Cuidados
janeiro 27, 2015 postado por Blog do Cachorro


Como cuidar de um cachorro idoso

Assim como o ser humano, os cães também precisam de atenção especial e cuidados apropriados para a sua idade. Aprender a cuidar de um cachorro idoso da maneira adequada vai melhorar a qualidade de vida do animal e esses cuidados também podem aumentar a expectativa de vida dele.

Os cães vivem em média entre 12 e 14 anos. Os cachorros de porte grande e gigante tem uma expectativa de vida menor, em geral entre 8 e 10 anos, enquanto os cães pequenos, também conhecidos como “toys” podem ter uma vida mais longa, que em alguns casos pode até mesmo superar os 16 anos de vida. Enquanto os cães maiores já são considerados idosos quando atingem os 7 anos de vida, os pequenos podem não aparentar nenhum sinal de envelhecimento até atingirem a faixa dos 9 aos 13 anos. O mais importante é utilizar de um critério flexível nessa questão, já que a taxa de envelhecimento depende de muitos fatores, como raça, tamanho, genética e até mesmo os cuidados que o cão recebeu ao longo da vida.

Como cuidar de um cachorro idoso – rotina diária

Como cuidar de um cachorro idoso

Como cuidar de um cachorro idoso

A rotina diária é o ponto de partida para se estabelecer a maneira correta de desempenhar os cuidados com o seu amigão. Um dos pontos mais importantes sobre como cuidar de um cachorro idoso é saber que ele precisa de uma programação diária na qual possa confiar. Quando o cão sabe o que vem pela frente, o nível de stress é minimizado consideravelmente. As refeições regulares, preferencialmente nos mesmos horários, os passeios, as brincadeiras e as horas de descanso ajudam a estabelecer uma rotina que beneficia e muito nesse aspecto.

Mudanças drásticas na rotina não serão tão bem recebidas da mesma forma de quando ele era um filhote. Procure manter a rotina que ele está acostumado, e não promova alterações bruscas de horários. Procure respeitar ainda os locais onde ele gosta de ficar, nunca deixe-o preso em locais diferentes dos habituais e evite que ele fique sozinho por mais tempo do que o de costume.

Como cuidar de um cachorro idoso – exercícios

A primeira questão a se considerar quando pensamos em como cuidar de um cachorro idoso é o exercício que o animal precisa regularmente para continuar saudável. Assumir que o seu cachorro está velho demais para uma caminhada ou para um mergulho na praia não é suficiente. O ser humano é capaz de manter sua jovialidade por muito mais tempo quando pode se manter ativo, tanto física quanto mentalmente, e com os cães não é diferente. Se o seu cão está acostumado a caminhar com você ou fazer um passei diário na praia, procure não privá-lo disso.

Por outro lado, se o seu cão está acostumando a exercícios que podem ter se tornado excessivos para a sua condição física atual, procure oferecer alternativas para mantê-lo em atividade. A natação, por exemplo, é um esporte que pode ser praticado por cães de qualquer idade, e também pode ser dosado adequadamente para cães idosos. A caminhada de coleira em passos lentos também é adequada, e dependendo da idade do seu cachorro pode representar um estímulo suficiente para ele. Considere que mesmo quando a quantidade de exercício é limitada a um mínimo, a possibilidade de se movimentar e compartilhar momentos com o dono já é um estímulo importante para a saúde dele, tanto física quanto mental. Se o seu cão é um animal de pequeno porte, procure não carregá-lo a todo momento, permita que ele se exercite naturalmente durante as caminhadas, mesmo que curtas.

Como cuidar de um cachorro idoso

Como cuidar de um cachorro idoso

Como cuidar de um cachorro idoso – dentes

O cuidado com os dentes do seu amigão é muito importante durante toda a vida dele, desde filhote, mas os cuidados devem ser maiores com os cães idosos. Exames periódicos podem ser feitos no veterinário de sua confiança para determinar a condição dos dentes do seu peludo e tratar os possíveis problemas apropriadamente. Gengivites e e tártaro são doenças frequentes em cães idosos, e podem trazer problemas ainda mais sérios para a saúde de um cão. Outra questão importante é que muitos cães mais velhos já quebraram dentes ao longo da vida, o que pode ocasionar dificuldade na mastigação, dor e outros problemas que também podem prejudicar a alimentação, assim como qualquer doença bucal. Todas essas questões devem ser acompanhadas mais de perto em se tratando de um cão mais velho.

Como cuidar de um cachorro idoso – alimentação

Além das questões relacionadas aos dentes e gengivas, outros problemas de saúde podem exigir uma mudança na dieta, seja para que o seu cão consiga se alimentar sem desconfortos, ou simplesmente para suprir as necessidades de nutrientes de acordo com a sua idade. Alguns cães acabam por ficar obesos depois de uma certa idade, e nesses casos a quantidade de alimentação deverá der controlada. Em alguns casos, quando o cão continua com fome após a refeição, é possível complementar a alimentação com petiscos naturais que não engordam, como por exemplo cenouras cruas ou outros legumes.

Há diversas rações nas lojas especializadas formulados especialmente para cães idosos, normalmente rotulados com o termo “senior” na embalagem. Em geral, esses alimentos contêm menos calorias e proteínas que os alimentos de linha regular, e alguns deles contêm elementos importantes para os cães mais velhos, como por exemplo os que ajudam a manter saudáveis as articulações. Outro ponto a se observar, é que se o seu cão já apresentou algum problema de saúde anteriormente, o veterinário pode indicar uma ração medicinal apropriada. Hoje em dia há alimentos formulados especialmente para os animais que já tiveram alguma doença ou apresentam doenças crônicas que merecem cuidados especiais.

Como cuidar de um cachorro idoso – dicas importantes

Como cuidar de um cachorro idoso

Como cuidar de um cachorro idoso

  • Como regra geral, cães idosos precisam fazer suas necessidades mais vezes do que os cães jovens. Certifique-se que ele tenha acesso às áreas onde ele pode fazer suas necessidades, e se ele só faz isso durante os passeios, procure levá-lo para passear mais vezes ao dia, mesmo que sejam passeios mais curtos.
  • Em alguns casos, os cães idosos também precisam beber mais água ao longo do dia. Fique atento a tigela de água dele para que não falte e procure manter a água sempre fresca e bem limpinha.
  • Evite temperaturas extremas. Os cães mais velhos tem uma tolerância muito mais baixa em relação ao frio e ao calor extremo, portanto procure mantê-lo sempre em temperaturas confortáveis, evitando que ele permaneça exposto ao frio e ao calor. É muito importante para os cães idosos que eles tenham acesso aos locais da casa onde eles se sentem seguros, evite deixá-lo preso em locais afastados ou fora da casa.

Lembre-se de procurar um veterinário ao primeiro sinal de mudança de comportamento ou qualquer tipo de desconforto que ele possa estar sentindo. Consultas de rotina também são importantes para a prevenção ou controle de doenças crônicas.

Veja + Como cuidar de um cachorro idoso

Idade cachorro x Idade humana – Calcule a idade do seu cachorro

Cuidados e Saúde

Mais dicas de cuidados para cães idosos

Meu cachorro não quer comer

Biscoito canino 10 receitas de biscoitos para cães

Receita de comida caseira para cachorro

Hipertermia em cães

Calor – Cuidados com os cachorros no verão

Tosa – Tosar ou não tosar o meu cachorro?

Exercício para cachorros 

Gengivite em cães, mal hálito

Bicheira – Saiba como prevenir e tratar a bicheira

Tipos de tosa – Principais tipos de tosa para cães

De quanto em quanto tempo devo dar banho no meu cachorro?

Sol para cachorro prós e contras

Como acabar com carrapatos?

Ensinando o cachorro a nadar

Como acabar com as pulgas dos cachorros?

Leptospirose canina – Entenda melhor a leptospirose

Como jogar cabo-de-guerra com seu cachorro

Como fazer um cachorro feliz respeitando sua natureza

10 Receitas para cachorro

Como faço para cruzar meu cachorro?

Como convencer os adultos a ter um cãozinho em casa

Como limpar xixi de cachorro?

Como falar com seu cachorro?

Como os cachorros enxergam?

Como os cães sabem que estamos falando com eles?

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro