Adestramento
abril 29, 2014 postado por Ricardo Tamborini


Rolar – Ensine ao seu cachorro o comando rola

Truques de adestramento – GUIA PRÁTICO PARTE II

Dicas Por Ricardo Tamborini – Comando “Rola” ou “rolar”

Se você já ensinou para seu cachorro todos os comandos básicos de obediência, já é hora de incrementar um pouco mais suas habilidades teatrais. Já ensinei aqui para vocês passo a passo, todos os comandos de obediência, começando pelo sentar, depois dar a pata,  deitar, o comando vem, e o fica. Estes são os comandos básicos que seu cachorro precisa assimilar para poder aprender mais truques de adestramento. Além de serem importantíssimos para que seu cão seja um animal educado, o adestramento proporciona a você uma maior mobilidade com seu peludo, pois amplia a forma de comunicação entre o cachorro e você. Estabelecendo um vínculo ainda mais profundo entre proprietário e cachorro.

Rolar – Ensine ao seu cachorro o comando rola

Rolar – Ensine ao seu cachorro o comando rola

Cães treinados estão sempre mais atentos ao seu proprietário, o que diminui substancialmente o risco de acidentes e após ter passado pelos comandos mais importantes, o cão tende a assimilar os comandos cada vez mais rapidamente.

Em meu último artigo sobre adestramento, falei para vocês sobre o comado “bang” ou “morto” que é a minha primeira dica de truques de adestramento. Se você ainda não teve a oportunidade de ler este artigo, pode dar uma olhadinha clicando aqui. Hoje vou explicar para vocês como ensinar seu cão rolar. Esse truque é bem simples de ser ensinado ao seu cão. Além de praticar a sua liderança, é também uma forma muito bacana de mostrar às suas visitas o quanto seu cão é esperto, além é claro, de ser uma ótima oportunidade de exibir suas habilidades como treinador.

Não esqueça, este é um truque de adestramento e é sempre interessante que você siga um cronograma ao ensinar seu cachorro. Comece sempre com os comandos básicos de obediência, a partir daí você poderá evoluir seu treinamento e introduzir novos truques. Outra dica interessante é que você ensine primeiro ao seu cão o truque fingir de morto. Usar petisco também é uma ótima opção para que o seu cão entenda com mais facilidade a dinâmica do exercício.

Vamos lá…. O que será necessário para ensinar ao seu cachorro o comando “rola” ou “rolar”

  1. Coloque seu cão na posição deita, em seguida peça o comando morto e mantenha-se de frente a ele.
  2. Mostre o petisco deixando ele cheirar (mas ainda não entregue), e induza o seu cão a girar seguindo o petisco com a ponta do focinho em direção ao ombro dele, para o lado que ele irá rolar. Continue segurando o petisco perto do focinho de seu cão, e direcione-o desta maneira, até que ele tenha completado o exercício.
  3. Quando ele estiver executando o movimento, pronuncie a palavra mágica “ROLA” para que ele comece a assimilar o comando e entregue o petisco assim que ele tiver concluído a ação.
  4. Você pode dar uma ajudinha empurrando uma das patas induzindo-o a rolar.
  5. O exercício estará completo quando seu cão rolar e mantiver-se na posição deitado (de lado).
  6. Pratique algumas vezes por dia, e garanto que em menos de uma semana o seu amigão de quatro patas estará realizando esse comando com perfeição.

Dicas para o sucesso do treinamento do truque rolar

Rolar – Ensine ao seu cachorro o comando rola

Rolar – Ensine ao seu cachorro o comando rola

Dividir o treinamento em partes – Na verdade esta dica serve para qualquer treinamento, mas alguns cães durante este truque especificamente,  tentam ser mais espertinhos para ganhar o petisco. Como estão virados de barriguinha para cima, podem girar a cabeça para o outro lado, não completando a volta. Se por acaso seu cachorro fizer gracinhas, decupe o treinamento.

Assim que seu cão estiver deitado, deixe que ele perceba o petisco e mantenha-o próximo ao focinho do cachorro. Inicie um movimento em direção ao ombro do cachorro. Se neste momento você perceber que ele vai virar a cabeça, ofereça o petisco um pouco antes. Desta forma você estará mostrando para ele que o caminho correto é não virar a cabeça. Praticando algumas vezes, certamente ele conseguirá seguir em frente e concluir o exercício da forma desejada.

Depois que ele compreender, pare de oferecer o petisco de forma dividida e ofereça ao cachorro apenas quando ele concluir a volta completa e estiver deitado de lado. Não esqueça de além do petisco, parabenizá-lo para reforçar positivamente tanto com vós quanto com um pouco de carinho.

Quando seu cachorro tiver assimilado completamente o comando rola, você poderá gradativamente associá-lo com o comando bang. E fazer um teatro para as visitas, bem dramático e bem engraçado. Talvez possa até fazer um vídeo e postar no Youtube, mas não esqueça de colocar a hashtag #RicadoTamborini.

Possíveis problemas ao ensinar um cão o truque rolar

Se seu cachorro estiver cometendo erros como virar a cabeça na direção oposta, talvez você tenha compreendido mal a forma de ensinar seu cachorro. Talvez seus gestos estejam sendo um pouco rápidos. Tente reiniciar o treinamento até um ponto em que seu peludo tenha acertado o movimento, parabenize-o, ofereça o petisco e faça o movimento com o petisco junto ao focinho de forma bem lenta.

Alguns cães podem ser resistentes a comandos quando deitados de costas e mostrando suas barrigas. Neste caso, certifique-se que seu cão sabe que o treinamento é apenas diversão e brincadeira. Se ele gosta que você coce sua barriga, faça isso, elogie seu cão, antes de reiniciar o treinamento. Nunca tenha atitudes negativas quando estiver ensinando um cachorro, mantenha sempre sua voz suave e com om tom agradável.

Como já falei várias vezes para vocês aqui, para que todo treinamento com cães funcione, é importante que as sessões não sejam muito extensas e que o último momento do treino seja um momento em que seu cão tenha acertado o movimento. Sessões de treinamento muito longas, tendem a se tornar frustrantes, não só para você mas principalmente para seu cão. Por isso sempre recomendo que treine seu cão cerca de 10 minutos de cada vez, e tente terminar cada sessão em um movimento positivo.

Em que momento posso parar de usar petisco para meu cachorro rolar?

Certamente parar de usar o petisco é o clímax do treinamento e isso pode demorar algum tempo. Não dá para especificar este tempo, pois varia muito de cachorro para cachorro. Podemos deduzir que cães que tenham passado por todas as fases de adestramento básico, consigam evoluir mais rapidamente em qualquer tipo de treino proposto.

Uma vez que seu cão tenha rolado sob comando várias vezes, ainda ganhado petisco, experimente passar o treinamento para uma nova fase. Comece agora, a esperar alguns segundos antes de oferecer o petisco a ele. Alguns cães aprendem este comando muito rapidamente, deitam e rolam imediatamente, na intenção de receber o petisco. Quando seu peludo já tiver rolado completamente, intensifique os carinhos e intercale com o petisco, até que ele já não sita tanto a falta dos petiscos.

E aí? Não é fácil ensinar ao seu cão o comando rola? Então mãos a obra e boa sorte!

Ricardo Tamborini-Adestrador e Especialista em Comportamento Canino

E não esqueça de curtir a nossa Fan Page, visite meu web site:

www.ricardotamborini.com.br

Saiba + Sobre Comportamento Canino – Ensinando o cachorro o comando “rolar”

Fan Page: Ricardo Tamborini especialista em comportamento canino

Fan Page: Ricardo Tamborini Adestrador

 

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

Ricardo Tamborini - Adestrador e Especialista em Comportamento Canino

Ver artigos de Ricardo Tamborini