Comportamento
março 19, 2013 postado por Li Kuvasz


Cachorros Heróis

Eu me emociono a cada notícia que chega a mim de cachorros que nos ensinam o mais puro gesto de amor e coragem, seja ao seu dono, desconhecido ou até animal de outra espécie, são estórias realmente incríveis que nos fazem refletir o quão nobre é a alma deste ser, que como diz nosso querido Walcyr Carrasco, é um Anjo de Quatro Patas.

Cachorros Heróis

Cachorros Heróis – Catita

Catita 1999 salva donos de pitt-bull

Em meados de 1999 chegou a nossa telinha a linda
estória de uma cadela chamada Catita, a vira-lata
Catita que salvou seus  jovens donos, duas crianças,
do ataque de um feroz cachorro da raça pit bull
no Rio de Janeiro. Ela deixou os seus filhotes
e correu para acudir os meninos. Acabou
perdendo um pedaço da orelha,
mas conseguiu afastar o outro cachorro.

 

Cachorros Heróis – Vira-lata do Quenia

Vira lata do Quênia salva bebê abandonadoEsta é a estória da cadelinha do queniano
Aggrey Mwalimi, esta mamãe
encontrou um bebê recém-nascido
em um matagal.
A vira-lata salvou a vida do bebê, arrastando-o
por cerca de um quilômetro até o galpão
onde morava com seus filhotes.
Este caso aconteceu em maio de 2005.

 

Cachorros Heróis – Anônimos

busca por cachorro salva bebê na africaAlguns heróis são anônimos, em Gana na África, um fazendeiro procura por seu cachorro desaparecido
durante uma noite inteira por florestas e áreas ao redor da fazenda, mas somente pela manhã encontra o seu cachorra debaixo de uma ponte em Winkongo, o cachorro estava enrolado há um bebê humano.

É incrível a predileção deles por bebês, em 1996, foram 3 cachorros de ruas que ficaram em volta de uma recém nascida abandonada em Bengali. Moradores perceberam a presença dos cães durante toda a noite junto há um pacote, que jamais imaginariam ser uma criança, somente no dia seguinte é que perceberam que se tratava de um bebê.

Cachorros Heróis – Czarek

Czarek vira-lata da família salva menina do frioMenina perdida se salva de frio ao ficar abraçada ao cachorro da família
Uma menina polonesa de 3 anos que desapareceu de casa na sexta-feira (dia 1º) foi provavelmente salva ao passar a noite abraçada ao cachorro de estimação da família em temperaturas abaixo de zero, segundo membros do Corpo de Bombeiros que a encontraram.
A menina, chamada Julia, foi encontrada na manhã do sábado (2)  ao lado do cachorro Czarek em um pântano a vários quilômetros de sua casa, no vilarejo de Pierzwin. Ela foi levada a um hospital, onde se recupera dos efeitos da exposição ao frio de -5 graus.
Segundo o bombeiro Grzegorz Szymanski, o calor do cachorro foi suficiente para manter a menina viva e foi o fator primordial para a sua sobrevivência. “O animal ficou ao lado da menina a noite toda, não saiu do de perto. Observe que fazia 5 graus abaixo de zero e a criança estava molhada“, comentou.

Cachorros Heróis- Apache

Rottweiler Apache salva sua donaApache, um cachorro da raça Rottweiler salvou uma senhora, Angelina Lopes Costa, que caiu na piscina acidentalmente em Rio Claro.
Puxando-a pelos cabelos, Apache a colocou na escada da piscina e assim que viu que ela estaria segura latiu para chamar a atenção de uma outra senhora na casa para que ela a ajudasse.
A senhora caiu na piscina da casa que trabalha por 15 anos e diz ter perdido o equilíbrio quando limpava o quintal.
Foi nesse momento que o cachorro de 8 anos viu a mulher desesperada e a pegou pelos cabelos, pois ela estava próximo a borda e conseguiu a arrastar assim.
Ele me trouxe delicadamente” – diz a senhora Angelina ainda emocionada – “Ele é um cachorro dócil apesar do tamanho” – conta ela a veterinária Fabrizia Figueiredo.Quando filhote, Apache sempre caia na piscina e a senhora Angelina era quem sempre o tirava de lá.
Por isso ele muito medo da piscina e sempre que pessoas entram para nadar ele precisa ficar amarrado em sua casinha pois ele pensa que as pessoas estão se afogando e fica latindo querendo as tirar de lá.
Depois do acontecido com a senhora o Apache virou o herói da casa.

Cachorros Heróis – Oi

Staffordshire bul terrier Oi salva sua donaO Staffordshire Bull Terrier que protegeu sua dona de uma gangue. Patricia Adshead foi preparar um chá quando três homens usando máscaras e armados com facões invadiram sua casa. Adshead o ex-marido correu para ajudar, mas um dos assaltantes cortou a sua mão com um facão.

Eu estava presa na cozinha com a Oi e um dos homens. Ele levantou o facão sobre a minha cabeça “, disse ela.

Oi saltou e mordeu sua mão. Tirando o facão, e ela ainda correu atrás dele até fora de casa. Se ela não tivesse ido para cima dele eu teria sido morta. Ela salvou minha vida.

Cachorros Heróis – Porkchop

pastor australiano Pork ChopPor uma semana, Porkchop, um Australian Shepherd de um ano de idade, tem feito buscas no ferro retorcido que um dia foi o World Trade Center em New Yok. No seu tempo livre, come formigas e assiste ao canal de TV Animal Planet. Nos últimos dias, ele tem buscado por sinais de vida ou morte no meio das ruínas.

Ele não encontrou sobreviventes.

Mas Porkchop descobriu tantos restos humandos que seu tratador, Erick Robertson, diz que já perdeu a conta, no que se acredita ser o maior destacamento de cães da história, aproximadamente 350 cães especializados estão no World Trade Center.

Cachorros Heróis – Max

Cachorro salva dono em Garibaldi Rio Grande do SulCachorro leva dois tiros ao salvar a vida do dono em assalto na cidade de Garibaldi no Rio Grande do Sul

Eu estava chegando do interior e estacionei minha caminhonete em frente ao comércio que tenho, no centro da cidade. Havia deixado Max no terreno dos fundos do comércio quando fui abordado por dois homens que anunciaram o assalto. Eles queriam levar a caminhonete, mas eu disse que estava sem a chave. Foi quando um deles sacou o revólver.”
Ele só teve tempo de desviar e gritar “pega Max“, conta Osmar Persico, 47 anos. Seu Osmar foi atingido de raspão por um tiro na testa.  Ao ver o sangue, o cachorro obedeceu ao dono e atacou os assaltantes. “Ele viu o sangue e ficou uma fera. Saiu como um foguete para atacar os ladrões. Um deles fugiu a tempo, mas o outro foi dominado pelo Max. Para se defender, o ladrão acabou atirando no cachorro. O Max me livrou do assalto e salvou minha vida“, diz.
“Ele teve duas perfurações por bala, uma no peito e outra na pata dianteira direita, mas se recupera bem.”

Cachorros Heróis – Duncan

Duncan boxer salva dono de incêndio“É o melhor cachorro do mundo”, foram as poucas palavras que Scott Dunn conseguiu dizer quando entrevistado, após o trágico acidente onde um incêndio destruiu a sua casa e quase lhe levava a vida. Levou a do seu melhor amigo.
Dunn estava  dormindo e não se apercebeu que um incêndio estava tendo início na sua casa. Perto das 3h da madrugada, o seu boxer de estimação, Duncan, acordou-o insistentemente alertando para o perigo.

“Normalmente o Duncan fazia isso quando queria sair, mas quando acordei, era tanta fumaça que não conseguia ver nada à minha frente” explicou Dunn.
Dunn apressou-se então correndo para fora de casa. Porém, quando chegou lá fora, apercebeu-se que Duncan tinha ficado para trás no incêndio. Tentou voltar para socorrer o cachorro mas foi impedido pelos vizinhos.
Os bombeiros viriam a encontrar Duncan, já morto, no interior da casa que ficou destruída.
“Ele salvou-minha vida, mas eu não fui capaz de retribuir o favor…”
concluiu.

Cachorros Heróis – Buddy

Buddy pastor alemão liga para 911Buddy já havia sido treinado para fazer esse tipo de chamada.
O cachorro pressionou uma tecla já programada e telefonou para o 911
Melhor amigo do homem” é pouco para descrever Buddy, um pastor alemão que, ao se lembrar do treinamento que teve, conseguiu salvar uma vida. O cachorro de Phoenix ligou para o serviço de emergência dos Estados Unidos, o 911, quando seu dono, Joe Stalnaker, passou mal em casa.
Na ligação gravada, que foi realizada na quarta-feira (10), o cachorro late e emite uma espécie de choro, depois que um atendente pergunta repetidas vezes se o interlocutor precisa de ajuda. “Olá, aqui é do 911. Você pode me ouvir? Você pode entregar o telefone para alguém?“, questionou a pessoa que atendeu a ligação.
A polícia rastreou a chamada e enviou alguns oficiais para a casa de Stalnaker. Quando eles chegaram no local, poucos minutos depois, foi possível ouvir os latidos de Buddy pelo telefone. O sistema da polícia tinha uma indicação de que um cachorro treinado poderia ligar para o serviço de emergência, caso seu dono estivesse impossibilitado.

“É incrível. Mesmo os atendentes veteranos nunca haviam se deparado com uma história como essa”, afirmou o sargento Mark Clark, da polícia de Scottsdale.
O dono do cachorro foi levado para o hospital, onde ficou internado por dois dias. Essas crises de Stalnaker, disse a polícia, são conseqüência de um ferimento na cabeça que ele sofreu há dez anos, durante treinamentos militares.
Stalnaker adotou Buddy com oito semanas e fez um treinamento para que o animal ligasse para o serviço de emergência, caso seu dono apresentasse sintomas de um ataque epilético. Hoje, com 18 meses, o cachorro consegue pressionar uma tecla programada do telefone para chamar o 911.

São muitas as estórias, daria para escrever um livro, mas selecionei apenas algumas.

Para saber sobre as raças de cachorro que aparecem nesta matéria clique aqui

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

Sou apaixonada por cachorro, não consigo imaginar minha vida sem eles. É muito bom poder falar sobre nossos amigos peludos aqui, crio Kuvasz e Norfolk Terrier, e será muito prazeroso dividir aqui nossas experiências.

Ver artigos de Li Kuvasz