Alimentação
outubro 11, 2013 postado por Blog do Cachorro

Pão – Cachorro pode comer pão?

Os cães podem comer pão? Pão faz mal para cachorro? Meu cachorro pode comer pão?

A verdade é que a grande maioria dos cães simplesmente amam comer pão e estas perguntas rondam o inconsciente coletivo de todos os proprietários de cães em todo o mudo!

Segundo muitos veterinários, pão pode até ser um agrado infinitamente melhor do que muitos snacks a venda no mercado, como courinhos em palito e aqueles nós de couro comestível de boi em forma de osso, que passam por um processo de alvejamento para ficarem brancos, podendo causar intoxicação por diversos tipos de toxinas como arsênico ou alergias, diarreia e até vômito, além é claro de serem muitas vezes responsáveis por causar asfixia por ingestão. Enfim, com toda certeza do mundo isso não é bacana para a saúde deles!

Pão - Cachorro pode comer pão?

Cachorros adoram pão! Mas será que não faz mal dar pão para o meu cachorrinho?

Mas então por que tanta divergência com relação a cães poderem ou não comer pão?

Primeiro, setores da indústria de produtos para cachorros insistem em promover uma lavagem cerebral em nossas mentes. Segundo, o pão não pode ser a base da comida dos cachorros, mas qual a novidade? Pão pode ser a base da sua alimentação? Não! E por que seria diferente para nossos cachorros? O pão pode ser oferecido ao cachorro como um agrado, fracionado em algumas pequenas fatias ao longo do dia, como substituto aos petiscos por exemplo. Aliás já era assim no tempo de nossos avós quando não existia uma indústria de alimentos para cachorros.

É importante termos alguns cuidados ao dar pão para nossos cachorros. Primeiro devemos estar muito conscientes com relação a quantidade de pão oferecida e a proporção, versus o tamanho do cachorro. Os cães pequenininhos não podem comer mais que meio pão francês, fracionado durante um dia. Já um cachorrão poderá comer até 2 pães fracionados ao longo de um dia. Outra preocupação é oferecer a massa bem assada, não queimada, mas em hipótese nenhuma crua! Pois se for crua, a massa do pão irá fermentar no estômago de seu peludo e causará um desconforto e uma provável dor de barriga.

O pão é muito apropriado para o cachorro, já que não contém nenhum ingrediente nocivo a saúde dos cachorros, o pão estimula a salivação e fortalece as gengivas, e também pode ser uma ótima dica para abrir o apetite, um pequeno pedacinho de pão antes da refeição poderá estimular seu peludo a comer a ração seca.

Como já comentei, o pão poderá fermentar no estômago, portanto se seu cachorro tiver problemas de gases você poderá dar para ele um pão menos fresco, com um ou dois dias, ou até mesmo torrado no forno, pois assim se torna mais digerível.

Os cães podem comer quase tudo que comemos, com algumas ressalvas mas certamente o pão não fará mal algum ao seu cachorro. É claro que, na natureza, os lobos, ancestrais de nossos cães, certamente não encontravam nenhum tipo de amido, exceto em restos parcialmente digeridos de suas presas, mas imagine que o pão é um dos alimentos mais antigos produzidos pelo homem e os cães convivem conosco a mais de 20000 anos, você não acha que antigamente eles já comiam pão oferecido pelos seus donos?

Então resumidamente, a resposta, para a alegria dos nossos queridões é SIM! Cachorros podem comer pão! Mas o pão deverá ser oferecido ao seu cachorro com moderação, principalmente para que seu cão não ganhe muito peso e não deixe de comer a comida que lhe oferecerá a nutrição equilibrada.

Não há nenhum problema pelo qual um cachorro não possa comer pão. Os ingredientes do pão não irão prejudicar o seu cachorro, mas não deixe de garantir que seu cachorro tenha dieta rica em nutrientes.

Você sabe quais alimentos comuns à nossa dieta também podem ser oferecidos aos nossos cachorros?

Você pode alimentar seu cachorro com massas e com arroz, sempre muito bem cozidos, o pão deverá ser seco apenas, não necessita, nem deve passar geleia, manteiga, ou qualquer outra coisa no pão. Você também pode dar torradas e bolacha de água e sal em pequenas quantidades para seu cachorro.

A carne bovina deverá ser oferecida de preferência cozida, (dietas com carnes cruas são mais complexas e é indicado que você busque auxílio de um nutricionista veterinário) carne de frango e coelho também deverão ser oferecidas preferencialmente cozidas, legumes deverão sempre ser bem lavados e alguns legumes bons para seu cachorro são a abobrinha, a cenoura e a berinjela, sempre cozidos em pequenas quantidades e com muito pouco sal, quase nada!

Você também poderá oferecer ao seu peludo leite desnatado, queijos brancos, iogurte, ovos cozidos, de preferência pouco cozidos, tipo “ovos quentes”, até duas vezes por semana. Caso deseje alimentar seu peludo com peixe, muito cuidado com ossos e espinhos, as frutas não devem ser muito doces, nem muito cítricas. A banana nanica deve ser evitada, sempre dou para meus cães banana prata, o sal também deve ser evitado.

Veja + Aqui no Blog do Cachorro sobre este assunto

Os riscos da ração industrializada para seu cachorro

Cachorro pode comer chocolate?

Comidas que cachorro não pode comer

Alimentos que cães não devem comer

Cães podem beber leite?

Cães podem comer cogumelos?

Meu cão está gordo?

Morangos na dieta – Cães podem comer morangos?

Aprenda 10 receitas diferentes de biscoito canino caseiro

Balancear uma dieta a base de ração industrializada

Comida caseira – Receita

Vacina para cachorro – Esquema de vacinas para cachorros filhotes

Veneno de Rato – Intoxicação por veneno de rato em cães

Saiba + Sobre cachorro pode comer pão

Cachorros podem comer pão?  (aqui você encontrará 2 receitinhas de pão para fazer para seu peludo) - Texto em inglês



Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro