Meio Ambiente
junho 22, 2013 postado por Li Kuvasz

Berne – O que é berne? Como tirar? Como se pega?

Berne o que é?

Berne ou dermatobiose é uma larva que infecta vários tipos de animais, principalmente bois e cachorros é a larva da mosca Dermatobia hominis, popularmente conhecida no Brasil como mosca-varejeira.

Você já ouviu falar em berne?

Cada dia tem sido mais comum um cachorro ter berne, antes acontecia mais em propriedades rurais, agora tem acontecido muito em grandes cidades. Como já comentei, bernes são larvas de moscas que se desenvolvem no tecido subcutâneo e afeta diversos animais, mas principalmente os cachorros. A infestação da pele por bernes também é considerada uma miíase (proliferação de larvas de mosca em tecido vivo), no entanto não confunda berne com “bicheira” – Falaremos aqui sobre a “bicheira” em um próximo post.

Berne é a larva da mosca que se desenvolve na pele do animal e o verão é a época mais propícia para a proliferação de moscas, o clima quente e úmido favorece o desenvolvimento das moscas.

Berne em cães

Como o cachorro é infectado com Berne?

Como se pega berne?

Eu sempre me perguntei Como que os meus cachorros apareciam com berne, se eu não via a mosca varejeira ou berneira (Dermatobia hominis)? É que esta mosca captura outras moscas e mosquitinhos e deposita os ovos no abdômen das outras moscas e mosquitos, estes por sua vez, ao pousarem na pele do cachorro depositam estes ovos que penetram rapidamente na pele do cachorro, normalmente qualquer ferida favorece a mosca procurar pelo cachorro, mas mesmo em pele totalmente saudável o processo acontece.

As larvas de berne escavam por sob a pele por curta distância, e deixam um buraco que lhes permite respirar enquanto se alimentam de sangue e tecidos. Se não forem retiradas, após 45 dias caem e se tornam uma mosca.

Como retirar o berne?

A larva do berne deve ser retirada, pois além de causar infecção, causa muita dor ao cachorro. O processo de retirada é manual, o veterinário espreme do modo correto, sempre com muito cuidado para que a larva não estoure dentro da pele do cão e retira a larva com o auxílio de uma pinça especial. Somente quando a larva morre dentro da pele do cachorro, a retirada deverá ser feita cirurgicamente.

Como prevenir o berne:

  1. Retire sempre as fezes
  2. Mantenha o local limpo
  3. Mantenha a grama baixa
  4. Alguns repelentes, coleiras e produtos como a citronela afastam as moscas

 

É sempre indicado que caso você more em regiões endêmicas, realize frequentemente um controle da mosca Dermatobia hominis, este controle deverá ser realizado através de pulverizações de produtos químicos no ambiente em que o cachorro vive e nas áreas próximas. Este controle reduzirá consideravelmente a população de moscas varejeiras e outros insetos que carreguem seus ovos até um hospedeiro. Existem também alguns produtos químicos que podem ser aplicados no dorso do animal, através de banhos, ou ainda, através da administração de comprimidos orais que também previnem contra a infestação, impedindo que as larvas consigam penetrar na pele dos cachorros.

O contato diário com seu cachorro, a escovação frequente, são formas de carinho e detecção de uma série de problemas.

Portanto fique atento, caso você suspeite que seu cachorro esteja infectado com a larva de berne, leve-o imediatamente a um veterinário, se a larva não for retirada corretamente existe o risco de infecção e re-infestação, colocando em risco a saúde de seu peludo. Caso seja confirmado pelo veterinário que seu cachorro teve um berne estourado dentro da pele, ainda existe chance de que o organismo expulse o que restou da larva, fazendo uso de medicamentos associados a processos de assepsia local que deverão ser receitados de acordo com cada caso.

Saiba + Sobre Berne em Cachorros

Veja aqui um vídeo do programa Bem Estar da Rede Globo sobre berne

Saiba mais sobre berne 

Clínica Veterinária Vet Vida Dra Andreia Fragoso



Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

Sou apaixonada por cachorro, não consigo imaginar minha vida sem eles. É muito bom poder falar sobre nossos amigos peludos aqui, crio Kuvasz e Norfolk Terrier, e será muito prazeroso dividir aqui nossas experiências.

Ver artigos de Li Kuvasz