Adestramento
agosto 21, 2014 postado por Blog do Cachorro


Como os cães sabem que estamos falando com eles?

Como os cães sabem que estamos falando com eles?

Cachorros possuem uma incrível ligação com as pessoas e para isso eles desenvolveram habilidades fundamentais para comunicação. Podemos comparar nossos cães e nossa relação com eles com a relação que temos com nossas crianças pequenas. Certamente o elo que existe entre cães e pessoas é o maior e mais estreito laço afetivo entre uma espécie animal e pessoas. Cães estão em sintonia perfeita com seus familiares, eles conversam com os olhos você já percebeu isso?

Para que um filhotinho de cachorro comece a se comunicar com as pessoas demora algum tempo, inicialmente ele irá aprender principalmente com seus irmãos e sua mãe e aos poucos ele irá adquirindo habilidades fundamentais para comunicação através da convivência entre animais e entre pessoas. É como se os nossos cães fossem criados de forma bilingue.

Como os cães sabem que estamos falando com eles?

Como os cães sabem que estamos falando com eles?

Como os cães sabem que estamos falando com eles? 

– Essas habilidades fundamentais para comunicação com nossas crianças são habilidades visuais, auditivas, táteis, motoras, cognitivas até que elas chegam a adquirir um conhecimento referencial. As pessoas, caminham gradativamente e evoluem suas habilidades até que estejam preparadas para utilizar a linguagem. Com os cães é parecido até ceto ponto, e em algumas circunstâncias a similaridade é de fato grande. Por exemplo, bebês utilizam o que os psicólogos denominam de “olhar compartilhado”, o bebê acompanha a linha do olhar de outras pessoas, e fica atento naquilo que a  pessoa está olhando. Os comportamentos que provocam o “olhar compartilhado”, em geral, incluem também contato visual direto e o contato verbal amigável. Em um dado momento, a criança começa a compreender que tais comportamentos podem servir como uma ferramenta de comunicação, e que podem  utilizar olhares como uma maneira de direcionar sua atenção a fim transmitir informações para as pessoas, sobre onde procurar o que elas desejam.

Como os cães sabem que estamos falando com eles? – Temos falado muito aqui sobre o quanto a ciência tem revelado a respeito do comportamento canino, e por isso seria razoável presumir que já que nossos cães adultos possuem a mesma capacidade mental de uma criança entre dois ou três anos, eles portanto possuem atitudes e reagem de forma semelhante. Então, por que perder tempo falando sobre isso? O fato é, quanto maior for a nossa compreensão do comportamento de nossos peludos, mais fácil será para nós reconhecer o que eles estão propondo para nós. Afinal cães são bilingues desde o nascimento, nós não!

Não é muito comum você achar que seu cachorro não lhe compreende? Será que ele realmente não compreende?

Cães sabem que estamos falando com eles?

Cães sabem que estamos falando com eles?

Cães sabem que estamos falando com eles?

Como os cães sabem que estamos falando com eles?

  • Um grupo de pesquisadores da Húngaros, forneceram alguns dados úteis sobre este assunto em uma pesquisa publicada na revista Current Biology. Eles usaram alguns equipamentos de alta tecnologia de rastreamento ocular para monitorar a atividade de visualização de 16 cães adultos. Os cães assistiram a um vídeo onde um ator humano ficou entre dois vasos de flores de plástico vazias, cumprimentou o cachorro, e então se virou para um dos potes. Durante todo o tempo o equipamento estava gravando os movimentos dos olhos dos cães para ver se eles também olhavam para o pote que a pessoa estava observando, e assim os pesquisadores saberiam se os cães estavam ou não utilizando habilidades de comunicação como o “olhar compartilhado”.
  • Antes da pessoa que estava no vídeo olhar para um dos vasos, ela cumprimentou o cão, o experimento foi realizado de duas maneiras diferentes. Uma forma, utilizou uma comunicação ostensiva onde o ator utilizou a forma clássica em que cumprimentamos bebês e cachorrinhos, falando com um tom bobinho e amistoso, e fazendo um contato visual direto, com um ar alegre. Desta forma, o ator dizia ao cachorro: – Olá! Na condição não-ostensiva, o ator usou as mesmas palavras, mas falou com uma voz firme, não flexionada, eficiente, evitando o contato visual. Para pessoas, ao menos, a primeira sequência carrega uma mensagem clara de que algum tipo de comunicação direta está tentando ser mantida, enquanto a segunda, sugere que a pessoa não tem a intenção de compartilhar informações com o espectador.
  • Depois que os cães viram o vídeo, os pesquisadores marcaram os seus movimentos oculares. Eles dividiram a tela de vídeo em seis setores e determinaram se cada cão estava olhando para o mesmo local que o ator estava.

Como os cães sabem que estamos falando com eles?

  • Os resultados mostraram que, após a saudação, envolvendo contato com os olhos e uma voz bobinha e amável, fazia com que os cães ficassem mais propensos a seguir as pessoas com o olhar, respondendo da mesma forma que as crianças fazem. Devido aos resultados, os pesquisadores resumiram a conclusão de sua pesquisa na seguinte frase: “O “olhar compartilhado” é um comportamento natural entre pessoas, é uma resposta generalizada que pode ser observada desde cedo e é frequentemente considerada como uma janela para a cognição social de diferentes espécies não-humanas. Os cães têm uma capacidade imensa para compartilhar a atenção das pessoas, e eles desenvolveram uma grande habilidade em usar o olhar humano em situações de escolha de objeto. Cães são sensíveis à direção da atenção visual humana e são usuários hábeis de sinais direcionais humanos que têm potencial de significado referencial. Além disso, a evidência crescente sugere que os cães demostram precocemente a sensibilidade a estímulos que sinalizam a intenção de comunicação das pessoas.”
Cães sabem que estamos falando com eles?

Cães sabem que estamos falando com eles?

Como os cães sabem que estamos falando com eles?

Portanto segundo esta pesquisa, a melhor maneira se saber se seu cão está mesmo prestando atenção no que você está falando com ele, é olhar diretamente nos olhos de seu cachorro e falar com ele em um tom amigável. Isso também comprova que instintivamente já fazemos isso com nossos peludos a muito tempo, mesmo antes de pesquisas comprovarem o que já seria óbvio para muito gente. Falar com nossos cães, da mesma forma carinhosa que falamos com nossos bebês, não só se justifica, mas também pode ser uma das chaves necessárias para obter a atenção deles e incentivá-los a prestar atenção no que desejamos.

De que maneira podemos perceber como os cães sabem que estamos falando com eles?

Cães observam as pessoas!

Como os cães sabem que estamos falando com eles?

  • A muitos e muitos anos, cães vem estudando o comportamento humano, eles são como os antropólogos que observam e estudam o comportamento das pessoas. Não é só quando você está sendo doce com seu cachorro que ele sabe que você está falando com ele, cães sempre sabem quando você está falando com eles, eles podem até “ler seus pensamentos” também. No entanto eles respondem apenas se lhes interessar! Vamos dar o exemplo da hora de fazer um passeio com seu peludo. Assim que você disser as palavras mágicas, vamos passear? Ele já levanta as orelhinhas e demonstra um comportamento típico e entusiasmado, no entanto, mesmo que você não fale nada, se seu cão observá-lo, colocando em seus sapatos, pegando a chave de casa ele imediatamente demonstrará o mesmo tipo de comportamento. Seu cachorro sabe que você está se preparando para o passeio de vocês!

Quando e como os cães aprendem a interpretar os gestos das pessoas?

Como os cães sabem que estamos falando com eles?

  • Filhotes novinhos à partir de 6 semanas de vida, já começam a compreender os gestos das pessoas. Em um experimento realizado pelo psicólogo Juliane Kaminski, os cães foram avaliados e comparados a chimpanzés com a intensão de compreender qual destes animais pensa mais parecido com uma pessoa. Quando Kaminski apontou para um petisco, o cachorro entendeu o que o apontar queria dizer, mas o chimpanzé não. Nem os cães nem os chimpanzés utilizam o gesto de apontar com a intenção de indicar onde a comida está. O que distingue ambas espécies é que os cães observam as pessoas, e os chimpanzés não.

Nossos cães desenvolveram habilidades linguísticas que fazem com eles compreendam que, quando você aponta para um objeto, está na verdade tentando fazer com que ele consiga encontrar alguma coisa. A linguagem que utilizamos com nossos cães inclui gestos que utilizamos em nossa própria comunicação universal e cães desenvolveram a capacidade de leitura destes gestos humanos a milhares de anos.

Os cachorros olham para os olhos das pessoas, eles utilizam a habilidade de olhar para os seus olhos para saber o que você está olhando

Cães sabem que estamos falando com eles?

Cães sabem que estamos falando com eles?

Como os cães sabem que estamos falando com eles?

  • Em nossos olhos temos uma grande parte branca a esclera por isso é muito fácil sinalizar com os olhos em que direção estamos olhando. Como vimos anteriormente os cães observam nossos olhos. Portanto o contato visual entre vocês é muito importante. Assim que vocês fazem o contato visual e seu cão compreende que você está olhando para ele, vocês estabelecem um processo de comunicação. E novamente aqui você poderá observar os dotes biligues de seu cão, pois eles não costumam fazer isso entre si, principalmente por não terem esta grande parte branca em seus olhos. Esta é uma maneira especial que eles utilizam para se comunicar com as pessoas. Uma curiosidade sobre este aspecto espetacular da comunicação canina é que apesar de nossos cachorros serem 99,8 % compatíveis geneticamente com os lobos, um estudo realizado com filhotes de lobos que foram criados desde bem pequenininhos com pessoas, apontou que eles não souberam fazer contato visual com as pessoas que os criaram.

Conheça também, uma recente pesquisa que comprova que os cachorros entendem o que falamos com eles. Este estudo, explica de forma técnica que os cachorros também são capazes de compreender as palavras que estão sendo ditas a eles.

Saiba + Sobre como os cães sabem que estamos falando com eles?

Cachorros podem compreender o que você fala?Texto em Inglês

Saiba + Tudo Sobre Cachorros

Cachorros são capazes de amar?

Meu cão lambe tudo, isso é normal?

Cães leem pensamentos?

Como falar com seu cão?

Cães sentem ciúmes?

A incrível inteligência canina

Beijinhos – Cães entendem o que são beijinhos?

O cachorro sente as mesmas coisas que você

Casinha de cachorro com paletes de madeira

14 fotos de cachorros com seus donos

19 fotos de cachorros com seus donos

11 Cachorros fofos com bebês

Como seu cão pensa?

Como os cães enxergam?

Cachorros tem as mesmas emoções que crianças

Envolvendo crianças nos cuidados com seu pet

Podemos pegar doenças dos cachorros?

12 perguntas mais comuns sobre cadela no cio

Por que cachorro uiva?

Rolar – Ensin o comando rola

Meu cachorro pode dormir na cama comigo?

Você tem um cachorro e um bebê em casa?

Meu cachorro está gordo ou magro?

Receita de comida caseira para cachorro

Qual a hora ideal de tirar um filhote da ninhada?

Filhotes enxergam e ouvem ao nascer?

Fungos em cachorro – Tratamentos caseiros

Como aumentar a imunidade do meu cão?

Cogumelos – Cães podem comer cogumelos?

Porque cães choramingam

Por que ter um cão?

Estamos vacinando em excesso nossos cães?

Como o kefir pode ajudar seu cão?

 

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro