Comportamento
fevereiro 13, 2014 postado por Blog do Cachorro


Porque cachorros choramingam

Cães choramingam para se comunicar, esta é sem dúvida uma das maneiras que eles descobriram para nos fazer prestar atenção às suas necessidades, portanto se você tem um cão choramingando em casa fique atento, geralmente não é de graça que cães choramigam, provavelmente tentando lhe dizer alguma coisa.

Será que cães choramingam por que estão entediados? Às vezes choramingos podem ser substituídos pelo som de papéis sendo retalhados, ou um chão sendo arranhado… Os lamentos de um cachorro podem vir em vários tipos de comportamentos estranhos e normalmente tentar impedi-lo só irá fazer com que ele intensifique este comportamento, pois perceberá que você está prestando atenção. Alguns cães entediados ficam bem maluquinhos, completamente descompensados, gemendo, girando em torno do lugar onde ficam, cheirando as pessoas. Existe uma boa chance de que um animal com este tipo de comportamento esteja apenas entediado e precise gastar energia, caminhando e brincando, mas isso nem sempre é o caso. Às vezes, ele precisa de alguma outra coisa, talvez esteja com fome, ou pode ser que ele esteja chorando porque esteja sentindo alguma dor.

Porque cachorros choramingam

Porque cachorros choramingam

Cachorros choramingam quando estão entendiados?

Bom, para dar uma resposta bem curta e simples sim. Se você tem em casa um cão choramingando e com um comportamento um pouco mais agitado do que o habitual, você deveria começar a pensar algumas boas maneiras de livrá-lo do tédio, cães entediados certamente irão latir e choramingar, além é claro de provavelmente terem alguns comportamentos meio destrutivos. Alguns cães entediados ficam fazendo uns barulhos esquisitos com o focinho como se fossem suspiros na intenção de chamar sua atenção. Lembre que cães não podem falar e por isso lamentar e fazer bagunça são algumas formas que eles encontram para nos fazer prestar atenção neles. Alguns filhotes pegarão seu brinquedo favorito, e irão correr até você, esfregam o focinho em pessoas e choramingam fazendo um som de lamento, outra atitude bem característica de tédio é andar em círculos. Outros cães apenas emitem sons e ficam com seus focinhos enterrados junto ao chão, em uma atitude muito parecida com crianças emburradas. O remédio simples: brinque e passeie com seu cachorro!

Cães são animais sociáveis e necessitam de interação, por isso é tão importante passear com seu cachorro todos os dias, considere fazer algum tipo de esporte para cachorros, mude a perspectiva de seu pet, torne o mundo dele mais interessante! Converse com seu peludo, que tal inventar um quebra-cabeças para ele resolver? Brinque de buscar objetos, jogar bolinha, leve-o a um parque, se você tiver um quintal, estimule seu cão a correr ao redor da casa. Afinal seu cão não merece uma vida enfadonha, merece?

Porque cachorros choramingam

Porque cachorros choramingam

Você brincou com seu peludo, passeou e ele ainda está choramingando?

Se você acabou de cansar seu cão, brincando, passeando, e mesmo assim ele continuar choramingando e tendo atitudes esquisitas, provavelmente ele está te pedindo alguma coisa, querendo alguma coisa. Comece oferecendo água, aliás, água sempre deverá estar disponível para seu cachorro! Se não funcionar, ofereça comida, se ele virar o focinho é possível que ele esteja precisando de um bom punhado de grama para fazê-lo conseguir vomitar. Normalmente depois de gastarem energia os cães relaxam e chegam a dormir, permitindo com que você possa fazer o que quer que necessite, sem ter que se preocupar com eles.

Cães que não precisam de alguma coisa, não choramingam quando você está ocupado com seus afazeres domésticos, principalmente depois de uma caminhada ou brincadeiras. A maioria dos cães desenvolve uma forma de comunicação tão perfeita com seus donos, ao ponto de conseguir através de um olhar ou pequenas atitudes, fazer você saber exatamente o que eles precisam. Se sua tigela de comida estiver vazia, o seu cachorro poderá lamber a tigela seca, se ele quiser mais comida. Para passear, alguns cães podem rodear a porta ou apontar a coleira com o focinho.

Porque cachorros choramingam

Porque cachorros choramingam

Quando cachorros precisam de alguma coisa, eles se comunicam e utilizam todos os meios para que você possa compreendê-los, mas só depois que você estiver prestando atenção nele o cão irá parar de choramingar. Isto também vale para qualquer outra coisa que ele queira. Agora, é muito importante se você não quiser um cachorro chato ao seu lado, que você não acaricie seu cão quando ele estiver choramingando. Aguarde um momento, converse com ele, tente descobrir o que ele quer de você. Somente depois que ele parar com a lamentação, você deverá fazer carinhos.

Cães aprendem por associação, portanto se você der carinho quando choramingam, você irá dizer para ele que se ele choramingar, você irá fazer carinho e aí, ele vai ficar um cachorro bem chato! Além de prejudicar a comunicação entre vocês. E também você não conseguirá descobrir realmente o que se passa com seu cão.

Chegando em casa – Alguns cães choramingam quando estão felizes

Quando você chega em casa, o seu cachorro pode recebê-lo com uma sinfonia de choramingos, uivos e latidos. Este comportamento demonstra o quanto ele está animado e feliz por você ter chegado em casa. Aí ele começa a fazer todos os tipos de ruídos, alguns deles excepcionalmente altos. Aqui este lamento não é indicativo de tédio. Se isso incomoda você, mantenha brinquedos de seu peludo perto da porta e estimule seu cão a brincar quando chega em casa. O brinquedo provavelmente irá mantê-lo mais focado na brincadeira, e alguma atividade redirecionará a energia dele para algo mais consistente do que gritar e fazer vocalizações para expressar sua emoção de ter você em casa.

Porque cachorros choramingam

Porque cachorros choramingam

Seu cachorro pode estar choramingando por que está preocupado com alguma coisa

Filhotes ansiosos muitas vezes lamentam, choramingam, arranham o chão e fazem o impossível para comunicar enfaticamente ao mundo para que todos saibam que alguma coisa o está incomodando. Não é uma regra para todos os cães, alguns mantem-se até muito silenciosos em situações preocupantes, como grandes trovões malvados e fogos de artifício. No entanto se seu cachorro for muito ansioso provavelmente irá choramingar e este tipo de comportamento não irá melhorar por conta própria. Você irá precisar fazer um trabalho de adestramento para fazer com que seu cachorro tenha menos pavor e comece a aceitar melhor o que está causando o seu medo, procure um comportamentalista animal ou fale com o seu veterinário sobre possíveis medicamentos. Se você tem um cão muito ansioso, irá perceber outros sintomas além de choramingar. Ele pode tremer, geralmente posicionam as orelhas para trás, posicionam a cauda para baixo ou colocam entre as pernas, alguns chegam a fugir para um lugar que pensem ser mais seguro. Outros cães desenvolvem comportamentos destrutivos como acontece com animais com SAS (síndrome da ansiedade de separação).

Porque cachorros choramingam

Porque cachorros choramingam

Cachorros choramingam por estar com algum problema de saúde

Assim como as pessoas emitem sons e gemidos quando estão com dor, cães também algumas vezes choramingam quando não estão se sentindo bem. Às vezes, a choradeira é constante, especialmente com uma dor constante, como uma dor de dente por exemplo. Dores que vão e vem , ou são agravadas por uma ação, como fazer xixi, como no caso de uma infecção urinária, podem desencadear choramingos apenas nos momentos em que a dor é desencadeada. Se seu cachorro choramingar inexplicadamente e você tiver constatado que não é relacionado com o tédio, é muito importante que você leve seu animalzinho correndo a um veterinário, especialmente se os sintomas como letargia, alterações do apetite, alterações de fezes, vômitos e fraqueza vierem acompanhados dos choramingos.

Lembre-se como tutores somos os responsáveis pelo bem estar e pela saúde de nossos animais. Nunca espere muito tempo para contactar um veterinário em caso de suspeita de algum problema de saúde com seu bichinho. A demora para ter um diagnóstico pode ser o diferença entre um tratamento bem sucedido ou um risco maior para a saúde de seu cachorrinho.

 

Saiba + Sobre Porque os cachorros choramingam

Por que cachorros choramingam?– texto em inglês

Saiba + Sobre cuidados com seu cão aqui no Blog do Cachorro

Síndrome da Ansiedade de Separação (SAS) em cães

Por que cachorros comem grama?

Conjuntivite em cães – Saiba como tratar seu cachorro

Conheça as raça de cães mais populares

Tudo sobre cuidados e saúde dos cachorros

Por que os cachorros comem terra?

Eca… Meu cachorro comeu cocô

Gastroenterite canina – Causas, sintomas e tratamento

Cachorro pode comer chocolate?

Pão – Cachorro pode comer pão?

Estômago sensível – Seu cão tem problema de estômago?

Dicas caseiras para tratar seu cachorro

Cachorro não pode comer – Alimentos que fazem mal para os cachorros

Cachorros cavam – Mas porque os cachorros cavam?

Quantas vezes devo alimentar meu cachorro?

Meu cachorro dá trabalho para comer

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro