Adestramento
julho 29, 2014 postado por Blog do Cachorro


O cachorro sente as mesmas coisas que você

Seu cachorro sente as mesmas coisas que você? Seu cachorro, um reflexo de você

Você sabia que seu cachorro é um reflexo de você? Vamos falar um pouco a respeito da ligação que existe entre o cachorro e sua família.

Será que seu cachorro sente as mesmas coisas que você? Quem tem cachorro sempre fica curioso para compreender melhor como as coisas são segundo a ótica de seu melhor amigo, não é verdade? Uma pergunta muito comum entre proprietários de cães é:

Será que meu cachorro sente as mesmas coisas eu sinto?

 

Será que seu cachorro sente as mesmas coisas que você?

Será que seu cachorro sente as mesmas coisas que você?

Seu cachorro sente as mesmas coisas que você? – Para compreender um pouco melhor a maneira como nossos cachorros compreendem o mundo a sua volta, pesquisamos bastante a opinião de diversos treinadores de cães da atualidade. Descobrimos um entre eles, que possui uma resposta sobre a personalidade canina que nos pareceu bastante coerente e vamos falar aqui um pouco sobre a visão de Kevin Behan, um adestrador norte americano que decidiu afastar-se dos modelos convencionais de adestramento e desenvolveu suas próprias técnicas para treinar cachorros (Kevin Behan é fundador do método de treinamento natural de cães, seu trabalho visa modificar a maneira como a maioria das pessoas vêem seus cachorros, ele é autor dos livros “Treinamento natural de cães” e “Seu cão é seu espelho” (Em tradução livre), considerado atualmente um dos grandes especialistas na reabilitação de cães agressivos e problemáticos.). Segundo Kevin conhecer o teu cachorro é como conhecer a si mesmo. Se você se permitir olhar nos olhos de seu cão, você acabará por ver a si mesmo. O cachorro nada mais é que um espelho emocional de seu proprietário. Não importa se você consegue exercer liderança sobre seu cão, ou se você precisa controlar a situação tendo em mãos um saco de petiscos. Em última análise, o comportamento de nosso cachorro é impulsionado basicamente pelas nossas emoções. Portanto pessoas agitadas, provavelmente terão cachorros igualmente agitados, pessoas inseguras, terão cães inseguros, pessoas violentas terão cães violentos, e por aí vai.

Será que seu cachorro sente as mesmas coisas que você?

Será que seu cachorro sente as mesmas coisas que você?

Kevin cita em uma entrevista, o autor Michael Pollan que observa em seu livro “A Botânica do Desejo”, que existem dezenas de milhões de cachorros na América do Norte para apenas dez mil lobos. Ele então levanta uma questão: “O cachorro soube ajustar-se ao mundo melhor que seu antepassado selvagem, não é verdade?” No entanto, para Kevin, todos os animais que chegaram até os anos atuais, também tiveram que se adaptar.

Compreendendo as emoções caninas, uma janela para a mente de seu cachorro

Será que seu cachorro sente as mesmas coisas que você?

Será que seu cachorro sente as mesmas coisas que você?

Seu cachorro sente as mesmas coisas que você? – No livro “Seu cão é seu espelho”, O especialista em comportamento canino, propõe um novo modelo radical de compreensão do comportamento dos cães. A cognição de seu cachorro é movida pela sua emoção. Resumidamente, seu cão não responde a você, baseando-se no que você pensa, diz ou faz. Seu peludo na verdade responde ao que você sente ou está sentindo. Ou seja, o cachorro sente o que você sente. E é justamente por este motivo que cachorros tem a capacidade de fazer com que as pessoas entrem em contato com suas próprias emoções.

Kevin cresceu convivendo com cães ao lado de seu pai, John Behan, um dos primeiros treinadores de cães americanos e começou a desenvolver a teoria de treinamento natural de cães, após tomar consciência das semelhanças entre a forma como os cachorros se comportam, observando a forma harmoniosa como os lobos caçam em grupo e toda a cooperação necessária na alta unidade de trabalho dos cães policiais.

Cães e sua família agem de forma sinergética

Seu cachorro sente as mesmas coisas que você? – A melhor explicação para todo o comportamento canino, é compreender a evolução do lobo até o cachorro doméstico. A relação emocional incrível que surgiu entre o animal e seu proprietário moderno se dá pelo fato de que os cães sentem o que nós sentimos. Este elo emocional, segundo o comportamentalista, é o que faz com que seu cachorro “saiba” o seu lugar na família e o que ele deve fazer para se dar bem, um processo que tem sido grosseiramente mal interpretado como uma hierarquia de dominância dos proprietários sobre o seu cachorro e vem estabelecendo uma teoria de que seu cachorro necessita desenvolver sua aprendizagem através de reforço positivo.

Por que não é algo evidente para nós que nossos cães sentem o que nós sentimos?

Será que seu cachorro sente as mesmas coisas que você?

Será que seu cachorro sente as mesmas coisas que você?

Seu cachorro sente as mesmas coisas que você?  – Kevin explica, que isso acontece porque o intelecto humano é uma máquina de relatividade. Ele compara uma coisa em relação a outra coisa, um momento em relação a outro momento. Por isso acabamos nos fixando em formas e situações e também por isso, enxergamos nosso cachorro de forma linear, pois somos basicamente racionais. O adestrador comenta que isso não é necessariamente errado, pois a maneira como os cachorros reagem às coisas e situações, também está relacionada com a energia que o cachorro capta de outras coisas. Para tentar explicar sua teoria, Behan utiliza como exemplo Carl Jung, que em uma visita ao sudoeste americano, teve a oportunidade de conversar com um indígena nativo Hopi. O velho índio, comentou que o homem branco era inquieto e “louco”, porque os brancos pensam com a cabeça, enquanto o Hopi pensa com o coração. Essa conversa influenciou profundamente a filosofia de vida de Jung. Este exemplo tem a capacidade de ajudar a compreender, que pode ser uma forma de inteligência que não tem nada a ver com o raciocínio. Uma inteligência inata que é expressa pelos animais e também pelos cães que se adaptam tão intimamente a civilização humana.

Será que seu cachorro sente as mesmas coisas que você?

Será que seu cachorro sente as mesmas coisas que você?

Se você não apreender a essência energética que todas as coisas têm em comum, a nossa mente irá visualizar as coisas tentando racionalizar. Portanto para fortalecer o laço com seu cachorro, apesar dele ser uma forma de consciência separada de nós, é importante tomar consciência de que existe um elo invisível que transcende a compreensão sistemática das coisas. Cachorros são ligados ao mundo e ás pessoas pela emoção e é a emoção, algo tão sutil para muita gente, que pode acabar gerando uma série de problemas de comportamento em seu cachorro.

Seu cachorro sente as mesmas coisas que você? – Os cães, não experimentam o mundo relacionando coisas ou momentos passados. A mente de um cão é um circuito de energia. O que o cachorro sente em um dado momento não passa por nenhum tipo de análise, sua consciência está apenas focada em função do que está acontecendo naquele momento em seu entorno. Também exite a questão de quem ou o que ele encontra ao seu redor e se isso ou esta pessoa é ou não relacionada ao seu universo. É por isso que os cães procuram sentir o cheiro de tudo ao seu redor; eles estão importando as essências das coisas, a energia dentro de cada objeto, de cada pessoa, direciona seu instinto, para que ele possa saber como reagir aquilo. Percepções sensoriais integram-se ao cachorro de forma visceral, para que ele consiga analisar instintivamente como deve reagir fisicamente ao que acontece ao seu redor. Kevim acredita que um cão não distingue o seu “eu” como algo separado ou distinto do todo ou de quem convive com ele.

Será que seu cachorro sente as mesmas coisas que você?

Será que seu cachorro sente as mesmas coisas que você?

O autor do livro “Seu cão é seu espelho” acredita que a grande maioria dos cientistas que estudam sobre o comportamento dos cães, tendem a intelectualizar a natureza dos cachorros e acabam personificando cada indivíduo. Infelizmente, esta forma de analisar a maneira como os cachorros sentem as coisas e percebem o mundo a sua volta, impede que o proprietário seja capaz de ver a verdadeira natureza de seu cachorro. Portanto, basicamente tudo o que seu cachorro faz e até mesmo a sua personalidade é uma tradução de um-para-um do que você está sentindo. A relação entre cachorro e proprietário é simbiótica e via de regra evolui a ponto de formar uma sinergia, cada um representa o papel de contrapeso emocional para o outro e ambos estão alinhados em torno de um desejo comum, a interatividade e a coexistência.

Saiba + Sobre Kevin Behan

Sobre Kevin Behan

Saiba + Tudo sobre cachorros

Como seu cão pensa?

Porque cães choramingam

Comportamento Canino

Por que cães uivam?

Macho ou fêmea? Como escolher um cão?

Roer – O que o seu cão não deve mastigar

Por que cães comem terra?

Meu cão pode dormir na cama comigo?

Coprofagia – Seu cachorro come fezes? Saiba como evitar!

Por que cães comem grama?

Postura corporal – Linguagem corporal canina – Parte 5

Linguagem Corporal Canina – Parte 6 – O Cachorro

Raiva em cães – Raiva canina

Linguagem Corporal Canina – Parte 1 – Rosto e Olhos

Comprar filhotes irmãos de ninhada ou de idades semelhantes

Como ensinar meu cão a fazer as necessidades no lugar certo?

Cães e bebês – Você tem um cachorro e um bebê em casa?

Linguagem corporal canina – Parte 2 – Boca

Ensinado o comando deita – Comados básicos – Parte 3

Como os cães enxergam?

Ensinado o comando dá a pata – Comados básicos – Parte 2

Orelhas e Pelagem – Linguagem corporal canina – Parte 3

O meu cão comeu cocô!

A cauda – Linguagem corporal canina – Parte 4

Qual a hora ideal de tirar um filhote da ninhada?

Síndrome da Ansiedade de Separação (SAS) em cães

Rolar – Ensine ao seu cão o comando rola

A incrível inteligência canina

Cães leem pensamentos?

Ensinado o comando fica – Comados básicos – Parte 5

Meu cão não quer comer

Ensinando o cachorro a sentar – Comandos básicos – Parte 1

Porque os cães cavam?

Medo de trovões – Como ajudar seu cachorro?

Não pular – Faça seu cão parar de pular

Ensinado o comando vem – Comados básicos – Parte 4

Buscar e devolver a bolinha – Ensine o seu peludo!

Irmãos de ninhada – Cães reconhecem que são irmãos?

12 perguntas mais comuns sobre cadela no cio

Ensine o comando ‘morto’ ou ‘bang’ ao seu cão

Dispositivo que permitirá ao seu cão falar com você

Tudo sobre o Pastor Alemão

Dicas de convivência entre crianças e cães

Scottish Terrier – Terrier Escocês

Tudo sobre a raça Rottweiler

Tudo sobre a raça Yorkshire Terrier

Cães latem, mas por quê?

Beijinhos – Cães entendem o que são beijinhos?

Tumor de mama em cadelas – Câncer em cadelas

Tudo sobre glândula anal ou adanal em cães

Como comprar um cão de raça?

Como faço para levar meu cão a uma exposição de beleza?

Como limpar xixi de cachorro?

Raças de cães ideais para apartamento

Tudo sobre a raça Boxer

É possível ensinar novos truques a um cão velhinho?

Tudo sobre a raça Shar Pei

Cães de raça pura

Como escolher um cão?

Cachorro e gravidez, pode?

Coleira – Como passear de coleira com o seu cachorro

Primeira noite do filhote – Chegando em casa

Dermatite por lambedura, sintomas, diagnóstico e tratamento

Como cuidar de uma cadela no cio

Quanto tempo dura o cio da cadela?

10 coisas que os cães detestam

Cão pequeno – Tamanho não é documento

A importância da brincadeira para a vida de um filhote de cachorro

Cães grandes podem viver em apartamento?

Cachorra ajuda na recuperação de criança autista

Displasia coxofemoral em cães

Cães podem comer pasta de amendoim?

Tudo sobre a raça Afghan Hound

Podemos pegar doenças dos cães?

Cachorros tem as mesmas emoções que crianças

Pneumonia em cães

Cão-guia – Como trabalha o cão-guia?

Leptospirose canina – Entenda melhor a leptospirose

Insetos, picadas e mordidas – O que fazer?

Plano de saúde para cães

Intoxicação por veneno de rato em cães

Abandono de cães e maus tratos contra animais

Latido excessivo – Seu cão late demais?

Tudo sobre a raça Dálmata

Tudo sobre a raça Schnauzer Standard

Tudo sobre a raça Shih Tzu

Filhotes – Tudo sobre filhotes de cães

Tudo sobre a raça Bloodhound

Tudo sobre a raça Akita

American Staffordshire Terrier

Tudo sobre a raça Basenji

Como acabar com carrapatos?

Ensinando seu cão a nadar

Como evitar briga entre cães?

Tireoide canina

Ensinando seu cão não subir no sofá

Cão ciumento – como controlar um cão com ciúmes?

Como ensinar seu cão sentar

Cães vê fantasma?

Fenótipo e Genótipo dos cães

Cães de trabalho

Como ensinar o meu cachorro ficar sozinho

Doença do Carrapato – Erliquiose e Babesiose

Guia de Raças

 

 

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro