Alimentação
janeiro 31, 2014 postado por Blog do Cachorro


Cachorros podem beber leite?

Leite na dieta dos cachorros – Cachorros podem beber leite?

Cachorros depois de adultos podem tomar leite de vaca? Posso dar leite de vaca para filhotes de cachorro? É verdade que os cachorros não podem tomar leite? Os cães podem beber leite?

Estas são perguntas realmente muito comuns entre jovens pais e mães de cachorros.

Vamos pensar juntos, o leite é uma bebida que é muito popular entre os seres humanos, cachorros e gatos, afinal somos mamíferos não somos? Além é claro de ser delicioso! Puxa vida, imagine, o leite é usado para fazer muitas guloseimas como bolos, pães, doces, sorvetes, iogurtes, meus cachorros por exemplo, são apaixonados por iogurte! Claro que tudo isso é uma delícia! Não é incomum dizerem por aí que o leite faz muito bem para os dentes, que contém cálcio e também faz muito bem para a nossa pele, muitos cremes são feitos com leite, não só de vaca, mas de cabra por exemplo. Para nossas crianças pequenas supostamente dar leite de vaca é extremamente importante para manter os níveis de vitamina D no organismo, cerca de 2 copos por dia em idade de crescimento, sem afetar os níveis de ferro.

Cachorros podem beber leite

Cachorros podem beber leite

O que nos faz pensar que o leite é uma ótima fonte de energia e uma maneira muito saudável de obtenção nutrição. Seja acompanhado de cereais, biscoitos, ou até mesmo em um copo de leite puro, estamos acostumados a consumir quantidades enormes de leite durante nossas vidas, inclusive na maturidade, quando tomar leite, supostamente, previne doenças da terceira idade como a osteoporose. Mas a pergunta que interessa a você é outra, nós bebemos leite, não nos faz mal, pelo contrário, mas meu cachorro pode beber leite também? Beber leite faz mal para meu cachorro?

Cachorros podem beber leite? – Sempre que falo com vocês aqui no blog, sugiro uma reflexão para voltarmos ao passado, imaginando o quão antiga é nossa relação com os cachorros e quanto de nossos hábitos com relação à alimentação de nossos cães foram se modificando ao longo das últimas décadas, devido a industrialização de alimentos. Este simples pensamento certamente irá responder imediatamente a nossa dúvida: cachorros podem beber leite?

Cachorros podem beber leite?

Cachorros podem beber leite?

Sim, os cachorros podem beber leite. No entanto, como muitos seres humanos, a maioria dos cães são intolerantes à lactose. Isso não significa que o leite irá necessariamente fazer mal para seu cachorro, isso significa que eles tem mais dificuldade em digerir o leite, assim como alguns de nós. Alguns cachorros tem carência de enzimas, que são substâncias orgânicas necessárias para digerir os açúcares encontrados no leite e, portanto, para a maioria dos cachorros acaba sendo muito difícil digerir o leite.

Apesar disso cachorros adoram leite, eles acham o paladar e o aroma do leite muito delicioso. Também é importante desmistificar esta questão da intolerância do leite por cachorros. Há alguns cães que não são intolerantes à lactose e eles podem beber leite sem ter nenhum tipo de alteração em sua digestão. Em alguns países como a Hungria, cães pastores locais são criados com uma rica dieta à base de leite de cabra, não só bebendo leite, mas também comendo vários sub produtos derivados do leite. Até mesmo para um cachorro que seja intolerante à lactose, pode também ser muito bom para ele beber um pouquinho de leite de vez em quando, no entanto este leite deverá ser completamente desnatado. Meus cães de grande porte, quando estão meio enjoados, tomam um pouquinho de leite, um copinho americano, e é muito nítido que acabam melhorando do estômago.

Se seu cão ainda for jovem evite experiências com leite gordo e não force em grandes quantidades. Se o seu cachorro for velhinho e você nunca ofereceu leite, talvez seja melhor não oferecer.

Cachorros podem beber leite?

Cachorros podem beber leite?

Cachorros podem beber leite? – Tenha cuidado ao oferecer leite ao seu cachorro

Como já concluímos, para alguns cães o leite poderá causar diarreia ou vômitos, devido à dificuldade do estômago destes cães digerirem a lactose. Além disso, diarreia excessiva pode ser fatal para alguns cachorros, pois pode deixá-los desidratados. A desidratação poderá ser um problema realmente grave para alguns cachorros. Por isso, muita gente fala que não se deve dar leite para cachorros e se você preferir se sentir absolutamente seguro quanto a possíveis problemas, a melhor alternativa é não dar leite para o seu cachorro, ou ao menos nunca dar a ele um leite que não seja desnatado. Lembre-se, mesmo cães com intolerância à lactose também podem digerir a lactose em baixas doses. Os cães podem beber leite, mas em excesso pode causar problemas digestivos. Se você quer saber se o seu cão tem intolerância à lactose, uma sugestão é oferecer leite ao seu cachorro em pequenas doses com colheres de sopa e observar cuidadosamente a sua reação. Se você perceber que seu peludo ficou com gases, ou apresentou diarreia ou vômito, provavelmente ele tem intolerância à lactose. Vale ressaltar que, se seu cão ainda é um filhote de cachorro, não o alimente com leite de vaca, apenas o leite materno possui os nutrientes que um filhotinho de cachorro necessita para crescer saudável até a quarta semana de vida, quando poderá ser desmamado e iniciará uma dieta pastosa ou sólida. Se por acaso você tiver um filhote muito jovem com menos de quatro semanas de vida, que por algum motivo não está podendo ser alimentado da forma apropriada por sua mãe, leia neste artigo uma receita que ensina a fazer o substituto do leite materno para filhotes de cachorros.

Estamos falando sobre o leite de vaca. Mas como já citei anteriormente, em muitos países da Europa as pessoas dão aos seus cachorros leite de cabra que supostamente é mais fácil de digerir. Na maior parte da Europa a alimentação dos cachorros ainda é mais tradicionalista e natural do que a que utilizamos aqui no Brasil. Eu particularmente não vejo problemas em administrar leite desnatado, mas você realmente terá que fazer esta experiência uma vez na vida para saber se seu cachorro pode ou não pode tomar leite.

Cachorros podem beber leite?

Cachorros podem beber leite?

Portanto concluímos que sim, nossos amados peludos podem beber leite, de preferência leite de cabra, mas para alguns cachorros pode acabar surtindo algum efeito indesejável, ou não, como no caso dos meus peludos, garanto que faz bem de vez em quando. É sempre aconselhável, assim como com todos os outros novos produtos que você pensa em introduzir na alimentação de seu cão, consultar o seu veterinário de confiança e também fazer uma pesquisa completa sobre o alimento que você está interessado em utilizar na alimentação dele. Certifique-se em introduzir qualquer tipo de alimento novo sempre em pequenas quantidades para aumentar a resistência ao produto e se for o caso, não ter grandes riscos de dar um diarreia severa. Na verdade lidar com a alimentação do cachorro não é muito diferente de quando você está tentando introduzir um alimento novo em sua dieta pela primeira vez. Fique sempre atento nos rótulos dos produtos, afinal existem muitos alimentos que podem ser fatais para os cachorros. Não é o caso do leite!

Saiba + Sobre Cachorros podem beber leite?

Tudo bem dar leite para meu cachorro? texto em inglês

Cachorro pode comer isso?

Veja + Sobre alimentação e saúde dos cachorros aqui no Blog do Cachorro

Comidas que cachorro não pode comer

Os perigos da ração industrializada para cachorros

Cachorro não pode comer – Alimentos que fazem mal para os cachorros

Pão – Cachorro pode comer pão?

Cachorro pode comer chocolate?

Por que cachorros comem terra?

Coprofagia – Seu cachorro come fezes? Saiba como evitar!

Por que cachorros comem grama?

Estômago sensível – Seu cão tem problema de estômago?

Prisão de ventre – Constipação intestinal em cachorro

Dicas caseiras para tratar seu cachorro

Gastroenterite canina – Causas, sintomas e tratamento

Cachorro não pode comer – Alimentos que fazem mal para os cachorros

Receitas para cachorro doente

Meu cachorro dá trabalho para comer

Quantas vezes devo alimentar meu cachorro?

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro