Curiosidades
agosto 3, 2013 postado por Blog do Cachorro


Cachorro grande pode viver em apartamento?

Confira algumas dicas e descubra como manter seu cachorro grande, feliz e saudável apesar do pouco espaço.

A verticalização das cidades e o espaço cada vez mais reduzido das residências estão mudando o estilo de vida dos brasileiros. O que não muda, no entanto, é a vontade de ter uma companhia canina. E nada impede de escolher um cachorro grande.  Os cães de grande porte podem viver com qualidade de vida em apartamentos desde que suas principais necessidades sejam respeitadas e atendidas, conforme orienta a médica veterinária Elaine Pessuto, diretora do CETAC – Centro de Ensino e Treinamento em Anatomia e Cirurgia Veterinária.   “Nada impede de ter cães grandes, porém é importante entender suas necessidades, saber se a raça requer exercícios, ou seja, se ele tem muita energia para queimar, pois nesses casos é necessário passeios diários com rotina de brincadeiras. Certas raças como boxer e golden retriever conseguem se adaptar a vida em apartamentos, desde que tenha a prática diária de exercício”, orienta.

É perfeitamente possível ter um cachorro grande vivendo em um apartamento, desde que você adapte seu estilo de vida às necessidades do cachorro.

Como criar um cachorro grande em apartamento

Como criar um cachorro grande em apartamento

De acordo com a veterinária, o sedentarismo é um problema e isso faz com que, tanto o cachorro grande quanto o cachorro pequeno, engordem. Independente do porte e do local em que mora o cão, ele deve ser estimulado a brincar sempre.

A quantidade e frequência de atividades imposta ao cachorro grande regularmente depende do quanto de energia o animal tem para queimar. Algumas raças são mais agitadas, já os filhotes precisam de mais exercício e nesses casos o mínimo de dois passeios por dia é o recomendado, mas este passeio deve ser efetivo, o que significa que ele tem que voltar cansado de tanto brincar. “Cães são animais que gostam de rotina, esperam por ela. Quando ela é mudada gera ansiedade, portanto escolham horários aonde a chance de imprevistos seja menor, assim evitamos falhar com eles”, orienta a veterinária.

Para que o cachorro grande possa viver bem e com qualidade de vida apesar do pouco espaço, a dra. Elaine Pessuto recomenda: passeios diários e brinquedos que o estimulem dentro de casa. Muitas vezes pensamos que brinquedo para cães deve ser bolinha, que requer espaço para correr e apanhar, mas hoje existem no mercado quebra cabeças para cães que estimulam o cérebro e divertem.

Saiba + Sobre raças de cães

Conheça raças ideais para companhia

Saiba + Tudo sobre cachorros

Síndrome da Ansiedade de Separação (SAS) em cães

Por que cachorros comem grama?

Conjuntivite em cães – Saiba como tratar seu cachorro

Conheça as raça de cães mais populares

Tudo sobre cuidados e saúde dos cachorros

Por que os cachorros comem terra?

Eca… Meu cachorro comeu cocô

Gastroenterite canina – Causas, sintomas e tratamento

Cachorro pode comer chocolate?

Pão – Cachorro pode comer pão?

Estômago sensível – Seu cão tem problema de estômago?

Dicas caseiras para tratar seu cachorro

Cachorro não pode comer – Alimentos que fazem mal para os cachorros

Cachorros cavam – Mas porque os cachorros cavam?

Quantas vezes devo alimentar meu cachorro?

Meu cachorro dá trabalho para comer

Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro