Saúde
janeiro 2, 2013 postado por Blog do Cachorro


Como acabar com carrapatos?

Como acabar com carrapatos?

O carrapato é um parasita que suga o sangue do cachorro ao aderir na pele, ele varia entre meio centímetro a um centímetro de diâmetro. Tem uma cor cinza escuro, e parece com uma lentilha com pequenas pernas de cada lado. Ok, tudo isso é muito interessante, mas o que você deve estar se perguntando é: Como acabar com carrapatos?

Primeiramente, não tente removê-lo. Eles têm fortes garras de sucção que furam profundamente a pele do cachorro. Se você tentar removê-lo, a cabeça vai destacar e ele irá permanecer agarrado na pele do seu cachorro, podendo formar uma uma ferida difícil de cicatrizar, na verdade a ferida ocorre devido a saliva do carrapato que é liberada na pele do animal no momento que o parasita sente-se em perigo. Outra preocupação que você deve ter em mente é que retirar o parasita inadequadamente pode provocar doenças. É importante fazê-lo desgrudar da pele antes de removê-lo do cachorro. Existem várias maneiras de fazer isso, conforme descrito a seguir.

Como acabar com os carrapatos?

 Como acabar com carrapatos?

  1. Despeje um pouco de éter em uma bola de algodão e coloque-o sobre o carrapato por meio minuto, em seguida, retire o carrapato com uma pinça.
  2. Encharque o carrapato com vaselina, em seguida, retire-o com uma pinça
  3. Segure a extremidade de um cigarro aceso perto do carrapato, sem tocar no cachorro. O calor vai forçar o carrapato retrair a cabeça e você pode retirá-lo.
  4. Aplique um spray (diretamente sobre o carrapato), de um produto carrapaticida adequado (tipo FRONTLINE). O carrapato irá secar e cair por conta própria. (esta sem dúvida é a melhor maneira!)

Além de provocarem uma forte coceira (que causa um terrível desconforto para o cachorro),  esses parasitas também podem transmitir Babésia ou Erlichia, doenças que podem ser fatais se não forem diagnosticadas em tempo. As infestações mais severas, podem resultar em diversos problemas, como anemia, além de promover um aumento de volume no baço do cachorro.

Como acabar com carrapatos – controle ambiental

Deve-se tratar o ambiente em que o cachorro vive com pulverizações regulares, pois ovos e larvas podem permanecer vivos no ambiente por muito tempo. A pulverização do ambiente é fundamental para exterminar o carrapato, pois ele pode se instalar em plantas, na grama, em frestas, no piso ou em qualquer lugar que consiga passar desapercebido, fazendo com que seja necessário muita dedicação para que não se torne uma infestação.

Como acabar com carrapatos – prevenção

Também é recomendável manter o cachorro protegido com coleiras especiais (carrapaticidas), que são encontradas nas lojas especializadas, ou utilizar pipetas com este tipo de produto (que são aplicadas na nuca do cachorro). Não tem jeito, as vezes o cachorro nem precisa ir para o campo para ser vítima desses parasitas que estão também por toda a região urbana e podem ocorrer até mesmo em canteiros existentes em grandes avenidas. Devemos proteger os cachorros preventivamente e manter uma escovação constante e banhos frequentes, além de estar atento ao comportamento do cachorro.

Não esqueça que os sintomas da doença do carrapato são falta de apetite, fraqueza, e as vezes algum leve sangramento nos poros que não cicatriza. Consulte um veterinário a qualquer sinal destes sintomas pois um único carrapato já é o suficiente para transmitir estas doenças.

Saiba + Aprenda a dar banho no seu cachorro



Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro