Saúde
outubro 14, 2013 postado por Li Kuvasz

Quando fazer uma cesariana na minha cadela?

Esta chegando a hora do nascimento, a cachorra já começa a fazer o ninho, cava bastante, perde o apetite, fica inquieta, respiração ofegante, podendo até vomitar e ter alguns tremores, estes são alguns sinais de que o parto esta próximo.

A duração da gestação das cadelas é de aproximadamente 63 dias, podendo durar de 58 até 68 dias.

Uma boa dica é medir a temperatura retal da cachorra, antes de iniciar o trabalho de parto a temperatura retal cai abaixo de 37,8ºC, apresentando valores abaixo de 37ºC, isto ocorre entre 12 e 24 horas do parto.

Num parto normal após estes sinais a cachorra começará a ter contrações que são bem visíveis, como se estivesse fazendo força para expulsar os filhotes, com as contrações e a dilatação da cérvix os filhotes vão nascer com intervalos que variam de 10 a 30 minutos, em ninhadas muito grandes a fêmea pode ter um intervalo maior, descansar um pouco, até sair do ninho para urinar e depois retomar o trabalho de parto com novas contrações.

Como vou saber se minha cadela necessita de uma cesariana?

Quando fazer uma cesariana na minha cadela?

Quando fazer uma cesariana na minha cadela?

Mas como saber se será necessário uma cesariana?

Se a sua cachorra estiver tendo contrações fortes há mais de 30 minutos e não houver nascimento de filhotes um veterinário deverá avaliar com urgência a necessidade de uma cesariana, se não for tomada uma atitude em casos assim, os filhotes entrarão em sofrimento fetal, eles estando prontos e maduros para nascerem, e isto não acontecer, corre-se o risco de todos morrerem. Esta situação é conhecida como parto distócico.

É considerado distocia ou parto distócico quando:

  1. - As contrações são fortes e persistentes sem expulsão fetal
  2. - Contrações fracas, infreqüentes e improdutivas por mais de 2 ou 3 horas
  3. - Quando o intervalo for maior do que 2 horas entre os fetos ou 4 horas após o início do 2° estágio;
  4. - Gestação prolongada, descarga vaginal purulenta e sinais de intoxicação;
  5. - Posição anormal do feto ou feto muito grande.

 

A cesariana é também necessária em raças específicas que não conseguem parir naturalmente, a anatomia destas raças impossibilita o nascimento por parto normal, é o caso do buldog, pug, pequinês e algumas raças braquicefálicas.

Cachorras que já tenham tido distocia e cesariana geralmente repetem este quadro havendo necessidade de cesariana em outros partos.

Quando a cadela gestante tem apenas um filhote ou muitos filhotes favorece a necessidade de uma cesariana, isto porque apenas um filhote pode haver falta de estímulo, ou no caso de uma ninhada muito grande exaustão do útero, provocado por excesso de estímulos.

A cesariana em cadelas também pode ser necessária em cachorras muito jovens que acasalaram no primeiro cio ou cachorras idosas, estas podem ter falta de contração.

Em todos os casos o pré-natal ajuda a identificar alguma anomalia antes mesmo de chegar o momento do parto, um acompanhamento ajudará identificar uma gestação muito longa ou curta dando indícios de que a qualquer momento haverá necessidade de uma cesárea, esta deve ser realmente efetuada se não tiver outra alternativa porque como qualquer cirurgia os riscos são os mesmos e ainda corre-se o risco da mãe não reconhecer os filhotes e rejeita-los.

Saiba + Sobre o ciclo reprodutivo das cadelas e filhotes no Blog do Cachorro

Tudo o que você precisa saber sobre o cio de sua cachorra!

Cuidados com a cadela gestante

Parto da Cachorra, o que fazer?

Filhotes enxergam e ouvem ao nascer?

Tumor de mama em cadelas – Câncer em cadelas

Devo deixar minha cadela cruzar?

Adoção e posse responsável

Como evitar eclâmpsia na cachorra

Castrar ou não castrar meu cachorro? Devo castrar meu cão?

Leite para cachorro – Substituto de leite materno

Qual a hora ideal de tirar um filhote da ninhada?

Comprar filhotes irmãos de ninhada ou de idades semelhantes

Cuidados e Saúde do Cachorro

Saiba tudo sobre cuidados e saúde dos cachorros

Saiba tudo sobre filhotes 

Saiba + Sobre quando fazer uma cesariana na cadela

Minha cachorra esta grávida e estou preocupado se haverá necessidade de uma cesariana - Texto em inglês



Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

Sou apaixonada por cachorro, não consigo imaginar minha vida sem eles. É muito bom poder falar sobre nossos amigos peludos aqui, crio Kuvasz e Norfolk Terrier, e será muito prazeroso dividir aqui nossas experiências.

Ver artigos de Li Kuvasz