Alimentação
junho 3, 2014 postado por Blog do Cachorro


Cachorro pode comer feijão cozido?

A leitora Cristina Renata Almeida fez uma pergunta ao Blog do Cachorro, que certamente é uma grane dúvida para muitas pessoas. – O meu cachorro pode comer feijão cozido?

Então vamos pensar um pouco para elaborar esta resposta, de maneira que todo mundo consiga compreender que dizer apenas que sim, seu cachorro pode comer feijão cozido, ou não, seu cachorro não pode comer feijão cozido, seriam ambas respostas extremamente incompletas.

Também é importante comentar que em um primeiro momento, todo mundo vai dizer: Cachorro não pode comer feijão! Apesar desta afirmação não estar totalmente incorreta, afinal os cães não podem consumir restos de comida, especialmente aqueles alimentos que foram temperados para consumo humano. E, o motivo é simples, a maioria dos temperos não deve ser oferecido aos cães, e, em particular, aqueles utilizados no preparo do feijão, como por exemplo, cebola, alho, bacon, pimenta, entre outros. Mas, e agora, cachorro pode comer feijão?

Os cães podem comer feijão? Meu cachorro pode ou não pode comer feijão?

O meu cachorro pode comer feijão cozido?

O meu cachorro pode comer feijão cozido?

Pra começar, isso depende de muitos fatores, primeiro, depende de que tipo de feijão você está pensando em oferecer para o seu cão. Existem dezenas de tipos e espécies de feijão disponíveis. Feijão é o nome que atribuímos para uma grande diversidade de grãos de vegetais de algumas espécies do gênero Fabaceae (que é uma das famílias botânicas mais volumosas, as ilustres leguminosas). Estes vegetais que chamamos de feijões, proporcionam para a alimentação nutrientes fundamentais como  ferro, cálcio, proteínas, carboidratos, vitaminas (principalmente do complexo B) e fibras.

O feijão que estamos habituados aqui no Brasil é o chamado (Phaseolus vulgaris) é o nosso feijãozinho de todo dia, que está presente na sopinha de feijão e na feijoada, comida típica de nosso país. Geralmente a grande maioria das famílias está acostumada com este alimento, bem típico da culinária nacional.

Seja ele misturadinho com arroz ou até mesmo em forma de doce, que é muito comum na culinária filipina, o feijão é um alimento tradicional em todo o mundo.

No caso do feijão verde, geralmente é servido cozido, mas também pode ser utilizado como salada, acompanhando algum outro prato, ou mesmo em tiras, dentro da sopa de feijão. O feijão frade, ou fradinho, é comum na culinária portuguesa e pode ser servido cozidinho e bem temperado, como acompanhamento ou até mesmo cozido ao vapor, mas como salada, para acompanhar a comida mediterrânea.

O arroz com feijão é típico da culinária daqui e por isso é comum que as pessoas fiquem intrigadas se seus cachorros também podem se deliciar com este alimento. Para quem acompanha o blog, já sabe que somos entusiastas de uma alimentação natural para nossos pets e nesta alimentação podemos incluir diversos cortes de carnes, um grande leque de verduras, arroz e tubérculos. Mas e o feijão? Meu cachorro pode comer feijão?

Bom, seu cachorro pode comer feijão, mas o bom senso precisa prevalecer para que você não intoxique seu pet. Por exemplo, se você cultiva em seu quintal feijões verdes, efetivamente podemos afirmar que eles irão fazer bem para o organismo de seu cão. Claro que deverão ser, como toda comida oferecida para seu cachorro, preparados exclusivamente para ele. Cães não podem em nenhuma circunstância comer os restos de sua comida, isso faz mal para seu cachorro, pois ele não pode consumir os temperos que você utiliza no preparo de seu alimento. Cebola, alho, carne gordurosa de porco frita, podem até matar seu cão, dependendo da quantidade que for oferecida, versus o tamanho de seu cão.

  • Se você está pensando em oferecer para o seu cachorro feijão em lata, também vai fazer mal!
  • Um pouco do feijão da feijoada? Faz mal!
  • Um pouco do caldinho do feijão que sobrou do almoço? Faz mal!

Meu cachorro pode comer feijão? Quais são os benefícios que o feijão pode ter na dieta de um cão?

O meu cachorro pode comer feijão cozido?

O meu cachorro pode comer feijão cozido?

Legumes contem níveis de calorias semelhantes aos que encontramos na maioria dos grãos, no entanto, legumes como o feijão normalmente disponibilizam entre duas e quatro vezes mais proteína para uma refeição, sendo esta a razão pela qual as leguminosas desempenham um papel importante no fornecimento de proteína para a dieta de pessoas vegetarianas. Por isso é correto afirmar que cães podem se alimentar com feijão, visto que a proteína é um dos elementos essenciais para a dieta de seu cachorro, inclusive o feijão é uma das opções de substituição de alimentos para cachorros de proprietários vegetarianos, que optam por elaborar em casa a ração de seus pets.

Além de proteínas, grãos contêm uma rica variedade de nutrientes que são vitais para a saúde de seu cachorrinho. Feijões são ricos em:

  • vitaminas C (A vitamina C ajuda na absorção de ferro pelo organismo, tem a capacidade de prevenir inflamações ajudando seu animal a ter ligamentos, juntas e tendões mais saudáveis. Também é um componente muito importante para fortalecer o sistema imunológico, atua como antioxidante, exercendo um papel fundamental contra o envelhecimento das células e combate os radicais livres),
  • vitamina K (A vitamina K é um elemento químico necessário para a realização da função das enzimas, o que significa que elas não podem ser ativadas sem a vitamina K, por isso esta vitamina é fundamental para promover a coagulação sanguínea. Ela também atua metabolizando as proteínas, permitindo a ligação de cálcio aos ossos. As principais fontes de vitamina K que podemos oferecer para os animais podem ser encontradas na carne e nos vegetais, como os vegetais crucíferos, a salsa, a couve e o espinafre. A insuficiência de vitamina K no organismo animal pode acabar sendo responsável pelo surgimento de hemorragias no aparelho digestivo, pele, nariz e cérebro, pois inviabiliza a coagulação sanguínea, podendo levar o animal a um quadro de anemia. Por isso é indicado, principalmente para animais que desfrutam do prazer de uma comida saudável, preparada exclusivamente para eles, que seja feito o consumo adequado da vitamina K através da utilização de alimentos corretos. Desta maneira, seu peludo não corra riscos para a saúde dele.),
  • e magnésio, no caso do feijão preto, por exemplo,  pode conter até 70 mg de magnésio (o magnésio é essencial para uma incrível quantidade de reações fisiológicas do organismo dos cachorros. Ajuda a manter o desempenho muscular adequado, é essencial para o equilíbrio do sistema nervoso, desempenha um papel fundamental para o batimento cardíaco, fortalece o sistema imunológico e também é importantíssimo para que seu cão tenha ossos saudáveis. O magnésio também é um dos responsáveis pela regulação dos níveis de açúcar no sangue, síntese de proteínas, metabolismo energético, etc).

 

O feijão verde, apesar de ser rico em uma grande quantidade de vitaminas, pode ser considerado um feijão mais light. Se você optar em oferecer ao seu cão este feijão, em forma de vagens, certamente será uma forma excelente de nutrição para seu cão, como a maioria dos cachorros ele irá se deliciar roendo a vagem do feijão verde, que além de delicioso para o paladar de seu cão, estará fornecendo a ele uma grande quantidade de proteínas, nutrientes vitamínicos e minerais. Resumidamente, este poderá ser um delicioso petisco muito saudável para cachorros.

O feijão vermelho cozido, também pode ser oferecido ao seu cachorro, da mesma forma que outros feijões, possui propriedades antioxidantes, podendo ser da mesma forma que outros feijões, um bom complemento para a dieta do seu cão, ajudando a controlar o colesterol, na manutenção do cólon e auxilia o bom funcionamento do intestino.

O feijão branco pode oferecer ao seu pet uma quantidade incrível de proteína, como os outros feijões, e ainda oferece uma proteína especial conhecida como faseolamina, que inibe o processo da digestão dos carboidratos e pode ser um opção muito boa para cães que estejam com sobrepeso. Só não esqueça que feijões crus de forma geral são tóxicos para nós e para os cães.

Então, isso significa que meu cachorro pode comer feijão?

O meu cachorro pode comer feijão cozido?

O meu cachorro pode comer feijão cozido?

Sim, ele pode. O consumo de feijão na alimentação do cães fornece proteína e outros nutrientes que os animais necessitam e não podem ser obtidos a partir de uma dieta essencialmente a base de carnes. Como sempre sugerimos aqui no blog, sempre que você for introduzir um novo alimento na dieta de seu cão, seja bastante cuidadoso e inicie com pequenas quantidades, a fim de verificar se ele não é intolerante aquele alimento. Teoricamente o feijão é muito benéfico para os cachorros, se preparado é claro, da forma adequada, sem muito sal e sem temperos como alho e cebola. No entanto, é sempre possível que seu cão possa ser intolerante a este alimento. Também é sempre muito importante conversar com seu veterinário, toda vez que você estiver pensando em alterar a alimentação de seu pet, para que ele fique de sobreaviso caso algo de ruim possa acontecer com ele.

Meu cachorro pode comer feijão? Existe algum tipo de feijão que faz mal para os cachorros?

Geralmente é seguro afirmar que o feijão cozido na água, ou o feijão cozido ao vapor, e principalmente o feijão em vagens, podem ser oferecidos na dieta de nossos cães. É muito importante que o feijão seja muito bem lavado e cozido. E não esqueça, a regra é jamais oferecer ao seu amigão o mesmo alimento que você come. O único feijão que pode ser oferecido cru é o feijão verde (vagem). Como estamos falando de feijões, vamos aproveitar o tema para comentar que lentilhas também podem ser oferecidas para seu cachorro, igualmente cozidas. Inclusive pode ser uma boa alternativa para animais que tenham problemas com gazes, pois a lentilha é bem menos alcalina, não ocasionando problemas de gazes como o feijão.

Saiba + Sobre se cachorro pode comer feijão

Cachorro pode comer isso?

Dicas para fazer comida caseira para seu cãotexto em Inglês

Saiba + Sobre o que cachorro pode comer

Posso dar arroz para meu cachorro?

Biscoito canino 10 receitas de biscoitos para cães

Balancear uma dieta a base de ração industrializada

Os perigos da ração industrializada para cachorros

Comida caseira para cães – Receita de comida caseira para cachorro

Cachorros escolhem a quem pedir comida

Comidas que cachorro não pode comer

Pão – Cachorro pode comer pão?

Coprofagia – Seu cachorro come fezes? Saiba como evitar!

Quantas vezes devo alimentar meu cachorro?

Cogumelos – Cães podem comer cogumelos?

Por que cachorros comem grama?

Cachorros podem comer pasta de amendoim?

Meu cachorro está gordo ou magro?

Torção gástrica em cães – Sintomas, causas, diagnóstico e tratamento

Gastroenterite canina – Causas, sintomas e tratamento

 

 

 

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro