Cuidados
outubro 21, 2013 postado por Blog do Cachorro


10 Maneiras de manter seu cachorro sem carrapatos

Como evitar que meu cachorro pegue carrapatos?  Veja aqui, 10 dicas de como manter seu cachorro protegido e livre de carrapatos

O aparecimento de carrapatos em nossos cachorros são sempre uma péssima notícia. Carrapatos transmitem várias doenças que podem até causar a morte, tanto em cães, quanto em humanos, portanto manter o cachorro livre de carrapatos não é uma questão de escolha e sim uma questão de necessidade.

A cada primavera um número muito grande de ovos de carrapatos eclodem e povoam gramados e outros tipos de vegetações. Suas garras grudentas facilitam com que eles agarrem-se aos cães que estão passeando, principalmente se seu cachorro tiver espírito investigativo ou for um cachorro aventureiro que adora vasculhar o jardim.

O carrapato sobe rapidamente pela pelagem do cachorro, agarrando-se na pele e começa a sugar o sangue de seu cachorro. Eles podem ficar agarrados no cão durante dias e qualquer micro organismo que esteja alojado dentro deste inseto se alojará no seu o cachorro.

Portanto, manter seu cachorro sem carrapatos é com certeza a melhor saída.

10 maneiras de matar carrapato - Meu cachorro sem carrapatos!

Como matar carrapatos do cachorro e ambiente? 

10 dicas de como matar carrapatos do cachorro e ambiente, mantendo seu cachorro sem carrapatos

Como matar carrapatos do cachorro e ambiente?

Matar carrapato – Seu cachorro sem carrapatos utilizando Pipetas top-spot

Estas pipetas geralmente são aplicadas na nuca do cachorro e podem ser eficazes na prevenção contra carrapato. Indicada para cães que vivem em ambientes onde tenha pouco perigo de re-infestação, pois sua eficácia é apenas como forma preventiva. Dependendo do porte do cachorro e das condições do lugar onde ele vive esta opção poderá funcionar bem. Geralmente estes remédios controlam os carrapatos e as pulgas. Normalmente prometem manter este tipo de parasitas à distância por até um mês. Como existem a venda uma grande variedade de marcas, verifique com muito cuidado a marca que você irá escolher. Leia bem o rótulo da embalagem e em caso de dúvida, aconselhe-se com seu veterinário antes da aplicação.

Matar carrapato – Seu cachorro sem carrapatos utilizando Medicações orais

Existem comprimidos que são dados uma vez por mês, prometem mais ou menos a mesma coisa que as pipetas. Eles são fáceis de administrar e você terá que usar frequentemente, no entanto como no caso das pipetas, funcionam bem para carrapatos dependendo do ambiente em que ele vive e do porte do cachorro.

Matar carrapato – Seu cachorro sem carrapatos utilizando Shampoos medicinais

Shampoo com ingredientes medicinais são a pior maneira de matar carrapatos que já estejam em contato com a pele do cachorro. Podem no entanto, até ser um método barato de proteger o seu cachorro contra carrapatos, mas acredito que sirva apenas como método preventivo. Você precisará dar banho com o produto com uma certa frequência, mais ou menos a cada duas semanas, e o shampoo certamente conterá veneno, o que na minha opinião é de uma forma ou de outra, nocivo para o cachorro se for ingerido, portanto muito cuidado com seu cão na hora da aplicação.

Matar carrapato – Seu cachorro sem carrapatos utilizando Triatox (Amitraz)

10 maneiras de matar carrapato - Meu cachorro sem carrapatos!

10 maneiras de matar carrapato – Meu cachorro sem carrapatos!

 

Produto químico bem interessante para remoção imediata de carrapatos. Este é um produto concentrado que deve ser diluído em água. O Triatox tem indicação para ser aplicado diluído diretamente na pele do cachorro com uma esponja ou derramado sobre o dorso, com bastante cautela para não escorrer nos olhos ou na boca. E você também poderá mergulhar as patinhas do cão em um balde com o produto. É tóxico enquanto estiver molhado e deverá secar naturalmente e a sombra, não dê banho no cachorro após a aplicação para não remover o produto. Recomendo que você mantenha o cachorro junto a você, passeando de coleira, e controlando para que ele não queira lamber-se enquanto estiver molhado. Este produto é muito forte, mas para quem mora em chácara ou casa com terreno grande e jardim, certamente é o tipo de produto que será mais eficaz para controlar situações endêmicas. Não deixe de ler os rótulos cuidadosamente antes de usar. Não use o produto em filhotes! É proibido para filhotes mais jovens que quatro meses e para cadelas em gestação ou amamentando. Também poderá ser pulverizado no ambiente em que o cachorro fica (veja abaixo tratamento ambiental) e garanto que este tratamento é bastante eficaz. De acordo com o comentário do nosso leitor, o Dr. Cristiano Machado Rosa, não deve ser manipulado por pessoas cardiopatas, tampouco usado em cães cardiopatas.

Matar carrapato – Seu cachorro sem carrapatos utilizando Coleiras carrapaticidas

Coleiras que repelem os carrapatos podem ser uma forma adicional de prevenir os carrapatos e podem ser associadas a outros tratamentos, geralmente se você tiver mais de um cachorro este tratamento pode não ser recomendado, pois durante as brincadeiras, eles podem acabar mordendo um a coleira do outro e como trata-se de veneno isso pode gerar problemas. O colar fica em contato com a pele do seu cachorro, liberando o produto na pele do cão. Pode ser um tratamento interessante para alguns tipos de cachorros e algumas destas coleiras previnem mais de um tipo de parasita. Se você optar por este tipo de preventivo, verifique que caibam dois dedos entre o colar e o pescoço de seu cachorro e corte o restante do colar para evitar que o cão mastigue. Fique atento se ele não desenvolve algum tipo de alergia ao produto do colar carrapaticida. Vermelhidão e coceiras, são os sinais mais óbvios. Leia sempre os rótulos de todos os produtos que for comprar para seu cachorro com muita atenção.

Matar carrapato – Seu cachorro sem carrapatos utilizando Talco carrapaticida

Existem pós em forma de talco carrapaticidas que prometem matar e repelir carrapatos de cães. Caso você opte por um tratamento deste tipo, cuidado durante a aplicação. Certifique-se que o pó que você está usando é desenvolvido para cães e evite usar este método em filhotes. Certifique-se também de ler muito atentamente o rótulo do produto para ter certeza de que ele é indicado para matar carrapatos. Em geral pós podem causar desconforto para a boca e pulmões se inalado, então use pequenas quantidades de forma comedida, passando delicadamente sobre a pele do cachorro. Sempre que você optar por produtos em pó, mantenha o seu rosto e o rosto de seu cachorro muito bem protegidos. Imagino que este tipo de produto deverá ser aplicado com maior frequência. Uma ideia é utilizar o produto com o cachorro dormindo, mas não creio que seja o produto mais interessante disponível para venda.

Matar carrapato – Seu cachorro sem carrapatos utilizando Sprays de Fipronil

10 maneiras de matar carrapato - Meu cachorro sem carrapatos

10 maneiras de matar carrapato – Meu cachorro sem carrapatos!

Outra aplicação tópica de carrapaticidas, é o famoso Frontiline spray carrapaticida, existem outros, o princípio ativo é o fipronil ele  age no sistema nervoso central destas pragas, matando-as imediatamente após o contato com o pelo ou pele dos cães e pode ser utilizado sem perigo em fêmeas prenhes ou gestantes e em filhotes jovens. O fipronil  ainda fornece proteção para algo em torno de um mês contra carrapatos. Estes Sprays são incríveis e podem ser usados para matar carrapatos em regiões endêmicas onde os carrapatos são mais predominantes, o único problema deste produto é o alto custo, mas é sem dúvida o mais indicado para qualquer tipo de cachorro.

Matar carrapato – Seu cachorro sem carrapatos utilizando Tratamento ambiental Butox (Deltametrina) ou Triatox (Amitraz)

Para quem vive em casa, este é o princípio mais básico para evitar infestação por carrapatos e funciona muito bem. Mantendo o seu gramado, arbustos e árvores pulverizadas você irá ajudar a reduzir e exterminar a população de pulgas e carrapatos em seu quintal. Diminuindo o perímetro de reprodução de pulgas e carrapatos, seu cachorro estará bem mais protegido. Mesmo assim se sua região for muito afetada por populações de carrapatos, utilize associação de algum outro produto no cachorro. Mas normalmente tratamentos periódicos a cada 15 dias durante um período de 2 ou 3 meses, incluindo os lugares onde seu cachorro fica, normalmente geram resultados bastante satisfatórios e matam os carrapatos. Depois de eliminado o problema você necessitará fazer uma manutenção a cada 3 ou 4 meses de acordo com a sua necessidade.

Matar carrapato – Seu cachorro sem carrapatos Checando seu cachorro após os passeios

10 maneiras de matar carrapato - Meu cachorro sem carrapatos!

10 maneiras de matar carrapato – Meu cachorro sem carrapatos!

É muito importante acompanharmos nosso cachorro sempre muito atentamente. Depois de um passeio ou uma brincadeira fora e casa em áreas onde os carrapatos podem estar à espreita, examine a pelagem do cachorro cuidadosamente para ver se ele pode ter pego carrapatos. Olhe entre os dedos dos pés, dentro das orelhas, entre as pernas, embaixo das axilas, e ao redor do pescoço, dando uma checada geral em seu peludo. Se você encontrar algum carrapato antes que eles inche, retire os carrapatos como comentamos neste artigo, clicando aqui e queime o carrapato. A Prevenção é sempre a melhor maneira de prevenir uma doença que pode ser muito grave para o seu cachorro.

Matar carrapato – Seu cachorro sem carrapatos  Mantendo o cachorro dentro de casa

Em épocas de epidemia de carrapato, que são durante a primavera e verão onde naturalmente teremos períodos de calor intenso e muitas chuvas, uma forma de prevenir uma infestação por carrapatos é manter seu cachorro dentro de casa. Evite que ele fique longos períodos exposto a regiões muito arborizadas! Associando uma forma preventiva a pulverizações e checagens após os passeios, sem dúvida você terá um cachorro completamente protegido contra infestações por carrapatos.

Veja + Sobre Carrapatos aqui no Blog do Cachorro

Como tirar carrapatos do cachorro?

Doença do Carrapato

Saiba + Sobre manter seu cachorro livre de carrapatos

Encantador de cães  (texto em espanhol)

Saiba + Tudo sobre cachorros

Cortar as unhas – Como e quando cortar as unhas dos cachorros

Comprar filhotes irmãos de ninhada ou de idades semelhantes

Irmãos de ninhada – Cães reconhecem que são irmãos?

Porque cães choramingam

Beijinhos – Cães entendem o que são beijinhos?

Otite canina – sintomas, causas, diagnóstico, tratamento

Síndrome da Ansiedade de Separação (SAS) 

Por que cães comem grama?

Porte – De que tamanho meu peludo vai ficar?

Conjuntivite em cães – Saiba como tratar seu pet

Conheça as raça de cães mais populares

Tudo sobre cuidados e saúde

Por que os cachorros comem terra?

Eca… Meu cachorro comeu cocô

Gastroenterite canina – Causas, sintomas e tratamento

Prisão de ventre – Constipação intestinal em cachorro

Cachorro pode comer chocolate?

Pão – Cachorro pode comer pão?

Estômago sensível – Seu cão tem problema de estômago?

Dicas caseiras para tratar seu cão

Não pode comer – Alimentos que fazem mal para os peludos

Porque os cães cavam?

Quantas vezes devo alimentar meu pet?

Meu peludo dá trabalho para comer

Displasia coxofemoral em cães

Cogumelos – Cães podem comer cogumelos?

Cão-guia – Como trabalha o cão-guia?

10 maneiras de manter seu cão protegido e livre dos carrapatos

Raças de cães ideais para apartamento

12 perguntas mais comuns sobre cadela no cio

Envolvendo crianças nos cuidados com o cachorro

Biscoito canino 10 receitas de biscoitos para cães

Postura corporal – Linguagem corporal canina – Parte 5

Cachorros tem as mesmas emoções que crianças

Como os cães enxergam?

Como surgiram os cachorros?

Meu cachorro está gordo ou magro?

Como dar remédio? – Aprenda a dar medicação ao seu cão

Casinha de cachorro com paletes de madeira

Cães de raça pura

Comida caseira para cães – Receita de comida caseira para cachorro

 

 

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro