Comportamento
julho 11, 2015 postado por Blog do Cachorro


Cachorros Sonham?

Será que os cachorros sonham da mesma maneira que as pessoas? Dormir é muito importante para que os cachorros possam descansar e permitir que seu corpo recupere sua energia fazendo com que seu sistema imunológico funcione adequadamente. Durante o sono os cães permitem que o metabolismo de seu corpo se regularize fazendo com que o sistema nervoso funcione de forma correta. Mas durante o momento de descanso é possível reparar que os cachorros apresentam muita atividade cerebral e demonstram que estão tendo sonhos muitas vezes agitados, que se confundem com pesadelos. Será que isso é sonho? Será que os cachorros também sofrem com pesadelos assim como nós?

Os cães dormem bastante, filhotes dormem ainda mais que os adultos. Um cão costuma dormir em torno de 9 horas por dia, e em geral, se tudo estiver calmo e silencioso podem dormir com facilidade por horas e horas.

Cachorros Sonham?

Cachorros Sonham?

Cães têm sonhos parecidos com os nossos

De fato, podemos afirmar que nossos cães sonham como nós e aparentemente os sonhos dos cachorros são muito semelhantes aos nossos.

Muitas pessoas afirmam que seus cachorros sonham constantemente. A maioria dos proprietários de cães que convivem com eles enquanto estão dormindo

percebem que durante vários momentos do sono, seus cães demonstram fisicamente que estão sonhando, ao tremer e exibir contrações musculares das patas e face. Alguns cachorros podem até mesmo rosnar ou brigar com algum ser imaginário criado pelo seu sonho, dando a impressão de que estão sonhando com alguma situação ou alguém.

A estrutura cerebral canina é muito semelhante a nossa, durante o sono os padrões das ondas cerebrais dos cachorros também são semelhantes ao das pessoas, portanto, não é de se admirar que durante o sono eles passam pelas mesmas etapas de atividades elétricas que são observados nos seres humanos. O que nos faz chegar a uma conclusão bastante obvia de que sim, os cachorros sonham.

Estudos recentes realizados pelos pesquisadores Matthew Wilson e Kenway Louie no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, avaliaram os estágios do sono dos ratos, que possuem uma estrutura cerebral muito mais simples do que a dos cães. O estudo comprovou que o cérebro dos ratos funciona enquanto estão dormindo de uma forma que sugere que estão sonhando. Com as pessoas, a maior parte do sonho está de alguma forma associada às atividades que aquela pessoa teve em seu dia. O mesmo parece ocorrer com os ratos. Ou seja, se um rato correu por um labirinto complexo durante seu dia, é bastante provável que ele venha a sonhar com esta situação durante o sono.

Se observou que as experiências vivenciadas no labirinto quando o rato estava acordado, foram armazenadas como padrões elétricos no hipocampo (hipocampo é uma estrutura localizada nos lobos temporais do cérebro, considerada a principal sede da memória e importante componente do sistema límbico.). Os pesquisadores concluíram que alguns desses padrões elétricos específicos, puderam ser facilmente identificados, dependendo do que o rato estava fazendo, no momento em que o rato estava dormindo e suas ondas cerebrais indicaram que haviam entrado no estágio REM, o mesmo estágio em que as pessoas normalmente sonham, os mesmos padrões de ondas cerebrais apareceram. Curiosamente, os padrões elétrios se mostraram tão claros e específicos que os pesquisadores tiveram a capacidade de dizer em qual parte do labirinto o rato estaria se fosse acordado, se ele estaria parado ou em movimento. Wilson descreveu os resultados de sua descoberta com cautela, dizendo:

O rato está, certamente, recordando memórias de eventos que aconteceram durante o estado de vigília, e ele está fazendo isso durante o sono através de sonhos e isso é exatamente o que acontece com as pessoas quando eles sonham.

Qual importância do sonho para os cachorros?

Com o que os cachorros sonham?

Com o que os cachorros sonham?

Cachorros sonham quando dormem da mesma forma que acontece com as pessoas. A estrutura no cérebro dos cachorros permite que eles experimentem estágios diferentes de sono enquanto dormem. Um dos estágios do sono é o REM, como já vimos anteriormente, e é neste estágio do sono que os sonhos acontecem. É fácil concluir que assim como acontece com os ratos e com as pessoas, os sonhos dos cachorros costumam estar associados a experiências vivenciadas ao longo de seu dia. Mas, por que os cachorros sonham? Todos os animais que possuem habilidade de compreender ideias complexas, que se adaptam ao ambiente, que aprendem através de experiências, que são capazes de raciocinar e que superam obstáculos através de pensamentos; possuem uma estrutura cerebral semelhante e estes animais sonham de forma sequencial a fim de processar as informações obtidas em seu dia a dia e assimilar as suas lembranças, a fim de memorizar o aprendizado.

Com o que os cachorros sonham?

Através de um exame de eletroencefalograma, a atividade cerebral dos cães pôde ser avaliada durante o sono, e as ondas cerebrais analisadas continham os mesmos padrões das ondas cerebrais emitidas pelas pessoas quando estão experimentando o estágio de sono profundo. Este estágio do sono é o estágio REM (movimento rápido dos olhos), ele dura aproximadamente 4 horas e faz com que as pessoas apresentem contrações musculares, movimentos rápidos e eventualmente emissão de sons e fala no caso de pessoas.

Os cães que participaram do exame, assim como acontece com as pessoas, também só começaram a se movimentar quando o cérebro entrou na fase do sono associada aos sonhos. Durante o curso de um episódio de sonho eles realmente executaram as ações que haviam realizando durante o dia. Assim, os pesquisadores descobriram que um determinado cachorro sonhando, pode começar imediatamente replicando uma brincadeira que participou quando estava acordado, ou até mesmo, caçar um um pássaro imaginário em seus sonhos, ou se for um cão de guarda, correr atrás de um assaltante enquanto estiver sonhando.

Como saber se meu cachorro está sonhando?

Como saber se meu cachorro está sonhando?

Como saber se meu cachorro está sonhando?

É realmente muito fácil de determinar quando seu cão está sonhando, na verdade não existe nenhuma necessidade de fazer exames para isso. Tudo o que você tem a fazer é observá-lo desde o momento em que ele pegar no sono. Quando o sono de seu cão fica mais profundo, sua respiração se tornará mais regular. Depois de aproximadamente 20 minutos para um cachorro de tamanho médio, geralmente ele começa a sonhar. É fácil reconhecer a mudança porque a respiração se torna superficial e irregular. Podem ocorrer contrações musculares, e você pode até observar os olhos do cachorro se movimentando por trás de suas pálpebras fechadas, se puder observar bem de perto. Os olhos estão se movendo porque o cachorro está realmente olhando para as imagens do sonho como se fossem imagens reais. Esses movimentos oculares são característicos de quando alguém está sonhando. Quando as pessoas acordam durante esta fase de movimento rápido dos olhos, ou seja, durante o sono REM, é que elas conseguem lembrar exatamente com o que estavam sonhando.

O que fazer quando um cachorro está se mexendo durante o sono?

Se o cachorro estiver muito ofegante, com o corpo rígido, com suas pernas se movendo consideravelmente rápido, emitindo sons exagerados, latindo  ou uivando, é possível que seu cachorro esteja tendo um pesadelo. Neste caso provavelmente seu cachorro irá se beneficiar se você acordá-lo.

  • Evite tocá-lo para que ele não se assuste ainda mais;
  • chame o cachorro com um tom suave pelo nome;
  • mantenha distância, não faça carinho, assim como acontece com as pessoas a realidade durante os primeiros segundos após o despertar pode ficar um pouco distorcida e o cachorro confundir o sonho com a realidade.
  • se o cachorro apresentar um comportamento agressivo repreenda-o com um bronca, ele irá perceber que estava sonhando e provavelmente voltará a dormir.

Cachorros têm pesadelos?

 Cachorro tem pesadelos?

Cachorro tem pesadelos?

Sim, sonhos podem ser muito intensos e se tornam algo muito semelhante a um pesadelo. É importante que você saiba diferenciar um pesadelo de um sonho normal, para não acordar seu cachorro sempre que ele estiver sonhando. Cachorros podem farejar durante o sonho, as vezes ficam ofegantes, movimentam as patas como se estivessem correndo ou caminhando. Se seu cachorro neste dia tomou banho, participou de alguma atividade como um passeio, ou uma brincadeira, talvez ele esteja revivendo esta experiência. Procure observar com cuidado o que significam os movimentos que seu cachorro está fazendo durante o sonho e evite acordar seu cão se ele não estiver exibindo de fato um comportamento que você considere parecido com um pesadelo. O sono é um momento muito importante para seu cachorro e sonhar é uma atividade natural do sono.

Estágios de sono dos cães:

  1. NREM (non rapid eye movement / movimento não-rápido dos olhos);
  2. REM (rapid eye movement / movimento rápido dos olhos);
  3. SWS (slow wave sleep / sono de onda lenta, quando o cão apresenta uma respiração profunda).

Como já vimos aqui os cães sonham no segundo estágio de sono o estágio REM, e neste movimento eles começam a exibir comportamentos físicos que tornam evidente para nós que estão sonhando. Alguns cães costumam sonhar muito mais do que outros, ou ao menos exibem menos movimentos que evidencie que estão sonhando. Em geral, os cães sonham diariamente a fim de memorizar as experiências e fixar o aprendizado. É perfeitamente natural que os cães sonhem e você não precisa acordar seu cachorro sempre que ele estiver sonhando.

Saiba + Tudo sobre cachorros aqui no Blog do Cachorro

Meu cachorro pode dormir na cama comigo?

Meu cachorro pode dormir na cama comigo?

Será que você deve deixar seu cão dormir na sua cama ? Não consigo imaginar um cachorro que negaria o conforto de dormir na cama com seu dono, mesmo que…

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro