Adestramento
novembro 1, 2013 postado por Ricardo Tamborini


Ensine o comando ‘morto’ ou ‘bang’ ao seu cão

Truques de adestramento – GUIA PRÁTICO PARTE I

Dicas por Ricardo Tamborini  – Comando “morto” ou “bang”

Fingir de “morto” é uma brincadeira bem divertida para fazer com seu cachorro. Este comando deixará os seus amigos encantados! Ensinar ao seu cachorro o comando “morto” é muito fácil, mas tenha em mente que antes de começar a ensinar o comando “morto”, você precisa ensinar ao seu cachorro os comandos básicos de obediência.

Se você não acompanhou a série que preparei para vocês COMANDOS BÁSICOS DE OBEDIÊNCIA – GUIA PRÁTICO vale a pena dar uma conferida nas dicas para ensinar seu cachorro os comandos mais importantes antes de seguir com novos truques.

Primeiro observe que este treinamento só será eficiente após seu cão ter absorvido completamente o comando deita, ok?

comando morto

comando morto

Vamos lá, você irá precisar para ensinar o comando “morto” para seu cachorro de um punhado de petiscos. Escolha sempre algo que ele goste muito! Uma boa dica para seu treinamento ser bem sucedido: experimente treinar seu cachorro um pouco antes das refeições isso irá ajudá-lo a associar a refeição com uma recompensa após o treinamento e também irá deixar o cachorro mais interessado ​​no petisco, caso você deseje usar alimento para as sessões de treinamento.

  1. Mantenha sempre o petisco muito bem escondido em uma de suas mãos e não permita de forma alguma que o cachorro perceba.
  2. Peça ao cachorro que execute o comando ‘deita’ e simultaneamente, ajoelhe-se em frente ao seu cão.
  3. Espere alguns segundos até que ele esteja plenamente relaxado, coloque uma das mãos (sem o petisco!) sobre a barriga do cachorro e empurre-o suavemente para o lado fazendo com que ele fique com as patas esticadas.
  4. Assim que ele estiver na posição desejada, aguarde alguns segundos e recompense-o com um petisco ao mesmo tempo que você pronuncia o comando “morto”.
  5. Se você estiver com problemas para que seu cachorro compreenda o comando “morto” como por exemplo ele acabar não deitado de lado, você ainda poderá mostrar para o cachorro o que você quer que ele faça ficando na posição desejada, para que o cachorro possa imitar você. No entanto este recurso provavelmente não será necessário.

Refaça todos os passos deste processo repetidas vezes.
Logo que você perceber que o seu cão está fazendo o exercício com facilidade, vá aos poucos somente encostando uma das mãos em sua barriga ao invés de virar ele de lado.
Gradativamente vá aumentando o tempo de espera para recompensar e entregar o petisco ao cachorro.
Progrida com esse treinamento, até chegar ao ponto em que você simplesmente peça o comando “morto” e ele responda imediatamente virando-se de lado e ficando com as patas esticadas e a cabeça encostada no chão.

Se o seu cachorro é daquele tipo de cão ansioso que tenta adivinhar seus pensamentos e finge de “morto” antes mesmo de você dar o comando, tente ensiná-lo a ficar na posição “morto” por mais tempo, associando o comando ‘fica’. Em vez de dar a ele uma recompensa imediatamente. Pratique o comando “morto” algumas vezes, adicione sempre tempos diferentes para que o cão possa ficar nesta posição até mesmo por alguns minutos. O comando fica é sempre um ótimo meio de controlar a ansiedade de um cachorro.

Se em algum momento do treinamento, seu cachorro obtiver erros consecutivos ao tentar assimilar o comando “morto”, considere interromper temporariamente o treinamento, pois possivelmente ele ainda não reteve os primeiros passos do comando “morto” adequadamente. Sempre antes de interromper um treinamento, volte um ou dois passos até o momento em que ele tenha obtido um resultado favorável e gratifique seu cachorro. Somente depois pare a sessão de treinamento.

Uma dica muito bacana é: Elogiar o seu cão todas as vezes que você por acaso o encontrar na posição desejada (no caso o comando “morto”). Isso serve também para os comandos senta e deita

Assim que ele estiver executando o comando com perfeição, você pode deixar esse truque ainda mais interessante e teatral. Uma ideia muito bacana é você apontar para o seu cão com uma das mãos fingindo estar armado e falar “Bang”. Em seguida o seu CÃO ATOR cai fingindo-se de “morto”. Rss

Nunca é demais ressaltar que é muito importante que você tenha em mente que não será nada positivo treinar o seu cachorro por mais de 10 ou 15 minutos, pois como eles aprendem por repetição,  se cansam muito rápido, ok?

Aproveitem as dicas e boa sorte!

 

Saiba + Sobre Comportamento Canino – Ensinando o cachorro o comando “morto”

Ricardo Tamborini especialista em comportamento canino

Fan Page Ricardo Tamborini Adestrador

 

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

Ricardo Tamborini – Adestrador e Especialista em Comportamento Canino

Ver artigos de Ricardo Tamborini