Curiosidades
abril 14, 2013 postado por Blog do Cachorro


Cachorros de raça pura

Cachorros de raça – Qual a sua opinião?

Quase todo dia me deparo com debates sobre a criação de cachorros de raça pura e confesso não compreender o porque tanta divergência de opiniões entre pessoas que são igualmente apaixonadas por cachorro.

Nem todo mundo que ama cachorros tem uma raça favorita, mas muitas pessoas tem cachorros de raça pura prediletos.

Há algumas raças de cães que são melhores para determinadas funções, como pastoreio ou de caça, e outras são mais especificamente para companhia.

Cães de raça pura certo ou errado?

Cães de raça pura certo ou errado?

Mas o que nos faz amar uma raça em particular? Existem muitos traços de personalidade que são particulares a uma raça específica, e é isso faz com que fiquemos apaixonados por ela. A personalidade dos cachorros de raça pura é uma coisa muito marcante e criadores e proprietários de cachorros de raça pura, são provas vivas disso.

Cada pessoa tem seu parâmetro particular para apreciar uma determinada raça de cães e é algo involuntário e que varia muito de indivíduo para indivíduo. Eu particularmente sou apaixonada por qualquer tipo de cachorro, mas confesso que os peludinhos e enormes me encantam instantaneamente.

Às vezes nós nos vemos apaixonados pela figura de um cachorro de uma determinada raça porque se tornou popular por ter aparecido em um filme, ou um comercial, mesmo que ele não seja compatível com nosso estilo de vida. Por exemplo, o filme 101 Dálmatas, certamente levou inúmeras famílias a quererem um, mesmo sendo uma raça grande e cheia de energia. Ou o gigantesco  Bethoven, o “São Bernardo” que certamente leva muita gente a procurar os criadores quando assistem a reprise do filme na sessão da tarde. Quem não lembra da febre do IG “Westie” quando as propagandas do site inundaram as telas da t.v?

É engraçado, sempre observo curiosa a controvérsia entre opiniões sobre as raças de cachorros e os debates exaltados entre os apaixonados por cachorros. Uns são veementemente contra os criadores e as vendas de cachorros, o que cá pra nós, se não existisse, inviabilizaria a criação. De outro lado, os cães “vira-latas” e os defensores de cães mestiços, que acreditam que as raças tem muito parentesco e podem passar aos filhotes doenças genéticas, devido ao excessivo grau de consanguinidade. O que também é relativo, minha primeira cachorra era mestiça e sofreu de uma doença congênita severa. Quem está certo?

Acho tão complicado debater este assunto. Tentando olhar um pouco distante e ser imparcial em meu julgamento, acredito que existem vantagens e desvantagens na criação de cachorros de raça pura, mas também acredito que bons criadores estão cientes dos problemas e seu objetivo deva ser minimizá-los.

Vamos observar os aspectos positivos da criação de cachorro de raça pura. As pessoas que não são estritamente interessadas ​​em cachorros de raça pura muitas vezes ignoram esses pontos.

Algumas pessoas desejam um cachorro com características muito distintas, tanto de personalidade, quanto de comportamento, e o cruzamento entre cachorros de raça pura pode certamente produzir um cão bem específico. Quando você combina duas raças diferentes, é um sorteio de como a genética vai combinar. Isto significa que cada filhote em uma ninhada pode aparentar-se bem diferente de seus irmãos de ninhada, e isso pode levar a uma ninhada com cachorros muito distintos no futuro.

Sendo um cruzamento de cães diferentes, não poderemos garantir que o cachorro será um bom cachorro para determinadas funções, não saberemos nem ao certo o tamanho que o cachorro terá. O que podemos garantir é que a socialização e a educação adequada deverá formar o melhor temperamento e comportamento de qualquer cachorro, mas estaremos trabalhando com uma folha em branco, por não termos referências.

Cachorros de Raça Pura

Cachorros de Raça Pura – Qual sua opinião?

É verdade que muitos cachorros de raça pura sofrem de condições genéticas que foram passados ​​de uma geração para a seguinte. Os cruzamentos responsáveis podem diminuir as chances de passar algumas condições indesejadas em particular, se apenas um dos pais for portador.

Imagine que muitos dos cachorros de raça pura de hoje existem graças a entrecruzamentos de diferentes raças, e eles foram aperfeiçoados através da criação seletiva para produzir as características consistentes que tem hoje.

Alguns cruzamentos entre cães de diferentes raças podem evoluir para raças puras de amanhã se criadores dedicarem-se para que isso aconteça. O Labradoodle, o Cockapoo são exemplos de cruzamentos que aparentemente se tornarão raças reconhecidas brevemente.

Nem toda raça de cachorro merece a reputação que lhe é atribuída. Pit Bulls são o exemplo mais aclamado pela mídia, infelizmente são comuns em abrigos e também são muito difíceis de adotar, porque eles são famosos por serem agressivos. Mas eles não são cachorros maus, a não ser que sejam criados de forma incorreta. Você sabe quão antigo é o Pit Bull?

Cachorros de Raça Pura

Cachorros de Raça Pura – Qual tipo cachorro você prefere?

Há muitas razões para amar um cachorro, seja ele um Poodle de raça pura ou uma mistura entre raças que você tenha ganho ou comprado. Cachorro é sempre cachorro e merecem ser amados e respeitados. No entanto, não há como contradizer que as raças de cães desempenham um fator importante. E que muitas funções como a de cães boiadeiros, cães de salvamento, cães guia de cegos, e até mesmo cães de companhia são muito úteis e necessários para muitas pessoas que procuram um cachorro que tenha uma habilidade específica. A única maneira de determinar como um cão vai ser e o tipo de cuidado e atenção que necessita é através de criadores de cachorros de raça pura e esta criação para ser responsável e não propagar as doenças que podem ser transmitidas geneticamente, irá gerar custos. Isto para mim é bem claro!

Enfim, insisto que é estranho ver as pessoas debatendo sobre este assunto de forma tão apaixonada. Não acho que exista razão que explique o extermínio de todas as raças, para que não haja mais a comercialização delas. Gente, criar cachorro é caro! Fazer direitinho gera mais gastos ainda! Criar ‘S.R.D.’ também gera gastos! Fazer certinho é assim.

E você? O que acha sobre a criação de cachorros de raça pura ?

Para saber mais sobre raças de cachorros clique aqui

Saiba + Sobre Cachorros de raça pura aqui no Blog do Cachorro

Guia de Raças do Blog do Cachorro

Você está preparado para ter um cachorro?

Qual a hora ideal de tirar um filhote da ninhada?

Porque ter um cachorro – Por que amamos cachorros?

Como comprar um cachorro de raça?

O que comprar para meu filhote?

Primeira noite do filhote – Chegando em casa

Levando o filhote para casa nova

Cachorro macho ou fêmea? Como escolher um cachorro?

Filhotes enxergam e ouvem ao nascer?

Comprar filhotes irmãos de ninhada ou de idades semelhantes

Irmãos de ninhada – Cães reconhecem que são irmãos?

Meu cachorro pode dormir na cama comigo?

Beijinhos – Cachorros entendem o que são beijinhos?

Meu cachorro não quer comer

Por que cachorro uiva?

 

 

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro