre. Se você der banhos em seu cachorro mais vezes do que o necessário, poderá causar problemas secundários como por exemplo irritação na pele.
    Escovar seu cachorro regularmente, por outro lado, é extremamente benéfico para ele e certamente ajudará a manter a pelagem limpa entre banhos, além de ser extremamente favorável para a pele e pelagem.  Se seu cachorro tiver algum problema de pele, consulte seu veterinário para saber qual será a melhor forma de dar banho em seu cão.
  2. Para que os banhos sejam uma atividade prazerosa para seu cachorro é muito importante acostumá-lo com os banhos. Se seu cachorro é novinho, ou mesmo se você está adotando um cachorro mais velho, você já pensou que ele pode ter medo de tomar banho? Por isso é importante ajudar seu cão a aprender a associar a hora do banho com experiências positivas. Você pode conseguir isso através de jogos muito simples. Algumas dicas você já acompanhou no início deste texto, mas se seu cachorro ainda estiver demonstrando medo na hora de tomar banho, experimente colocá-lo em uma banheira vazia, ou no local onde você pretende dar banho em seu cão. Veja bem, é importante que a banheira esteja vazia. Converse com seu cachorro com uma voz doce e ofereça um petisco ou seu brinquedo favorito e brinque com ele. Atividades recreativas e prazerosas irão ajudar seu cachorro a associar a hora do banho com um momento divertido.
    Insista na brincadeira, se necessário, por alguns dias antes do banho, até que seu cachorro esteja tão animado com a situação, que você considere seguro passar o exercício para outro nível. Agora que seu peludo já adora brincar com você na banheira, experimente colocar perto de vocês uma caneca com um pouco de água morna. Pegue esta água e fazendo uma conchinha com as mãos deixe pingar sobre as patas um pouco de água, evoluindo gradativamente até que seja possível deixar a água correr pelo seu corpo. Toda vez que você for dar banho no seu cachorro, não deixe de repetir passo a passo, o que tornou esta experiência prazerosa para ele, seja um petisco, seja carinho ou brincadeiras.
  3. Se você está adquirindo um filhote novinho, quando for buscá-lo, peça para que ele não tome banho. Principalmente se ele for mais novo que 8 semanas de vida. De qualquer maneira, sempre é muito importante que o primeiro banho do filhote em sua casa, seja uma experiência agradável, pois isso irá garantir que ele goste de tomar banho pelo resto de sua vida.
  4. O shampoo formulado para cães é sempre a melhor opção. Como já mencionei mais acima, procure por um shampoo que tem um  pH neutro, aproximadamente 7. Também é bom evitar fragrâncias artificiais e shampoo coloridos pois eles podem irritar a pele do seu cachorro.
    como já havia explicado, a pele dos cães tem um pH diferente do pH da nossa pele, e shampoo para pessoas pode acabar desbalanceando o equilíbrio da pele de seu mascote. Este desequilíbrio do pH pode promover o desenvolvimento de bactérias, aumentar a suscetibilidade a ataques de parasitas e vírus.

Como dar banho em um cachorro alérgico

Como dar banho no cachorro

Como dar banho no cachorro

Se você tem em casa um cão com pele sensível e está inseguro com relação a qual shampoo comprar para seu cãozinho, um opção é um shampoo natural para cães sem cheiro para a maioria dos cães, esta é uma boa escolha. Se seu cachorro estiver com erupções cutâneas ou algum problema relacionado a fungos ou alergia, é comum que ele se coce, o que vai irritar ainda mais a pele. O Shampoo de árvore de chá pode ser útil para alguns tipos de problemas cutâneos. Evite utilizar produtos com veneno anti-pulgas, principalmente se seu cachorro não tiver pulgas.

Alguns shampoos podem ajudar a combater infestações por pulgas, mas podem ser uma péssima escolha para cães que apresentam alergias. Se você está enfrentando problemas com pulgas, leia este artigo: Como acabar com carrapatos, especificamente o subtítulo: Como usar Óleo de Nim para carrapatos. O óleo de Nim é fantástico para eliminar pulgas e não é contra indicado para cães que apresentam alergias. Já testei, e uso aqui em casa em 6 animais. Garanto que é eficaz e seguro.

Procure aconselhar-se com seu veterinário, existem alguns shampoos que tratam especificamente alguns tipos de alergias e somente o veterinário saberá indicar o melhor produto para dar banho em seu cachorro, indicado para tratar o tipo específico de alergia do seu cão.

Dicas para a hora do banho de seu cachorro

Escolhendo o lugar do banho

    • Se você tem um cão muito pequeno, você pode dar banho em lugares como o tanque da lavanderia ou mesmo uma pia. Se seu cachorro for maior você pode dar banho no box do chuveiro ou em uma banheira. Se estiver fazendo um clima muito quente, você também tem a opção de dar um banho de mangueira em seu cachorro.
    • Se o local escolhido para o banho for uma banheira ou pia, o fundo vai ficar escorregadio quando estiver molhado. Para ajudar o cachorro, fazendo com que esta situação não seja incômoda, coloque um tapete emborrachado no fundo ou alguma outra opção que possa conferir ao seu cão uma sensação antiderrapante.
    • Escolha um local onde seu cachorro permaneça confinado, fazendo com que ele fique seguro. É comum que durante o banho o cachorro demonstre um comportamento ansioso (às vezes não no começo, mas sim no fim do banho) e tente escapar. Se você estiver dando banho em um banheiro ou lavanderia, certifique-se de fechar bem o lugar, para não correr nenhum risco de fuga. Se você estiver dando banho em seu cachorro em uma área externa da casa, certifique-se de escolher um local seguro e cercado. Nestes casos é importante ter ajuda de mais uma pessoa.

Escovando o cachorro antes do banho – Como dar banho no cachorro peludo

Como dar banho no cachorro peludo

Como dar banho no cachorro peludo

 

    • É fundamental, para ter um bom resultado, escovar o pelo de seu cachorro muito bem escovado antes de começar o banho. Isto é especialmente importante se você tem um cachorro de pelos longos com a pelagem lanosa e pelos duplos. Antes do banho é muito importante ter certeza de que removeu completamento todos, ou a grande maioria dos pelos emaranhados e com nós.
    • A escovação irá permitir que você consiga lavar melhor a pele do cachorro e também poderá facilitar descobrir durante a escovação, se existe algum tipo de parasita grudado na pele de seu pet. Se durante o processo de escovação você encontrar algum carrapato, Você pode removê-lo sozinho, basta seguir as orientações dadas no artigo: Como tirar carrapatos do cachorro?
    • Caso seu cachorro esteja sujo, com algum tipo de substância que tenha aderido ao pelo e seja de difícil remoção, como por exemplo, tinta em sua pelagem, esfregue o local com vaselina ou óleo vegetal e deixe agir por 24 horas. Se seu cachorro estiver com piche grudado nos pelos ou nas patas, o mais indicado é utilizar óleo mineral, ou óleo de cozinha e a remoção deve ser feita lentamente, pode demorar até 4 horas, dependendo da quantidade de piche que o cachorro tiver na pelagem. Se por outro lado o cachorro estiver com cola de ratoeira presa em seus pelos, você também pode utilizar óleo mineral, ou óleo de cozinha e lavar a área afetada com sabão e água quente, já testei, sai imediatamente.

 

Cortar as unhas do cachorro antes do banho

    • Se você não costuma cortar as unhas de seu cachorro regularmente, é aconselhável verificar o estado delas e cortá-las se houver necessidade. Se você não está seguro de como fazer para cortar as unhas de seu cachorro, talvez lendo o artigo: Como cortar as unhas , você consiga cortar as unhas de seu cachorro com maior tranquilidade. Um dos motivos mais importantes de aparar as unhas antes do banho, é para que seu cachorro não corra o risco de arranhar você caso ele fique agitado durante o banho. Não esqueça que você não pode cortar as unhas curtas demais, pois isso pode resultar em sangramento. Explicamos passo a passo todo o processo no artigo indicado.

 

Organizando os produtos e acessórios indispensáveis para o banho do cachorro

    • Reúna todos os produtos que você vai utilizar no banho do seu cachorro. Afinal, assim que começar a dar banho em seu cão é importante ter tudo que você irá utilizar, pertinho de você. Você vai precisar de:
      • toalhas;
      • bolas de algodão;
      • shampoo;
      • condicionador (opcional);
      • petiscos (opcional);
      • brinquedos (opcional);
      • luva para ensaboar seu pet (opcional).
      • Caso você não tenha um chuveirinho ou mangueira a mão, irá precisar também de um balde ou outro recipiente para enxaguar seu cachorro.
      • Destape o shampoo e o condicionador, de modo que você não tenha que fazer isto quando seu cachorro estiver todo molhado, correndo o risco de causar acidentes.
      • Outra dica importante é se você se sente inseguro para segurar seu cão é interessante ter alguém para ajudá-lo(a) na hora do banho. Ter o auxílio de outra pessoa, pode ser de grande ajuda para manter seu cão tranquilo enquanto você só precisa se preocupar com o banho dele.
      • Coloque bolas de algodão nos ouvidos do seu cão. Quando as orelhas dos cães ficam molhadas, aumentam o risco de desenvolver infecções de ouvido. Ao colocar as bolas de algodão nos ouvidos de seu cachorro você mantém o conduto auditivo seco. Mas preste atenção! Não há necessidade de empurrar as bolas de algodão dentro do ouvido do cachorro. Basta fixá-las nos ouvidos com a profundidade necessária para que não soltem durante o banho.
      • Tire o enforcador ou a coleira de seu cachorro. Por isso é importante que você tenha controle sobre seu mascote. Além de atrapalhar para limpeza da região do pescoço, dar banho em um cachorro que esteja usando coleira, pode ser muito perigoso caso ele acabe se agitando por qualquer motivo, podendo inclusive enforcar o cachorro, mesmo que a coleira não esteja apertada demais.

    Começando a dar banho em seu cachorro

      • Os cachorros têm sensibilidade a água com temperaturas exageradas, portanto o banho de seu cão não deve ser nem muito quente, nem muito frio. Busque um meio termo, uma água morna que esteja agradável para você, provavelmente estará agradável para seu peludo.
        Banhos muito frios, mesmo em dias muito quentes, podem ser perigosos, principalmente em caso de cachorros muito novinhos, por isso é importante não arriscar. Procure dar banho de mangueira apenas em dias com temperaturas muito elevadas e nunca dê banhos de mangueira em filhotes ou em cães braquicefálicos. Se você está dando banho em uma pia ou banheira, encha a banheira ou a pia até a altura dos joelhos de seu cachorro com água morna.
      • Jogue um pouco de água no corpo do cachorro, mas não é necessário encharcar. Neste momento, não lave a cabeça nem o rosto do cachorro, pois pode acabar atrapalhando o banho. Cães são muito sensíveis nesta região. Procure molá-lo do pescoço para baixo, tanto na frente como atrás. Se você estiver dando banho com uma ducha, utilize-a para molhar suavemente seu cão. Certifique-se que a pressão da água não está muito forte, a ponto de assustar o cachorro. Se você está usando um balde ou outro recipiente para molhar seu pet, procure jogar a água delicadamente para que movimentos bruscos não o assustem.
      • Desligue o chuveiro, se for o caso e aplique o shampoo por todo o corpo de seu cachorro. Se a pelagem de seu cachorro for muito densa ou está muito encardida, você pode misturar um pouco de shampoo com água em um copo, para fazer o shampoo espumar. Assim você pode passar a espuma nos pelos de seu cão. Se seu cachorro tem pelagem curta, basta colocar um punhado de shampoo em sua mão e massagear com movimentos circulares todo o corpo do cachorro.
      • Evite usar a luva para aplicar o shampoo, pois você poderá acabar perdendo muito produto e não conseguirá espalhar de forma adequada. Na verdade, a melhor maneira de espalhar o shampoo em seu cachorro é utilizando as mãos. Dessa forma, você também terá a oportunidade de fazer uma inspeção no corpo de seu cão, a fim de detectar quaisquer sinais incomuns, como inchaços ou pequenos machucados.
      • Não aplique shampoo na cabeça nem no rosto do cachorro, deixe isso para o final.
      • Se seu cachorro tem uma pelagem muito longa, massageie o shampoo na direção do crescimento do pelo. Isso ajudará evitar que a pelagem fique emaranhada.
      • Lave muito bem todo o corpo do cachorro, massageando a pelagem com o shampoo. Ensaboe as axilas, a barriga, as costas e a virilha e os genitais com muito cuidado. Verifique se as pernas, tanto do lado interno quanto do lado externo, estão ensaboadas propriamente e as patas também. Esfregue muito bem a cauda de seu cão. Para cães de pelagem longa, a cauda é uma das regiões mais difíceis de ensaboar, devido a quantidade de pelos desta região. Portanto dê uma atenção especial a cauda e ensaboe da base até a ponta.
      • Na hora de massagear a pelagem, você pode utilizar a luva para auxiliar neste processo e ajudar a limpar.
      • Se você estiver utilizando shampoo anti pulgas, é necessário deixar agir por alguns minutos, seguindo as orientações indicadas, de acordo com a embalagem do produto.
      • Se seu cachorro tem algum problema de pele e está utilizando algum shampoo específico para seu problema, você também deverá seguir as recomendações de acordo com a embalagem do produto.
      • Se o cachorro estiver muito sujo, será necessário uma segunda aplicação de shampoo.
      • Se seu cachorro tem pelagem longa e você optou por utilizar condicionador, remova completamente todo o shampoo, utilizando o chuveirinho ou uma caneca, balde, etc, sempre com água limpa e morna. É importante que você retire completamente o resíduo do shampoo, o que pode demorar algum tempo, dependendo da densidade da pelagem e do tamanho de seu cachorro. Lembre-se sempre, se você não enxaguar a pelagem de seu cachorro completamente, resíduos de shampoo ou condicionador, podem resultar em problemas na pele, como alergias derivadas do desequilíbrio do pH.
      • Antes de aplicar o condicionador, é a hora de lavar o rosto, umedeça o rosto do cachorro com muito cuidado para não deixar entrar água nos olhos nem nas orelhas. coloque uma pequena quantidade de shampoo em suas mãos e espalhe cautelosamente pelo rosto de seu cão. Molhe o rosto devagar, com a própria mão e massageie para limpá-lo. Você pode utilizar um paninho para remover o excesso de sabão do rosto do cachorro antes de enxaguar, isso pode ajudar a estressar um pouco menos seu cachorro. A grande maioria dos cães detestam lavar o rosto! Depois de tirar o excesso, lave com água corrente, com muito cuidado. Procure conversar com seu cachorro durante todo o processo do banho, isso certamente ajudará acalmá-lo.
      • Assim que o rosto estiver devidamente enxaguado é hora de aplicar o condicionador, caso você opte por isso. Eu utilizo e na minha opinião prolonga um pouco o resultado do banho. Aplique o condicionador apenas do pescoço para baixo e massageie com a luva. Nesta hora, para donos de cães de pelo longo principalmente, você consegue, utilizando a luva, remover uma quantidade considerável de pelos soltos, o que ajuda bastante na hora de secar. Deixe o condicionador agir por 3 minutos e enxague completamente a pelagem de seu cachorro.

    Tirando o cachorro do chuveiro

          • Quando acabar o banho, esteja preparado para um deliciosa chacoalhada. Os cães sempre fazem isso após o banho e é ótimo, pois ajuda bastante a retirar o excesso de água para secá-los.
          • Se você puder comprar uma toalha de microfibra altamente absorvente, pode ajudar na eficácia do processo de secagem; no entanto, qualquer toalha que tenha um tamanho de acordo com o tamanho de seu cachorro irá servir. Com a toalha sobre o dorso do cachorro, pressione bem, a fim de retirar ao máximo a água. Evite esfregar exageradamente a toalha, pois pode acabar irritando a pele e em caso de cães com pelagem longa, também pode embaraçar os pelos.
          • Se o dia estiver bem quente, um passeio de coleira pode ajudar a secar seu cachorro, mas fique atento, pois alguns cães tendem a rolar no chão para ajudar a secar.
          • Eu prefiro secar direto com secador, assim o resultado do banho fica muito semelhante ao resultado do pet shop.
          • Retire as bolas de algodão dos ouvidos e seque bem o rosto com a toalha antes de começar a secar seu cão.
          • Mantenha a temperatura do secador baixa para evitar queimar seu cachorro. Nunca aponte o secador para o rosto de um cachorro!
          • Enquanto seca seu cachorro, você pode utilizar a escova de cerdas e escovar sua pelagem no sentido de onde nascem os pelos. Se a pelagem ainda tem nós, espere o final da secagem para utilizar o desembolador, enquanto os pelos ainda estiverem molhados não é o momento adequado, isso poderá estressar seu cão.
          *Ofereça um petisco para seu cachorro, brinque com ele, elogie bastante. Para manter as associações positivas com a hora do banho, ofereça um petisco ao seu cachorro sempre na hora de entrar e sair do banho. Elogie-o dizendo o quanto ele foi bonitinho e educado. Assim ele irá se orgulhar de seu bom comportamento e aprenderá que tomar banho é um momento divertido que envolve guloseimas e carinho.

          Como finalizar o banho no cachorro

          Como dar banho no cachorro

          Como dar banho no cachorro

          Após finalizado o banho, quando seu cão já estiver sequinho e cheiroso, limpe as orelhas dele. O banho facilita bastante a remoção da cera dos ouvidos, fazendo com seja o momento perfeito para realizar a limpeza.
          Limpe o acúmulo de lágrimas. Alguns cães sofrem de epífora, que é uma alteração da drenagem natural das lágrimas pelas vias lacrimais. Isso é muito comum em raças braquicefálicas como alguns cães terriers e chihuahuas. Limpar esse acúmulo de lágrima regularmente é importante para evitar a irritação da pele, ou mesmo prevenir uma infecção bacteriana.
          Você também pode utilizar prata coloidal para evitar infecções, ela é segura para utilizar ao redor dos olhos e pode ser aplicada com um chumaço de algodão. A prata coloidal elimina todos os tipos de bactérias, fungos e vírus. Você também pode aplicar um pouco de óleo de coco natural, embaixo dos olhos de seu cachorro, exatamente onde lágrima mancha. Isso pode ajudar a minimizar a irritação local.
          Você pode encontrar produtos para limpeza de manchas de lágrimas, que são bem fáceis de usar. Apenas certifique-se de que o produto é hipoalergênico e não contém a substância tartarato de tilosina. Este antibiótico não é aprovado para uso em cães ou gatos.
          Algumas raças, como poodle e shih tzu, tem um problema que faz com os cílios cresçam para dentro e não para fora. Isso também pode causar irritações oculares e lacrimejamento excessivo. Se você perceber que seu cão tem acúmulo lágrima frequente, consulte seu veterinário.

    Como dar banho a seco no cachorro

     

    como dar banho no cachorro

    Como dar banho no cachorro

    O banho a seco pode ser uma alternativa para qualquer época do ano. Dar banho com frequencia pode acabar prejudicando a pele se seu cachorro. Muitas vezes nossos pets acabam sujando a pelagem logo em seguida, ou poucos dias após o banho. Dar banho, assim que seu cachorro acabou de tomar banho, poderia fazer com seu cachorro acabe perdendo a proteção natural de sua pele.

    Como acidentes acontecem, e eu sei muito bem disso, resolvi dividir com vocês uma receitinha mágica e muito simples que aprendi com a minha veterinária.

    Lógico que você também poderá comprar produtos específicos para dar banho a seco em seu cachorro, muitos deles proporcionam um efeito bem bacana.

    A receitinha do meu banho a seco é muito simples e baratinha:

          • 1 litro de álcool;
          • 1 saquinho de cravo da índia.

    Você precisa deixar o cravo curtindo no álcool por alguns dias e pronto! Minha sugestão é ter esta solução preparada sempre à mão.

    Para dar o banho a seco em seu cachorro, basta molhar um pano na solução e passar ao longo do pelo de seu cachorro, com suavidade. Vire o pano conforme ele fique sujo e se necessário substitua por um novo. Procure atingir o mais próximo possível a da raiz do pelo e siga limpando a pelagem no sentido do comprimento.

    Não encharque seu cachorro com o álcool de cravo, também não faça isso com os produtos industrializados.

    Não é necessário secar com secador ou toalha após o banho a seco.

    Como dar banho em um cachorro com infecções fúngicas

     

    Como dar banho em um cachorro

    Como dar banho em um cachorro – Secando com soprador

     

    Cachorros com infecções cutâneas podem se beneficiar com um banho a base de farinha de aveia e shampoo de árvore de chá. Ao enxaguá-lo utilize o vinagre diluído em metade de água quente.

    Este banho irá contribuir para a recuperação da pele, melhorando não apenas a ferida mas também a coceira causada pela infecção fúngica. Além é claro de proporcionar à pelagem uma aparência mais brilhante e uma textura macia. Se seu cão apresenta problemas fúngicos leia este artigo: Tratamentos caseiros para cães com infecções fúngicas.

    Espero ter ajudado! 😉

     

    Veja um vídeo de como dar banho no cachorro no jardim

    Leia + aqui no Blog do Cachorro

    De quanto em quanto tempo devo dar banho no meu cachorro?

    Como acabar com carrapatos?

    10 Maneiras de manter seu cachorro sem carrapatos

    Como os cães sabem que estamos falando com eles?

    Cachorros podem comer frutas?

    Quando posso sair com o filhote na rua?

    Como falar com seu cachorro?

    Seu cachorro vomita no carro?

    Seu cachorro te respeita?

    Comportamento compulsivo em cães

    Como limpar a orelha do seu cachorro

    Como tirar carrapato de cachorro?

    Envolvendo crianças nos cuidados com o cachorro

    Hipertermia em cães

    Como faço para levar meu cachorro a uma exposição de beleza?

    Calor – Cuidados com os cachorros no verão

    10 dicas para economizar com seu cachorro

    Por que passear de coleira com meu cachorro?

    Adestramento de cães – Adestre você mesmo seu pet

    Gengivite em cães, mal hálito

    Como limpar xixi de cachorro?

    Como fazer amizade com um cachorro desconhecido

    Qual a hora ideal de tirar um filhote da ninhada?

    Massagem em cachorros

    Leia + Sobre como dar banho no cachorro

    Dicas Guia de Raças

     

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro