Curiosidades
fevereiro 26, 2014 postado por Li Kuvasz


Como aumentar a imunidade do meu cachorro?

Quem é que já não passou por um problema com seu cachorro que parece nunca ter fim? São comuns dermatites, otites, conjuntivites e uma infinidade de ites e outras mais que nunca se resolvem no nosso cachorro, fazemos tudo direitinho, levamos no veterinário, damos a medicação a risca, o problema é resolvido, mas passam algumas semanas e tudo começa de novo, o que estará acontecendo com meu cachorro?

Você já pensou que seu cachorro pode estar com baixa imunidade?

Como aumentar a imunidade do seu cachorro

Como aumentar a imunidade do seu cachorro

Mas o que é imunidade?

Imunidade é a capacidade dos cães em responder adequadamente a desafios sanitários, condições ambientais, sociais e nutricionais, pois estes fatores interferem no desenvolvimento da imunidade.

Você sabe o que leva a imunidade do seu cachorro a baixar?

Como aumentar a imunidade do cachorro

Como aumentar a imunidade do cachorro

Comportamento: Se você tem mais cães, o grupo está socialmente equilibrado? Há um cão dominante e os demais estão se submetendo ou existe conflitos de liderança entre eles? Conflitos sociais interferem no bom desenvolvimento da imunidade.

Stress: Houve alguma alteração no ambiente? Manejo sanitário,  manejo nutricional, utilização de um novo produto, inserção de um  novo cão, saída de algum cão? Estes são fatores que o organismo interpreta como stress e o stress influencia na imunidade.

Ambiente: Baixa umidade do ar, poeira  poluição , limpeza, etc.

Alergias: Produtos químicos utilizados nos cães ou no ambiente podem provocar irritações de origem alérgica baixando a imunidade.

Verminoses: são muito comuns principalmente em períodos quentes, também são comuns as recidivas por resistência dos organismos aos princípios ativos utilizados. É sempre bom investigar Isospora e Giardia.

Idade: o envelhecimento é um fator importante, pois é natural do envelhecimento que a imunidade diminua deixando o animais mais susceptíveis a infecções comuns, que antes não provocavam doenças devido à melhor competência do sistema imunológico do cão jovem.

O que fazer para aumentar a imunidade do meu cachorro?

Como aumentar a imunidade do cachorro

Como aumentar a imunidade do cachorro

Alimentação: Em primeiro lugar devemos dar uma ração de boa qualidade ou uma alimentação natural balanceada, equilibrada e de boa qualidade, o alimento é fundamental para o bom desenvolvimento da imunidade, portanto, deve-se observar a idade e porte do cachorro para dar uma alimentação adequada.

Vermifugação: É de fundamental importância manter a vermifugação sempre em dia para o bom controle dos endoparasitas, o cachorro fica em contato direto com o chão, se lambe, então facilmente adquirem vermes, a verminose debilita o cachorro, principalmente os filhotes, deixando-os mais suscetíveis a doenças. Mas podemos utilizar vermífugos naturais como a semente de abóbora torrada, o alho cru, hortelã, licor de cacau, porque o vermífugo industrializado usado de forma indiscriminada também afeta a imunidade, pois se trata de um veneno.

Vacinação: A vacina é indispensável para que o cachorro adquira imunidade e fique protegido de inúmeras doenças contagiosas, futuramente vamos conversar especialmente sobre os benefícios e malefícios da vacinação em excesso.

Controle de ectoparasitos: Dê preferência por produtos naturais e homeopáticos, pois os inseticidas também baixam a imunidade, aqui no blog tem algumas receitas caseiras para o controle de pulgas e carrapatos.

Para aumentar a imunidade do seu cachorro inclua na alimentação:

Como aumentar a imunidade do cachorro

Como aumentar a imunidade do cachorro

Alho: 1 dente de alho 2 vezes por semana aumenta a imunidade do seu cachorro.

Ovo: 1 ovo cozido ou cru 2 vezes por semana auxilia no aumento da imunidade.

Levedo de cerveja em pó: Colocado diariamente na alimentação, além de aumentar a imunidade evita pulgas.

Iogurte natural: 2 a 3 vezes por semana aumentam a imunidade.

Xarope Leucogen ou comprimidos: O leucogen é um medicamento utilizado para bebês prematuros, pacientes de AIDS e foi comprovado como um dos melhores medicamentos para o fortalecimento da imunidade e pode ser usado pelo seu cachorro.

Quando temos quadros repetitivos de determinadas doenças e que tratamos frequentemente com antibióticos, de um lado tratamos e de outro baixamos ainda mais a imunidade, para evitar recidivas eu aconselho mantermos a imunidade dos nossos cães em alta o ano inteiro, adotando algumas destas dicas de fortalecimento da imunidade, estamos prevenindo o aparecimento de doenças. Como sempre falamos aqui no blog, é fundamental o acompanhamento veterinário de seu cão. nunca deixe de levar seu pet ao veterinário sempre que alguma coisa estranha estiver acontecendo.  Converse e tire suas dúvidas com ele sobre a imunidade de seu cachorro.

Mesmo estando gozando de boa saúde é recomendado que você faça ao menos uma visita anual de rotina.

Lembre-se como tutores somos os responsáveis pelo bem estar e pela saúde de nossos animais. Quando temos um caso de doença, a demora para ter um diagnóstico pode ser o diferença entre um tratamento bem sucedido ou um risco maior para a saúde de seu cachorrinho.

Leia abaixo alguns links importantes que oferecem informações complementares sobre alimentos como alho, cebola, pão, chocolate, nozes macadâmia e muitos outros alimentos. Descubra quais deles podem ser incluídos na alimentação de seu cão e quais deles devem ser excluídos, ou podem oferecidos de forma comedida para ele.

Cachorro pode comer isso?

 

Saiba + Sobre Como aumentar a imunidade de seu cachorro

Cachorro pode comer isso?

Probióticos: um simples passo para impulsionar radicalmente o sistema imunológico do animal de estimação texto em inglês

Impulsionar o sistema imunológico do seu cão – texto em inglês

Saiba + Sobre cuidados com seu cão aqui no Blog do Cachorro

Cortar as unhas – Como e quando cortar as unhas dos cachorros

Comprar filhotes irmãos de ninhada ou de idades semelhantes

Irmãos de ninhada – Cães reconhecem que são irmãos?

Porque cachorros choramingam

Beijinhos – Cachorros entendem o que são beijinhos?

Otite canina – sintomas, causas, diagnóstico, tratamento

Síndrome da Ansiedade de Separação (SAS) 

Por que cachorros comem grama?

Porte – De que tamanho meu peludo vai ficar?

Conjuntivite em cães – Saiba como tratar seu pet

Conheça as raça de cães mais populares

Tudo sobre cuidados e saúde

Por que os cachorros comem terra?

Eca… Meu cachorro comeu cocô

Gastroenterite canina – Causas, sintomas e tratamento

Prisão de ventre – Constipação intestinal em cachorro

Cachorro pode comer chocolate?

Pão – Cachorro pode comer pão?

Estômago sensível – Seu cão tem problema de estômago?

Dicas caseiras para tratar seu cachorro

Não pode comer – Alimentos que fazem mal para os peludos

Cachorros cavam – Mas porque os cães cavam?

Quantas vezes devo alimentar meu pet?

Meu peludo dá trabalho para comer

Displasia coxofemoral em cães

Cogumelos – Cães podem comer cogumelos?

Cão-guia – Como trabalha o cão-guia?

 

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

Sou apaixonada por cachorro, não consigo imaginar minha vida sem eles. É muito bom poder falar sobre nossos amigos peludos aqui, crio Kuvasz e Norfolk Terrier, e será muito prazeroso dividir aqui nossas experiências.

Ver artigos de Li Kuvasz