Curiosidades
outubro 6, 2014 postado por Li Kuvasz


Castração de cães – Prós e Contras

Castração de cães – Prós e Contras – Já falei anteriormente sobre castração aqui no Blog do Cachorro, se você não teve a oportunidade de ler este artigo, que fala sobre os mitos e verdades sobre a castração, confira clicando aqui. A castração é uma decisão que deve ser muito bem analisada, alguns donos optam para melhorar o comportamento do cão, no caso de machos territorialistas, briguentos, fujões, hiperativos ou que ficam agarrando as nossas pernas ou outros animais, no caso de fêmeas, para evitar além da prenhez, a gravidez psicológica, tumores de mama, piometra e a sujeira pela casa. Mas como toda intervenção cirúrgica existe os prós e os contras em uma castração, sem contar que existem métodos cirúrgicos pouco divulgados, e quando a intenção é apenas evitar a reprodução, poderão ser mais indicados, mas para que você tome a decisão certa se deve ou não castrar e qual método utilizar, vamos conhecer aqui o que temos disponível em castração canina.

Castração de cães – Prós e Contras

Castração de cães – Prós e Contras

Castração de cães – Prós e Contras – Vasectomia

A vasectomia é uma interrupção do canal deferente, ela apenas impede o cão de fecundar a fêmea, mas não inibe o desejo sexual. É um método muito mais simples e o seu objetivo é apenas evitar a procriação, neste caso é uma boa opção porque o cachorro será incapaz de procriar, mas terá desejo sexual, poderá até montar a fêmea e nada em sua personalidade será modificado.

Castração de cães – Prós e Contras – Orquiectomia

Orquiectomia é a remoção cirúrgica dos testículos. Como os testículos são também a fonte principal do hormônio testosterona, a castração reduz o nível da testosterona, sendo assim, quando estes comportamentos são influenciados pelo hormônio masculino, promovem um efeito tranquilizador no comportamento desses cães.

Castração de cães – Prós e Contras – Laqueadura

Laqueadura é o equivalente à vasectomia para os machos. As trompas serão ligadas, impedindo a passagem do óvulo, evitando assim a fecundação caso ocorra acasalamento. Da mesma forma ela só se torna infértil, continua a ter cio e os hormônios continuam a ser produzidos.

Castração de cães – Prós e Contras – Ovariectomia

Ovariectomia ou ovariohisterectomia é a remoção cirúrgica dos ovários. Os ovários produzem óvulos em cada estro e produzem também os hormônios estrogênio e progesterona, neste procedimento a fêmea não terá mais cio.

Castração de cães – CONTRAS:

Castração de cães – Prós e Contras

Castração de cães – Prós e Contras

Obesidade: com a diminuição dos hormônios sexuais há uma sobra energética que é acumulada causando um aumento de peso, alguns tendem a comer mais por apresentarem a sensação de não estarem saciados, além disto, ficam mais sedentários e consequentemente a grande maioria engorda.

Incontinência urinária hormonal: os hormônios estrógeno (em cadelas) e hormônios de testosterona (em cães machos) após a castração ficam muito reduzidos, eles é que são os responsáveis para tonificar os músculos do esfíncter.Além dos ovários, as glândulas adrenais (supra renais) também produzem o hormônio estrógeno e essa pequena quantidade produzida por essas glândulas pode ser suficiente para o controle da urina, na grande maioria das cadelas. Em outras, isto não acontece. O mesmo acontece com os machos e a produção de testosterona.

Um estudo realizado no Hospital Veterinário da Universidade Anhembi-Morumbi, São Paulo, afirmou que 20% das cadelas castradas apresentaram incontinência urinária, em animais com peso acima de 20 kg, o risco de aparecimento da afecção é superior chegando aos 30%. Acometem principalmente as fêmeas de grande porte, geralmente a incontinência urinária se dá quando o cão relaxa para dormir, pois o músculo do esfíncter da bexiga, também relaxa, mas pode ocorrer com ele andando, pulando, brincando, embora seja mais comum quando estão deitados.

Dermatites perivulvares e vaginites: não existem estudos comprovados que a castração seja o motivo, mas veterinários associam à esterilização a maior frequência de casos. O recesso vulvar e excesso de pele ao redor da vulva favorecem o acúmulo de urina e secreções vaginais, favorecendo o crescimento bacteriano, podendo ocorrer dermatite perivulvar e vaginites.

Crescimento prejudicado: a castração antes da puberdade não é muito bem vinda porque os hormônios sexuais exercem influência no metabolismo e desenvolvimento do esqueleto no que diz respeito ao crescimento e amadurecimento cartilaginoso e na ossificação endocondral. A testosterona e o estrógeno facilitam o crescimento das cartilagens e a manutenção das epífises. Os cães castrados muito jovens podem não atingir a estatura normal e os órgãos sexuais externos podem ficar com a aparência infantil.

Síndrome de ovário remanescente (SOR): é a presença de tecido ovariano funcional no interior da cavidade abdominal e a complicação mais comum após a ováriohisterectomias.

Castração de cães – PRÓS:

Castração de cães – Prós e Contras

Castração de cães – Prós e Contras

Castração de cães – Prós e Contras – Quando a ovariectomia é realizada antes do primeiro ciclo, a incidência de tumores nas glândulas mamárias diminui para menos de 0,5%. Mas se realizada após o primeiro cio o risco aumenta para 8%, após dois cios sobre para 26%, e depois dos dois anos e meio da idade não tem mais este efeito preventivo.

De 50 a70% dos cães adultos diminuem (em 50-90%) a marcação territorial com urina, monta, fuga, vadiagem e 25% diminuem a agressividade contra animais e pessoas.

Evita a piometra em cadelas (inflamação uterina) que normalmente atinge cadelas mais velhas ou que façam uso de anticoncepcional.

Evita a pseudociese, gravidez psicológica que atinge um número razoável de cadelas após o cio, traz um grande desconforto, algumas fêmeas chegam até a produzir leite.

Estes contras e prós da castração supra citados se referem a castração por retirada de ovários ou testículos,ou seja, orquiectomia e ovariectomia, na vasectomia e ligadura de trompas não ocorre nenhuma mudança comportamental pois só lhe é tirada a capacidade de reprodução, portanto, se depois de analisar todos os prós e contras da castração decidir que quer apenas controlar a natalidade, a vasectomia e ligadura de trompas será a melhor alternativa.

Castração de cães – Considerações Finais

Castração de cães – Prós e Contras

Castração de cães – Prós e Contras

O tumor de próstata ocorre em cães castrados ou não. Isso pode significar que a testosterona não é tão importante na patogênese do câncer de próstata.

Os únicos mamíferos que sofrem naturalmente de doenças da próstata relacionados com a idade são o homem e o cão.

Saiba + Sobre Castração de cães aqui no Blog do Cachorro

Castrar ou não castrar meu cachorro?

Saiba + Sobre Castração de cães

Métodos de esterilização em cadelas e gatas

Saiba + Sobre cio, ciclo reprodutivo dos cães e doenças associadas

Tumor de mama em cadelas – Câncer em cadelas

12 perguntas mais comuns sobre cadela no cio

Piometra em cadelas – Sintomas, diagnóstico e tratamento

Inseminação artificial em cães

Como faço para cruzar meu cachorro?

Castrar ou não castrar meu cachorro?

Quando fazer uma cesariana na minha cadela?

Quanto tempo dura o cio da cadela?

Devo deixar minha cadela cruzar?

Adoção e posse responsável

Como evitar eclampsia na cachorra

Como cuidar de uma cadela no cio

Pseudociese ou gravidez psicológica

Cuidados e Saúde do Cachorro

Parto da Cachorra, o que fazer?

Macho ou fêmea? 

Como comprar um cachorro de raça?

Qual a hora ideal de tirar um filhote da ninhada?

Cuidados com a cadela gestante

Filhotes – Tudo sobre filhotes de cachorro

.

 

 

 

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

Sou apaixonada por cachorro, não consigo imaginar minha vida sem eles. É muito bom poder falar sobre nossos amigos peludos aqui, crio Kuvasz e Norfolk Terrier, e será muito prazeroso dividir aqui nossas experiências.

Ver artigos de Li Kuvasz