Comportamento
setembro 22, 2013 postado por Li Kuvasz


Cachorros leem pensamentos?

Você acha que o seu cachorro lê o seu pensamento?

Como funciona a cabeça do cachorro, será que cachorros leem pensamentos? – De acordo com a psicóloga e especialista em comportamento animal Alexandra Horowitz, os cachorros nos observam, pensam em nós e nos conhecem a ponto de saberem coisas sobre nós que desconhecemos.

Nosso olhar, cheiros e a maneira como agimos e nos movimentamos mostra aos cães quem somos. O cachorro é um observador habitual do seu comportamento, ele enxerga suas intenções mesmo quando você pensa que não esta revelando nada, por isso causam a sensação de que cachorros leem pensamentos.

Você acredita que cachorros leem pensamentos?

Como funciona a cabeça do cachorro - Cachorros leem pensamentos?

Como funciona a cabeça do cachorro – Cachorros leem pensamentos?

Contato visual, movimento de mãos e gesticulações em geral são reveladoras, coisas rotineiras que fazemos no dia a dia são apreciadas pelo cachorro que nos acompanha atentamente com os olhos e os fazem reagir até mesmo antes que vejamos que existe algo a reagir. O psicológico deles confere a capacidade de antecipar, prever o futuro a partir do passado, por associação de acontecimentos. Dando a nítida impressão de que cachorros leem pensamentos.

Os meus pequenos que ficam em casa acompanhando a toda manhã a minha rotina para ir ao trabalho, percebem rapidamente quando chegou o final de semana, e não vou trabalhar, o fato de eu não vestir a roupa de trabalho é para eles extremamente revelador.

Experimente passear diariamente com seu cachorro no mesmo percurso virando sempre em uma determinada esquina a esquerda frequentemente, e de repente mude para a direita, perceba que o seu cachorro sabe o seu trajeto e se você passar a mudar por alguns dias, depois de um tempo no novo trajeto eles irão se antecipar a sua mudança na nova direção. E se não estivermos atentos teremos a nítida impressão de que cachorros leem pensamentos.

Os cães têm a capacidade de perceber as mudanças olfativas, nós eliminamos odores, alguns imperceptíveis aos humanos, mas muito reveladora ao cachorro, a rigidez de músculos, mudança na respiração é extremamente revelador, estas mudanças fisiológicas são as mesmas medidas pelos detectores de mentiras.

Eles têm a capacidade de perceber um agressor pelo olhar, movimentação e atitude, mas também podem ser enganados, são observadores astutos, embora pareça que cachorros leem pensamentos, eles não leem e podem ser ludibriados, quando nossos cachorros cismam com alguém, logo pensamos que esta pessoa não é confiável, mas em alguns casos os nossos cães estão se revelando daquela forma justamente por terem percebido em nós, algo que nós não havíamos dado conta, em relação àquela pessoa.

Os resultados de um estudo indicam que os cães captam os nossos níveis hormonais na intenção com eles. Através de experiências os cães demonstram não ter nenhuma dificuldade em distinguir pessoas estranhas amigáveis das hostis. Para comprovar isto dividiram-se os participantes em dois grupos, sendo que um grupo se comportaria de maneira hostil e outra de maneira amigável, o resultado além de comprovar que os cães se aproximavam de pessoas amigáveis e evitavam as hostis serviu também para responder a um outro estudo, colocaram as pessoas estranhas amigáveis para mudarem para uma atitude totalmente hostil e alterada, mas o reconhecimento olfativo do estranho agora hostil que havia sido amigável anteriormente sobrepujou o novo comportamento hostil.

Enfim, os cães são antropólogos porque estudam e aprendem sobre nós, eles observam  uma parte significativa de nossa interações uns com os outros, nossa atenção, nosso foco, nosso olhar; o resultado dessa observações não é a leitura de nossas mentes, mas a capacidade de nos reconhecer e prever o que faremos.

Baseado no Livro A cabeça do Cachorro da autora Alexandra Horowitz.

Saiba+ Sobre sobre como funciona a cabeça do cachorro, será que cachorros leem pensamentos?

Livro: A cabeça do Cachorro da autora Alexandra Horowitz.

Saiba + Sobre seu Cãozinho

Como os cachorros pensam?

Como os cachorros enxergam?

Cachorros tem as mesmas emoções que crianças

Envolvendo crianças nos cuidados com o cachorro

Por que cachorro uiva?

Meu cachorro pode dormir na cama comigo?

Qual a hora ideal de tirar um filhote da ninhada?

Filhotes enxergam e ouvem ao nascer?

Minha família está pronta para adotar um cachorro?

A incrível inteligência canina

Cachorros leem pensamentos?

Porque os cachorros cavam?

Beijinhos – Cachorros entendem o que são beijinhos?

Olfato do cachorro – aprenda a estimular o faro

Rolar – Ensine ao seu cachorro o comando rola

Como limpar xixi de cachorro?

Como surgiram os cachorros?

Como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo

Cachorros entendem o que são beijinhos?

Brinquedos para cachorro – faça você mesmo

Coprofagia – Seu cachorro come fezes? Saiba como evitar!

Ensine o comando ‘morto’ ou ‘bang’ ao seu cão

Ensinado o cachorro o comando fica – Comados básicos – Parte 5

Ensinado o cachorro o comando vem – Comados básicos – Parte 4

Ensinado o cachorro o comando deita – Comados básicos – Parte 3

Ensinado o cachorro o comando dá a pata – Comados básicos – Parte 2

Ensinando o cachorro a sentar – Comandos básicos – Parte 1

10 Coisas que você não sabia sobre o seu cachorro

10 coisas que os cachorros detestam

Roer – O que o seu cachorro não deve mastigar

Cachorro ciumento – como controlar um cão com ciúmes?

É possível ensinar novos truques a um cachorro velhinho?

Ensinando o cachorro não subir no sofá

Cachorro não pode comer – Alimentos que fazem mal para os cachorros

Faça seu cachorro parar de pular

 

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

Sou apaixonada por cachorro, não consigo imaginar minha vida sem eles. É muito bom poder falar sobre nossos amigos peludos aqui, crio Kuvasz e Norfolk Terrier, e será muito prazeroso dividir aqui nossas experiências.

Ver artigos de Li Kuvasz