Higiene
outubro 26, 2013 postado por Blog do Cachorro


De quanto em quanto tempo devo dar banho no meu cachorro?

Banho em excesso faz mal aos cães?

Banhos – Dicas de frequência de banhos para cachorros

Banho, certamente esta é uma das dúvidas mais frequentes dos donos de cachorros de primeira viagem.

Quando posso começar a dar banho no meu cachorro ?

É comum que este tipo de dúvida, surja assim que os proprietários de primeira viagem pegam seus filhotes de cães, ou seja, na época de vacinação. Neste caso, seria interessante considerar que os filhotes ainda são muito novinhos e qualquer variação brusca na temperatura de seus corpos, correrá o risco de desencadear alguma reação metabólica que poderá prejudicar na eficácia do resultado da vacina. Este tipo de reação afeta principalmente filhotes de cães de pequeno porte. Portanto o que você acha de esperar para dar o primeiro banho umas duas semanas após a última dose da vacina? Eu sempre prefiro pecar por excesso! Inclusive, não recomendo que filhotes sem a vacinação completa saiam de casa. Somente após alguns dias da última dose é que saídas poederão acontecer de forma segura para seu bebê.

Outra dica importante para o primeiro banho do filhote é que ele seja dado em casa, no chuveiro quente com água temperada e no colo, para evitar traumas. O primeiro banho do filhote deve acontecer em um momento tranquilo com uma energia positiva para que ele associe banhos como um momento agradável e feliz. Se você submeter seu filhote a um banho em pet shop ele pode desenvolver medos que provavelmente não serão simples de remediar.

Como sempre insistimos em comentar aqui, a morfologia dos cães é muito diferentes da nossa, portanto, o pH da pele dos cachorros pode ser definido como sendo muito próximo de neutro. Por isso você não deverá usar em seu cachorro o mesmo shampoo que usa para você, que tem um pH de pele mais ácido e é muito diferente do cachorro. Cães que utilizam shampoos para pessoas podem apresentar irritação de pele e coceira. Portanto procure utilizar em seu cachorro um shampoo para cães, de preferência neutro e com menos perfume possível, ou um shampoo para bebês. Cachorros tem um olfato muito aguçado e não é incomum após o banho rolarem na terra tentando se livrar do cheiro forte.

De quanto em quanto tempo posso dar banho no meu cachorro?

De quanto em quanto tempo devo dar banho no meu cachorro?

Com qual frequência devo dar banho no meu cachorro?

Não é indicado que você dê banho em seu cachorro mais que uma vez por mês e não existe necessidade de utilizar condicionador. Caso seu cachorro esteja muito sujo, dê uma primeira lavada com um sabonete neutro, enxague bem para remover o produto e lave novamente com o shampoo. Para pessoas que necessitam dar banho com maior frequência (uma vez por semana ou a cada 15 dias), sugiro que converse com seu veterinário para que ele indique algum shampoo com componentes hidratantes, pois o excesso de banhos, irá retirar a proteção natural da pele do cachorro e isso poderá desencadear alergias de pele. Quando super banhamos nossos cães, ocorre um tipo de desidratação e isso resulta em coceira, o cachorro poderá então sofrer de inúmeros problemas como por exemplo dermatites que poderão apresentar pruridos e eczemas.

Por quê precisamos dar banho nos cachorros?

Banho em excesso faz mal para cachorro

Banho em excesso faz mal para cachorro

O banho é importante para manter a pele do cachorro protegida de fungos e outros parasitas, no entanto a frequência com que seu cachorro deverá tomar banho necessitará ser determinada com muito bom senso.

Para você ter uma base para comparação, é suficiente para cachorros que tenham pelagem menos abundante tomar banho a cada 6 ou 8 semanas, já cães mais peludinhos, podem tomar banho com intervalos de 4 a 6 semanas e cães demasiadamente peludos podem tomar banho a cada 4 semanas com segurança, caso seja realmente necessário.

Cães que apresentem quadros alérgicos ou problemas de pele devem passar por uma consulta com o veterinário e seguir a sugestão de intervalo de tempo de banho e tipo de xampu recomendados por ele. Alguns problemas de pele podem ter prescrição de banho na área afetada até mesmo diariamente.

Se seu cachorro tomou chuva, sujou-se com terra, barro, lama, certamente são ótimas razões para dar um delicioso banho em seu cachorro. Quando o cachorro fica molhado após uma chuva por exemplo, a temperatura do corpo poderá baixar e se o tempo estiver frio é muito indicado um banho quente e uma secagem completa com secador para que ele não adoeça. Caso não tenha oportunidade de dar um banho quente, ao menos seque o cachorro.

Aprenda qual a frequência ideal de banhos para seu cachorro

Aprenda qual a frequência ideal de banhos para seu cachorro

Quando seu cão estiver sujo de areia, água do mar ou da piscina, ou simplesmente estiver muito calor, são ocasiões em que o banho é bastante recomendado. Em dias de calor intenso, nem precisa secar o cachorro completamente, deixá-lo úmido irá ajudar a controlar a temperatura do corpo, afinal os cachorros não transpiram pela pele e um banho é um grande parceiro para promover o conforto de seu peludo.

Tente sempre calcular a data do último banho a fim de não ressecar a pele do cachorro. No entanto, é claro que irão existir dias em que será impossível evitar o banho, não importa qual tenha sido o dia em que o último banho foi dado. Cães são como crianças e não sabem discernir o certo do errado, brincam em poças de lama, atiram-se em riachos, caçam, cavam e por aí vai…

De quanto em quanto tempo posso dar banho em meu cachorro – Considerações finais

Resumidamente, banhos deverão ser dados se houver necessidade, sempre com muito cuidado para não usar produtos que não sejam específicos para cães. Também é sempre recomendado não dar banhos sem temperar a água que está sendo usada no banho do cachorro. Muitos cães ficam traumatizados ao tomarem banhos de mangueira. Pode até ser delicioso para ele em dias muito quentes, mas seria interessante sempre testar em você primeiro. Se a temperatura da água estiver agradável para você, estará agradável para seu cão. Não esqueça de tomar muito cuidado para proteger olhos e ouvidos! Depois do banho limpe as orelhas com cuidado para remover toda água e evitar otite.

Portando a resposta mais simples para a pergunta De quanto em quanto tempo devo dar banho no meu cachorro? É:

Sempre que for necessário, observando as considerações apontadas acima. Conheço cães que tomam banho apenas duas vezes ao ano e isso funciona muito bem para eles, no entanto tem cães que precisam de banhos com maior frequência. Cada cachorro é um cachorro e cada caso um caso!

Saiba + Sobre banhos em cachorros

Aprenda cuidar da higiêne de seu cachorro

 

Saiba + Tudo sobre cachorros

Dermatite por lambedura, sintomas, diagnóstico e tratamento

Cogumelos – Cães podem comer cogumelos?

Rinite canina – O que você precisa saber?

Dicas caseiras para tratar seu cachorro

Meu cachorro não quer comer

Queda de pelo e coceira em cachorros é normal?

Vermífugo – Quando dar vermífugo para meu cachorro?

Piometra em cadelas – Sintomas, diagnóstico e tratamento

Adoção e posse responsável

Como evitar eclâmpsia na cachorra

Castrar ou não castrar meu cachorro? Devo castrar meu cão?

Leite para cachorro – Substituto de leite materno

Qual a hora ideal de tirar um filhote da ninhada?

A Medicina Veterinária nos dias de hoje

Cortar as unhas – Como e quando cortar as unhas dos cachorros

Cachorros são capazes de amar?

Balancear uma dieta a base de ração industrializada

Meu cachorro pode dormir na cama comigo?

Como cuidar de uma cadela no cio

O cachorro sente as mesmas coisas que você

Prisão de ventre – Constipação intestinal em cachorro

Cachorros podem comer arroz?

Cachorros podem beber leite?

Estômago sensível – Seu cão tem problema de estômago?

Meu cachorro lambe tudo, isso é normal?

Cachorros podem comer morangos?

Cachorros podem comer ração para gatos?

Porque os cachorros cavam?

Pseudociese ou gravidez psicológica

Receitas para cachorro doente

Tumor de mama em cadelas – Câncer em cadelas

Comidas que cachorro não pode comer

Estamos vacinando em excesso nossos cães?

Receita de comida caseira para cachorro

Cachorro pode comer chocolate?

Idade cachorro x Idade humana – Calcule a idade do seu cachorro

Devo dar cálcio para o meu cachorro?

Cachorros podem comer pasta de amendoim?

Primeiros Socorros para cachorro – Basi-cão

Cachorro pode comer feijão cozido?

Como aumentar a imunidade do meu cachorro?

Fungos em cachorro – Tratamentos caseiros

Gastroenterite canina – Causas, sintomas e tratamento

Otite canina – sintomas, causas, diagnóstico, tratamento

Sarna demodécica – sarna negra (demodecicose)

 

 



Veja também no Blog do Cachorro:


Comentários

Colunista

O Blog do Cachorro é um web site onde você pode encontrar tudo sobre cachorros! Se você busca por informações, dicas, artigos sobre cuidados, saúde, comportamento canino, raças de cachorros, e demais assuntos relacionados aos nossos queridos peludos de quatro patas, este é o lugar certo.

Ver artigos de Blog do Cachorro