Comportamento
fevereiro 11, 2014 postado por Blog do Cachorro


Beijinhos – Cachorros entendem o que são beijinhos?

Beijinhos – Cães entendem o que são beijos?

Se seu cachorro sabe o que você quer quando você pede para ele um beijinho. É por que seu cão já compreendeu que beijinhos são uma forma que nós humanos utilizamos para expressar amor, tanto aos animais quanto para outras pessoas. Ele entende o que você quer, mas ele realmente entende o que beijar significa? Cachorros realmente não sabem o que beijos significam, mas como são incrivelmente inteligentes e especialistas em leitura do comportamento humano, apesar de não saberem no início, eles acabam aprendendo que beijos são um sinal de carinho.

Beijinhos - Cachorros entendem o que são beijos?

Beijinhos – Cachorros entendem o que são beijos?

Beijinhos – Cães não tem nenhuma compreensão inata de Beijos

Os seres humanos e os cães tem diferentes meios de comunicação. A linguagem corporal utilizada por nós humanos é geralmente limitada a gestos amplos e de fácil leitura, no entanto, os cães possuem uma percepção muito mais detalhada de gestos corporais e conseguem ler pequenos movimentos que nós humanos interpretaríamos como sutis, bem como movimentos largos, e desta maneira os cães acabam “lendo pensamentos” e introduzem nossos sinais à sua linguagem, adaptando-se como sempre fizeram em nosso ambiente social. A linguagem que eles ” falam” não inclui beijos, no sentido que nós humanos conhecemos. Cães compartilham gestos de carinho, como tocar ou esfregar-se uns contra os outros ou lamber uns aos outros de uma forma social.

A grande maioria dos cães são ótimos em observar e decodificar as nossas comunicações com eles, um traço que desenvolveram ao longo de milênios de domesticação.

Beijinhos – Cães beijam uns aos outros? Lambidas de nossos peludos são beijinhos?

Lamber o focinho um do outro e esfregar o rosto em outro cachorro são alguns dos gestos que fazem parte do repertório dos gestos afetuosos dos cães. Uma das primeiras experiências na vida de um filhote é ser lambido por sua mãe logo após o nascimento. Cães lambem para expressar afeição, para mostrar submissão, e para coletar informações. Quando um cão se lambe ou outro cão, ele libera endorfinas – os hormônios para aliviar o stress, o que torna esta uma experiência agradável. Esses gestos não são beijos exatamente como nós os entendemos, mas para a maioria de nós é a forma mais próxima de comparar este tipo de carinho de nossos caninos.

Beijinhos - Cachorros entendem o que são beijos?

Beijinhos – Cachorros entendem o que são beijos?

Beijinhos – Posso ensinar um cachorro a dar beijinhos?

Bem, os cães aprendem a nossa linguagem corporal e as nossas inflexões vocais com grande maestria, especialmente quando a pessoa é clara e consistente em se comunicar com eles. A maioria dos cachorros estão suficientemente interessados em ter sua atenção ao ponto que qualquer incentivo faça com que eles levem o focinho até qualquer parte que você mostre para ele, seja ela seu rosto ou as mãos ou os lábios. Por tanto é possível treinar um cão para “beijar” você, o resultado será algo como um focinho gelado encostando em sua pele ou mesmo uma deliciosa lambida. Se você segurar um petisco na mão, certamente o resultado será ainda mais satisfatório, aí é só encorajar seu peludo para lhe presentear com uma lambida onde quer que você escolha. Outra boa forma de treinar um cão para dar beijinhos é passar na pele alguma coisa apetitosa para ele, como um pouco de manteiga ou pasta de amendoim em sua bochecha por exemplo, certamente este incentivo irá levá-lo a lamber você. Assim que o cão compreender o que você espera dele, adicione o comando, como ” Beijinhos ” ou “beijos” e utilize a repetição até que ele esteja fazendo automaticamente.

Beijinhos – É perigoso beijar meu cachorro?

Não é incomum que um cachorro sinta-se desconfortável tendo seu rosto próximo ao rosto de uma pessoa. Portanto se você perceber que seu cão se sente ameaçado com o rosto de uma pessoa perto ao seu, uma boa pedida é não forçá-lo a aprender a te beijar. Um cão que não aprecia a proximidade ao rosto de pessoas irá te dar sinais de alerta, como virar a cabeça, levantar o lábio, choramingar suavemente ou até rosnar. Nunca coloque um cachorro em uma posição de sentir-se obrigado a proteger-se de você, pois neste caso, existirá uma grande chance de que ele pense em te morder. As crianças, em particular, devem ser conscientizadas pelos adultos dos riscos que podem ter o ato de colocar seus rostos perto dos rostos dos cães e devem ser ensinadas a respeito dos sinais de alerta que os cães emitem e que foram descritos aqui.

Beijinhos - Cachorros entendem o que são beijos?

Beijinhos – Cachorros entendem o que são beijos?

Beijinhos – Bactérias e Doenças

As bactérias vivem na boca do seu cão. Embora as bactérias que vivem na boca de um cão sejam semelhantes as encontrados em bocas humanas e geralmente não sejam prejudiciais aos seres humanos, os cães são capazes de transmitir alguns tipos de doenças a seus proprietários.

Portanto cabe a você ter bom senso, se houver qualquer possibilidade de que o seu cão não esteja em um estado se saúde perfeita, reconsidere permitir que seu cão te beije até sua saúde esteja perfeita, as gengivas rosadas e plenamente saudável por dentro e fora.

Visite o seu veterinário regularmente para que seu cachorro possa sempre dar beijinhos em você e em toda sua família.

Saiba + Sobre Cachorros e Beijinhos

Cachorros compreendem intimidade Texto em Inglês

Saiba + Sobre Cães aqui no Blog do Cachorro

Linguagem Corporal Canina – Parte 6 – O Cachorro

Postura corporal – Linguagem corporal canina – Parte 5

A cauda – Linguagem corporal canina – Parte 4

Orelhas e Pelagem – Linguagem corporal canina – Parte 3

Linguagem corporal canina – Parte 2 – Boca

Linguagem Corporal Canina – Parte 1 – Rosto e Olhos

Coprofagia – Seu cachorro come fezes? Saiba como 

Por que cachorros comem grama?

Por que cachorros comem terra?

Cachorro pode comer chocolate?

Pão – Cachorro pode comer pão?

Dicas caseiras para tratar seu cachorro

Prisão de ventre – Constipação intestinal em cachorro

O que comprar para meu filhote?

Como comprar um cachorro de raça?

Você está preparado para ter um cachorro?

Filhotes – Tudo sobre filhotes de cães

Porte do cachorro – De que tamanho meu cão vai ficar?

Vermífugo – Quando dar vermífugo para meu cão?

Exercício para cães – Meu cachorro precisa fazer exercícios?

Macho ou fêmea? Como escolher um cachorro?

Cães podem beber leite?

Conheça as raças mais populares de cães

Receitas para cachorro doente

Meu cachorro dá trabalho para comer

Quantas vezes devo alimentar meu cachorro?

Os perigos da suplementação alimentar para cachorros

Os perigos da ração industrializada para cachorros

Comidas que cachorro não pode comer

 

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro