Alimentação
dezembro 22, 2014 postado por Blog do Cachorro


Ceia de Natal faz mal para cachorro?

Cachorro pode comer comidas da ceia de Natal e da ceia de Ano Novo?

Você sabia que durante as festas de Natal e Ano Novo, nossos amigos de quatro patas não podem aproveitar de todas as iguarias que estarão expostas em nossa mesa?

Por isso é muito importante para quem tem um cãozinho em casa prestar atenção nos alimentos que acabam chegando até a boca de seu mascote, isso é muito importante, pois alguns alimentos são tóxicos para os cães e gatos e podem causar efeitos colaterais, até mesmo levando seu animalzinho à morte.

Cachorro pode comer comida da ceia de Natal e Ano Novo?

Cachorro pode comer comida da ceia de Natal e Ano Novo?

Para que seu cachorro esteja seguro durante as festas de Natal e Ano Novo é muito importante que você não ofereça a eles de forma nenhuma algumas iguarias Natalinas como panetone por exemplo. É claro que nossos amigos peludos adoram Panetone, no entanto, esta deliciosa comida de Natal, contém frutas cristalizadas e uvas passas, que  se ingeridas em quantidades exageradas, e esta quantidade, varia de cão para cão, pode acabar prejudicando a função renal dos cães com efeitos graves para seu bem estar, ou até mesmo em casos mais graves levar seu cachorro à óbito.

Você sabe por que os cachorros não podem comer uva passas nas festas de Natal e Ano Novo?

Na verdade, uvas são totalmente proibidas na dieta dos cachorros. Apesar do fato das uvas serem alimentos ricos em nutrientes que podem ser muito benéficos para a nutrição de pessoas e deva der uma fruta incluída na alimentação regular dos seres humanos, é importante que você compreenda que as uvas e uvas passas podem ser potencialmente perigosas se forem consumidas por cachorros.

A maior gravidade da ingestão de uvas por cães é que eles acabam desenvolvendo insuficiência renal, devido ao consumo de uvas. Para o paladar dos cachorros a uva nem sempre é agradável, no entanto, existem cães que acabam comendo uvas se você oferecê-las a ele e isso não é de fato indicado. Uvas de qualquer tipo, são tóxicas e podem envenenar seu cão. Portanto nunca ofereça uvas em nenhuma quantidade para seu pet.  Apesar de alguns cães não apresentarem nenhum problema no caso de uma ingestão ocasional da fruta, ela pode causar envenenamento imediato em outros e este quadro muitas vezes não pode ser reversível, podendo levar seu amado bichinho a uma morte que pode ser lenta e dolorosa.

Fonte: Cachorro pode comer isso?

Outras versões de pães natalinos como o panetone de chocolate por exemplo, a pesar de não conter frutas cristalizadas e uvas passas, não é de forma alguma menos perigoso, além conter uma grande quantidade de açúcar,contém chocolate que é tóxico e pode ser letal quando ingerido por cães e gatos.

Cachorro pode comer comidas da ceia de Natal e da ceia de Ano Novo?

Cachorro pode comer comidas da ceia de Natal e da ceia de Ano Novo?

Você sabe por que seu cachorro não pode comer chocolate nas ceias das festas de Natal e Ano Novo?

Chocolate contém teobromina, que é um alcaloide semelhante à cafeína, especialmente perigoso para cães: chocolates, portanto, que são muito comuns em enfeites de Natal, em forma de Papai Noel ou bolas decorativas, utilizados na árvore de Natal devem ser mantidos bem alto e fora do alcance dos pets da casa.

Apesar ser necessária uma grande quantidade de teobromina para matar um cachorro, segundo a comunidade veterinária, se animais menores ingerirem entre  100 e 500 miligramas por kg pode ser fatal.

Você também deve evitar cremes e produtos lácteos, como molhos e sobremesas a base de queijo. Mesmo que esses produtos não sejam potencialmente tóxicos para os animais de estimação, muitos cachorros são intolerantes a lactose e alimentos feitos à base de leite podem causar diarreia, tanto em cães quanto em gatos, especialmente se forem ingeridos em grandes quantidades.

Também é importante que você tenha em mente que doces em geral, não fazem parte da dieta alimentar natural de um canídeo e podem causar problemas de diferentes proporções para a saúde de um cão, como aumento de peso, problemas dentários e até diabetes.

Fonte: Cachorro pode comer isso?

Alimentos à base de carne de porco, como o bacon, um ingrediente muito popular principalmente nas farofas durante a época de Natal, são terminantemente proibidos para a dieta de um cachorro. O motivo pelo qual seu pet deve se manter afastado do bacon, não apenas durante as festas de Natal e Ano Novo, mas também durante todo o resto do ano se deve ao fato do sistema digestivo dos cachorros não ter sido desenvolvido para digerir grandes quantidades sal e de gordura. Obviamente, que um animal que receba uma alimentação regular, baseada em alimentos gordurosos acabará ficando obeso, mas este sem dúvida, não é o maior perigo que um cachorro corre ao ingerir um alimento como o bacon.

Você sabe o que é bacon?

O bacon é nada mais nada menos que carne de porco defumada e salgada. Mesmo o bacon sendo um alimento considerado bastante comum entre as pessoas e consumido a muito tempo por nós, ele simplesmente não é digerido da mesma maneira pelo organismo dos animais de estimação. Não é apenas devido a grande quantidade gordura e sal, que como comentamos mais acima, pode provocar obesidade e também doenças cardíacas, o bacon contém também uma quantidade substancial de nitrato de sódio, que é uma substância que pode causar efeitos colaterais bastante prejudiciais para a saúde de seu mascote. Pesquisas apontam que o nitrato de sódio é capaz de provocar doenças pulmonares crônicas nos pets. Caso um cão seja alimentado com frequência com bacon ele também pode acabar desenvolvendo câncer intestinal.

Cachorros e gatos que se alimentam de alimentos com alto teor de gordura, também podem acabar sofrendo de pancreatite. A pancreatite é uma doença que pode se tornar algo muito grave, devido ao fato de seus sintomas serem confundidos com outras enfermidades impedindo um diagnóstico prematuro.

Fonte: Cachorro pode comer isso?.

Será que meu cachorro pode comer algum alimento da ceia de Natal ou Ano Novo?

Ceia de Natal faz mal para cachorro?

Ceia de Natal faz mal para cachorro?

Na verdade, em linhas gerais, não existem alimentos seguros para cachorros que não sejam os alimentos preparados exclusivamente para eles. As comidas que dispomos na mesa da ceia das festas de Natal e Ano Novo são obviamente alimentos deliciosos para o nosso paladar e seria muito bom se pudéssemos compartilhar com nosso melhor amigo algo que nos proporciona um grande prazer, não é verdade? No entanto, não queremos de forma alguma que este pequeno momento de prazer, possa se transformar em dor ou até mesmo nos ceifar a companhia de um ente tão querido. A ceia das festas de fim de ano são preparadas com muitos condimentos, entre eles podemos citar o alho e cebola que podem ser ingredientes tóxicos para cães e gatos, podendo causar desequilíbrios no sangue, diminuindo a quantidade das células vermelhas.

Por que as comidas temperadas com alho e cebola podem ser tóxicas para meu cachorro?

A cebola e o alho contém uma substância chamada tiossulfato, que pode causar anemia hemolítica em cachorros quando consumida em excesso e regularmente, além de causar irritação gástrica ou até problemas mais graves. Os cães não tem a enzima necessária para metabolizar corretamente essa substância, por isso ela acaba se acumulando no organismo dos animais que a consomem ao longo do tempo. No caso do alho, encontramos apenas traços dessa substância, já na cebola quantidade encontrada de tiossulfato é grande, sendo potencialmente tóxica para qualquer animal de estimação, mesmo se for consumida em pequenas quantidades, esteja ela crua, cozida, ou até mesmo presente em algum alimento processado, como sopas e salgadinhos. Por isso alguns cães até podem ingerir em uma quantidade bem pequena alho que não seja de forma alguma frito, mas jamais podem ingerir cebola. Como é praticamente impossível que haja algum condimento à base de alho, apenas cozido e em proporções insignificantes em sua ceia de Natal ou Ano Novo, o mais prudente é descartar a possibilidade de oferecer qualquer um dos alimentos de sua ceia para seu pet.

Fonte: Cachorro pode comer isso?

Finalmente é absolutamente proibido oferecer restos de carne para seu cachorro. Além das carnes contidas em sua ceia de festas de fim de ano serem temperadas com condimentos incluindo sal, que não deve ser consumido em grandes quantidades pelos animais, pimentas e cebola e alho, elas também contém ossos e mesmo que seu pet possa consumir algum tipo de carne que seja servida na ceia das festas de fim de ano, provavelmente, a forma de preparo irá oferecer algum tipo de risco para a saúde de seu cachorro ou seu gatinho. Outro ponto importante a ser observado é que cães e gatos também correm grande risco de acabar se machucando com as lascas de ossos que podem acabar rasgando as paredes do sistema digestivo, fazendo com que seja necessária uma intervenção cirúrgica.

Portanto se você deseja proteger seu peludo, não ofereça nenhuma iguaria de sua ceia de festas de fim de ano para ele. Caso você ache importante oferecer algum petisco para seu cachorro durante a ceia de Natal ou mesmo a ceia de Ano Novo, sugiro que busque neste artigo, algum alimento próprio para consumo canino e prepare-o exclusivamente para ele.

Saiba + Sobre alimentação canina

Cachorro pode comer panetone?

Cachorro pode comer isso?

Veja + Como cuidar de seu cachorro

Os perigos da ração para cachorros

Balancear uma dieta a base de ração industrializada

Meu cachorro não quer comer

Biscoito canino 10 receitas de biscoitos para cães

Receita de comida caseira para cachorro

Microchip para cachorro

Hipertermia em cães

Calor – Cuidados com os cachorros no verão

Tosa – Tosar ou não tosar o meu cachorro?

10 Receitas para cachorro

Exercício para cachorros 

Bicheira – Saiba como prevenir e tratar a bicheira

Tipos de tosa – Principais tipos de tosa para cães

De quanto em quanto tempo devo dar banho no meu cachorro?

Sol para cachorro prós e contras

Como acabar com carrapatos?

10 Maneiras de manter seu cachorro sem carrapatos

Ensinando o cachorro a nadar

Como acabar com as pulgas dos cachorros?

Cuidados e Saúde

Leptospirose canina – Entenda melhor a leptospirose

Insetos, picadas e mordidas em cachorros – O que fazer?

Cuidados e Saúde do Cachorro

Intoxicação por veneno de rato em cães

Superproteção do Cão – Por que não?

Adestramento de cães – Adestre você mesmo seu pet

Meu cachorro está comendo demais?

10 dicas para encontros seguros com cães

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro