Adestramento
maio 29, 2015 postado por Blog do Cachorro


Cachorros entendem o que falamos

Cães realmente entendem quando estamos falando com eles?

Cachorros entendem o que falamos - Os cachorros compreendem as palavras ditas a eles. Já existem evidências científicas que comprovam que os cães entendem não apenas a entonação das palavras que estão sendo ditas a eles, mas também conseguem compreender os significado delas, processando a fala humana de uma maneira mais elaborada do que se acreditava. Confira abaixo o comentário da Dra Victoria Ratcliffe, uma das autoras de uma pesquisa recente, realizada pela Escola de Psicologia da Universidade de Sussex, na Inglaterra:

Apesar de não podermos dizer quanto ou de que forma os cães entendem as informações da fala humana, podemos afirmar que os cães reagem tanto a informações verbais, quanto a elementos relacionados à pessoa que fala e esses componentes parecem ser processados em regiões distintas do cérebro dos cachorros.

A pesquisa intitulada “Orientação das assimetrias nas respostas dos cães a diferentes componentes de comunicação  da fala humana” (em tradução livre) foi divulgada pelo periódico Current Biology. Ela aponta as primeiras evidências de que os cães também diferenciam e processam vários componentes da fala humana, concluindo que os cachorros entendem o que falamos.

Cachorros entendem o que falamos

Cachorros entendem o que falamos

Cachorros entendem o que falamos - Os resultados destes estudos, revelam que as palavras que são ditas aos cachorros estão diretamente relacionadas a capacidade do cão compreender ou não um comando e não apenas a maneira como ele é dito.

É comum que quem conversa com seu cachorro, esteja familiarizado que eles respondem a todo um contexto do que estamos conversando com eles. Cães conseguem compreender nossas emoções quando estamos conversando com eles, e de fato, agora já se sabe tecnicamente falando, que eles conseguem reconhecer o significado das palavras, formam frases com determinada complexidade, sendo capazes de processar as informações contidas em nosso discurso.

  • Os resultados deste estudo comprovam que os nossos companheiros caninos estão prestando atenção, não só em nós e como falamos com eles, mas também para o que falamos com eles.
  • Outro dado curioso deste estudo é que os cachorros processam a fala humana em um hemisfério do cérebro, e no outro, processam as informações adicionais.
  • Estudos realizados anteriormente já vinham apontando para essa tendência quando eles processam informações sonoras de outros cachorros. Ou seja, os cães processam os sons emitidos por outros cães em um lado do cérebro e as informações adicionais a sua volta, do outro.
Cachorros entendem o que falamos

Cachorros entendem o que falamos

Como os cientistas concluíram que os cães compreendem o significado do que estamos falando?

Cachorros entendem o que falamos - Para avaliar os cães e a compreensão das palavras ditas a eles, os pesquisadores tiveram que se relacionar com os cachorros através de jogos de adestramento.

Utilizando comandos variados os cientistas responsáveis pela pesquisa, observaram as reações dos cachorros a sons e palavras. Algumas palavras ditas aos cães possuíam sentido e eles não usavam nenhum recurso adicional de entonação vocal, outras vezes, utilizavam comandos com palavras arbitrárias e completamente desconexas e também sem adicionar recursos de entonação vocal. Todavia, também utilizaram palavras com sentido e formando sentenças complexas com e sem intonação vocal.

Sempre que falavam com os cães, as informações eram emitidas tanto do lado direito, quanto do lado esquerdo do cachorro, na intenção de que ele pudesse ser estimulado ao mesmo tempo e na mesma intensidade de ambos os lados do cérebro. Desta forma, os pesquisadores puderam concluir que a informação que chega de um determinado do ouvido é transmitida pelo lado oposto do cérebro, já que eles tendem a virar a cabeça lateralmente depois de escutar cada comando dito a eles.

O conteúdo que chega a cada ouvido é transmitido principalmente ao hemisfério oposto do cérebro. Se um hemisfério é mais especializado em processar certas informações do som, esses dados devem chegar ao cão através do ouvido oposto.

Durante a pesquisa que comprovou que os cachorros entendem o que falamos, quando o cão inclinava a cabeça para o lado esquerdo, os cientistas avaliaram que o cão estava captando os sons principalmente através do ouvido esquerdo, concluindo que o hemisfério direito do cérebro é mais capacitado para processar informações sonoras.

Se propomos um comando que eles estejam acostumados a responder, ou seja, que é familiar para eles, os cães reagem de uma maneira. No entanto, se misturamos as sílabas, formando algo que soe parecido mas não faça sentido, o comando também perderá o sentido para os cachorros fazendo com que eles demonstrem reações diferentes.

Cachorros entendem o que falamos - Outra observação interessante que demonstra que de fato, os cachorros entendem o que falamos, é que, quando os comandos ditos a eles eram familiares, eles demonstraram uma tendência de inclinar a cabeça para o lado direito, ou seja, a informação estaria sendo processada principalmente através do hemisfério esquerdo do cérebro dos cães. Enquanto que sons exagerados e entonações diferentes dos que eles conheciam, estariam sendo processadas pelo hemisfério oposto. Segundo David Reby, um dos autores da pesquisa que comprova que os cachorros entendem o que falamos:

A atitude dos cães sugere que o processamento dos componentes da fala no cérebro do cachorro são divididos entre os dois hemisférios de forma muito parecida com a que ocorre no cérebro das pessoas.

Cachorros entendem o que falamos – Conclusões finais

Cachorros entendem o que falamos

Cachorros entendem o que falamos

Cachorros entendem o que falamos - A conclusão deste estudo que afirma que os cães de fato compreendem o que falamos ressalta que os cachorros não são capazes de assimilar tudo o que dizemos. No entanto a capacidade de compreensão da fala humana, foi confirmada como sendo de fato uma habilidade canina. Os cachorros são capazes de compreender a linguagem, e a forma como a comunicação verbal atua no cérebro canino é realmente muito semelhante a que observamos em pessoas.

Ao contrário do que se acreditava no passado, cães não prestam atenção apenas em quem somos e em nossas atitudes e como falamos com eles, mas os cachorros também prestam atenção nas palavras que dizemos, portanto, cachorros entendem o que falamos.

Esta é uma boa notícia para muitos de nós, seres humanos apaixonados por cachorros. Afinal, nós já gastamos um tempo considerável conversando com nossos respectivos filhos de quatro patas. Talvez seu cachorro nem sempre esteja entendendo você, mas ele realmente está te ouvindo.

Para saber mais sobre como os cachorros sabem que estamos falando com eles, veja este artigo.

Saiba + Sobre cachorros entendem o que falamos

O cachorro sente as mesmas coisas que você

O cachorro sente as mesmas coisas que você

Seu cachorro sente as mesmas coisas que você? Seu cachorro, um reflexo de você Você sabia que seu cachorro é um reflexo de você? Vamos falar um pouco a respeito da ligação…

Como seu cachorro pensa?

Como seu cachorro pensa?

Como seu cachorro pensa? – O mundo através dos olhos de seu cão Muitos de nós, proprietários apaixonados de cães, em algum momento de nossas vidas nos questionamos sobre como…

Seu cachorro te respeita?

Seu cachorro te respeita?

COMO SABER SE SEU CACHORRO TE RESPEITA? APRENDA COMO FAZER SEU CACHORRO RESPEITAR VOCÊ Muita gente me pergunta sobre problemas de comportamento com seus cachorros. É natural que as pessoas que…

Seu cachorro te respeita?

Como falar com seu cachorro?

Você fala com seu cachorro? Você sabia que existe uma maneira correta para falar com seu cachorro? Como falar com seu cachorro? – Não seria incrível se seu cachorro falasse a…

Como os cães sabem que estamos falando com eles?

Como os cães sabem que estamos falando com eles?

Como os cães sabem que estamos falando com eles? – Cachorros possuem uma incrível ligação com as pessoas e para isso eles desenvolveram habilidades fundamentais para comunicação. Podemos comparar nossos cães…

Saiba + Sobre Cachorros aqui no Blog do Cachorro 

Cachorros sentem ciúmes?

Como os cachorros enxergam?

Lhasa Apso

Identificando sinais de ansiedade em cães

Meu cachorro lambe tudo, isso é normal?

Border Collie

Comprar filhotes irmãos de ninhada ou de idades semelhantes

Qual a hora ideal de tirar um filhote da ninhada?

Shih Tzu

Parto da Cachorra, o que fazer?

Bichon Frisé

Raças de cachorros ideais para apartamento

Calor – Cuidados com os cachorros no verão

Pug

Podemos pegar doenças dos cachorros?

Husky Siberiano

Yorkshire Terrier

Cachorro pequeno – Tamanho não é documento

Nomes para cachorros pequenos

Saiba + Tudo Sobre os Cachorros

Os Cachorros



Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro