Saúde
fevereiro 5, 2013 postado por Blog do Cachorro

Como cuidar de uma cadela no cio

O amor é uma coisa maravilhosa, mas quando ele envolve nossos cachorros geralmente promove alguns ‘problemas’ especialmente se seu cachorro for uma fêmea.

Tudo que você precisa saber para cuidar de uma ‘cadela no cio

Para quem nunca teve uma cadela no cio em casa, saiba que este é um momento que poderá lhe custar algumas noites de sono, mas o problema não é só este. Com relação aos proprietários de cachorros  machos, o ‘problema’ se resume em gerenciar o comportamento ansioso, uivos, falta de apetite e demarcação de território além é claro das possíveis fugas atrás de memórias olfativas da cadela no cio. Quem tem uma cadela no cio em casa, terá que de lidar com a perda de sangue e o risco real de engravidar se algo escapar ao seu controle. O problema claro, só existe, caso você tenha uma cadela que não seja castrada.

O que é cio? Quando minha cadela entra no 1º cio? De quanto em quanto tempo ocorre o cio?

Vamos primeiro entender como lidar com o ‘fogo’ de um cão. Mas antes precisamos entender o que é este ‘fogo’ e como percebê-lo.

Para a comparação com o ser humano ou seja a mulher, devemos dizer que é o equivalente ao ciclo menstrual, que começa na puberdade e faz com que a mulher seja capaz de conceber e ficar gravida, com a diferença de que para uma cadela, a puberdade chega muito mais cedo (estamos falando de meses em vez de anos) e que não há uma idade limite para que acabe na vida das cadelas, porque não há menopausa.

Cadela no Cio

Cadela no Cio

A chegada do primeiro cio varia bastante de uma cadela para para outra, dependendo do tamanho da cadela, bem como o estado de saúde e de nutrição.

A puberdade se caracteriza precisamente nas cadelas pelo início do cio que deverá ocorrer entre 6-7 meses para cadelas pequenas e 15-18 meses para cadelas de raças ou tamanho maiores. Mas também a duração e o número de vezes em um ano pode variar de acordo com o tamanho, com uma média de duas  vezes ao ano com duração de 21 dias.

Como sei que a cadela entrou no cio?

Com a cadela no cio, você irá notar inchaço da vulva, pequeno sangramento na área genital e uma tendência a lamber o tempo todo nesta área. No nível comportamental há agitação e impulso aumentado para urinar.

Cadela no cio – Como lidar com a cadela no cio:

Cadela no Cio

Cadela no Cio

*É sempre bom evitar passeios ao ar livre durante o período de cio!

Cadela no Cio - Nada de Jardim!

Se você não quer que ela se torne um ímã para os cachorros do bairro, você vai ter que mantê-la em casa durante a duração do cio da cadela.

Cadela no Cio – Sair só no jardim e só se estiver protegida por um muro ou cerca

Caso seja absolutamente necessário passear na rua tenha muito cuidado para mantê-la em segurança na guia curta, sob controle e longe de cães machos. O ideal é não passear neste período, ou fazê-lo em companhia de mais pessoas para que vocês consigam protegê-la de eventuais machos em seu caminho.

Cadela no cio - Tenha paciência

Os hormônios podem causar stress e nervoso ou torná-la excessivamente animada durante o ciclo, por isso você e sua família não podem se comportar como de costume. Seja firme em reiterar as regras estabelecidas, mas não exagere com repreensão e punições severas.

 

Como evitar que minha cachorra fique grávida

Cadela no Cio

*Cachorras no cio atraem machos pelo cheiro, por isso não é bom sair de casa neste período.

Cadela no cio – Esterilizar!

Caso você ache que após as primeiras experiências, o “fogo” da sua cadela no cio é muito complexo para gerenciar sem prejudicar a sua liberdade ou a sua rotina, você sempre pode decidir pela cirurgia.

Fêmeas castradas antes do primeiro cio, tendem a ter uma vida mais longa e correm muito menos riscos de saúde além de diminuir drasticamente o risco de doenças nas vias uterinas e, principalmente, do câncer de mama e útero e sua cadela não correrá o risco de na velhice desenvolver câncer dos órgão genitais.

Saiba + Sobre cadela no cio na Web

Ciclo reprodutivo da cadela no cio – texto em inglês

Reprodução da cadela no cio – texto em inglês

Cio – como evitar problemas – texto em espanhol

O cio das fêmeas – Texto em espanhol

Saiba + Sobre cadela no cio aqui no Blog

Tudo o que você precisa saber sobre o cio de sua cachorra!

Piometra – Sintomas, diagnóstico e tratamento

Castrar ou não castrar meu cachorro? Devo castrar meu cão?

Tumor de mama em cachorras – Câncer

Cio – Quanto tempo dura o cio da cadela?

Devo deixar minha fêmea cruzar?

Quando fazer uma cesariana na minha cachorra?

Cuidados com a fêmea gestante

Parto da Cachorra, o que fazer?

 



Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro