Comportamento
novembro 13, 2014 postado por Blog do Cachorro


Você prefere cachorros ou gatos?

Cachorros ou gatos – O que leva as pessoas a amar um ou outro?

Existem pessoas que preferem a companhia de cães e existem pessoas que preferem a companhia de gatos. Mas qual será o motivo que leva as pessoas a terem este tipo de preferência? Exitem pessoas que não conseguem manter um relacionamento afetivo, ou até mesmo de amizade, devido a sua fascinação ou por gatos, ou por cães, mas o que move as pessoas a desenvolverem afeto ou por cães ou por gatos? Lógico que existem muitas famílias que não fazem discriminação entre eles e acabam tendo ambos os pets em suas casas, mas na verdade a grande maioria das famílias possuem uma preferência específica e esta curiosidade, me levou a procurar informações baseadas em dados científicos a fim de responder esta questão.

Você prefere cachorros ou gatos?

Você prefere cachorros ou gatos?

Cachorros ou gatos? Você prefere mais cães ou gatos?

De acordo com uma pesquisa feita na Ball State University, de Indiana nos EUA. As pessoas acreditam que suas personalidades são parecidas com a de seus animais de estimação. Os proprietários de gatos se consideram pessoas mais independentes, enquanto os donos de cães se descreveram como sendo pessoas mais sociáveis.

Por mais que tentemos ser políticos quando se trata de falar a respeito da preferência que os proprietários possuem entre cães e gatos, ao nos envolvermos em uma conversa entre apaixonados por seus pets, acabamos nos vendo obrigados a admitir que realmente existem pessoas que possuem preferências para cachorros e pessoas que possuem preferências para gatos como animais de estimação. Em alguns casos, a preferência com relação a uma ou outra espécie acaba sendo muito forte. No entanto, de acordo com uma pesquisa feita pela Associated Press, existem muito mais pessoas no mundo que preferem cachorros do que pessoas que preferem gatos. A pesquisa mostra que 74 % dos entrevistados preferem cães como pets, enquanto apenas 41% preferem gatos como animais de estimação.

Outro dado interessante desta pesquisa é que ela aponta que a maioria das pessoas demonstram ter uma opinião muito exclusiva com relação a sua preferência, gostando enfaticamente ou de cães ou de gatos e antipatizando com a outra espécie. Os gatos parecem criar muito mais antipatizantes: 15% dos entrevistados disseram que não gostavam muito de gatos, enquanto o número de entrevistados que disseram que não gostavam muitode cães  foi de apenas 2%.

Existem algumas evidências que nos levam a supor que a preferência por cães ou gatos pode de fato refletir algumas diferenças com relação a personalidade das pessoas. Podemos afirmar que, a relação entre os gatos e pessoas de fato, não é igual a relação que os cães tem com seus proprietários e com sua família. Isso é bastante óbvio, afinal são animais de espécies diferentes, com comportamentos distintos.

Cachorros ou gatos? Diferenças básicas de comportamento

Se colocarmos em perspectiva, podemos analisar que em seu habitat natural ou mesmo em uma vida “selvagem”, os gatos são caçadores, seus hábitos são principalmente noturnos e não são extremamente sociáveis. Na verdade, os gatos são menos subjugados do que os cães e possuem uma personalidade bem mais autônoma. No entanto, são surpreendentemente bem sucedidos na interação com sua família, para uma espécie que retém muito de sua personalidade selvagem.

Em contraponto, se você observar os canídeos selvagens irá notar que eles geralmente são animais sociáveis, ​​que trabalham em grupos e são ativos entre o amanhecer e o anoitecer. Nossos cães domésticos trouxeram consigo em sua genética, essa necessidade de interação social de forma que um cachorro que não tem uma família e alguém para seguir, ou trabalho para desempenhar, sente-se infeliz. Se observarmos cães que vivem nas ruas, veremos que eles normalmente vivem em pequenos grupos, eles tem esta necessidade inerente de agregarem-se.

Cachorros sentem prazer em participar continuamente de qualquer atividade de sua família. Estão sempre dispostos a atender quando solicitados e se estiverem sentindo-se solitários não exitam em solicitar sua presença para uma brincadeira ou até mesmo um passeio. Cães definitivamente criam uma comunicação muito clara com seus familiares e conseguem expressar através dela o que desejam de você. Gatos, por outro lado, muitas vezes podem parecer criaturas invisíveis durante o dia, alguns acabam aparecendo só durante a noite, especialmente se esta for a hora da comida. É verdade que alguns gatos, ocasionalmente, participam de atividades sociais e adoram brincar com seus donos, mas principalmente no caso de gatos mais velhos, seu interesse é limitado. Normalmente, depois de apenas alguns minutos, os gatos desistem da brincadeira e se afastam para cuidar de seus próprios assuntos. Cães, em contrapartida, não tem limites para a brincadeira, sendo capazes de brincar com seu dono por horas a fio, sendo que na maioria das vezes, quem decide parar com a brincadeira é seu proprietário e não o cachorro. Além disso, em geral, no fim da brincadeira, o cachorro permanece lado-a-lado com seu proprietário, prestando atenção em tudo o que ele fará a seguir e se nada acontecer, deita o mais próximo possível a fim de continuar observando.

Cachorros ou gatos? O que dizem os psicólogos

Você prefere cachorros ou gatos?

Você prefere cachorros ou gatos?

Encontrei dados referentes a mais uma pesquisa envolvendo proprietários de cachorros e gatos, esta, promovida por um psicólogo norte americano e também realizada via internet. O psicólogo conseguiu  mais 4000 voluntários, que foram avaliados através de questionários elaborados por ele. Basicamente, os entrevistados foram classificados em, apaixonados por cães, apaixonados por gatos, sem preferência, pessoas que simpatizam com ambos os pets ou aqueles que preferem não ter a companhia de nenhum animal. As pessoas responderam 44 questões com o intuito de traçar um perfil psicológico entre suas personalidades, tendo como ponto de partida a preferência com relação a gatos e cachorros de cada um deles.

  • Segundo o psicólogo, penas baseado na natureza canina que é sem dúvida mais sociável que a dos gatos, pode-se esperar que as personalidades das pessoas apaixonadas por cachorros devesse refletir maior sociabilidade. Os resultados mostraram que pessoas que se identificam mais com cachorros, em geral, são cerca de 15% a mais extrovertidas e 13% mais encantadoras.
  • Outro dado aponta que as pessoas que preferem cachorros são 11% mais conscientes, ou seja, possuem mais auto disciplina, no que diz respeito a planejamento e execução de tarefas, do que pessoas que preferem os gatos.
  • Em comparação, as pessoas que preferem os gatos como pets, em geral, são cerca de 12% mais agitadas do que as pessoas que gostam mais de cães, elas também são cerca de 11% mais mente-aberta do que pessoas que preferem cachorros. Esta acessibilidade pode significar uma apreciação geral para a arte, uma personalidade mais emotiva, aventureira, uma maior imaginação, curiosidade e espírito investigativo.
  • Pessoas mais livres de preconceitos são mais propensas a ter interesses não convencionais, enquanto as pessoas que gostam mais de cachorros, tendem a ser pessoas mais convencionais.

 

O mesmo psicólogo cita em seu artigo outro estudo, envolvendo o mesmo tema tendo mais de  6.000 pessoas participantes, entre 16 a 94 anos, sendo pouco mais de 3.000 donos de cães, pouco mais de 1.000 pessoas que só gostavam de gatos e 1.564 pessoas que não possuíam nem gato nem cachorro. Esta pesquisa apontou que as pessoas que possuíam somente  gatos pareciam ser um pouco diferentes dos donos de cães ou pessoas que possuíam cães e gatos com relação a suas personalidades. Pessoas que possuem cães e gatos parecem ser muito parecidas com as pessoas que possuem apenas cães. Por isso ao explicar suas conclusões derivadas de suas pesquisas o autor deste estudo enfatiza que quando menciona em suas conclusões, pessoas que possuem gatos, está se referindo àquelas que convivem só com gatos, enquanto que, quando menciona os proprietários de cães, está se referindo a pessoas que possuem cães ou ambos.

  • De acordo com seus dados, os donos de gatos são 1/3 mais propensos a viver sozinhos do que os donos de cães e 2x mais propensos a viver em apartamento.
  • Pessoas casadas que vivem em casa, tem filhos, em geral, são mais propensas a serem donos de cães.
  • O perfil mais provável de um proprietário de gatos é o de mulheres que vivem sozinhas.
  • Das pessoas que cresceram em uma casa com gatos como animais de estimação, 47% continuavam propensos a ter gatos atualmente,
  • enquanto apenas 11 % das pessoas que cresceram em uma casa com um cachorro elegeram atualmente um gato como animal de estimação.

 

Ao analisar o perfil da personalidade de uma pessoa que possui apenas gatos, os psicólogos apontam que as pessoas que possuem apenas gatos tendem a ser relativamente introvertidas e também razoavelmente intransigentes, que é o padrão confirmado pelos dados mais recentes das pesquisas realizadas sobre este tema.

Olhando para as outras duas medidas, os números revelam que os donos de gatos são relativamente proprietários “não dominantes”. As pessoas que exercem papel de comando são geralmente descritas como pessoas fortes, seguras, persistentes,  e auto confiantes. São pessoas que se destacam em reuniões sociais , em oposição a pessoas que são menos extrovertidas, sendo obviamente mais tímidas, acanhadas, e acabam não se impondo, nem se opondo a maioria das situações. Em contrapartida, donos de gatos parecem ser pessoas confiantes de si mesmas, no entanto, mais desconfiadas com estranhos e um pouco e manipuladoras.

Cachorros ou gatos? Diferenças entre as pessoas que são apaixonada por cães e pessoas que são apaixonadas por gatos

Você prefere cachorros ou gatos?

Você prefere cachorros ou gatos?

O padrão geral da análise dos psicólogos dos 2 últimos estudos que acabamos de citar, resume-se em avaliar que donos de cães são mais sociáveis, interativos e acessíveis.

Um comentário interessante feito para ilustrar a conclusão deste estudo cita uma pergunta feira para ambos proprietários de animais de apenas de uma das duas espécies que perguntava se ele ganhasse um lindo filhotinho de cachorro no caso dos proprietários de gato e de gato, no caso de proprietários de cães o que eles fariam com o filhotinho. No caso dos proprietários de gatos, a resposta foi praticamente unânime, eles NÂO ficariam de forma alguma com um cachorro, no entanto, entre os proprietários de cães, 70% disseram que sob tais circunstâncias adotariam o filhotinho de gato. Isto sugere que a maioria das pessoas que possuem apenas um cão podem se tornar potencialmente proprietários de cães e gatos, enquanto a maioria das pessoas que possuem apenas um gato são exclusivamente donos de gatos .

Outro dado interessante destas últimas pesquisas sugere que mais pessoas que são apaixonadas por gatos são ateus e adoram seus animais como a um Deus da mesma forma como os antigos Egípcios adoravam seus animais. Enquanto que as pessoas que são apaixonadas por cachorros tendem a ver seus cães apenas como crianças.

Cachorros ou gatos, e você? Prefere mais cachorros ou seu coração é mesmo dos gatos?

Saiba + Tudo sobre cachorros e gatos

Guia de Raças

Gato é bom para criança?

Convivência entre cães e gatos

15 Coisas que você não sabia sobre os gatinhos

Veja Também no Blog do Cachorro

10 dicas para economizar com seu cachorro

10 dicas para economizar com seu cachorro

Com tanta variedade de produtos para pets existentes hoje no mercado, os gastos como nossos queridos peludos acabam crescendo cada vez mais. Mas será que é necessário um gasto mensal…

Gengivite em cães, mal hálito

Gengivite em cães, mal hálito

O que é doença periodontal em cães, ou doença periodontal canina? A origem da palavra Periodontal vem de duas palavras gregas que significam ao redor do dente. A doença periodontal…

De quanto em quanto tempo devo dar banho no meu cachorro?

De quanto em quanto tempo devo dar banho no meu cachorro?

Banho em excesso faz mal aos cães? Banhos – Dicas de frequência de banhos para cachorros Banho, certamente esta é uma das dúvidas mais frequentes dos donos de cachorros de primeira…

Vermífugo – Quando dar vermífugo para meu cachorro?

De quanto em quanto tempo devo dar vermífugo para o meu cachorro? Certamente esta é uma pergunta que qualquer um de nós deve ter feito em algum momento de nossa…

Como acabar com carrapatos?

Como acabar com carrapatos? Quando nosso cachorro pega carrapatos, não é apenas a tranquilidade de seu animal de estimação que deve ser considerada. Obviamente, a coceira é algo terrível para…

 

Saiba + Sobre os Cães

Comportamento

Cachorros tem as mesmas emoções que crianças

Estamos vacinando em excesso nossos cães?

Como surgiram os cachorros?

Comportamento Canino

Medo e agressividade em cães

Como os cachorros enxergam?

Como falar com seu cachorro?

Como seu cachorro pensa?

Comportamento compulsivo em cães

O segundo cão da casa

Cachorros e bebês – Você tem um cachorro e um bebê em casa?

Gengivite em cães, mal hálito

Como os cães sabem que estamos falando com eles?

Castrar ou não castrar meu cachorro?

Cachorra ajuda na recuperação de criança autista

Cachorro e gravidez, pode?

A incrível inteligência canina

Irmãos de ninhada – Cães reconhecem que são irmãos?

Leishmaniose Visceral Canina (Calazar)

Fungos em cachorro – Tratamentos caseiros

Como escolher um cachorro?

Como limpar xixi de cachorro?

Como criar um cão de modo sustentável

Os perigos da ração industrializada para cachorros

Fenótipo e Genótipo dos cães

Castrar ou não castrar meu cachorro? Devo castrar meu cão?

Como evitar o choro do filhote?

Quantas vezes devo alimentar meu cão?

Educação do Filhote – Como ensinar regras e limites

Cachorros de raça pura

Pedigree – Você sabe o que é pedigree?

Vacina para cães – Esquema de vacinas para cachorros filhotes

Primeira noite do filhote – Chegando em casa

O que comprar para meu filhote?

Como comprar um cachorro de raça?

Você está preparado para ter um cachorro?

Filhotes – Tudo sobre filhotes de cães

Porte do cachorro – De que tamanho meu cão vai ficar?

Vermífugo – Quando dar vermífugo para meu cão?

Exercício para cães – Meu cachorro precisa fazer exercícios?

Macho ou fêmea? Como escolher um cachorro?

Cães podem beber leite?

Conheça as raças mais populares de cães

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro