Alimentação
março 26, 2015 postado por Blog do Cachorro


Cachorros podem comer frutas?

Posso dar frutas para meu cachorro? - Cachorros podem comer frutas?

Entre todas as variedades de alimentos que podemos dar aos cachorros, as frutas e legumes são aqueles que nos fazem ficar mais em dúvida: Será que frutas fazem mal para os cachorros? Com tanta variedade de frutas, como podemos ter a certeza de qual fruta podemos e qual não podemos oferecer para os cães?

Mas afinal cachorros podem ou não podem comer frutas? – Cachorros podem comer frutas?

Cachorros podem comer frutas?

Cachorros podem comer frutas?

Para entendermos melhor se os cachorros podem ou não podem comer frutas, é importante falar um pouco a respeito da classificação morfológica dos cachorros. O consumo de frutas para cães é de fato um assunto que gera grande polêmica entre os proprietários, muitos veterinários sugerem que você alimente seu cachorro estritamente a base de ração. Atualmente já existe uma linha de veterinários holísticos, que possuem uma visão bem mais aberta a respeito de alimentação natural para cachorros. Para quem acompanha meus artigos aqui no Blog do Cachorro, sabe que eu, particularmente, sou adepta a uma alimentação mais natural para nossos animais de estimação.

 

Cachorro pode comer fruta? - Cachorros podem comer frutas?

Na verdade, o cachorro é um mamífero da ordem dos carnívoros, atribuído ao gênero Canis (família canidae).

Se  observarmos os hábitos alimentares dos cães selvagens, imediatamente chegaremos a conclusão de que eles são animais predadores, e da mesma forma que os lobos, caçam em bando. As matilhas de cães selvagens se alimentam de presas disponíveis em seu habitat, e também em tempos de escassez de alimentos, consomem frutos e outros vegetais.

Em linhas gerais, a literatura veterinária e em particular nos livros acadêmicos,classifica os cães como animais onívoros, afinal são animais capazes de sobreviver a base de dietas hipoproteicas. Mas o fato é que, o cachorro pode sobreviver com dietas alternativas incluindo frutas, carboidratos e vegetais, devido a sua grande capacidade de se adaptar.

Se você prestar atenção a dentição dos cachorros, irá observar que ele possui os caninos e molares afiados, o que é considerado típico de predadores carnívoros. Portanto é correto afirmar que cães são animais carnívoros já que, do ponto de vista fisiológico, não necessitam de carboidratos em suas dietas regulares. Também é importante compreender que os cachorros tem maior dificuldade para digerir  frutas e outros vegetais, se comparados a nós e demais animais onívoros. O excesso de carboidratos pode causar diversos problemas na saúde dos cães, obesidade, alergias, flatulência, aumento do volume das fezes e, em muitos casos, doenças mais sérias.

Os cachorros também não possuem a mesma forma de digerir os alimentos. Ao contrário de nós os cães não iniciam a digestão dos alimentos através de amilase salivar. Amilase salivar é uma enzima digestiva encontrada na saliva que, em pH neutro ou ligeiramente alcalino, digere parcialmente o amido e converte-o em maltose.A Pitialina ou amilase salivar inicia assim ainda na boca o processo da digestão química dos polissacarídeos ingeridos. no caso dos cães isso não acontece da mesma maneira, tornando a digestão de alguns tipos de alimentos muito mais complicada.

Isso significa que meu cachorro não pode comer frutas?

Frutas fazem mal para os cachorros? - Cachorros podem comer frutas?

Claro que se você está aqui desejando saber se seu cachorrinho pode ou não pode comer frutas é por que você se preocupa com seu bem estar e deseja tratá-lo da melhor maneira possível, para que ele esteja sempre saudável. Afinal, não podemos oferecer ao nosso companheiro algo que impeça que ele esteja feliz e cheio de saúde.
E é justamente com a intenção de melhorar a saúde de seus cães, que muitas pessoas pensam em oferecer frutas para seus cachorros, a fim de aumentar a qualidade de sua nutrição. Frutas são alimentos ricos em vitaminas e outros nutrientes que são muito positivos para o bom funcionamento do nosso corpo, o que nos faz pensar que frutas, podem também ser um alimento muito positivo para introduzirmos na dieta de nossos mascotes, não é verdade?

De fato, apesar dos cachorros não poderem viver exclusivamente de frutas, boa parte delas são seguras para introduzir em sua dieta. Também é muito importante que você compreenda que frutas e verduras, nunca devem ser oferecidas em grandes quantidades, porque os mecanismos digestivas do cão não são desenvolvidos para digerir este tipo de alimento.

Além disso, é extremamente importante, ao oferecer frutas e vegetais para os cachorros, prestar atenção a qual tipo de frutas podem ser inofensivas para nós, mas podem ser tóxicas para o seu cão.  Algumas frutas podem ser oferecidas em pequenas quantidades, sem causar danos ao seu cachorro, outras frutas podem ser oferecidas sem restrições, dependendo das substâncias que contêm. Também existem frutas que podem aumentar significativamente a imunidade de seu cachorro se oferecidas regularmente, como é o caso da Acerola. De foma geral, como qualquer tipo de alimento, também é muito importante que você dose a quantidade de fruta a ser oferecida ao seu cão de acordo com o porte dele.

Frutas fazem bem para os cachorros? – Cachorros podem comer frutas?

É indiscutível que as frutas também contêm uma grande quantidade de nutrientes úteis e, portanto, não pode ser descartado o bem que ela pode fazer se introduzida de forma regular na alimentação dos cães. Claro, que respeitando as devidas quantidades para que os cães consigam assimilar essas frutas a fim de que elas lhes beneficiem sem causar problemas.
Como regra geral, podemos usar as frutas como um lanche entre as refeições ou como um prêmio durante aulas de adestramento, caso seu cachorro realmente goste de um determinado tipo de fruta. Quando estiver oferendo frutas para seu cachorro, você deve apenas ter a certeza de que seu cão não coma demais. Substituir petiscos industrializados por frutas, é muito mais saudável e é uma excelente alternativa para melhorar a saúde de qualquer cachorro.

Qual tipo de fruta cachorro pode comer? - Cachorros podem comer frutas?

Cachorros podem comer muitas frutas que comemos, preparamos abaixo uma listinha com algumas das frutas mais comuns que podem ser consumidas por cachorros e explicamos o porque estas frutas fazem bem para os cães.

Frutas que cachorro pode comer

Frutas que cachorro pode comer

  • Cachorros podem comer Maçã? - Cachorros podem comer frutas?

Cachorros podem comer Maçã: A maçã é uma fruta que em geral é muito apreciada pelos cães. Cachorros podem comer maçãs com casca mas é imprescindível que as sementes sejam retiradas. Você pode oferecer a maçã raspada ou picada em pedacinhos. São ricas em probióticos, aumentam a imunidade e regulam a glicemia. As sementes de frutas são tóxicas para os nossos cães, uma vez que podem causar problemas para a saúde deles, devido a existência de substâncias tóxicas. Então, antes de oferecer este tipo de fruta, lave bem, retire todas as sementes e corte em pedaços pequenos ou raspe fazendo um purê. A maçã é um excelente digestivo, por isso pode ajudar a combater problemas de estomacais e diarreia.

  • Cachorros podem comer Pêra? – Cachorros podem comer frutas?

Cachorros podem comer Pêra: A Pêra é uma fruta doce, muito apreciada pelos cães e pode ser oferecida com casca. Corte a pera em cubinhos e ofereça ao seu cachorro ocasionalmente. Também é necessário retirar as sementes e caroço. A Pêra é uma fruta rica em Vitaminas C, Vitamina A e Vitaminas do complexo B sendo uma poderosa fonte de antioxidantes e outros nutrientes essenciais para saúde. Consumir Peras pode ser muito benéfico para cães filhotes que estão em fase de crescimento e também animais mais velhinhos, pois é uma boa fonte de Boro, que pode ajudar o corpo a reter Cálcio.

  • Cachorros podem comer Pêssego? – Cachorros podem comer frutas?

Cachorros podem comer Pêssego: O Pêssego é outro fruto que pode ser comido pelos cães. Corte em cubinhos pequenos e ofereça ao seu cachorro. O Pêssego contém Cálcio, Fósforo, Potássio, Magnésio, Vitamina C, Ácido Fólico, Beta-caroteno, Vitamina A, Luteína, Vitamina E, Vitamina K, Tiamina, Bioflavonóides, Niacina e Selênio. Pode ajudar na formação óssea dos filhotes, estimula o sistema imunológico, protege a visão, estimula o bom funcionamento do sistema nervoso central, melhora o cansaço muscular, alivia o stress. Suas propriedades antioxidantes previnem o envelhecimento celular. O Pêssego também é um forte aliado para prevenção do câncer, combate infecções e ajuda a regenerar os tecidos.Assim como todas as outras frutas o Pêssego deve ser oferecido em porções moderadas.

  • Cachorros podem comer Banana? – Cachorros podem comer frutas?

Cachorros podem comer Banana:A Banana é uma fruta que pode ser consumida pelos cães sem contra indicações. Você pode oferecer a fruta sem casca, picadinha ou amassada. A melhor banana para ser oferecida para seu cachorro é a banana maçã, devido ao baixo teor de acides. A Banana é uma fonte rica em hidrato de carbono e também contém uma pequena quantidade de gordura e proteína. Por se tratar de uma fruta muito saborosa e docinha é muito apreciada pela maioria dos cães. A Banana também contém Vitaminas e Minerais, como a Vitamina A, Vitamina C, Vitamina B, Ferro, Magnésio, Potássio, Manganês, Zinco e Fluoreto. Cachorros com constipação ou diarreia, podem se beneficiar bastante se consumirem um pouquinho de Banana regularmente. Isso ocorre pois o consumo de Banana ajuda a manter o equilíbrio de eletrólitos no corpo e também fornece uma quantidade adequada de Potássio. A Banana também pode fortalecer os ossos, auxiliar no processo digestivo  e melhorar a visão.

Qual tipo de frutas cachorros podem comer?

Qual tipo de frutas cachorros podem comer?

  • Cachorros podem comer Melão? - Cachorros podem comer frutas?

Cachorros podem comer Melão: O Melão é uma fruta que pode ser consumida sem maiores problemas pelos cachorros em pequena quantidade, sem casca e sem semente. O Melão é uma ótima fonte de hidratação para o organismo, contém Vitamina B6, Vitamina C, Fibras, Potássio, Cálcio, Betacaroteno, Fósforo e Ferro. O consumo regular de Melão pelos cachorros pode reduzir o risco de câncer e previne também contra danos celulares. Oferecer Melão após uma caminhada pode ser uma boa forma de repor os sais minerais. O consumo de Melão durante toda a vida do cachorro, pode retardar o surgimento de artrite em cães idosos e também é um grande aliado do bom funcionamento dos rins.

  • Cachorros podem comer Melancia? - Cachorros podem comer frutas?

Cachorros podem comer Melancia: Melancia é outro exemplo de uma fruta boa para oferecer aos cães, e geralmente é aprovada por quase todos. É importante oferecer Melancia sem sementes e sem casca, em quantidade moderada. A Melancia é uma importante fonte de Vitamina A e Vitamina B6 , é uma opção muito interessante de fruta para o verão, pois é capaz de reidratar o organismo muito rapidamente devido a sua grande quantidade de água. Fonte de Licopeno que é um Caretonóide com ação antioxidante que ajuda no combate ao câncer, pode ajudar a prevenir problemas renais pois é uma excelente fonte de Potássio, fonte de Magnésio, que pode auxiliar  no bom funcionamento arterial. A Melancia também é uma fonte de Vitamina C e Betacaroteno o que ajuda ao bom funcionamento do coração, ajuda na prevenção da degeneração macular dos olhos e catarata.

  • Cachorros podem comer Morangos? - Cachorros podem comer frutas?

Cachorros podem comer Morangos: Morangos podem ser oferecidos sem o menor problema para seu cachorro. Já falamos a respeito dos morangos neste artigo: Cachorros podem comer morangos?. O Morango é um fruta rica em Vitamina C, Vitamina A, Vitamina E, Vitamina B5 e Vitamina B6. Os principais minerais encontrados no morango são: Cálcio, Potássio, Ferro, Selênio e Magnésio. Os Morangos também são ricos em Flavonoides, importante agente antioxidante. Outra característica nutricional importante do Morango é que ele possui boa quantidade de fibras alimentares. O consumo regular de Morango pelos cães, promove o fortalecimento do sistema imunológico, auxilia na digestão, possui ação anti-inflamatória (ideal para animais com problemas como artrite), auxilia no processo de cicatrização de ferimentos, etc.

  • Cachorros podem comer Mirtilo? - Cachorros podem comer frutas?

Cachorros podem comer Mirtilo: O Mirtilo ou Blueberry é uma fruta que pode ser consumida pelos cães com moderação e, ocasionalmente, comer Blueberry pode ser uma boa fonte de nutrição para seu cão pois contém antioxidantes que podem ser coadjuvantes para prevenção de algumas doenças como por exemplo,  doenças cardíacas e câncer. O Mirtilo tem sementes muito pequenas, por isso você deve removê-las antes de oferecer esta fruta para o seu cachorro, você pode oferecer esta fruta com casca. O consumo regular de Mirtilo auxilia no equilíbrio das funções neurológicas e aumenta a imunidade. Não deixe de lavar muito bem todas as frutas antes de oferecer ao seu cão. O Mirtilo é uma fruta considerada excelente fonte anti-oxidante devido a presença de Ácido Clorogênico, Taninos, Miricetina, Quercetina, Kaempferol, Flavonóides, Luteína e Zea-Xantina. A importância do consumo de anti oxidantes para o organismo é que eles tem a função de proteger o corpo contra o câncer, envelhecimento, doenças degenerativas e infecções. A fruta também contém uma quantidade adequada de Vitamina C, Vitamina A e Vitamina E que também auxiliam na prevenção de doenças, aumentando a imunidade e melhorando a cicatrização. Podemos encontrar também uma pequena variedade de Vitaminas do complexo B que ajudam a melhorar o apetite dos cães, por exemplo. Estas vitaminas, são importantes pois ajudam o organismos a metabolizar carboidratos, proteínas e gorduras. Além disso, o Mirtilo é uma fruta que contêm uma boa quantidade de minerais como Potássio, Manganês, Cobre, Ferro e Zinco. O Potássio é um componente importante que ajuda na eliminação de resíduos celulares e manutenção das fibras musculares e nervos. O Cobre e Ferro são fundamentais para produção de células vermelhas do sangue. De forma geral o Mirtilo é uma fruta completa em nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo, pode e deve ser consumido tanto por nossos cachorros como por nós.

  • Cachorros podem comer Abacaxi? - Cachorros podem comer frutas?

Cachorros podem comer Abacaxi: O Abacaxi pode ser oferecido semanalmente aos cães sem contra indicação. Você deve apenas descascar e tirar o miolo para facilitar a digestão. Para que ele se interesse mais pela fruta, também é recomendado cortar em pedaços pequenos. A quantidade de fruta a ser oferecida aos cães sempre deve ser pequena em comparação a quantidade de proteína. Escolha uma fruta por dia e ofereça regularmente. Muitos proprietários indicam o consumo desta fruta para auxiliar no controle da coprofagia. Esta fruta, contém  Bromelaína que é um tipo de enzima presente no Abacaxi, tem propriedades anti-inflamatórias e pode ser muito útil como complemento alimentar na alimentação regular de um cachorro mais velho, pois ajuda na prevenção de artrite e diminui as dores nas articulações. O Abacaxi contém Magnésio, que ajuda no fortalecimento dos ossos. Estes minerais ajudam na construção dos ossos e tecidos conjuntivos. Como a grande maioria das frutas, o Abacaxi também contém Vitamina C, que auxilia na prevenção de várias doenças e tem propriedades anti-inflamatórias. Por isso, consumo de Abacaxi regularmente na dieta dos cães pode aumentar a imunidade. Outra grande vantagem do consumo de Abacaxi pelos cachorros adultos e principalmente filhotes é que a fruta possui um teor adequado de Cálcio, Tiamina e Biotina que são interessantes fontes para tornar os ossos mais fortes. Os Minerais como o potássio ajudam equilibrar a frequência cardíaca. O Cobre é fundamental para composição das células vermelhas do sangue. O Abacaxi também é uma fruta com grande concentração de Vitamina A que é um bom aliado na prevenção de doenças muito comuns na terceira idade dos cães, como o câncer de pulmão. O Abacaxi é rico em Cobre, que desempenha um papel importante como um co-fator na síntese de células vermelhas do sangue.

Frutas permitidas para cachorros

Frutas permitidas para cachorros

  • Cachorros podem comer Mamão Papaia? - Cachorros podem comer frutas?

Cachorros podem comer Mamão Papaia: O Mamão Papaia é benéfico para os cães e eles costumam adorar o sabor adocicado da fruta. Algumas pessoas dizem que pode ser uma maneira de coibir a coprofagia em alguns cães. Vale a pena tentar! O Mamão é uma fruta rica em fibras e reduz os níveis de colesterol. O Mamão contém enzimas que ajudam a prevenir a oxidação do colesterol, que em troca ajuda a prevenir problemas cardíacos. Os antioxidantes do Mamão Papaia ajudam a retardar o envelhecimento das células. O Mamão Papaia ajuda na digestão e no bom funcionamento do intestino. A enzima papaína é uma enzima que ajuda na digestão. Esta fruta também pode ter ótimos resultados na cicatrização de feridas, contém enzimas anti-inflamatórias que ajudam a aliviar a dores para quem sofre de artrite, edema e osteoporose, e também possui propriedades anticancerígenas. A fruta também é rica em Vitamina A e Vitamina C, que ajuda a aumentar a imunidade do organismo e, portanto, é muito bom para animais que estão com a imunidade baixa. O Mamão também contém uma boa quantidade de Potássio e Cálcio. O Potássio é um componente importante para as células e fluidos do corpo. O Mamão Papaia, também é uma fruta rica em Vitaminas essenciais do complexo B, como Ácido Fólico, Piridoxina (Vitamina B-6), Riboflavina e Tiamina (Vitamina B-1).

  • Cachorros podem comer Manga? – Cachorros podem comer frutas?

Cachorros podem comer Manga: A Manga pode ser uma fruta saudável para seu cão. Mangas são frutas doces e suculentas e em geral seu paladar agrada bastante muitos cachorros, mas deve ser oferecida sem casca e sem caroço. Possui Carotenoides que fortalecem o sistema imunológico, Sais Minerais, fibras e Vitaminas, previne o envelhecimento precoce e diminui o risco de doenças degenerativas. A Manga é uma rica fonte de Carboidratos e Fibras Alimentares, Antioxidantes e Vitaminas, tais como Vitamina A, Vitamina B, Vitamina C, Vitamina E e Vitamina K. A Manga também é uma boa fonte de vários minerais como Cálcio, Zinco, Potássio, Ferro e Magnésio. A Manga pode ser um forte aliado na prevenção do câncer de nossos pets e por ser uma excelente fonte em antioxidantes como Quercetina,Isoquercitrina, Astragalin, Fisetina, Ácido Gálico e Methylgallat, seu consumo regular inibe a oxidação das células no corpo. A Vitamina A e Flavonóides, Beta-Caroteno, Alfa-Caroteno, Beta-Criptoxantina auxiliam na prevenção do câncer de pulmão. Os antioxidantes previnem contra a ação dos radicais livres prejudiciais ao organismo. A Manga é uma rica fonte de pectina, que inibe a ação de uma proteína chamada Galectina 9, responsável por provocar o crescimento de células cancerígenas. Outra substância que também está presente na Manga é o Lupeol que pode ser um importante aliado contra o câncer de próstata. Por ser rica em fibras, esta fruta também auxilia no bom funcionamento dos intestinos. Outros benefícios da Manga para os cães é que se trata de um alimento alcalino e pode ser uma boa fonte de alimento para animais com problemas estomacais como gastrite. A Vitamina B6 é ​​encontrada em abundância na Manga que ajuda a melhorar a função cerebral. A fruta ainda ajuda na manutenção do sistema nervoso, aliviando o estresse. A Vitamina B 6 é conhecida como o construtor de energia e ajuda na construção da comunicação entre células nervosas. A Manga também pode ser uma rica fonte de ferro e pode prevenir contra a anemia ou ser utilizada como coadjuvante no tratamento de cães subnutridos. A Manga é uma fruta que auxilia na produção das células vermelhas do sangue, ajuda a aumentar a imunidade, por ser rica em antioxidantes e minerais que protegem o organismo contra doenças. A Manga também é uma fruta benéfica para a saúde os olhos.

  • Cachorros podem comer Jabuticaba? - Cachorros podem comer frutas?

Cachorros podem comer Jabuticaba: A Jabuticaba contém detox e antioxidantes e pode ser utilizada na dieta dos cachorros. As propriedades existentes na jabuticaba podem auxiliar na diminuição do colesterol e inibem o desenvolvimento de tumores de mama e próstata. A Jabuticaba pode e deve ser consumida com regularidade pelos cachorros, esta é uma fruta que possui ação antioxidante até 20 vezes maior que a vitamina E. Quando um cachorro come jabuticaba está diminuindo o risco de degeneração macular, equilibra as taxas de açúcar no sangue e fortalece os vasos sanguíneos. A casca da Jabuticaba contém pectina, a pectina é uma fibra solúvel que tem a capacidade de suprimir toxinas e metais pesados do organismo. O consumo de Jabuticaba promove incríveis melhorias para o a saúde dos cachorros, é rica em vitamina C, Cálcio, Fósforo, Ferro e Vitaminas do complexo B. Para oferecer Jabuticaba para seu cachorro, basta bater no liquidificador, fazer uma polpa com a fruta. Da mesma maneira que a Acerola, pode ser congelada e mantida no freezer. Para oferecer é só colocar um cubinho derretido na panelinha de comida. Em dias muito quentes pode ser oferecida em cubinhos, os cães adoram. Ofereça algumas vezes por semana ou sirva como lanche.

  • Cachorros podem comer Acerola? – Cachorros podem comer frutas?

Cachorros podem comer Acerola: A Acerola pode ser benéfica para saúde de seu cachorro, é uma fruta cítrica que contém uma quantidade de Vitamina C muito superior a da Laranja, por exemplo. Também podemos encontrar na Acerola Vitamina A, Vitamina B1 e Vitamina B2. A grande vantagem do consumo regular de Acerola para os cães é que ela tem a capacidade de prevenir doenças como o câncer, doenças no fígado e é uma ótima alternativa para melhorar o sistema imunológico dos cães, também pode agir como tratamento de suporte para animais com afecções pulmonares, doenças de fígado, corrimentos nasais como rinite alérgica, além de promover o fortalecimento das gengivas. O ph da polpa de Acerola encontra-se na faixa de 2, enquanto o ph da Laranja encontra-se na faixa de 3,5. Você deve oferecer Acerola para seu cão em polpa, no máximo uma colher de sopa sempre misturado a refeição, para cães de grande porte e uma dose proporcionalmente menos para os cães de pequeno porte.

  • Cachorros podem comer Coco? – Cachorros podem comer frutas?

Cachorros podem comer Coco:  Os cães podem comer Coco, mas certifique-se de que eles não comam a casca. Coco contém Albumina, que também pode ser encontrada nos ovos e é bom para a formação dos glóbulos vermelhos. A polpa de Coco também é rica em fibras, é uma fruta que tem seus óleos digeríveis que pode ajudar na remoção de ovos de vermes. A água de coco encontrada no interior do Coco Verde é uma das bebidas mais refrescantes da natureza, muito consumida em todo o mundo pois é nutritiva e possui propriedades benéficas para saúde e pode ser além de refrescante uma ótima opção para hidratar seu cachorro em dias muitos quentes ou após caminhadas.

Frutas que fazem bem para os cachorros

Frutas que fazem bem para os cachorros

  • Cachorros podem comer Kiwi? - Cachorros podem comer frutas?

Cachorros podem comer Kiwi: O Kiwi pode ser oferecido para seu cachorro algumas vezes na semana e sem casca. O consumo regular da fruta ajuda a fortalecer os ossos e tecidos do corpo. Uma característica interessante do Kiwi é facilitar a digestão, pois contém enzimas como a Actinidia, que é responsável por dissolver as proteínas ajudando a digerir os alimentos, esta enzima possui uma função semelhante à papaína do mamão e da bromelina do abacaxi. A fruta contém altos níveis de Potássio que ajudam a manter os electrólitos equilibrados neutralizando os efeitos do Sódio no organismo. A combinação dos antioxidantes encontrados na composição da fruta, ajuda a proteger as células da oxidação, prevenindo também contra o câncer. O Kiwi,possui uma grande quantidade de Vitamina C, que é  importante para fortalecer o sistema imunológico. A fruta também é uma interessante fonte de fibra, e o consumo regular da fruta, pode ajudar cães com problemas de constipação e elimina as toxinas do trato intestinal. A fruta também contém altos níveis de Luteína e Zea Xantina que protege contra a degeneração macular e outros problemas nos olhos. O Kiwi está na categoria das frutas mais alcalinas, ou seja, é indicada para cães com problemas estomacais como gastrite. Esta fruta ainda pode auxiliar no controle de doenças degenerativas como artrite.

  • Cachorros podem comer Goiaba? – Cachorros podem comer frutas?

Cachorros podem comer Goiaba: A Goiaba é uma fruta que pode ser oferecida aos cães com casca, e como todo tipo de fruta deve ser dada em pequena quantidade. A Goiaba Vermelha é a variedade mais conhecida e consumida de todas. O chá de folha de Goiabeira pode ser usado para tratar cães com diarreia. Seu cachorro pode comer Goiaba mas é necessário retirar a casca e as sementes. A Goiaba é uma excelente Fonte de Vitamina A, Vitamina B, Vitamina C e Vitamina K. Além dos Minerais como o Cálcio, Ferro, Magnésio e Potássio. A Fruta contém Licopeno que é um antioxidante importante na prevenção dos danos causados pelos radicais livres e previne contra o câncer. Por ser uma boa fonte de Vitamina C para seu cachorro, sem ser ácida, contendo quatro vezes mais vitamina C do que a Laranja, o consumo regular de Goiaba atua como um antioxidante natural protegendo seu cachorro contra várias doenças. A Vitamina A presente na Goiaba também auxilia na boa saúde dos olhos, protegendo contra degeneração macular e catarata. A Goiaba e suas folhas possuem propriedades adstringentes, ou seja, a fruta interage na ligação das partículas dos alimentos. Esta propriedade adstringente é alcalina, o que ajuda também na eliminação de bactérias. Por isso é muito positiva no tratamento de cães com diarreia. A Presença de Carotenóides, Potássio e Vitamina C também são importantes aliados para tornar o sistema digestivo saudável e imune. A Goiaba é rica em Vitaminas do complexo B, como a Niacina que ajuda a melhorar as funções cognitivas. A Vitamina B 6 ajuda a função cerebral e melhora a circulação do sangue. A Goiaba é uma fruta rica em uns dos melhores e mais poderosos antioxidantes, Caroteno, Licopeno e Vitamina C, que inibem o envelhecimento celular precoce e protegem contra os radicais livres. A fruta também contém ótimos níveis de Potássio e baixa quantidade de Sódio, alto teor de fibra alimentar e é boa fonte de Magnésio e Ácido Fólico.

  • Cachorros podem comer Caqui? - Cachorros podem comer frutas?

Cachorros podem comer Caqui: O Caqui é uma fruta muito popular no Brasil e pode ser oferecida com segurança para os cachorros, com ou sem casca, em pequenas quantidades. O Caqui é uma fruta de origem Chinesa, muito saborosa, que agrada bastante o paladar de muitos cachorros. Além de gostosa, o caqui é uma fruta nutritiva com uma grande quantidade de Vitaminas, Minerais, antioxidantes e fito nutrientes capazes de neutralizar os radicais livres que causam muitas doenças degenerativas como o câncer, catarata e degeneração macular. O Caqui é uma fruta que contém uma grande quantidade de nutrientes antioxidantes, entre eles destacamos a Vitamina A, Vitamina C, Vitamina K e Zea Xantina. Estes nutrientes são extremamente importantes para proteger os olhos e evitar doenças degenerativas. Como o Caqui é uma fruta rica em fibras alimentares ele também é capaz de promover uma melhora no sistema digestivo e pode ser um coadjuvante no tratamento de cães que sofrem de constipação. Os nutrientes que protegem contra os radicais livres, os antioxidantes e fito-nutrientes que neutralizam os radicais livres, são responsáveis por prevenir contra o câncer. Devido a presença de Vitamina A e Vitamina C, o consumo regular desta fruta também auxilia o sistema imunológico, protegendo o cachorro de infecções. Outra função do Caqui é eliminar todas as substâncias tóxicas armazenadas no cólon. O Caqui não deve ser consumido de estômago vazio e tão pouco em grandes quantidades, pois o exagero desta fruta pode ocasionar diarreia. Ofereça ao seu cão duas vezes por semana, alternando com outras frutas. Cães diabéticos não devem alimentar-se com Caqui devido ao auto teor de açúcar contido na fruta.

  • Cachorros podem comer Laranja? – Cachorros podem comer frutas?

Cachorros podem comer Laranja: A Laranja é uma fruta que sem dúvida nenhuma é motivo de opiniões bastante divergentes entre proprietários de cães em todo o mundo. O fato é que a Laranja é uma fruta cítrica e muitos cães acabam tendo problemas ao consumirem Laranja. Por isso o mais indicado é oferecer Laranja Lima ou Tangerina para seu cachorro. Não que eles não possam comer outros tipos de Laranjas, mas a Laranja Lima é mais segura por ser menos ácida. Ofereça sempre sem casca e sem sementes, e em pequenas quantidades. ALaranja pode ser uma ótima fonte de vitamina C, possui antioxidantes, substâncias antialérgicas e anti inflamatórias, a Laranja também pode ser um coadjuvante para tratar cachorros que necessitam controlar a pressão arterial

  • Cachorros podem comer Damasco? - Cachorros podem comer frutas?

Cachorros podem comer Damasco: Damasco também faz parte da lista de frutas que cachorros podem comer, no entanto não esqueça de retirar a semente. O Damasco é uma fruta rica em Beta Caroteno, Fibras, Vitamina A, Vitamina E, e Ferro, são benéficos para combater muitas doenças. Damascos secos e enlatados estão disponíveis durante o ano e também podem ser oferecidos ao seu cachorro, desde que sejam removidos os caroços. Esta é mais uma fruta que tem poder de prevenir contra o câncer, é um poderoso antioxidante que protege contra os radicais livres e também ajuda a melhorar a visão. O Damasco contêm grande quantidade de Pectina e Celulose, que pode ajudar seu cachorro no tratamento da constipação. É uma fruta com bastante fibras, que podem ajudar na saúde do cólon, também auxilia na digestão e equilibra o metabolismo. O Damasco contêm grande quantidade de Ferro que pode ajudar a prevenir anemia, contém também Cobre, que ajuda na absorção de Ferro. Como a fruta é rica em Vitamina E, pode promover uma melhora na qualidade do pelo de seu mascote.

Frutas que cachorros podem comer

Frutas que cachorros podem comer

  • Cachorros podem comer Cereja? - Cachorros podem comer frutas?

Cachorros podem comer Cereja: Cereja é uma fruta segura para oferecer para seu cachorro, mas é importante retirar os caroços e não permitir que eles comam os cabinhos com folhas. A Cereja é uma fruta muito interessante para a boa saúde de seu cachorro, trata-se de uma fruta que possui grande poder antioxidante e o consumo regular de Cereja, pode ajudar a prevenir contra doenças cardíacas e câncer. A Cereja é uma das poucas fontes de alimentos que contêm Melatonina, um antioxidante que ajuda a regular o ritmo cardíaco melhora o sono. A Cereja é uma excelente fonte de Betacaroteno (Vitamina A). Na verdade, esta fruta contêm 19 vezes mais Betacaroteno do que Amoras e Morangos. A Cereja também é rica em Vitamina C, Vitamina E, Potássio, Magnésio, Ferro, Folato e Fibras. A Cereja é um alimento que auxilia na saúde do cérebro e na prevenção de perda de memória. A fruta também contêm Melatonina, que é um hormônio que regula os ciclos de sono. A ingestão regular de Cerejas pode ser um aliado para reduzir inflamações e sintomas da artrite e gota. Pode ser uma fruta importante para o tratamento de cães velhinhos.A Cereja também é uma boa fonte de fibra, que pode ajudar na digestão. Você pode oferecer a fruta ao seu cão regularmente, duas ou três vezes na semana. A cereja inibe os radicais livres e pode ser de fato uma opção de anti-inflamatório natural para seu peludo, reduzindo consideravelmente a dor articular. Se você tem um cão extremamente ativo, ou com problemas articulares, pode oferecer de uma a duas cerejas diariamente. A Cereja ainda atua como laxante natural e pode ajudar animais que estejam sofrendo de prisão de ventre.

  • Cachorros podem comer Ameixa? - Cachorros podem comer frutas?

Cachorros podem comer Ameixa: A Ameixa é uma fruta que pode ser oferecida aos cães e é ótima fonte de Vitamina C, Ferro e antioxidantes. Como outras frutas que contém sementes, é importante retirá-las antes de oferecer ao seu cão. Como é uma fruta suculenta, costuma ser bastante apreciada por muitos cachorros. A Ameixa é rica em Vitamina C, Ferro e antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres, por isso o consumo regular desta fruta pode acabar diminuindo o risco de seu cachorro desenvolver câncer.
A Ameixa ajuda também na boa saúde dos ossos, degeneração macular, diabetes e obesidade. A fruta também pode manter os níveis do colesterol saudáveis, ajuda na saúde cardiovascular e cognitiva, melhora a resistência do sistema imunológico, a saúde celular, equilíbrio eletrolítico, o sistema nervoso e ajuda na coagulação do sangue. A Ameixa é uma excelente fonte de Vitamina A, Vitamina C , Ácido Fólico e Vitamina K. Também é uma boa fonte de Vitamina B1, Vitamina B2, Vitamina B3, Vitamina B6 e Vitamina E. Os minerais presentes nas Ameixas incluem Potássio, Flúor, Fósforo, Magnésio, Ferro, Cálcio e Zinco. A Ameixa também é uma fruta com uma boa fonte de fibra dietética, juntamente com o Sorbitol e Isatina, o que ajuda o sistema digestivo. Segundo estudos, as ameixas secas são mais eficazes para tratamento de distúrbios digestivos, como constipação. A presença de Sorbitol e Isatina oferece um efeito laxante e estimula o bom funcionamento do intestino. Não esqueça, caso seu pet esteja constipado e você opte em oferecer ameixas secas, precisa retirar o caroço! O consumo regular de ameixa também ajuda na prevenção de doenças neurodegenerativas relacionadas com a idade. Ameixas são benéficas no fortalecimento da defesa imunológica do organismo, auxilia na formação de glóbulos vermelhos e melhora a circulação sanguínea. O Cobre é um poderoso antioxidante e também ajuda na absorção de ferro e prevenindo contra várias doenças como anemia e osteoartrite. Se seu cão sofre de ansiedade a Ameixa também pode ser um coadjuvante para melhorar este comportamento. Pesquisas comprovaram que a ameixa pode promover efeito ansiolítico e aliado a propriedades antioxidantes dos Ácidos Clorogênicos presentes na Ameixa,o consumo regular da fruta pode corrigir comportamentos relacionados à ansiedade e estresse.

Qual a quantidade de fruta que posso oferecer para meu cachorro? - Cachorros podem comer frutas?

Cachorros Podem Comer Frutas?

Cachorros Podem Comer Frutas?

A quantidade de fruta que você pode oferecer para seu cachorro irá variar de acordo com o tamanho e o peso dele. Como já comentei mais acima, cachorros não devem se alimentar de uma quantidade grande de frutas em seu dia-a-dia e por isso sugiro que a porção de frutas oferecida no dia não seja superior a 15% de todo o alimento ingerido pelo cachorro. Também é importante observar, que sempre que você estiver introduzindo um alimento novo na dieta de seu cachorro, faça um teste em pequenas quantidades para saber se ele pode ou não pode comer esta fruta. Isso é importante porque nem todos os cães assimilam todos os tipos de frutas da mesma maneira e em alguns casos isolados, algum tipo específico de fruta pode até causar alergia a algum cachorro específico.

Como posso fazer meu cachorro gostar de frutas? – Cachorros podem comer frutas?

Para que seu cachorro goste de comer frutas, uma dica que facilita bastante, é introduzir estes alimentos na alimentação do filhote desde muito cedo. Na verdade, oferecer frutas para os filhotes é uma das melhores formas de fazer com que ele goste de fruta. Quando um filhote é acostumado desde muito cedo com o paladar das frutas, geralmente se torna uma diversão para o cachorro, permitindo que ele goste de comer frutas puras, sem ter a necessidade de misturar com outros alimentos. Então, uma boa dica é introduzir a cada dia frutas diversificadas em sua panelinha de comida, a fim de descobrir quais frutas se adaptam melhor ao paladar de seu cachorro. No entanto, se seu cachorro já for adulto e estiver desacostumado a comer frutas como parte de sua dieta é um pouco mais complicado. Para introduzir frutas na dieta de um cachorro adulto, proponho que você misture pequenas porções de frutas a outros alimentos apreciados por seu cão, como fígado de frango ou boi ou carnes de forma geral como coxas de frango e cortes de carne ou peixe. Meus cães comem acerola todos os dias. Bato a acerola no liquidificador e congelo em cubinhos. Descongelo diariamente um cubinho para cada refeição e misturo com um caldinho de carnes e pedaços de carne. Esta mistura pode ser feita como um patê e colocada em cima da ração seca, ou pode ser misturada na comida feita em casa. Se você estiver misturando outros tipos de frutas na comida de seu cachorro, é importante cortar em pedaços ou fazer um tipo de purê. As vezes um cachorro não aceita comer determinado tipo de fruta devido a sua textura, por isso amassar ou cortar em pedaços bem pequenos, pode ajudar bastante.

Posso dar frutas para meu cachorro? - Cachorros podem comer frutas?

Complementar a dieta de seu cachorro com frutas e legumes é altamente benéfico para cobrir as lacunas da qualidade da alimentação dos cães que se alimentam tanto de ração seca quanto os que se alimentam através de dietas caseiras especialmente preparada para eles. As frutas são fontes riquíssimas de vitaminas e minerais, no entanto é importante saber que as frutas devem ser oferecidas em pequenas quantidades, tanto para não correr risco de obesidade, mas principalmente para não prejudicar a digestão. Também é fundamental ter certeza de qual frutas que os cachorros podem comer e aquelas que são tóxicas para eles.

Quais frutas os cachorros não podem comer?

Frutas que fazem mal para os cães – Cachorros podem comer frutas?

Veja abaixo algumas frutas que são proibidas para os cachorros

Cachorro não pode comer Abacate: Uma das frutas mais tóxicas para os cães é o Abacate. Devido ao seu alto teor de gordura vegetal e toxinas existentes em sua composição, essa fruta pode danificar seriamente a saúde cardiovascular dos cães e também pode reduzir a função pulmonar. Cães também podem desenvolver distúrbios digestivos, como vômitos, dor de estômago, ou mesmo pancreatite. Leia mais sobre este assunto: Cachorros podem comer abacate?

Cachorro não pode comer Uvas: As Uvas são frutas que os cães não devem comer, por causa dos efeitos que tem sobre eles. Até hoje não se sabe muito sobre a composição específica que é toxica para os cães, mas já é bem conhecido o fato de que a grande maioria dos cachorros são intolerantes a ingestão de uvas. Tanto naturais quanto desidratadas (uva passas), elas podem causar danos para o fígado e os rins e podem, eventualmente, ocasionar insuficiência renal. Portanto, você não deve incluir uvas na dieta de nenhum cachorro.

Cachorro não pode comer Caroços: Há algumas frutas que proporcionam grandes benefícios para os nossos cães, no entanto nestes casos somente a polpa deve ser oferecida, porque as suas sementes podem ser prejudiciais para eles. Este é o caso dos pêssegos, maçãs, damascos, cerejas e ameixas, que contém uma quantidade excessivamente elevada de cianeto de modo que podem ser fatais se ingeridas por um cachorro, dependendo da quantidade ingerida e do tamanho do animal. Por isso o mais indicado é que sempre que você oferecer qualquer tipo de fruta para seu cachorro, você deve primeiramente remover os caroços.

Limão, Laranja Pera, Grapefruit e outras variedades de Laranja, não são exatamente tóxicos para os cães, no entanto elas contém óleos aromáticos de difícil digestão para os cães. Além disso contém ácidos cítricos que podem causar problemas gastrointestinais, como diarreia, vômito e dor de estômago.

Saiba + Sobre cachorro pode comer frutas?

Cachorro pode comer frutas?

Veja + Sobre Cachorros no Blog do Cachorro

Prisão de ventre

A constipação intestinal ou prisão de ventre é uma diminuição da frequência das evacuações, devido à dificuldade do cachorro ao evacuar, porque as fezes estão ressecadas e endurecidas, sendo difícil…

 

Receita de comida caseira para cachorro

Receita de comida caseira para cachorro

Receita de comida caseira para cachorro – Como preparar em casa a comida do cachorro? Quem acompanha o blog, já sabe costumo estimular as pessoas a oferecerem uma comida caseira…

 

Comidas que cachorro não pode comer

Comidas que cachorro não pode comer

Gerenciar a alimentação dos cachorros em casa é muitas vezes bastante complicado. Por um lado, você tem que aprender quais alimentos pode dar e também a quantidade ideal para cada…

 

Cachorro pode comer feijão cozido?

Cachorro pode comer feijão cozido?

A leitora Cristina Renata Almeida fez uma pergunta ao Blog do Cachorro, que certamente é uma grane dúvida para muitas pessoas. – O meu cachorro pode comer feijão cozido? Então…

 

Cachorros podem comer ração para gatos?

Cachorros podem comer ração para gatos?

Nossos adorados cachorros são uma espécie incrivelmente gulosa, principalmente no caso de cachorros mais jovens, nunca se sabe exatamente o que poderá ser encontrado no interior de seus estômagos. Aqui…

 

Veja + Sobre alimentação para cães

Balancear uma dieta a base de ração industrializada

Meu cachorro não quer comer

Os perigos da suplementação alimentar para cachorros

Estômago sensível – Seu cão tem problema de estômago?

Quantas vezes devo alimentar meu cachorro?

Coprofagia – Seu cachorro come cocô? Saiba como evitar!

Receitas para cachorro doente

Por que cachorros comem terra?

10 Receitas para cachorro

Como o kefir pode ajudar seu cão?

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro