Adestramento
março 19, 2013 postado por Li Kuvasz


Cachorros de trabalho

Cachorros de trabalho, são cães geralmente de raça que a séculos trabalham para o seu dono, seja para juntar rebanho, guardar rebanho, caçar pequenos animais, apontar, farejar, puxar trenó, etc e existem também os cachorros que por suas características (que são inerentes a cada raça) se tornaram específicos para executarem as mais diversas tarefas, se tornaram tão importantes no dia a dia do ser humano, que hoje seria impossível viver sem o seu trabalho, seja na polícia, exército, hospital, escola e em lugares inimagináveis.

cachorros de trabalho

Cachorros de busca e salvamento

O cachorro da raça São Bernardo foi e é muito utilizado para salvamento em casos de desaparecimentos de pessoas, avalanches, é uma raça mais utilizada em terra, em água usa-se muito a raça Terra Nova.

Destaque para o São Bernardo Barry

Sâo Bernardo Barry

O cão mais famoso a salvar pessoas
foi o lendário Barry, que se tem
notícia de ter salvo 40 vidas humanas.
Existe um monumento à Barry
em Cimetiery dês Chiens
e seu corpo está preservado no
Museu de História Natural em Berna.

 

Cachorros de Trenó – tração

Os cachorros da raça Husky Siberiano, Malamute do Alaska, Samoieda entre outros são muito usados para puxar trenós na neve e carroças pequenas em fazendas, transporte de mercadorias de mascates, medicamentos,etc.

Destaque para o Husky Siberiano

Huskies Siberianos Togo Balto

Em 1925 ganharam o reconhecimento mundial ao ajudar a salvar a população de uma aldeia no Alaska que, assolada por uma epidemia, não poderia receber medicamentos por que tempestades de neve impediam o pouso dos aviões. Na ocasião, mais de 150 animais de várias raças de cachorros puxadores de trenó foram mobilizadas para fazer chegar os medicamentos percorrendo uma distância de 1054 quilômetros em 5 dias e meio, mas o trajeto mais complicado e difícil coube aos Huskies, liderados por Togo e Balto.
Até hoje, em comemoração ao feito dos cachorros é realizada uma famosa corrida (Iditarod Trail) até a cidade de Anchorage, salva pelos cachorros.

Cachorros Guias ou de Assistência a Mobilidade

Os cachorros da raça labrador e golden são os mais utilizados, para deficientes visuais, físicos e auditivos, ajudando na locomoção de pessoas para executarem as tarefas de forma segura.

Destaque para os labradores Salty e Roselle

labradoras Salty Roselle

Os cachorros-guia Salty e Roselle
foram premiados com uma medalha.
“Por permanecer lealmente ao lado
de seus donos cegos, corajosamente,
levando-os para baixo mais de 70
andares do World Trade Center e
para um lugar de segurança após o
ataque terrorista em Nova York
em 11 setembro, 2001.”

Cachorros de Terapia

Cachorros de diversas raças são treinados para visitar as pessoas que estão incapacitadas ou impedidas de alguma forma de ter liberdade de movimento, estes cachorros proporcionam alegria e entretenimento para os idosos em asilo, os doentes, sejam adultos ou crianças em hospitais, e assim por diante.

Destaque para a cadela Kuvasz Pérola

kuvasz Pérola

Dócil e obediente, a cadela da raça kuvasz, de 4 anos de idade, foi adestrada para fazer o trabalho de cão terapeuta. Pelos corredores de um hospital de Guarulhos (SP), Pérola é a sensação. Seu comportamento é magnífico, já que os cachorros desta raça costumam ter personalidade mais forte e são utilizados para guarda.Ela foi adestrada pelo dono, Jorge, que há um ano faz o trabalho de cão-terapia no hospital.Jorge mostra que a personalidade da cadela permite que os pacientes brinquem com ela sem ter receio.”Ela tem de estar acostumada para levar um tapa, um puxão de pelo, e não reagir à dor. Quem está de fora até fica com dó, mas deve entender que é brincadeira”

Cachorros de Pastoreio e Guarda de Rebanho

Os cachorros da raça Border Collie e Boiadeiro Australiano são os preferidos para juntar rebanho de cabras e ovelhas e para guardar estes animais os preferidos são os Pirineus, Kuvasz, Maremano e Komodor.

Cachorros Policiais

Os cachorros da raça Pastor Alemão, Pastor Suíço e Belga são muito utilizados pela polícia para perseguir ou imolizar possíveis criminosos, alguns são usados até para unidades anti-terroristas

Cachorros de Detecção e Farejadores

Os cachorros da raça Bloodhound, Pastor Alemão e Labrador são os preferidos para detecção de drogas, bombas, substâncias ilegais, produtos químicos e até cupins.

Destaque para o Labrador Boss

Labrador Boss cão farejador

O cachorro farejador da PM vira inimigo número um de traficantes no RJ.
O labrador preto, Boss, já levou policiais aos esconderijos mais
difíceis de drogas e armas dentro de favelas. Recebeu ameaças de
criminosos e está jurado de morte. O cão farejador esteve
na ocupação do Complexo do Alemão, da Rocinha e, mais
recentemente, de Manguinhos. Em uma única vez ajudou a encontrar
400 quilos de maconha dentro de uma parede.
O fundo falso de um botijão também não passou despercebido.

 
 

Cachorros de Caça e Aponte

Os cachorros preferidos para caça e aponte são o Pointer, Weimaraner, Setter, Perdigueiro, Sabujo, Cocker, Norfolk Terrier, Basset, cada um na sua especialidade, uns para perseguir e outros para apontar ou trazer.

Cachorros de Guarda

O cachorros da raça Rottweiler, Pit Bull, Pastor Alemão, Dobermann, Kuvasz, Fila Brasileiro e Boxer sãos os preferidos, seja para guarda de residência, empresa, chácara ou sítio. O cão de guarda eficiente é muito mais que um animal que ataca invasores. O ideal é que ele espante os intrusos antes que se animem a pular o muro.

Vamos contar algumas estórias de salvamento pelo mundo em outro tópico, não deixem de visitar cachorros heróis, mas não podemos nos esquecer do fiel SRD ou vira-lata como é mais conhecido, que também salva muitas vidas pelo instinto natural de amor ao ser humano.

 

Saiba + Tudo sobre cachorros

Guia de Raças

Síndrome da Ansiedade de Separação (SAS) em cães

Por que cachorros comem grama?

Conjuntivite em cães – Saiba como tratar seu cachorro

Conheça as raça de cães mais populares

Tudo sobre cuidados e saúde dos cachorros

Por que os cachorros comem terra?

Eca… Meu cachorro comeu cocô

Gastroenterite canina – Causas, sintomas e tratamento

Cachorro pode comer chocolate?

Pão – Cachorro pode comer pão?

Estômago sensível – Seu cão tem problema de estômago?

Dicas caseiras para tratar seu cachorro

Cachorro não pode comer – Alimentos que fazem mal para os cachorros

Cachorros cavam – Mas porque os cachorros cavam?

Quantas vezes devo alimentar meu cachorro?

Meu cachorro dá trabalho para comer

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

Sou apaixonada por cachorro, não consigo imaginar minha vida sem eles. É muito bom poder falar sobre nossos amigos peludos aqui, crio Kuvasz e Norfolk Terrier, e será muito prazeroso dividir aqui nossas experiências.

Ver artigos de Li Kuvasz