Alimentação
março 28, 2014 postado por Blog do Cachorro


Cachorros podem comer pasta de amendoim?

Pasta de amendoim faz mal para cachorros? Meu cachorro pode comer pasta de amendoim?

Bom, praticamente todo mundo que já tem cachorro a algum tempo, sabe que cães não podem comer chocolate nem seus derivados, aí fica uma dúvida com relação a comer pasta de amendoim.

Cachorros podem comer pasta de amendoim?

Cachorros podem comer pasta de amendoim?

O amendoim é um tipo de planta originária da América do Sul, e embora seja confundido com muitas nozes, na verdade trata-se de um membro da família da beterraba, e seu fruto pode ser descrito como do tipo vagem. O amendoim possui uma grande quantidade de lipídios e é um alimento rico em gorduras monoinsaturadas (omega 6 e omega 9), tendo assim a propriedade de auxiliar o organismo a diminuir o LDL no sangue. Além disso o amendoim possui vitaminas E e H, que são capazes de ajudar a manter a pelagem de seu cão saudável e brilhante. Muitas aves também são alimentadas com amendoim, e para nós o consumo comedido, até 3 vezes por semana, é encorajado por médicos a fim de controlar o colesterol.

Certamente umas das formas mais populares no mundo do consumo do amendoim é através da pasta de amendoim, conhecida nos países de língua inglesa como manteiga de amendoim (peanut butter) que é saboreada sobre pães, torradas, bolachas,etc. No Brasil existem consumos muito particulares do amendoim, que é utilizado na fabricação de doces como paçoca, pé de moleque, bolos e sorvetes.

E para os cães, meu cachorro pode passar mal se comer pasta de amendoim ou amendoim?

Cachorros podem comer pasta de amendoim?

Cachorros podem comer pasta de amendoim?

Sim, ele pode passar mal. Apesar de o amendoim ser considerado um alimento seguro para cães, ou seja, sem risco de causar envenenamento, é muito importante saber que qualquer alimento esta suscetível a provocar algum tipo de reação alérgica em seu cachorro, no entanto, existem algumas comidas que podem causar mais frequentemente algum tipo de reação alérgica, tanto em cães como em pessoas, e o amendoim é um deles. Neste caso o organismo de seu peludo, após a ingestão do amendoim, produzirá uma substância, que provoca alergia a este alimento específico. Por isso, é bom ter consciência ao introduzir um novo produto na dieta de seu cãozinho, que apesar de não ser muito comum, alguns animais podem desenvolver alergia a alguns tipos de alimento.

Os sinais de alergia a amendoim em cães podem variar, e incluem distúrbios gástricos, irritação da pele e até perda de pelo. Se o seu peludo apresentar algum destes ou outros sinais de possível intoxicação depois de comer pasta de amendoim, pare de oferecer este alimento e leve-o ao veterinário para que ele possa confirmar se realmente seu bichinho está sofrendo de algum tipo de alergia alimentar.

Cachorros podem comer pasta de amendoim?

Cachorros podem comer pasta de amendoim?

Cachorros podem comer pasta de amendoim? – Considerações finais

A pasta de amendoim, se for consumida muito esporadicamente, em pequenas quantidades, como um agrado, não deverá representar um mal a saúde de seu cão. É, no entanto, muito importante certificar-se dos ingredientes utilizados no preparo para que não contenha chocolate em sua fórmula. Existem ainda, algumas versões crocantes que devem ser evitadas, a fim de minimizar possíveis riscos de asfixia em cães pequenos. Algumas pessoas chegam a oferecer a pasta de amendoim com regularidade para seus peludos, porém não é muito recomendado que cachorros tenham o costume de ingerir açúcar, principalmente se você não tiver o hábito de escovar seus dentes regularmente, pois pode beneficiar o surgimento de cáries.

Se você optar por oferecer ao seu cachorro pasta de amendoim regularmente, é melhor buscar por marcas orgânicas ou preparar a pasta de amendoim em casa, com menos açúcar e sem adicionar chocolate em pó à receita. Outro problema com relação à oferecer pasta de amendoim para seu pet é que ela também é rica em calorias e gordura,  por isso, se você oferecer ao seu cão todos os dias, evite dar mais do que 1 colher de chá por dia. Converse sempre com seu veterinário sobre todos os produtos que você deseja inserir no cardápio de seu cachorro, assim ele irá orientar você qual é a forma e quais são as quantias adequadas para seu porte e idade a fim de que seu peludo tenha uma saúde sempre perfeita.

Pasta de amendoim faz mal para cachorros?

Pasta de amendoim faz mal para cachorros?

Já vimos então até agora, que o amendoim pode ser oferecido à grande maioria dos cães com certa cautela a princípio e também poderá ser oferecido inclusive como pasta de amendoim e ainda assim, contribui de forma positiva e saudável, podendo até ser um aliado para a saúde da pelagem de um cão. Outro benefício da pasta de amendoim, é auxiliar na hora de oferecer medicamentos ao seu peludo. Ao envolver o remédio que será dado ao seu cachorro com pasta de amendoim, geralmente fica muito mais simples colocá-lo em sua língua de forma que deslize para o fundo da garganta sem grandes traumas para o cachorro. Se você optar por esta prática, é importante prestar atenção até que ele engula completamente o comprimido e não deixar por conta do cão, pois existem alguns animais que aprendem a lamber a pasta de amendoim descartando o comprimido.

A pasta de amendoim também pode ser oferecida como distração, o que beneficia o comportamento de animais ansiosos. A técnica consiste em colocar aproximadamente 1 colher de chá de pasta de amendoim (misturada a um pouco de ração) dentro de alguns tipos de brinquedos, que são desenvolvidos especificamente para este fim (aqueles em forma de cones ou bolinhas de borracha atóxicas). Estes brinquedos podem ser encontrados em pet shops.  Este tipo de brinquedo faz com que alguns cachorros fiquem entretidos por horas, aliviando desta forma o stress.

 

Saiba + Sobre alimentos que seu cão pode comer

Cachorro pode comer isso?

Frutas Proibidos e Outros Tabus para cães - texto em inglês

Veja + Sobre alimentação canina

Cachorros podem beber leite?

Cogumelos – Cães podem comer cogumelos?

Morangos na dieta – Cães podem comer morangos?

Arroz para cachorros – Cachorros podem comer arroz?

Cachorros podem beber leite?

Coprofagia – Seu cachorro come fezes? Saiba como evitar!

Por que cachorros comem terra?

Por que cachorros comem grama?

Cachorro pode comer chocolate?

Pão – Cachorro pode comer pão?

Torção gástrica em cães – Sintomas, causas, diagnóstico e tratamento

Como dar remédio para o cachorro? – Aprenda a dar medicação ao seu cão

Estômago sensível – Seu cão tem problema de estômago?

Gastroenterite canina – Causas, sintomas e tratamento

Leite para cachorro – Substituto de leite materno

Cachorro não pode comer – Alimentos que fazem mal para os cachorros

Diabetes Canina – O que você precisa saber?

Receitas para cachorro doente

Meu cachorro dá trabalho para comer

Cachorros escolhem a quem pedir comida

Os perigos da suplementação alimentar para cachorros

Os perigos da ração industrializada para cachorros

Como criar um cachorro de modo sustentável

Comidas que cachorro não pode comer

 

 

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro