Saúde
janeiro 1, 2013 postado por Blog do Cachorro


Como acabar com as pulgas dos cachorros?

Mas e agora, como acabar com as pulgas? Não entre em pânico, é possível acabar com elas. Lembre-se que as pulgas que infestam os cachorros não as mesmas que atacam os humanos, mas tenha em mente que uma única pulga pode depositar mais de 600 ovos em apenas 3 semanas. Portanto, ao notar pulgas no seu cachorro você deve tomar providências imediatas para exterminá-las, ou terá uma infestação em sua casa.

como acabar com as pulgas

como acabar com as pulgas

Como acabar com as pulgas dos cachorros?

Uma solução bastante eficaz de acabar com as pulgas é tratar o cachorro utilizando colares anti-pulga, existem também soluções em pó e aerosol, provavelmente entre as soluções tópicas para tratar as infestações de pulgas em cachorros, a mais recomendada seja a utilização de pipetas de uso tópico (geralmente é aplicado na nuca do animal). Outra medida muito necessária é fazer o controle no ambiente, pulverizando com produtos adequados todos os locais em que o cachorro normalmente fica.

O controle ambiental é essencial para acabar com as infestações mais sérias, pois nesses casos, o tratamento no animal costuma não ser suficiente para acabar com as pulgas. Para problemas menos severos, no entanto, existem também algumas soluções caseiras para acabar com as pulgas dos cachorros, que podem atuar de maneira coadjuvante ao tratamento feito no cachorro e no ambiente.

Como acabar com as pulgas dos cachorros – Soluções caseiras

1- A levedura de cerveja na alimentação do cachorro, inibe a infestação de pulgas e pode ser um preventivo e coadjuvante interessante no combate de pulgas, além de eficiente deixa a pelagem do cachorro muito mais bonita. No entanto os carrapatos são imunes ao efeito da levedura.

2- Para ajudar na eliminação das pulgas nos cachorros, você pode dar um banho a cada 5 dias com um shampoo contendo selênio, depois enxague os pelos com um chá de eucalipto, sálvia, alecrim e tomilho. Desta forma, a pelagem ficará sempre limpa e você poderá eliminar ovos.

3- Outra medida que pode ajudar a prevenir a infestação de pulgas nos cachorros é manter uma escovação regular no cachorro.Você pode comprar um pente especial para pulgas e molhá-lo com água quente. Muitas pessoas gostam de utilizar álcool para esta escovação, embora o álcool seja muito eficaz, mesmo que mate as pulgas, apenas diminuirá o número de pulgas.

Lembre-se também que cobertores são ótimos ninhos para pulgas. Você deverá lavar e ferver a roupa de seu cachorro.

Não esqueça que em filhotes de cães com menos de oito semanas de idade não é indicado o tratamento anti pulgas com produtos tóxicos, e as áreas em que ele fica ainda não podem receber pulverização com produtos tóxicos.  Nestes casos, basta dar banho com shampoo neutro e certificar-se de lavá-los bem com a espuma do xampu, seque bem e utilize somente produtos indicados especificamente para filhotes.

Saiba + Aprenda a dar banho no seu cachorro

Aprenda a dar banho no seu cachorro

COMO ACABAR COM AS PULGAS DO CACHORRO E DO AMBIENTE? - Dr. Alexandre Figueiredo

Veja + Como cuidar melhor de seu cachorro

Banho – De quanto em quanto tempo devo dar banho no meu cachorro?

Carrapatos – 10 Maneiras de manter seu cachorro protegido e livre dos carrapatos

Calor – Cuidados com os cachorros no verão

Dicas caseiras para tratar seu cachorro



Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro