Adestramento
junho 18, 2013 postado por Ricardo Tamborini

Ensinando o cachorro não subir no sofá

Dicas por Ricardo Tamborini – Ensine o seu cachorro perder este hábito

Como ensinar o cachorro não subir no sofá - Cachorros sentem-se confortáveis sobre alguns móveis, assim como as pessoas. Eles preferem dormir em um sofá macio ou em sua cama, desfrutando de sua companhia. No entanto, se você não quer que seu cachorro suba nos móveis, precisará ensiná-lo que este não é um comportamento aceitável.

Os cães sobem nos móveis ou porque foram ensinados ou porque sem querer os recompensamos ao subirem. Quando o cão pula no sofá, por exemplo, além de conseguir a nossa atenção, o próprio sofá o recompensa, pois torna a sonequinha do bicho super confortável.

O truque é impedir que ele seja recompensado ao pular. Mas como evitar que aquele sofá macio, gostoso de deitar, não torne a soneca do seu cão mais agradável?

Como ensinar seu cachorro não subir no sofá?

Cachorro não subir no sofá

Ensinando o cachorro Cachorro não subir no sofá

Aí vai uma dica: Coloque algo que deixe o móvel desconfortável, tiras de fita adesiva viradas pra cima assustam o cachorro, pois, quando ele as toca, ficam presas no pelo dele, causando uma sensação de desconforto. Depois disso, provavelmente o cão não tentará subir no sofá por algum tempo.

Um outra saída é colocar papel filme – do tipo que serve para vedar pratos de comida – sobre o sofá. Mas cuidado com os cães que costumam comer tudo que vêem pela frente, pois como todos nos sabemos o plástico pode fazer mal… Nesses casos, procure estar perto para evitar que o cachorro engula o plástico ou as fitas.

Você pode também repreender o danadinho sempre que subir em algum móvel… Diga um não bem firme e faça com que ele desça sozinho.

Evite pega-lo no colo quando for tirar do sofá, pois ele pode aprender que sempre que subir vai ganhar um colinho gostoso.. Eles são danados e sabem disso!

Essas dicas são bem simples, e qualquer pessoa pode colocar em pratica com bastante facilidade.

Mãos a obra e boa sorte !!!

Ricardo Tamborini Fan Page



Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

Ricardo Tamborini - Adestrador e Especialista em Comportamento Canino

Ver artigos de Ricardo Tamborini