Alimentação
fevereiro 16, 2014 postado por Blog do Cachorro


Cogumelos – Cães podem comer cogumelos?

Cães podem comer cogumelos?  Comer cogumelo faz mal para a saúde dos cães?

O cogumelo – Esta é uma comida exótica que possui um paladar delicioso, ele não é nem vegetal, nem legume, nem verdura, mas sim um alimento pertencente a família dos fungos, e além de seu paladar delicioso, não é de hoje que pessoas em todo o mundo já descobriram os benefícios dos cogumelos à nossa saúde.

Os cogumelos possuem muito mais ácido fólico que o brócolis e o espinafre por exemplo, o ácido fólico ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e degenerativas, como mal de Alzheimer, e são coadjuvantes para o tratamento complementar de câncer, lúpus, hepatite e HPV.Cogumelos também contém vitaminas do complexo B, vitais para a saúde mental e emocional, proteínas, que auxiliam na manutenção dos tecidos, fósforo, importante para manutenção dos ossos e os dentes.Este tipo de alimento também é fonte de fibras, que ajudam no funcionamento do intestino, controlam o colesterol e favorecem o emagrecimento, pois reduzem a absorção de gordura dando sensação de saciedade.

Cachorros podem comer cogumelos?

Cachorros podem comer cogumelos?

Existem mais de quatro mil tipos diferentes de cogumelos comestíveis e os mais comuns à nossa mesa são Shiitake, Shimeji, Funghi, Portobello e é claro o campeão deles, o Champignon que possivelmente deve ser o cogumelo mais consumido em todo o mundo.

Mas será que nossos peludos podem comer cogumelos? Será que os cogumelos também fazem bem para a saúde de nossos bichinhos?

Bom, se algumas destas perguntas ocorrer à você no momento em estava se deliciando com uma refeição que incluía cogumelos, enquanto o seu pequeno precioso estava olhando para você com aquela carinha de pidão, e você sentiu uma enorme frustração ao ter que ignorá-lo, e veio correndo para a internet buscar uma resposta, a fim de poder oferecer para seu cachorro um punhado desta deliciosa iguaria, a resposta é sim, cachorros também podem comer cogumelos com moderação.

Em alguns casos, os cogumelos podem ser um agrado totalmente seguro e especial para o seu pequeno faminto. Os cogumelos a venda no mercado são seguros oferecer aos cães. Se o cogumelo é seguro para você comer e está à venda, então ele poderá ser servido com moderação ao seu cachorrinho.

Em alguns casos, o sistema digestivos dos cachorros não adaptam-se bem à novos alimentos inseridos em sua dieta. Devido a esta possibilidade frustrante, ofereça ao seu cão apenas uma quantidade mínima de cogumelos sempre cozidos! E só de vez em quando, como um mimo. Mudanças na dieta podem levar a um desconforto gástrico em caninos, surtindo sintomas indesejáveis como diarreia, dor de barriga e vômitos. Por isso é sempre melhor oferecer novos alimentos ao seu cachorro de forma moderada.

Cachorros podem comer cogumelos?

Cachorros podem comer cogumelos?

Quando se trata de alimentar seu cão com cogumelos é sempre importante não servir o cogumelo que está em seu prato, pois ele geralmente contém molhos e temperos. Ofereça apenas o cogumelo cozido, de preferência preparado especialmente para ele, cogumelos absorvem muito fácil o tempero, portanto não é ideal dar apenas uma lavadinha no tempero antes de oferecer a ele. Se você observar que seu cachorro apresentou algum destes sintomas que descrevi anteriormente, mesmo depois de apenas uma pequena quantidade de cogumelos, considere não lhe oferecer cogumelos novamente.

Cães podem comer cogumelos? Cogumelos na natureza

Cogumelos selvagens – Cogumelos selvagens não podem ser oferecidos aos cachorros, pois não se sabe se eles podem ser tóxicos, nem para nós nem para os cães. Se você permitir que seu cão coma um cogumelo qualquer que cresça ao ar livre, ele poderia acabar apresentando intoxicações graves. Alguns animais que acabam ingerindo cogumelos silvestres podem acabar tendo problemas tanto nos rins quanto no fígado, e possivelmente até mesmo consequências neurológicas mais graves, além de outros problemas digestivos.

Algumas espécies de cogumelos tóxicos, podem até mesmo, ser fatais para cachorros e outros animais. Mesmo se você não tenha nenhuma razão para acreditar que um cogumelo que esteja crescendo em seu quintal seja tóxico, não corra o risco. Retire o cogumelo de seu jardim assim que detecte seu aparecimento. Simplesmente não vale a pena correr um provável risco para a saúde e bem estar de seu cão.

 

Cachorros podem comer cogumelos?

Cachorros podem comer cogumelos?

 

Cães podem comer cogumelos? Cogumelos e temperos

Temperos – Se você decidir fazer cogumelos para oferecer ao seu cachorrinho, lembre que a porção recomendada é sempre uma pequena quantidade de cogumelos cozidos comprados no supermercado. Que deverá ser, sempre relativa ao tamanho de seu cão. Digamos que para um Poodle Toy um ou dois Champignons já está mais do que suficiente. Certifique-se de apenas cozinhar o cogumelo com água uma pitadinha de sal e não ofereça nem um tipo de condimento extra. Manteiga, por exemplo, é um produto lácteo, isso significa que inclui leite, e existem muitos cães que possuem intolerância à lactose, sendo portanto, incapazes de digerir lactose adequadamente. Sal demais, também pode ser péssimo para os cachorros (Cães não devem comer excesso de sal, mas uma pitadinha não faz mal! Infelizmente, sinto muito em desapontar você, mas em geral, as rações industrializadas contém quantidades exorbitantes de sal, que acaba sendo importante para a conservação do alimento, além é claro de ser responsável por intensificar o paladar da ração), por isso quando se trata de alimentar seu peludo com cogumelos a melhor pedida é prepará-los especialmente para ele, cozidos com apenas um toque de sal.

Cachorros podem comer cogumelos?

Cachorros podem comer cogumelos?

Cães podem comer cogumelos? Cogumelo e a medicina chinesa

Medicina chinesa – Como já comentei aqui no blog algumas vezes, sou grande fã da medicina chinesa para o tratamento da saúde de nossos peludos. A acupuntura já fez maravilhas pelos meus filhos de quatro patas. Durante o tratamento de um de meus cachorros, tomei conhecimento de um tipo de cogumelo muito intrigante. O ganoderma (Ganoderma lucidum) é um dos cogumelos que possui uma grande investigação científica, e demonstra um efeito potencial atuando como imunomodulador, previne o câncer, protege contra a aterosclerose, hipoglicemiante, protetor hepático, antiviral e também possui efeitos sedativos. Como é amplamente utilizado para fins medicinais este cogumelo pode ser encontrado para ser consumido em capsulas e é um grande coadjuvante em diversos tipos de tratamentos para cachorros. Você encontra on line no site Tao das Ervas.

Outro cogumelo também originário da China, é o cordiceps (Cordyceps chinensis) este cogumelo também demonstra uma poderosa atividade moduladora da imunidade, além de possuir uma ação anti-inflamatória, tem capacidade para recuperar o nível normal de células brancas no sangue, após a leucopenia que é causada por quimioterapia. Estudos também apontam a ação benéfica da utilização deste cogumelo para tratamento do pulmão, atua reduzindo a secreção de muco e causando a dilatação dos brônquios, na China é usado de forma tradicional para tratar pessoas com problemas de asma. O cordiceps também possui ótimos resultados contra vários tipos de vírus, incluindo o vírus da gripe comum.

Saiba + Sobre alimentos prejudiciais para seu cachorro

Cachorro pode comer isso?

Tao das Ervas

Veja + Sobre alimentação e saúde dos cachorros aqui no Blog do Cachorro

Cachorros podem beber leite?

Comidas que cachorro não pode comer

Os perigos da ração industrializada para cachorros

Cachorro não pode comer – Alimentos que fazem mal para os cachorros

Pão – Cachorro pode comer pão?

Cachorro pode comer chocolate?

Por que cachorros comem terra?

Coprofagia – Seu cachorro come fezes? Saiba como evitar!

Por que cachorros comem grama?

Estômago sensível – Seu cão tem problema de estômago?

Prisão de ventre – Constipação intestinal em cachorro

Dicas caseiras para tratar seu cachorro

Gastroenterite canina – Causas, sintomas e tratamento

Cachorro não pode comer – Alimentos que fazem mal para os cachorros

Receitas para cachorro doente

Meu cachorro dá trabalho para comer

Quantas vezes devo alimentar meu cachorro?

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro