Alimentação
junho 20, 2014 postado por Blog do Cachorro


Cachorros podem comer ração para gatos?

Nossos adorados cachorros são uma espécie incrivelmente gulosa, principalmente no caso de cachorros mais jovens, nunca se sabe exatamente o que poderá ser encontrado no interior de seus estômagos. Aqui em casa eles já comeram de tudo, cadeiras, banquinhos, mangueiras, paredes, portas, e a lista continua. São verdadeiros avestruzes. Mas com relação a alimentação, muitos proprietários que também tem gatos em casa se questionam se o fato de seus cães beliscarem a comida de seus gatos, pode ser algo perigoso para sua saúde. Será que cachorros podem comer ração para gatos?

Uma coisa é certa, a ração para gatos, exerce uma forte atração para o olfato dos cães, e observando as rações industrializadas para cães e gatos disponíveis no mercado, fica difícil imaginar que possa haver uma grande diferença na formulação de ambos os produtos, não é verdade? Afinal, para nós esses produtos são muito parecidos. E se seu cachorro prefere o paladar da ração do seu gatinho, por que privá-lo de alimentar-se de uma ração que lhe desperta maior prazer do que a ração feita para cães?

Cachorros podem comer ração para gatos?

Cachorros podem comer ração para gatos?

Apesar dos alimentos para cães e gatos serem muito semelhantes na aparência, existem algumas diferenças importantes. Os gatos são essencialmente carnívoros, isso quer dizer que necessitam se alimentar basicamente com proteína de origem animal e esta deve ser a sua principal fonte de alimento. Por outro lado, os cachorros são animais mais adaptáveis, o que os tornam capazes de aproveitar os nutrientes de fontes alternativas de alimento, como por exemplo cereais e demais vegetais. Na natureza, a carne é a principal fonte de alimento dos cães, assim como de outros canídeos. No entanto, devido a uma alta capacidade de adaptação os cães são animais capazes de sobreviver a base de dietas hipoproteicas.

Cachorros podem comer ração para gatos?

Mas afinal, por que é que os cachorros gostam tanto da ração dos gatos? Bem, quem tem animais que vivem juntos, sabe que eles tendem a disputar de tudo, carinho, atenção, brinquedos e não é diferente com a comida. Em parte, o interesse pela ração do amiguinho, pode ser motivada por essa disputa. No entanto, conforme já mencionamos mais acima,  a ração para gatos tem um aroma e um sabor muito atraentes para o paladar canino, mas será que a ração para gatos pode ser consumida pelos cães? Mas se você oferecer regularmente a ração para gatos para seu cachorro e desta forma, passar a alimentá-los apenas com ração para gatos, será que isso pode prejudicar a saúde de seu cachorro?

E a resposta para estas questões não são tão complexas quanto pode parecer. Apesar de não haver um alto risco de intoxicação caso os cães se alimentem eventualmente com a comida de seu gato, não é aconselhável manter uma alimentação desse tipo para ele. Portanto, cães não podem se alimentar regularmente com ração formulada para os gatos. Caso seu cachorro venha a ingerir acidentalmente um punhado de ração para gatos, dificilmente vai fazer mal, afinal não há elementos altamente tóxicos para cães contidos nesses produtos. No entanto, se você passar a alimentar seu cachorro com ração para gatos de maneira regular, isso pode ser prejudicial a saúde.

Por que meu cachorro sempre rouba a ração do gato?

Cachorros podem comer ração para gatos?

Cachorros podem comer ração para gatos?

Além do delicioso aroma da ração para gatos e da questão da disputa natural entre eles, os cães são animais que podem e devem se alimentar em horários fixos, diferentemente dos gatos. Se você também é proprietário de um gato, provavelmente você está acostumado que seu gatinho gosta de fazer seus próprios horários, e por esse motivo, é provável que você opte em deixar a ração para ele sempre disponível.

Este pode ser um dos motivos que levam proprietários que tem em casa cães e gatos a terem problemas com a ração. Como os gatos não gostam de fazer suas refeições em horários pré determinados é normal que os proprietários acabem deixando o pratinho de ração a disposição de seus bichanos. Esta liberdade, faz com que o cão acabe roubando a ração do gato em todas as oportunidades que lhe são apresentadas. Muitas vezes, o cachorro acaba comendo uma porção tão grande, que perde o interesse em sua própria comida. Além do sabor e do cheiro da ração que são muito atrativos para o cachorro, a oportunidade acaba fazendo com que ele se torne ainda mais guloso.

O que pode acontecer para a saúde de um cachorro que é alimentado com ração para gatos?

Infelizmente, não é porque um alimento é gostoso, que podemos comê-lo a toda hora, não é mesmo? Você gosta de sorvete, balas, bolo de chocolate, mas não pode viver somente desses alimentos. Apesar de não ser uma analogia perfeita neste caso, serve para explicar que seu cachorro não vai morrer se consumir a ração do seu gato uma vez na vida, mas a alimentação dos cães devem ser muito mais regradas do que a nossa. Portanto, essa é uma situação que deve ser evitada, pois pode trazer problemas se acontecer frequentemente. O motivo para isso, é que o organismo dos cachorros não está preparado para metabolizar os altos níveis de proteína que a ração para gatos contém, e nestes casos pode ocorrer algum desconforto gastro-intestinal, e até mesmo problemas mais graves, incluindo sintomas como vômitos e diarreia. Se for a primeira vez que aconteceu do seu cão comer a ração para gatos, é possível que esses sintomas estejam associados ao consumo exagerado da ração. Isso é mais comum no caso dos cães de porte pequeno, que podem acabar comendo muito mais do que deveriam.

Ingestão acidental de ração para gatos, pode ser fatal?

Cachorros podem comer ração para gatos?

Cachorros podem comer ração para gatos?

Absolutamente não. No entanto, se ele apresentar sintomas como vômitos diarreia, certifique-se que ele não faça isso novamente, e procure guardar a ração para gatos em um recipiente longe do alcance de seu cachorro. Entenda que se o seu cão continuar se alimentando regularmente com ração para gatos, pode haver consequências ruins para a saúde.

Mesmo se o seu cachorro não tenha nenhuma reação negativa quando come ração para gatos, a longo prazo, comer ração de gatos não é uma coisa boa para a saúde de seu cachorro. Entenda que o organismo de seu cão, não está devidamente preparado para digerir o alimento para gatos. Cães necessitam de uma quantidade muito maior de fibras e vegetais,  além disso é difícil para o fígado e rins dos cães assimilarem tanta proteína de uma só vez. Portanto cães que se alimentam a longo prazo somente com uma ração elaborada especificamente para gatos, com o tempo podem desenvolver problemas renais, cegueira e problemas intestinais.

Se você tem cães e gatos em casa, é ainda mais importante que você não permita que seu gato se alimente de ração para cachorros. A ração para cães não contém a quantidade necessária de proteína de qualidade que o organismo do seu gatinho necessita, além também de não conter em sua formulação aminoácidos indispensáveis para a sobrevivência de seu bichano, a niacina e a taurina. Os felinos são animais carnívoros e necessitam de dieta elaborada exclusivamente a base de proteínas. Felinos na natureza, costumam consumir presas provenientes de caça e ao ingerirem a carne crua, absorvem todos os aminoácidos que seu corpo necessita para sobreviver. No entanto, as carnes perdem estes aminoácidos ao serem cozidas, e no caso de rações industrializadas, são recolocadas no alimento posteriormente. Por isso que gatos que são alimentados com uma alimentação caseira, necessitam consumir basicamente alimentos crus.

Infelizmente, existem relatos de donos de gatos, que alimentaram seus felinos somente com ração para cães por apenas 15 dias e seus pets acabaram morrendo devido a insuficiência cardíaca. Portanto este assunto é bem sério e você em hipótese alguma deve permitir que seu gato se alimente com ração para cães. No Blog do Gato, você poderá conferir melhor um artigo que aborda este assunto, verifique o link ao final deste artigo.

Cachorros podem comer ração para gatos? – Considerações finais

Cachorros podem comer ração para gatos?

Cachorros podem comer ração para gatos?

Não pense que se o seu cachorro comeu uma vez ração para gato e não passou mal isso queira dizer que está tudo bem alimentá-lo sempre com essa ração. No caso de seu cão se alimentar de ração para gatos, o mais provável é que não haja nenhum sintoma de intoxicação no momento. No entanto, os danos a longo prazo podem ser severos, assim como cães que comem alimentos prejudiciais como o abacate ou a cebola, por exemplo.

Sempre recomendamos que você não mantenha ração exposta por muito tempo para seus peludos. Se seu cachorro não demonstrar interesse pela ração, retire e ofereça novamente no horário de costume. A ração exposta, perde a qualidade com o tempo, e se você mora em casa, pode acabar atraindo predadores como ratos.

Não esqueça que a ração industrializada é formulada especialmente para cães, e não é a mesma ração elaborada para os gatos. Isto não é feito ao acaso, a ração elaborada para os cachorros é formulada visando as necessidades nutricionais dos cães, assim como as rações para gatos são formuladas especialmente para eles. Muita gente acredita que essas rações são diferentes apenas no rótulo, e que estão no mercado apenas como uma jogada de marketing, mas isso não é verdade. A ração desenvolvida para nossos cães e para os gatos são realmente diferentes, formuladas com base na necessidade de cada animal.

 

Saiba + Sobre Gatos podem comer ração para cachorros?

Gatos podem comer ração para cachorros?  – Blog do Gato

Cachorro pode comer isso?

Veja + Sobre alimentação canina

Receitas para cachorro doente

Leite para cachorro – Substituto de leite materno

Gastroenterite canina – Causas, sintomas e tratamento

Estômago sensível – Seu cão tem problema de estômago?

Cachorros podem comer pasta de amendoim?

Imunidade – Como aumentar a imunidade do meu cachorro?

Cogumelos – Cães podem comer cogumelos?

Morangos na dieta – Cães podem comer morangos?

Arroz para cachorros – Cachorros podem comer arroz?

Cachorros podem beber leite?

Cachorro pode comer chocolate?

Pão – Cachorro pode comer pão?

Cachorro não pode comer – Alimentos que fazem mal para os cachorros

Os perigos da ração industrializada para cachorros

Comidas que cachorro não pode comer

O meu cachorro pode comer feijão cozido?

 

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro